Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Como fazer carreira na CEF

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • leo182
    • 07/01/12
    • 168

Como fazer carreira na CEF

Olá pessoal, criei esse tópico foi mais com o objetivo de sanar uma certa dúvida sobe carreira dentro da Caixa.

Eu sei que muita gente hoje faz seu curso superior, e ele é muito valorizado em certos casos. Mas se tratando de Caixa Econômica Federal, pra o cara subir mesmo de nível, se garantir e tals...é tão importante assim ter um curso superior, ainda mais focado em áreas mais necessárias no banco? Ou nessas horas o desempenho do cara nas funções exercidas conta forte também?

Em resumo: ter um curso superior pra subir la dentro é um fator tão determinante assim?

PS: obviamente pergunto isso pq não tenho uma graduação e pra meus projetos de vida não pretendo ter.
  • Tony Martins
    • 04/07/12
    • 61

Re: Como fazer carreira na CEF

Olha , pelo que observei no meu cunhado (Que não tem curso superior completo porque abandonou a faculdade) e hoje, depois de 4 anos de Caixa já é gerente é que :
    Ele nunca ficava parado . Quando não estava fazendo nada ia orientar as pessoas que estavam esperando pra fazer a fila andar mais rápido . Uma vez ele consertou um computador que deu pane. Sempre estava disposto a fazer hora extra (As vezes recebia, as vezes trocava por horas e folgava um dia) .
    Resumindo : Curso superior pode até ajudar .Mas o que conta mesmo é vontade de trabalhar.

Comentário

• JuniorBL
      • 14/06/12
      • 31

Caros Leo e Tony,

Meu irmão trabalha na caixa há 8 anos e foi "obrigado" pela CEF a se graduar para poder acessar cargos gerenciais (na área PJ que inclusive exiger minimo de 3 anos de Caixa); achei particularmente curiosa a informação do Tony de que o cunhado não é graduado e alcançou cargo gerencial.

Realmente a informação de disposição é fundamental para crescer, disto não há duvida, principalmente em se tratando de uma empresa publica, onde muitos funcionários se portam como funcionários publicos (embora não o sejam).

Existe também inumeros cursos internos na CEF para especialização do profissional e estes cursos, são disponiveis na intranet da CEF, mas que só tem acesso dentro da rede Caixa, ou seja, há a necessidade de estar na agencia para poder acessar. Através destes cursos é que os funcionários caixas se aperfeiçoam e podem se candidatar aos PSI (processos de seleção interna); sem estes cursos nao se cresce na empresa.

Há de se considerar também a região onde cada um atua e o nível da concorrencia interna. Alguém motivado e disposto com curso superior terá maiores vantagens que aquele sem graduação universitaria.

Caro Leo, você informa nao ter como projeto de vida a graduação universitária. Por que? Se ela te abre oportunidades, deve abraçar, principalmente porque a propria CEF favorece o estudo com cobertura parcial do custo.

Eu mesmo, que possuo curso universitario, vou buscar um MBA ou Pós, parcialmente custeado, para alcançar mais rapidamente postos mais elevados.

Espero ter contribuido para este tópico.

Comentário

• leo182
        • 07/01/12
        • 168

Postado Originalmente por JuniorBL Ver Post
        Caros Leo e Tony,

Meu irmão trabalha na caixa há 8 anos e foi "obrigado" pela CEF a se graduar para poder acessar cargos gerenciais (na área PJ que inclusive exiger minimo de 3 anos de Caixa); achei particularmente curiosa a informação do Tony de que o cunhado não é graduado e alcançou cargo gerencial.

Realmente a informação de disposição é fundamental para crescer, disto não há duvida, principalmente em se tratando de uma empresa publica, onde muitos funcionários se portam como funcionários publicos (embora não o sejam).

Existe também inumeros cursos internos na CEF para especialização do profissional e estes cursos, são disponiveis na intranet da CEF, mas que só tem acesso dentro da rede Caixa, ou seja, há a necessidade de estar na agencia para poder acessar. Através destes cursos é que os funcionários caixas se aperfeiçoam e podem se candidatar aos PSI (processos de seleção interna); sem estes cursos nao se cresce na empresa.

