Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Clientelismo e Corporativismo

Page Title Module
Move Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

  • Clientelismo e Corporativismo

    Clientelismo, corporativismo e neocorporativismo são formas de relacionamento entre o Estado e setores da sociedade civil. Os enunciados abaixo se referem a essas formas de relacionamento. Aponte o único enunciado correto.

    a) O clientelismo é a forma de relacionamento entre o Estado e as comunidades de baixa renda sem emprego formal, já que os trabalhadores do setor formal são representados pelos sindicatos, que são formas corporativas.
    b) O corporativismo era a forma de organização dos trabalhadores vigente na Era Vargas e deixou de existir com o fim da tutela do Estado sobre o movimento sindical.
    c) Chama-se neocorporativismo o movimento dos sindicatos de trabalhadores e de empresários que adotou a política de resultados em lugar dos alinhamentos ideológicos.
    d) A principal diferença entre corporativismo e neocorporativismo é que o primeiro está relacionado aos regimes autoritários, enquanto o segundo é inerente aos regimes democráticos.
    e) O termo neocorporativismo surgiu a partir da experiência europeia de solução de conflitos interclasses, mediante a articulação de um acordo coletivo envolvendo Estado, capital e trabalho.

    Letra E

    Por que a B e a D estão erradas?

    Obrigado.
    Abraços.

  • #2
    Re: Clientelismo e Corporativismo

    caro(a) FS 2010
    A letra b está errada porque o corporativismo não deixou d e existir com o fim.da tutela do Estado sobre o movimento sindical. aliàs devemos raciocinar com as formas de intermediacao de interesses como os.modelos de adm publica,ou seja, o surgimento de uma forma não necessariamente retira por.completo a validade da outra. Nesse sentido, podemos dizer que hoje existem as tres formas de.in te rmediação de interesses,claro em graus distintos.
    Na letra d, veja que há afirmacao de q a PRINCIPAL diferença seria a retratada na alternativa. Na verdade é sim uma diferença mas nao a principal. A principal diferenca entre elas é que o corporativismo é criado e controlado pelo estado e obrigado a aceitar as imposicoes por este estipuladas, por isso mesmo é chamado de corporativismo estatal. Já o neocorporativismo nasce dentro da sociedade e tem poder de barganha nas relaçoes com o estado, nao necessariamente aceitando suas imposicoes, por isso mesmo é tambem conhecido por corporativismo societal.
    espero ter ajudado, desculpe o teclado desconfigurado!

    Comment


    • #3
      Re: Clientelismo e Corporativismo

      Obrigado Leo,

      Muito esclarecedor.

      Abraços.

      Comment

      Working...
      X