Announcement

Collapse
No announcement yet.

[BACEN] Como é trabalhar no BACEN?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Cosmelli
    • 16/11/11
    • 151

Re: [BACEN] Como é trabalhar no BACEN?

Sim, supervisão é atividade-fim do BCB (aliás, uma das).

Comentário

• RafaMTA
      • 23/11/09
      • 36

Prezados futuros colegas!

Há muito tempo não tinha um tempinho pra dar olhada aqui no fórum, ao qual devo muito, pois muitas das informações que obtive aqui me estimularam e por fim me ajudaram decisivamente para que eu conquistasse o tão sonhado cargo de Analista do Bacen no último concurso de 2010 (a prova foi em jan/2010 apesar do edital ter saído em nov/2009).

Passei na área 4 e gostaria de desmistifcar MUITAS das coisas que tem sido faladas aqui nesse tópico, vamos ponto a ponto:

- O pessoal da área 6 atua na área administrativa?
      R: Via de regra o pessoal da área 6 inicialmente foi lotado em Coordenações ou Divisões onde há grande necessidade de conhecimento jurídico, ou seja, tem gente da área 6 espalhada por diversas áreas do Banco, não só nas áreas "administrativas". Conheço gente da área 6 no Deorf (organização do sist. financeiro), na UniBacen, na Procuradoria-Geral (na sede e até mesmo em regionais), no Decap (Processos Administrativos Punitivos), no Demap (infraestrutura e patrimônio), no Depes (Pessoal), Desuc (Supervisão de Instituições Não-Bancárias), e várias outras áreas.

- Mobilidade entre áreas
      R: Pessoal, depois que o servidor tomou posse NÃO EXISTE mais a questão da divisão por áreas. Todos passam a ser Analistas e ponto final, a sua área de origem no concurso serve apenas para a sua primeira lotação, depois ninguém nem lembra mais qual área de concurso você prestou. A mobilidade entre Departamentos dentro de uma mesma praça (por exemplo, do Desig em Brasília para a Procuradoria em Brasília), é bastante intensa e o processo de mobilidade é bem amplo e flexível. Para vocês terem uma ideia, em 2012, 6% do quadro do Bacen passou por mobilidade, é um dos índices mais altos da Adm. Pública Federal. Já a mobilidade entre praças, mesmo dentro de um mesmo Departamento (por exemplo, da Procuradoria em Brasília, para a Procuradoria em Salvador) já é um pouco mais limitada, pois os empossados assinam um termo de compromisso onde se comprometem em permanecer 3 anos na mesma praça de lotação inicial. Mesmo assim, sempre há processos amplos de mobilidade entre praças antes da admissão de novos servidores. Exemplo: houve 4 grandes chamadas do concurso de 2010 (1 - ago/2010, 2 - nov/2011, 3 - mar/2012 e 4 - jul/2012). Antes de cada uma dessas chamadas de novos servidores havia um novo processo de mobilidade entre as praças de lotação, e eu conheço MUITOS, DIVERSOS servidores que mesmo com menos de 3 anos de BC conseguiram voltar para suas cidades de origem.

- Ambiente de trabalho no RJ
      R: Meu caro, varia muito, pois na praça de RJ há um pouco de tudo. O Demab (operações em mercado aberto) inteiro fica no RJ, tem a Gerência Administrativa do RJ, a Chefia do Meio Circulante fica no RJ, e TODOS os Departamentos do BC tem representação no RJ. Então o ambiente de trabalho depende muito de qual Depto. estamos falando. Mas de maneira geral, entendo que o grau de satisfação é alto, como é em todo o Banco.

- Tipo de trabalho desenvolvido pelo pessoal da Área 6:
      R: Prezado, via de regra é trabalho relativo às normas que regulam diversas áreas do Banco, sejam elas de funcionamento de instituições bancárias, organização do sist. financeiro, de recursos humanos, de políticas de capacitação, questões jurídicas, etc.

- Área administrativa (área meio) X Área fim
      R: Pessoal, vou ser o mais honesto possível com relação a este tema polêmico. A área meio do Banco Central, notadamente a área de gestão de pessoas, capacitação e treinamento, planejamento e projetos vem passando por um processo muito rápido e intenso de valorização e atualização. O espaço para crescimento profissional dentro do Banco, hoje, na área meio é infinitamente maior que na área fim. É muito comum vermos servidores com 1 ou 2 anos de casa já ocupando cargos comissionados muito importantes na área meio, enquanto o mesmo não acontece na área fim. Claro, a área fim do BC é a razão do mesmo existir e a competência técnica dos servidores da área fim é inquestionável. Mas eu diria que a Gestão do BC evoluiu dramaticamente nos últimos 3 anos, e conheço diversos servidores que trabalhavam na área fim pedirem mobilidade para a área meio, devido às maiores oportunidades de crescimento na carreira. O incentivo do Banco para aperfeiçoamento em temas típicos da área meio (gestão, projetos, capacitação, etc.) hoje é muito forte, e vários projetos estratégicos tem seu foco na melhoria dos processos de gestão do Banco (área meio). Eu, particularmente, com formação em administração, vislumbro MUITAS oportunidades na área meio do Banco, e não penso em sair da área meio e não ser por uma proposta muito tentadora. A questão toda é de expectativa, se você tem formação em Comunicação, Administração, Direito, Psicologia, etc, você obviamente não vai entrar elaborando o relatório de inflação. Mas o Banco oferece inúmeras oportunidades de você se capacitar naquilo que você quiser fazer, seja Política Monetária, Supervisão, Normatização, etc.