Há de se considerar também a região onde cada um atua e o nível da concorrencia interna. Alguém motivado e disposto com curso superior terá maiores vantagens que aquele sem graduação universitaria.

Caro Leo, você informa nao ter como projeto de vida a graduação universitária. Por que? Se ela te abre oportunidades, deve abraçar, principalmente porque a propria CEF favorece o estudo com cobertura parcial do custo.

Eu mesmo, que possuo curso universitario, vou buscar um MBA ou Pós, parcialmente custeado, para alcançar mais rapidamente postos mais elevados.

Espero ter contribuido para este tópico.
        Não vou entrar no mérito da questão de ter ou não ter a graduação, que ela é importante eu reconheço e talvez ainda faça, tendo em vista o que eu vá almejar, depois que entrar. Mas de fato por questões bem pessoais EU preferiria não fazer.

Mas como eu já disse, criei esse tópico justamente pra saber melhor sobre o assunto de carreira la dentro, e com isso eu possa planejar melhor as coisas.

Valeu pelas respostas meus caros!

Comentário

• Tony Martins
          • 04/07/12
          • 61

Realmente , cursos internos da CEF meu cunhado fez alguns depois de contratado . Lembro principalmente daquele que identifica assinaturas (Que embora me venha grafologia à cabeça cabeça , tem um outro nome)
          Última edição por Tony Martins; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/316953-tony-martins às Wed, 11/07/12, 08:08 AM.

Comentário

• RaphaelWM
            • 24/04/12
            • 23

Cara, se vc não tem Curso Superior aproveite a ajuda de custo e volte a estudar, pq cada vez mais Curso Superior é pré-requisito para promoções..

Para ser promovido na Caixa a fórmula é a mesma de toda empresa, dê resultados, bata suas metas sempre acima de 100%, seja resposável e pró-ativo.

Comentário

• JuniorBL
              • 14/06/12
              • 31

Caro RaphaelWM,

Objetivas e acertadas suas ponderações. Concordo plenamente com sua posição.

Infelizmente, numa empresa publica muitos nao pensam assim. Desejam somente uma posição estavel com seus beneficios.

Vantagens para pessoas que buscam crescer...

Comentário

• leo182
                • 07/01/12
                • 168

Postado Originalmente por JuniorBL Ver Post
                Caro RaphaelWM,

Objetivas e acertadas suas ponderações. Concordo plenamente com sua posição.

Infelizmente, numa empresa publica muitos nao pensam assim. Desejam somente uma posição estavel com seus beneficios.

Vantagens para pessoas que buscam crescer...
                Exato!

É nesse ponto que enxergo a chance de quem quer trabalhar sério e se dar bem independentemente das graduações que possua. Me entendam, não estou tirando o mérito da mesma, acontece que tem gente, muita gente mesmo, que se gradua só pelo status, não sabe aproveitar os 4 anos que passou ralando numa facul...tenho um amigo que possui duas de 4 anos uma federal e uma estadual e depende de um empreguinho de mil e pouco (fora da sua área de formação), e como ele, não tenho dúvida nenhuma, existe MUITA gente.

Comentário

• Jrcardeal
                  • 10/04/09
                  • 410

Independentemente de o nível superior ser ou não requisito para alguma coisa na Caixa, permita-me apenas fazer uma colocação: quem nos dias atuais vai "morrer" no nível médio? Sem fazer comparações entre nível superior e nível médio (nível superior pode não significar nada em termos materiais para uns, porém, pelo menos em termos formais a história é outra), a verdade é que um jovem nos tempos atuais de ensino superior facilitado - vide tantos programas do governo nesse sentido - não pode deixar de cursar uma faculdade. Queiram ou não, mtos de vcs poderão querer sair da CEF um dia. E aqui fora, a exigência de nível superior (mesmo que apenas formalmente) é cada vez maior. Vide os outros concursos por exemplo: auditor da RF, ciclo de gestão, Bacen etc. Se quiserem um dia ascender às carreiras de maior grau desses órgãos/entidades terão de ter o nível superior quando da posse no cargo.
                  Portanto, aos que ainda não têm nível superior aproveitem a oportunidade de cursar uma faculdade tão logo as condições permitirem. Futuramente, o nível superior terá o mesmo valor que o ensino médio de outrora! E assim caminha a humanidade rs.

