Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Restos a Pagar - Despesa Orçamentária ou Extraorçamentária ?

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • gero
    • 03/07/07
    • 434

Restos a Pagar - Despesa Orçamentária ou Extraorçamentária ?

Olá, estou com dúvida quanto a classificação de Restos a Pagar quando estes forem pagos. Eles são Despesa Orçamentária ou Extraorçamentária ?

Veja a questão abaixo do concurso do Bacen que me fez refletir sobre "Restos a Pagar".

"Ao verificar a necessidade do registro contábil da inscrição de restos a pagar processados, no encerramento de determinado exercício financeiro, um analista do BACEN deve concluir, de acordo com a Lei no 4.320/64, estar diante de uma

(D) receita extraorçamentária."

Aprendi que Restos a Pagar ao serem inscritos no final do exercicio entram como Receita Extraorçamentária (já que estão com o Estado temporariamente), mas quando pagas serão despesas orçamentárias.

Veja trechos da Lei 4320 que esclarece estas conclusões:

“Art. 36: Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.”

O art. 103: "Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária".

Por outro lado, já li que todos os valores que foram classificados anteriormente como receitas extraorçamentárias, no momento do desembolso, do recolhimento, serão classificadas como despesas extraorçamentárias.

Daí a dúvida: Restos a Pagar quando forem pagos serão classificados como despesa extraorçamentária ou despesa orçamentária?

Valeu.
  • Meklos
    • 26/10/06
    • 2946

Re: Restos a Pagar - Despesa Orçamentária ou Extraorçamentária ?

Postado Originalmente por gero Ver Post
    Olá, estou com dúvida quanto a classificação de Restos a Pagar quando estes forem pagos. Eles são Despesa Orçamentária ou Extraorçamentária ?

Veja a questão abaixo do concurso do Bacen que me fez refletir sobre "Restos a Pagar".

"Ao verificar a necessidade do registro contábil da inscrição de restos a pagar processados, no encerramento de determinado exercício financeiro, um analista do BACEN deve concluir, de acordo com a Lei no 4.320/64, estar diante de uma

Aprendi que Restos a Pagar ao serem inscritos no final do exercicio entram como Receita Extraorçamentária (já que estão com o Estado temporariamente), mas quando pagas serão despesas orçamentárias.

Veja trechos da Lei 4320 que esclarece estas conclusões:

“Art. 36: Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.”

O art. 103: "Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária".

Por outro lado, já li que todos os valores que foram classificados anteriormente como receitas extraorçamentárias, no momento do desembolso, do recolhimento, serão classificadas como despesas extraorçamentárias.

Daí a dúvida: Restos a Pagar quando forem pagos serão classificados como despesa extraorçamentária ou despesa orçamentária?

Valeu.
    gero, os restos a pagar, quando forem pagos, são considerados despesa orçamentária, ok?

Por outro lado, não entendi esta parte de sua colocação:

Desembolso ou recolhimeto?

Pode explicar melhor?

Comentário

• gero
      • 03/07/07
      • 434

É um trecho do livro do professor Fábio Furtado, pag 82:

"Todos os valores que foram classificados anteriormente como receitas extraorçamentárias, no momento do desembolso, do recolhimento, serão classificadas como despesas extraorçamentárias. "

Acho que ele colocou de forma geral. Entendo que desta informação os Restos a Pagar seriam uma exceção, pois são Receitas Extraorçamentárias (na INSCRIÇÃO), mas serão despesa orçamentária no PAGAMENTO, certo?

Vale pela explicação.

Comentário

• Diego Prandino
        • 23/10/08
        • 571

Não sei se entendi errado alguma coisa, mas estava na cabeça que o pagamento do RAP é dispêndio extraorçamentário. Inclusive, na pág 580 do livro de CASP do professor Galuber está dito isso (item 44).

Se pertencem ao exercício as despesas que nele foram legalmente empenhadas, as despesas foram consideradas como orçamentárias no exercício de X1. Ao serem pagas em X2, não poderiam ser novamente consideradas orçamentárias, sendo, portanto, em X2, consideradas dispêndios extraorçamentários.

Se está errado, peço que, por favor, me expliquem a falha no entendimento.

SDS.

Comentário

• Meklos
          • 26/10/06
          • 2946

Diego, retificando meu pensamento anterior: o pagamento de restos a pagar é considerado despesa extraorçamentária.

"Mas e a sua inclusão como despesas orçamentárias no Balanço financeiro?"

Isso se dá por artifício legal (art. 103, parágrafo único, Lei 4.320/1964), para que os valores da execução da despesa orçamentária sejam compatíveis nos balanços financeiro, orçamentário e na demonstração das variações patrimoniais, ok?

Peço desculpas pelo meu erro anterior e espero que eu não tenha te induzido a errar em alguma questão de concurso que vc tenha prestado.

Abraços e inté!
          Última edição por Meklos; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/136965-meklos às Tue, 23/02/10, 03:58 PM.

Comentário

• Diego Prandino
            • 23/10/08
            • 571

Ok, sem problemas.

Abs.

Comentário

• gero
              • 03/07/07
              • 434

Valeu também.

Comentário

• Graciano Rocha
                • 16/03/07
                • 641

Postado Originalmente por gero Ver Post

Valeu.
                Gero, acho que a CESGRANRIO forçou a barra o tanto que pôde nessa questão. Restos a pagar são despesa orçamentária e ponto. O pagamento deles, como já se comentou acima, é um fato extraorçamentário, já que ocorrerá em exercício diverso do registro da despesa, e o orçamento de X2 é um mundo à parte do orçamento de X1.

Mas o que queria a banca? Queria saber o que o analista deveria fazer com os RP ao elaborar o Balanço Financeiro. Bom, ele faria aquilo que a Lei 4.320 manda:

Art. 103, parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

Ou seja, a lei não classifica os RP como receita extraorçamentária. Nesse caso superespecífico, apenas para fechar o BF com equilíbrio, os valores correspondentes aos RP são registrados DOS DOIS LADOS. Registra-se na receita para compensar sua inclusão na despesa orçamentária (que é a classificação correta e original).

Por fim, respondendo diretamente a sua pergunta, a classificação de uma despesa como orçamentária ou extraorçamentária não se dá no pagamento, mas em sua origem. Assim, restos a pagar, que resultam da execução normal do orçamento, serão sempre despesas orçamentárias - pensando em seu exercício de origem.

Repetindo, o pagamento dos RP em si, que ocorre em outro exercício, é, para esse outro exercício, um fato extraorçamentário, já que não diz respeito ao orçamento atual.

É isso aí. Abraço!

Comentário

• gero
                  • 03/07/07
                  • 434

Valeu. Agora ficou bem claro.
                  Abraço.

Comentário

Aguarde...
                  X