- Flexibilidade de horários
      R: Vai depender muito do Departamento em que se está lotado. Mas via de regra há uma flexibilidade relativa, muitos servidores chegam 1h antes, fazem um horário de almoço mais reduzido e saem mais cedo ao final do dia. Tem áreas que fazem horário corrido por turnos, ou seja, depende muito. Em breve um sistema de catraca eletrônica estará funcionando. Enquanto ele não funciona não há banco de horas, mas é possível que venha a existir banco de horas assim que a catraca eletrônica passar a funcionar.

- Incentivos à capacitação (Idiomas, Pós-Graduação, etc.)
      R: Para mim é o ponto que mais diferencia o Bacen de outros órgãos públicos federais, a capacitação. A UniBacen é reconhecida como órgão de referência em capacitação em todo o serviço público federal. Há diversas oportunidades de capacitação em idiomas (inglês e espanhol), pós-graduação (patrocínio financeiro para cursos lato sensu e patrocínio por afastamento para mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os requisitos para afastamento para mestrado e doutourado estão na Lei 8.112, então são os mesmos para qualquer cargo público federal (no mínimo 3 anos de exercício no órgão para mestrado e 4 anos para doutorado e pós-doutorado), e ao contrário do que foi dito não existe "fila". Nos últimos 3 anos todos os servidores que requisitaram afastamento para mestrado e doutorado em áreas de interesse do Banco e que possuíam projetos de pesquisa bem embasados conseguiram o afastamento. Só em 2012 foram 26 afastamentos, tanto para cursos no país como no exterior.

- Estágio probatório
      R: Para a pessoa ter a capacidade de passar num concurso tão concorrido como o do Bacen ser reprovada no estágio probatório tem que fazer muita força. Só se não quiser nada com nada mesmo...

- Supervisão Bancária é área meio?
      R: Não, Supervisão Bancária é área fim. Mas dentro da Diretoria de Fiscalização há um Departamento (Decop) que é todinho área meio (projetos, treinamento, planejamento, etc.).

Bem pessoal, inicialmente é isso. Fiquem à vontade para mandarem mais dúvidas.

Até!

Comentário

• RODRIGO_LEITE2
        • 02/06/12
        • 52

Originally posted by RafaMTA View Post
        Prezados futuros colegas!

Há muito tempo não tinha um tempinho pra dar olhada aqui no fórum, ao qual devo muito, pois muitas das informações que obtive aqui me estimularam e por fim me ajudaram decisivamente para que eu conquistasse o tão sonhado cargo de Analista do Bacen no último concurso de 2010 (a prova foi em jan/2010 apesar do edital ter saído em nov/2009).

Passei na área 4 e gostaria de desmistifcar MUITAS das coisas que tem sido faladas aqui nesse tópico, vamos ponto a ponto:

- O pessoal da área 6 atua na área administrativa?
        R: Via de regra o pessoal da área 6 inicialmente foi lotado em Coordenações ou Divisões onde há grande necessidade de conhecimento jurídico, ou seja, tem gente da área 6 espalhada por diversas áreas do Banco, não só nas áreas "administrativas". Conheço gente da área 6 no Deorf (organização do sist. financeiro), na UniBacen, na Procuradoria-Geral (na sede e até mesmo em regionais), no Decap (Processos Administrativos Punitivos), no Demap (infraestrutura e patrimônio), no Depes (Pessoal), Desuc (Supervisão de Instituições Não-Bancárias), e várias outras áreas.

- Mobilidade entre áreas
        R: Pessoal, depois que o servidor tomou posse NÃO EXISTE mais a questão da divisão por áreas. Todos passam a ser Analistas e ponto final, a sua área de origem no concurso serve apenas para a sua primeira lotação, depois ninguém nem lembra mais qual área de concurso você prestou. A mobilidade entre Departamentos dentro de uma mesma praça (por exemplo, do Desig em Brasília para a Procuradoria em Brasília), é bastante intensa e o processo de mobilidade é bem amplo e flexível. Para vocês terem uma ideia, em 2012, 6% do quadro do Bacen passou por mobilidade, é um dos índices mais altos da Adm. Pública Federal. Já a mobilidade entre praças, mesmo dentro de um mesmo Departamento (por exemplo, da Procuradoria em Brasília, para a Procuradoria em Salvador) já é um pouco mais limitada, pois os empossados assinam um termo de compromisso onde se comprometem em permanecer 3 anos na mesma praça de lotação inicial. Mesmo assim, sempre há processos amplos de mobilidade entre praças antes da admissão de novos servidores. Exemplo: houve 4 grandes chamadas do concurso de 2010 (1 - ago/2010, 2 - nov/2011, 3 - mar/2012 e 4 - jul/2012). Antes de cada uma dessas chamadas de novos servidores havia um novo processo de mobilidade entre as praças de lotação, e eu conheço MUITOS, DIVERSOS servidores que mesmo com menos de 3 anos de BC conseguiram voltar para suas cidades de origem.