Comentário

• leo182
                    • 07/01/12
                    • 168

Postado Originalmente por Jrcardeal Ver Post
                    Independentemente de o nível superior ser ou não requisito para alguma coisa na Caixa, permita-me apenas fazer uma colocação: quem nos dias atuais vai "morrer" no nível médio? Sem fazer comparações entre nível superior e nível médio (nível superior pode não significar nada em termos materiais para uns, porém, pelo menos em termos formais a história é outra), a verdade é que um jovem nos tempos atuais de ensino superior facilitado - vide tantos programas do governo nesse sentido - não pode deixar de cursar uma faculdade. Queiram ou não, mtos de vcs poderão querer sair da CEF um dia. E aqui fora, a exigência de nível superior (mesmo que apenas formalmente) é cada vez maior. Vide os outros concursos por exemplo: auditor da RF, ciclo de gestão, Bacen etc. Se quiserem um dia ascender às carreiras de maior grau desses órgãos/entidades terão de ter o nível superior quando da posse no cargo.
                    Portanto, aos que ainda não têm nível superior aproveitem a oportunidade de cursar uma faculdade tão logo as condições permitirem. Futuramente, o nível superior terá o mesmo valor que o ensino médio de outrora! E assim caminha a humanidade rs.
                    Eu acho que deixei bem claro a questão, é minha posição, MINHA POSIÇÃO! (sei muito bem que hj em dia 99,9% se posiciona diferente, não tenho dúvida disso, e entendo muito bem os motivos)

Por favor, não vamos mudar o foco do do tópico. A questão é carreira na CEF, quem possui informações concretas por favor compartilhe.

Comentário

• Gustavo JF
                      • 03/11/11
                      • 173

Se não me engano, nível superior é exigido para GG. Os gerentes de PF, PJ, etc não necessitam do curso (claro que se tiverem, farão mais pontos na seleção interna).

Comentário

• Bgalan
                        • 21/04/10
                        • 91

Leo 182.

Curso superior, MBA, Mestrado, Doutorado, contam pontos na hora de participar de processo seletivo interno. Apenas os candidatos inscritos que pontuam nas primeiras posições são convocados para as entrevistas.

Para as funções comissionadas de Auxiliar de Atendimento, Caixa e Assistente de atendimento, não é necessário o processo seletivo interno, o Gerente Geral pode indicar alguém da sua própria agência.

Para as funções de Supervisor, Gerente e Gerente Geral, existe a obrigatoriedade de processo seletivo interno, onde existe pontuação do currículo do candidato, e é claro pontuando aquele q possui curso superior.

Conheço um gerente que não tem curso superior, porém ele foi o último colocado na classificação de pontuação e era carta marcada, o gerente geral queria que a função fosse dele.

O ideal é ter o curso superior para ficar bem colocado e ser selecionado para a entrevista.

Agora uma opinião pessoal. Infelizmente na CEF, para você ser gerente, tem que ter muito estômago, perder os princípios, fazer muitas inimizades, e saber lidar com extrema pressão. Ou seja, qualidade de vida 0. E sem falar, que a qualquer momento em que você não atinge as metas, pode perder a sua função comissionada e voltar a estaca 0 novamente. E isso são coisas que acontecem com cada vez mais frequentecia na CEF.
                        Última edição por Bgalan; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/173277-bgalan às Sun, 15/07/12, 10:01 PM.