- Ambiente de trabalho no RJ
        R: Meu caro, varia muito, pois na praça de RJ há um pouco de tudo. O Demab (operações em mercado aberto) inteiro fica no RJ, tem a Gerência Administrativa do RJ, a Chefia do Meio Circulante fica no RJ, e TODOS os Departamentos do BC tem representação no RJ. Então o ambiente de trabalho depende muito de qual Depto. estamos falando. Mas de maneira geral, entendo que o grau de satisfação é alto, como é em todo o Banco.

- Tipo de trabalho desenvolvido pelo pessoal da Área 6:
        R: Prezado, via de regra é trabalho relativo às normas que regulam diversas áreas do Banco, sejam elas de funcionamento de instituições bancárias, organização do sist. financeiro, de recursos humanos, de políticas de capacitação, questões jurídicas, etc.

- Área administrativa (área meio) X Área fim
        R: Pessoal, vou ser o mais honesto possível com relação a este tema polêmico. A área meio do Banco Central, notadamente a área de gestão de pessoas, capacitação e treinamento, planejamento e projetos vem passando por um processo muito rápido e intenso de valorização e atualização. O espaço para crescimento profissional dentro do Banco, hoje, na área meio é infinitamente maior que na área fim. É muito comum vermos servidores com 1 ou 2 anos de casa já ocupando cargos comissionados muito importantes na área meio, enquanto o mesmo não acontece na área fim. Claro, a área fim do BC é a razão do mesmo existir e a competência técnica dos servidores da área fim é inquestionável. Mas eu diria que a Gestão do BC evoluiu dramaticamente nos últimos 3 anos, e conheço diversos servidores que trabalhavam na área fim pedirem mobilidade para a área meio, devido às maiores oportunidades de crescimento na carreira. O incentivo do Banco para aperfeiçoamento em temas típicos da área meio (gestão, projetos, capacitação, etc.) hoje é muito forte, e vários projetos estratégicos tem seu foco na melhoria dos processos de gestão do Banco (área meio). Eu, particularmente, com formação em administração, vislumbro MUITAS oportunidades na área meio do Banco, e não penso em sair da área meio e não ser por uma proposta muito tentadora. A questão toda é de expectativa, se você tem formação em Comunicação, Administração, Direito, Psicologia, etc, você obviamente não vai entrar elaborando o relatório de inflação. Mas o Banco oferece inúmeras oportunidades de você se capacitar naquilo que você quiser fazer, seja Política Monetária, Supervisão, Normatização, etc.

- Flexibilidade de horários
        R: Vai depender muito do Departamento em que se está lotado. Mas via de regra há uma flexibilidade relativa, muitos servidores chegam 1h antes, fazem um horário de almoço mais reduzido e saem mais cedo ao final do dia. Tem áreas que fazem horário corrido por turnos, ou seja, depende muito. Em breve um sistema de catraca eletrônica estará funcionando. Enquanto ele não funciona não há banco de horas, mas é possível que venha a existir banco de horas assim que a catraca eletrônica passar a funcionar.

- Incentivos à capacitação (Idiomas, Pós-Graduação, etc.)
        R: Para mim é o ponto que mais diferencia o Bacen de outros órgãos públicos federais, a capacitação. A UniBacen é reconhecida como órgão de referência em capacitação em todo o serviço público federal. Há diversas oportunidades de capacitação em idiomas (inglês e espanhol), pós-graduação (patrocínio financeiro para cursos lato sensu e patrocínio por afastamento para mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os requisitos para afastamento para mestrado e doutourado estão na Lei 8.112, então são os mesmos para qualquer cargo público federal (no mínimo 3 anos de exercício no órgão para mestrado e 4 anos para doutorado e pós-doutorado), e ao contrário do que foi dito não existe "fila". Nos últimos 3 anos todos os servidores que requisitaram afastamento para mestrado e doutorado em áreas de interesse do Banco e que possuíam projetos de pesquisa bem embasados conseguiram o afastamento. Só em 2012 foram 26 afastamentos, tanto para cursos no país como no exterior.

- Estágio probatório
        R: Para a pessoa ter a capacidade de passar num concurso tão concorrido como o do Bacen ser reprovada no estágio probatório tem que fazer muita força. Só se não quiser nada com nada mesmo...

- Supervisão Bancária é área meio?
        R: Não, Supervisão Bancária é área fim. Mas dentro da Diretoria de Fiscalização há um Departamento (Decop) que é todinho área meio (projetos, treinamento, planejamento, etc.).

Bem pessoal, inicialmente é isso. Fiquem à vontade para mandarem mais dúvidas.

Até!
        Caro RafaMTA...

Obrigado pelas explicações e retirada de dúvidas.
        Gostaria de te incomodar um pouquinho perguntando algo sobre o dia a dia dos técnicos de segurança (área 2). Estamos com um grupo de estudos para esta área e vejo que pouco se fala a respeito.
        É verdade que alguns acabam sendo puxados para a área administrativa? Como funciona seus horários? Estas liberações para cursos funciona tbm para os cargos de nível médio? Quaisquer informações serão bem vindas.

Desde já, agradeço.

Abç.

Comentário

• Cosmelli
          • 16/11/11
          • 151

Acho que falo por todos daqui ao agradecer sua exposição sobre o BCB, valeu mesmo!

Quanto aos rumores sobre o próximo edital, se puder responder às seguintes dúvidas, agradeceremos mais ainda!!!

- fusão de áreas (p. ex: '3' com a '4'; '1' com a '2'; etc ), vai acontecer mesmo?

- exclusão da área 6 (acho que é a maior dúvida do povo aqui do Forum), é fato ou mito?

- provas para este ano ainda (eu sei que provavelmente será um chute, mas vale perguntar mesmo assim heheh)?

Agradeço uma vez mais a grande contribuição ao tirar nossas dúvidas, futuro colega!

Abs!

Comentário

• RafaMTA
            • 23/11/09
            • 36

Meus caros, vamos lá:

Técnicos da área 2: esse cargo foi criado exclusivamente para alocação no Departamento de Segurança do Bacen (Deseg). Ou seja, o servidor vai trabalhar exclusivamente na área de segurança, alguns inclusive chegaram a fazer curso de proteção de autoridades, coisas do estilo. Se não me engano há alguns lugares do Deseg onde há turnos de trabalho e então o pessoal faz horas corridas. Não há limitação quanto ao cargo ocupado para fins de patrocínio para cursos de pós-graduação (tanto financeiro quanto afastamento), mas é muito incomum ver técnicos sendo afastados para mestrado ou doutorado, é bem mais comum ver técnicos obtendo patrocínio financeiro para MBA ou especialização. Há também o Programa de Incentivo à Primeira Graduação, que paga até 80% da mensalidade do curso de graduação do servidor que ainda não tem nível superior, mas a seleção é bastante intensa (no último semestre foram 21 candidatos e 7 vagas).

Fusão de áreas: deve ocorrer mas ainda não está definido. Me parece que há uma tendência (e isso é uma percepção pessoal minha) de fusão das áreas 4 e 5. Entendo que os candidatos oriundos da área 6 são muito valiosos para muitas áreas, seria um erro acabar com essa área.

Provas do concurso: meu caro, a essa altura já deveríamos ter a autorização do MPOG para fazer o concurso, e tudo depende dessa autorização. Se a autorização tivesse saído em dezembro/2012, como planejado, teríamos edital em março, provas em maio/junho e posse até dezembro/2013.

Comentário

• Nogueira83
              • 13/09/08
              • 199

RafaMTA, boa noite.

Primeiramente agradeço o altruísmo em estar aqui para tirar as dúvidas dos futuros colegas.

Não achei no forum algum post seu comentando como foi sua preparação. Você poderia descrever basicamente como foi sua preparação e onde acha que sua estratégia fez a diferença para passar?

Obrigado!

Comentário

• Cosmelli
                • 16/11/11
                • 151

Nunca é demais agradecer a colaboração - nas palavras do futuro colega - "altruísta" do RataMTA!

Sempre que puder e souber de alguma novidade, por favor, dê uma passada por aqui para nos informar rss

Quanto à área 6, ouvi rumores aqui mesmo no forum sobre sua extinção no próximo certame, daí por que mudei o foco para a área 3. Vou perder pontos nos títulos (sou advogado e, segundo o último edital, formação jurídica somava pontos apenas na área 6), mas pelo menos tenho certeza que a área 3 (finanças) será contemplada com vagas (muitas, espero). Apostar nuns possíveis pontinhos e arriscar ficar de fora do concurso é uma aposta que não posso fazer.

A propósito, RafaMTA, o que vc acha sobre da regionalização do concurso? Já tem alguma posição certa no BCB sobre se o concurso será regionalizado ou nacional (como o anterior) ou isso ainda tá sendo discutido?

Abs!!!
                Last edited by Cosmelli; Fri, 18/01/13, 12:38 AM. Reason: esqueci de perguntar uma coisa

Comentário

• Slothrop
                  • 03/07/12
                  • 34

RafaMTA, muito boas as informações.

Comentário

• RODRIGO_LEITE2
                    • 02/06/12
                    • 52

Meus caros, vamos lá:

Técnicos da área 2: esse cargo foi criado exclusivamente para alocação no Departamento de Segurança do Bacen (Deseg). Ou seja, o servidor vai trabalhar exclusivamente na área de segurança, alguns inclusive chegaram a fazer curso de proteção de autoridades, coisas do estilo. Se não me engano há alguns lugares do Deseg onde há turnos de trabalho e então o pessoal faz horas corridas. Não há limitação quanto ao cargo ocupado para fins de patrocínio para cursos de pós-graduação (tanto financeiro quanto afastamento), mas é muito incomum ver técnicos sendo afastados para mestrado ou doutorado, é bem mais comum ver técnicos obtendo patrocínio financeiro para MBA ou especialização. Há também o Programa de Incentivo à Primeira Graduação, que paga até 80% da mensalidade do curso de graduação do servidor que ainda não tem nível superior, mas a seleção é bastante intensa (no último semestre foram 21 candidatos e 7 vagas).