Comentário

• Guadalupe
                          • 13/12/11
                          • 73

Oi pessoal,

Fugindo um pouco dessa temática de nível médio/nível superior, gostaria de saber se, a questão de ter uma certa aptidão para vendas, é determinante para fazer carreira na CEF, pois confesso que essa não é muito minha área. Quando verifiquei que havia sido aprovada, fiquei bem surpresa, pois estudei só após o edital. Meu objetivo mesmo é a área jurídica, mais especificamente a de tribunais, a CEF seria mais como um "trampolim", pois eu teria uma certa estabilidade e um tempinho a mais para me dedicar aos estudos, visto que meu atual emprego consome 9 horas do meu dia.
                          Eu possuo curso superior, mas confesso que não almejo um cargo de gerente, até porque esse não é muito meu perfil. Há os que condenam quem usa o método dos "concursos escada", mas eu pretenderia ficar na CEF um bom tempo ainda (caso seja convocada, é claro), até conseguir uma certa estabilidade financeira, não necessariamente no cargo de técnico bancário. Isso também não seria muito interessante.
                          Quem quiser colocar seu ponto de vista sinta-se a vontade.

Comentário

• HikariWS
                            • 12/08/12
                            • 2

Leo, eu entendo q vc seja duma geração q se formou profissionalmente na prática, sem ter tido oportunidade de fazer uma graduação. Naum duvido q vc seja esforçado e nem q uma graduação hoje agregue pouco às suas competências.

Mas vc mesmo demonstrou sofrer pela falta duma. Há uns 15 anos passamos por um período onde o simples diploma de bacharel já aumentava o salário de qqr pessoa, depois os profissionais graduados passaram a chegar em cargos de chefia e levaram a essa posição a visão q muitas universidades são de péssima qualidade e muita gente com diploma naum sabe nada, e assim a graduação perdeu status. Tivemos tb a fase do tecnólogo, q hoje já tá acabando por ser mal visto.

Hoje, IMHO, graduação é prerequisito em qqr emprego. Por pior q seja, se vc naum tiver vc tá eliminado. Por mais experiente q vc seja, a naum ser q já esteja estabelecido numa empresa e ninguém consiga te tirar, os empregadores vão mandar vc providenciar o diploma pra depois de empregar.

Naum vi vc falando disso e por isso tenho a impressão q vc naum saiba. Hoje é preciso ter especialização, certificados, mestrado. Fazer uma graduação de 4 anos é muito pouco, pra ser um profissional vc precisa fazer uma especialização, pra provar seu conhecimento vc precisa dum certificado q comprove, e pra se destacar vc prescisa fazer pesquisa. É aí q tá, é aí q tá os bons profissionais, e pra fazer isso vc precisa ter graduação!

Naum pense q pelo concurso da CEF ser pra nível médio vc vai se safar de precisar ter uma graduação. Se vc ficar satisfeito com o piso salarial e em ficar num canto manipulando papel ou aturando gerente assediador te mandando vender mais e mais e mais, aí sim vc pode esquecer estudo pro resto da sua vida e aposentar sem medo de ficar sempregado.

Mais q isso, muitas funções naum exigem graduação, e se vc ficar numa agência "boa" vc vai poder ser até gerente via QI com PSI armado pra te jogar pra cima e vai poder até falar besteira na entrevista q a função vai ser sua.

Mas ao mesmo tempo vc sempre vai competir com pessoas q já entraram com graduação e estão fazendo ou já acabaram a especialização, pessoas q tem o mesmo potencial e garra sua e podem fazer qqr coisa q vc pode, com o diferencial de terem a tecnica.

E nos PSI, a naum ser q haja armação, graduação e especialização conta ponto. Uma pessoa com os 2 vai ter no mínimo 20 pontos q vc naum tem, podendo ser mais. Vc sempre vai ficar pra trás, corre o risco de pegar uma função de caex e ficar preso lá, sem conseguir fazer graduação por falta de tempo e nem sair de lá pela falta de graduação!

Sugiro vc deixar essa posição sua de lado e mudar seu pensamento. Fuja de universidade ruim e busque fazer graduação numa boa. Estude muito, leia muito, tente aproveitar ao máximo o compartilhamento de conhecimentos com os colegas e professores. Vá atrás duma especialização. Escola até o 2º grau é um porre, é na universidade q a coisa fica boa.