Fusão de áreas: deve ocorrer mas ainda não está definido. Me parece que há uma tendência (e isso é uma percepção pessoal minha) de fusão das áreas 4 e 5. Entendo que os candidatos oriundos da área 6 são muito valiosos para muitas áreas, seria um erro acabar com essa área.

Provas do concurso: meu caro, a essa altura já deveríamos ter a autorização do MPOG para fazer o concurso, e tudo depende dessa autorização. Se a autorização tivesse saído em dezembro/2012, como planejado, teríamos edital em março, provas em maio/junho e posse até dezembro/2013.
                    RafaMTA,

Obrigado pela retirada de dúvidas. Surgiu mais esta situação:

Sobre o regime de aposentadoria do BACEN. Sou militar do EB há 13 anos e no EB, mais 17 anos eu me aposento. Acredito que o regime do BACEN é o RPPS ( Regime Próprio de Previdência Social) que rege os servidores públicos civis da união e suas autarquias. Como ficaria minha aposentadoria com uma possível aprovação no próximo concurso? Recebo aposentadoria integral, com quantos anos de serviço e contribuição vou me aposentar???

Fico no aguardo. Abç!:

Comentário

• Adhara Estrela
                      • 07/04/12
                      • 359

RafaMTA,
                      Muito obrigada pelas informações. Por favor, Não esquece daqui.

Comentário

• SARBOX
                        • 21/07/07
                        • 264

Originally posted by Slothrop View Post
                        RafaMTA, muito boas as informações.
                        Idem!!!

Valeu demais pelas informaçōes. STN ou BACEN... acho que penduro as canetas!!!!

Comentário

• Gaussie
                          • 17/01/13
                          • 8

Olá RafaMTA,

Se possível gostaria que vc tirasse algumas dúvidas:

1) Sobre a questão da regionalização do concurso, vc já ouviu/sabe sobre qual é a tendência p/ distribuição das vagas, mas especificamente, na Regional Recife?

2) Qual o tipo de trabalho executado nas Regionais, fiscalização, administrativo, etc?

3) O aperfeiçoamento na área meio que vc citou acima (capacitação em gestão, projetos, processos, etc) está sendo feito apenas na sede em BSB ou nas Regionais tb?

Enfim, agradeço de antemão se vc puder me responder.

Obg!

Comentário

• SCFortunato
                            • 24/03/13
                            • 30

RafaMTA,

muito obrigado por compartilhar conosco as suas experiências e tentar sanar algumas dúvidas que temos. Realmente, é de grande ajuda os seus comentários nos tópicos. Uma dúvida que tenho e, se vc puder ajudar, agradeço muitíssimo. Vou fazer o concurso do Bacen nesse ano, mas estou em dúvida entre as áreas 4 e 5 e como vc foi aprovado na área 4, gostaria, se possível, de saber como é o trabalho dessa área.

Sou engenheiro de formação e, embora posso ganhar alguns poucos pontos na prova de títulos, tenho muito interesse na área 4, pois pelo que percebi no edital é uma área de estratégia, planejamento e projetos de desenvolvimento do Bacen. Você confirma essa minha impressão e poderia falar um pouco mais sobre o trabalho?

Se possível também, poderia dizer o material que utilizou para estudar para as matérias específicas?

Agradeço pela ajuda e um grande abraço!

Comentário

• nikölass
                              • 10/03/13
                              • 157

RafaMta? cade vc?
                              Dê-nos o ar de sua graça com novidades sobre o Concurso!

Comentário

• mb concursos
                                • 06/09/10
                                • 321

RafaMta, obrigado pelas informações.

É verdade que não enforca feriado no BC?
                                Outra pergunta, como é o trabalho de supervisão bancária, é interna ou externa?

Comentário

• mb concursos
                                  • 06/09/10
                                  • 321

Outra pergunta, não menos importante, existe muita mulher bonita trabalhando no BC?rsrsrs

Comentário

• preacher
                                    • 19/02/13
                                    • 8

Tá a perigo, hein amigo?

Comentário

• mb concursos
                                      • 06/09/10
                                      • 321

Originally posted by preacher View Post
                                      Tá a perigo, hein amigo?
                                      Só pra motivar um pouquinho! rsrsrsrsrs

Comentário

• etxaberri
                                        • 01/02/13
                                        • 176

Quero deixar aqui minha admiração com o RafaMTA que vem nos ajudando.

Neste mundo cheio de "Coaches" e "Consultores" temos que valorizar quem não aproveita a oportunidade para tirar uma lasquinha na carniça.

Sugiro depositar R$ 100 cada um na conta dele como forma de agradecimento, ou formar um fundo em prol dos que nos ajudam ....brincadeirinha, rsrsr.

RafaMTA quando for possível, será que poderia nos dar um breve apanhado da área 5? Existe algum quadro desta área em SP?

Comentário

• preacher
                                          • 19/02/13
                                          • 8

RafaMTA e lissandra são pessoas raras e altruístas.

Em q conta deposito as cem pratas, etxaberri??