Comentário

• leo182
                              • 07/01/12
                              • 168

Postado Originalmente por HikariWS Ver Post
                              Leo, eu entendo q vc seja duma geração q se formou profissionalmente na prática, sem ter tido oportunidade de fazer uma graduação. Naum duvido q vc seja esforçado e nem q uma graduação hoje agregue pouco às suas competências.

Mas vc mesmo demonstrou sofrer pela falta duma. Há uns 15 anos passamos por um período onde o simples diploma de bacharel já aumentava o salário de qqr pessoa, depois os profissionais graduados passaram a chegar em cargos de chefia e levaram a essa posição a visão q muitas universidades são de péssima qualidade e muita gente com diploma naum sabe nada, e assim a graduação perdeu status. Tivemos tb a fase do tecnólogo, q hoje já tá acabando por ser mal visto.

Hoje, IMHO, graduação é prerequisito em qqr emprego. Por pior q seja, se vc naum tiver vc tá eliminado. Por mais experiente q vc seja, a naum ser q já esteja estabelecido numa empresa e ninguém consiga te tirar, os empregadores vão mandar vc providenciar o diploma pra depois de empregar.

Naum vi vc falando disso e por isso tenho a impressão q vc naum saiba. Hoje é preciso ter especialização, certificados, mestrado. Fazer uma graduação de 4 anos é muito pouco, pra ser um profissional vc precisa fazer uma especialização, pra provar seu conhecimento vc precisa dum certificado q comprove, e pra se destacar vc prescisa fazer pesquisa. É aí q tá, é aí q tá os bons profissionais, e pra fazer isso vc precisa ter graduação!

Naum pense q pelo concurso da CEF ser pra nível médio vc vai se safar de precisar ter uma graduação. Se vc ficar satisfeito com o piso salarial e em ficar num canto manipulando papel ou aturando gerente assediador te mandando vender mais e mais e mais, aí sim vc pode esquecer estudo pro resto da sua vida e aposentar sem medo de ficar sempregado.

Mais q isso, muitas funções naum exigem graduação, e se vc ficar numa agência "boa" vc vai poder ser até gerente via QI com PSI armado pra te jogar pra cima e vai poder até falar besteira na entrevista q a função vai ser sua.

Mas ao mesmo tempo vc sempre vai competir com pessoas q já entraram com graduação e estão fazendo ou já acabaram a especialização, pessoas q tem o mesmo potencial e garra sua e podem fazer qqr coisa q vc pode, com o diferencial de terem a tecnica.

E nos PSI, a naum ser q haja armação, graduação e especialização conta ponto. Uma pessoa com os 2 vai ter no mínimo 20 pontos q vc naum tem, podendo ser mais. Vc sempre vai ficar pra trás, corre o risco de pegar uma função de caex e ficar preso lá, sem conseguir fazer graduação por falta de tempo e nem sair de lá pela falta de graduação!

Sugiro vc deixar essa posição sua de lado e mudar seu pensamento. Fuja de universidade ruim e busque fazer graduação numa boa. Estude muito, leia muito, tente aproveitar ao máximo o compartilhamento de conhecimentos com os colegas e professores. Vá atrás duma especialização. Escola até o 2º grau é um porre, é na universidade q a coisa fica boa.
                              Nesse sistema bitolado por estudos e diplomas kra, tenho certeza que precisarei de uma graduação, ainda mais depois das sugestões que a galera colocou aqui no post. Mas sou um cara sem grandes pretenções financeiras, talvez eu me acomode mesmo....só o tempo vai dizer....deixa pelo menos essa mardita da caixa me chamar pra eu ver kkkkk....ja chamaram 9 no meu polo e tou em décimo sexto, se naum me chamar logo num terei grana nem pra investir num cursinho de informática básica quanto mais numa facul que preste....

mas valeu mesmo pelas dicas e opinião!!!

Comentário

Aguarde...
                              X