Comentário

• fcaceja
                                            • 17/04/12
                                            • 71

gente, q DEUS abençoe a boa vontade dos colegas, aliás, nossos futuros colegas de trabalho em nos ajudar com essas experiências!!!!

obrigada pessoal, me animando bastante com o concurso!
                                            pessoal, faz mto pouco tempo q estudo para esse concurso, então estou vendo o próximo somente, pq esse, difícil, eu me conheço e sei q sou meio lenta para pegar as coisas, tem gente q é mais rápido e consegue, mas no meu caso rs rs rs rs, vou ter q esperar um pouco, mas jamais desistir do meu sonho!

bjs

Comentário

• AnaClawdya
                                              • 07/06/12
                                              • 13

Meus caros, vamos lá:

Muito obrigada pelas informações, RafaMTA Vi que vc prestou p/ área 4, então vc poderia nos indicar fontes de estudos para as matérias específicas dessa área? Se não puder responder neste tópico, pode ser lá no tópico de bibliografia.

Comentário

• cassianorodrigo
                                                • 15/02/12
                                                • 54

Bom dia amigos, gostaria da ajuda dos amigos para saber se há estacionamento gratuito ou convênios para a sede do BACEN de São Paulo. Vou prestar para técnico área 1 (não terei tempo hábil para analista) no momento trabalho na CEF, lá temos vagas gratuitas e é 10 km de casa. Pagar R$ 600,00 por mês de estacionamento na paulista ninguém merece. O BACEN fica a 22km de casa.

Ainda não tenho função mas quando completar 1 ano de casa ( em junho) já posso ser assistente que tem remuneração de R$3800,00 por jornada de 6 horas + as horas extras que ficam na casa dos R$1000,00+Vale alimentação e Vale refeição no valor de R$860,00 e auxilio creche no valor de R$260,00, ou seja R$5920,00 brutos. Tem FGTS e previdência privada que o banco entra até 12% de co-participação, ou seja se eu recolher 12% o banco entra com mais 12%. Há também um excelente plano de saúde

Gostaria da ajuda dos amigos para saber dos benefícios do BACEN para conseguir ter elementos para pesar as situações.

Grato a todos e bons estudos.
                                                Last edited by cassianorodrigo; Wed, 03/04/13, 01:29 AM. Reason: adicionar texto

Comentário

• Jetrocm
                                                  • 01/01/11
                                                  • 717

Originally posted by mb concursos View Post
                                                  Outra pergunta, não menos importante, existe muita mulher bonita trabalhando no BC?rsrsrs
                                                  Cara, o Banco tem 85% de servidores homens.

Comentário

• Jetrocm
                                                    • 01/01/11
                                                    • 717

Para animá-los um pouco, segue um exemplo de uma oportunidade dentro do BC:

PORTARIA Nº 75.986, DE 19 DE ABRIL DE 2013
                                                    ------------------------------------------
                                                    Dispõe sobre a inscrição e a seleção de
                                                    candidatos interessados em participar do
                                                    Programa de Mestrado em Economia da
                                                    Universidade de Illinois, no segundo
                                                    semestre de 2013, sob o patrocínio do
                                                    Banco Central do Brasil.
                                                    A Chefe da Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen), no
                                                    uso das atribuições que lhe conferem os arts. 22, inciso I, alínea “b”, e 52-
                                                    B, inciso IV, alínea “d”, do Regimento Interno, considerando o disposto no
                                                    capítulo 5-11 do Manual de Serviço do Pessoal (MSP),
                                                    R E S O L V E :
                                                    Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre a inscrição e a seleção de
                                                    candidatos interessados em participar do Programa de Mestrado em Economia da
                                                    Universidade de Illinois, no segundo semestre de 2013, sob o patrocínio do
                                                    Banco Central do Brasil.
                                                    Art. 2º As vagas para o Programa MSPE (Master of Science with a
                                                    Specialization in Policy Economics) serão oferecidas no âmbito do acordo
                                                    firmado entre o Banco Central do Brasil, o Programa de Mestrado em Economia
                                                    da Universidade de Illinois e o Instituto Lemann para Estudos Brasileiros.
                                                    § 1º O valor do curso de mestrado, até o limite de 4 (quatro)
                                                    semestres, será pago pelo Instituto Lemann.
                                                    § 2º Todos os demais custos não relacionados no parágrafo
                                                    anterior, incluindo taxas estudantis, transporte e estada, deverão ser pagos
                                                    pelo candidato.
                                                    § 3º O patrocínio, por parte do Banco Central, dar-se-á sob a
                                                    forma de afastamento, ao amparo do Programa de Pós-Graduação (PPG), MSP 5-11,
                                                    refere-se exclusivamente ao período do curso, que não excederá, em qualquer
                                                    hipótese, 4 (quatro) semestres.
                                                    Art. 3º O Banco Central do Brasil selecionará candidatos para
                                                    concorrerem a até 5 (cinco) vagas no Programa de Mestrado em Economia da
                                                    Universidade de Illinois.
                                                    Parágrafo único: Os servidores selecionados pelo Banco serão
                                                    avaliados pelo comitê de admissão do Programa MSPE, devendo atender aos
                                                    critérios estabelecidos pelo referido programa e pela Universidade de
                                                    Illinois;
                                                    Art. 4º Ficam abertas, até 26 de abril de 2013, as inscrições
                                                    para participar do PPG - Stricto Sensu, referente às vagas no Programa MSPE -
                                                    Illinois, para o segundo semestre de 2013.
                                                    Art. 5º Poderá inscrever-se no processo seletivo o servidor que
                                                    seja titular de cargo efetivo no Banco Central do Brasil há pelo menos três
                                                    anos, incluído o período de estágio probatório, completados até a data
                                                    prevista para seu afastamento, que possua nível de conhecimento e formação
                                                    acadêmica compatíveis com as exigências do curso, e que atenda às demais
                                                    disposições legais e regulamentares.
                                                    Parágrafo único: não será permitida a inscrição de servidor que:
                                                    I – esteja afastado:
                                                    1. ao amparo do PPG Stricto Sensu;
                                                    2. para servir a organismo internacional;
                                                    3. para o exercício de mandato eletivo.
                                                    II - apresente restrições decorrentes de desligamento de eventos
                                                    de treinamento promovidos ou patrocinados pelo Banco;
                                                    III - esteja respondendo a processo administrativo disciplinar ou
                                                    sindicância disciplinar acusatória;
                                                    IV - tenha se afastado para gozo de licença para tratar de
                                                    assuntos particulares, de licença para capacitação, ou ao amparo do PPG
                                                    Stricto Sensu, nos dois anos anteriores à data de solicitação de afastamento
                                                    para mestrado;
                                                    V - esteja cumprindo prazo de carência decorrente de afastamento
                                                    pelo PPG.
                                                    Art. 6º As inscrições de servidores em exercício no Banco Central
                                                    deverão ser feitas, exclusivamente, pelo ADT da unidade de lotação do
                                                    servidor, que orientará a instrução do processo de candidatura e o
                                                    encaminhará, via SIDOC ou e-BC, à UNIBC/DIOPE/CPROG, até 26 de abril de 2013,
                                                    observado o seguinte:
                                                    I - o servidor deverá apresentar sua candidatura por meio do
                                                    formulário "Ficha de Inscrição - PPG Illinois", disponível no Portal
                                                    Corporativo da UniBacen, Espaço do ADT, Modelos, e anexar os seguintes
                                                    documentos:
                                                    a) currículo (deve ser preenchido e impresso, devendo ser
                                                    utilizado o modelo do Sistema Currículo do Banco Central, disponível no
                                                    Portal Corporativo/Comunidades/Gestão de Pessoas/Depes/Sistema Curriculo);
                                                    b) carta de aceite, na forma do Doc. 5-11-3 do MSP, do servidor
                                                    do Banco Central que atuará como orientador técnico, que deve ter,
                                                    preferencialmente, formação em nível de mestrado ou doutorado na área do
                                                    curso pretendido ou afim;
                                                    c) anteprojeto de dissertação de mestrado que esteja relacionado
                                                    com os objetivos estratégicos estabelecidos pela Diretoria Colegiada e possua
                                                    viabilidade técnica de aplicação nas funções do Banco.
                                                    II - a documentação relacionada no inciso I deverá ser entregue
                                                    ao ADT para abertura de processo individual, físico no SIDOC ou eletrônico no
                                                    e-BC, com o código de assunto 10.20.40.40.07 (curso de pós-graduação stricto
                                                    sensu patrocinado pela instituição), após obter manifestação da chefia da
                                                    unidade sobre:
                                                    a) a aplicabilidade dos conhecimentos do curso na unidade e no
                                                    Banco;
                                                    b) o interesse da unidade relativamente à participação do
                                                    requerente no curso e a oportunidade da liberação;
                                                    c) o desempenho funcional do servidor; e
                                                    d) a ordem de prioridade para liberação, quando houver mais de um
                                                    inscrito na unidade.
                                                    Art. 7º As inscrições de servidores em licença ou afastamento
                                                    considerados como de efetivo exercício, à exceção dos afastamentos para
                                                    servir em organismo internacional e para o exercício de mandato eletivo,
                                                    deverão ser apresentadas à UNIBC/DIOPE/CPROG ou ao ADT da Gerência
                                                    Administrativa mais próxima, na forma do inciso I do art. 6º desta Portaria,
                                                    para adoção das providências previstas no inciso II do mesmo artigo.
                                                    Art. 8º Somente serão consideradas válidas as candidaturas cujos
                                                    processos cheguem à UNIBC/ DIOPE/CPROG corretamente instruídos e de acordo
                                                    com os requisitos previstos no capítulo 5-11 do MSP e nesta Portaria.
                                                    Art. 9º O processo seletivo será desenvolvido de acordo com o
                                                    item 5-11-5 do MSP, para cursos no exterior.
                                                    Art. 10. A relação das candidaturas apresentadas dentro do prazo
                                                    estabelecido e que atenderem a todas as exigências formais e regulamentares
                                                    será divulgada pela UniBacen.
                                                    Art. 11. A seleção será realizada em três fases:
                                                    I - na primeira, a UniBacen verificará se os requisitos
                                                    estabelecidos foram cumpridos e se a documentação exigida está completa, para
                                                    depois encaminhar a relação das candidaturas formalmente válidas para
                                                    conhecimento do diretor da área;
                                                    II - na segunda, as solicitações serão apreciadas pelo Comitê de
                                                    Pós-Graduação (CPG), que elaborará pareceres e os encaminhará à UniBacen com
                                                    o objetivo de subsidiar decisão do Diretor de Administração e da Diretoria
                                                    Colegiada; e
                                                    III - na terceira, o Diretor de Administração submeterá à
                                                    Diretoria Colegiada proposta de voto indicando os servidores aptos a
                                                    participarem do processo seletivo do comitê de admissão do Programa MSPE e
                                                    que, se aprovados, serão liberados ao amparo do PPG.
                                                    Art. 12. No exame dos pedidos, o CPG levará em consideração:
                                                    I - o anteprojeto de dissertação, avaliando inclusive se o tema a
                                                    ser desenvolvido pelo pleiteante está entre as linhas de maior interesse
                                                    definidas pela Diretoria Colegiada ou se, mesmo não estando, poderá ter
                                                    aplicabilidade no Banco Central;
                                                    II - o parecer da unidade de lotação do requerente em
                                                    conformidade com o inciso II do art. 6º desta Portaria;
                                                    III - a compatibilidade entre o curso pretendido, as atividades
                                                    do servidor e as metas estratégicas da instituição;
                                                    IV - a aplicabilidade dos conhecimentos no Banco Central;
                                                    V - a experiência profissional do candidato, inclusive anterior à
                                                    posse no Banco Central, se for o caso;
                                                    VI - as informações prestadas pela UniBacen referentes ao
                                                    cumprimento do regulamento do PPG Stricto Sensu e Lato Sensu, no caso de
                                                    servidor que já tenha participado do Programa.
                                                    Art. 13. A critério da Diretoria Colegiada, candidatos ainda não
                                                    contemplados com patrocínio do PPG poderão ter preferência sobre aqueles que
                                                    já participaram do PPG.
                                                    Art. 14. Para a decisão do processo seletivo, deverão ser
                                                    observadas, ainda, as seguintes disposições:
                                                    I - o afastamento de servidores lotados em uma mesma unidade ou
                                                    componente administrativo poderá ser limitado pela respectiva diretoria da
                                                    área, a seu exclusivo critério;
                                                    II - o afastamento somente se efetuará após a apresentação à
                                                    UniBacen de documento comprobatório de matrícula como aluno regular no curso;
                                                    III - a UniBacen poderá alterar o prazo sugerido pelo CPG para o
                                                    afastamento do servidor, a partir de informações atualizadas da instituição
                                                    de ensino fornecidas pelo candidato.
                                                    Parágrafo único. A UniBacen poderá, previamente ao afastamento,
                                                    convocar os candidatos para participar de reunião em que será apresentado o
                                                    regulamento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, com destaque para as
                                                    obrigações que deverão ser cumpridas durante a realização de curso de
                                                    mestrado amparo do Programa.
                                                    Art. 15. O resultado final do processo seletivo será divulgado
                                                    pela UniBacen primeiramente ao candidato e à chefia de sua unidade e, após,
                                                    aos demais servidores.
                                                    Art. 16. Os afastamentos serão autorizados exclusivamente para os
                                                    cursos de pós-graduação pleiteados, com a duração máxima de 24 (vinte e
                                                    quatro) meses, compreendendo apenas o período necessário à realização do
                                                    curso, acrescido de mais 4 (quatro) dias para deslocamento de ida e volta.
                                                    Art. 17. Os custos com a participação no processo seletivo da
                                                    Universidade de Illinois ocorrerão por conta do servidor, não cabendo
                                                    qualquer tipo de ressarcimento por parte do Banco caso não venha a ser
                                                    selecionado;
                                                    Art. 18. Na autorização para afastamento dos candidatos
                                                    selecionados serão levadas em conta, além das disposições do MSP, as
                                                    orientações desta Portaria.
                                                    Art. 19. A lista não exaustiva de temas de interesse da
                                                    instituição está disponível no Portal Corporativo da UniBacen, Espaço do ADT,
                                                    Modelos, sob o título "Sugestão de Temas para o PPG", com o objetivo de
                                                    subsidiar a escolha pelos futuros pós-graduandos.
                                                    Art. 20. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
                                                    Brasília, 19 de abril de 2013.
                                                    J.M.
                                                    Chefe da UniBacen
                                                    Last edited by Jetrocm; Fri, 19/04/13, 05:42 PM.

Comentário

• Adhara Estrela
                                                      • 07/04/12
                                                      • 359

Originally posted by Jetrocm View Post
                                                      Cara, o Banco tem 85% de servidores homens.
                                                      Ótima notícia!!!!!!

Comentário

• ritanpessoa
                                                        • 09/09/14
                                                        • 4

Jetrocm,muito interessante essa oportunidade dentro do BACEN. Normalmente é dificil conseguir? EM média quantas pessoas se inscrevem,você tem noção?

Comentário

• Matheus99
                                                          • 19/01/16
                                                          • 1

Alguém tem previsão para o próximo certame? Os aprovados dos últimos concursos para analista área 4, alguém poderia sugerir algum livro de contabilidade que dê uma boa base para a resolução das questões discursivas?
                                                          Desde já agradeço e boa sorte a todos os concurseiros!!!

Comentário

Working...
                                                          X