Announcement

Collapse
No announcement yet.

Recursos Analista Area 5

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • stallone
    • 22/04/09
    • 28

Recursos Analista Area 5

A principio, vejo problemas nas questões:

Questão 14 - Mat Financeira - não deixou explicito se eram juros compostos ou simples
    Questão 26 - Pregão - a resposta correta atesta que a segunda colocada deve apresentar garantia de proposta (no pregão é vedada a exigência de garantia de proposta). Letra A correta
    Questão 32 - a meu ver a opção D também é correta

Vamos discutir...
  • GSBARROS
    • 14/12/09
    • 23

Re: Recursos Analista Area 5

RECURSOS P2:

QUESTÃO 14- concordo com o colega acima
    QUESTÃO 26- concordo com o colega acima
    QUESTÃO 31- acho q o correto seria perguntar: ACIMA DE QUE QTDE e não A PARTIR DE QUE QTDE....
    QUESTÃO 32- um colega contador achou que a A e a B estão corretas.

Comentário

• fernandomy
      • 15/06/08
      • 30

Originally posted by stallone View Post

Questão 14 - Mat Financeira - não deixou explicito se eram juros compostos ou simples
      Questão 26 - Pregão - a resposta correta atesta que a segunda colocada deve apresentar garantia de proposta (no pregão é vedada a exigência de garantia de proposta). Letra A correta

Vamos discutir...
      cONCORDO plenamente com as 14 e 26. Incluo a questao 36, pois considero o servente como um profissional tambem.
      Ja a 32 eu nao sei dizer.Eu marquei E. Apenas acho que tem mais de uma certa.

Comentário

• idhaf84
        • 17/08/09
        • 104

Originally posted by stallone View Post

Vamos discutir...
        Questão 14 - Concordo.

Questão 26 - Concordo. Essa dá para embasar: Segunda a lei 10520:

XXIII - se o licitante vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, aplicar-se-á o disposto no inciso XVI.

XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor;

Art. 5º É vedada a exigência de:

I - garantia de proposta;

Questão 32 - Concordo. A alternativa D é correta. Como embasar o recurso?

Comentário

• jagwar
          • 16/05/07
          • 90

QUESTÃO 20 - Inscrição de RP processados.

A meu ver a questão não tem resposta. Apenas no BALANÇO FINANCEIRO, os RPs são colocados junto com as receitas extraorçamentárias, apenas para fins de compensação (por terem sido despesas e ainda não ter sido efetuado pagamento). A questão não trata de BF e ainda assim, jamais se pode dizer estamos diante de uma receita extraorçamentária, já que nem receita é.

Comentário

• fernandomy
            • 15/06/08
            • 30

NA questao 45 nao da para dizer que os arquivos digitais tem rapida obsolescencia..Aguns tem, outros nao. CD, por exemplo, pode durar por decadas por exemplo.
            Na questao 5 nao da para afirmar que Z esta insatisfeito com suas funcoes atuais. Nao existe nenhuma deducao logica que leve a isso...

Comentário

• jagwar
              • 16/05/07
              • 90

Originally posted by idhaf84 View Post
              Questão 26 - Concordo. Essa dá para embasar: Segunda a lei 10520:

XXIII - se o licitante vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, aplicar-se-á o disposto no inciso XVI.

XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor;

Art. 5º É vedada a exigência de:

Essa questão foi meio absurda mesmo. Acho que fica melhor embasada se considerar também o decreto (3555):

Art. 7º
              XXII - quando o proponente vencedor não apresentar situação regular, no ato da assinatura do contrato, será convocado outro licitante, observada a ordem de classificação, para celebrar o contrato, e assim sucessivamente, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis, observado o disposto nos incisos XV e XVI deste artigo;

XXIII - se o licitante vencedor recusar-se a assinar o contrato, injustificadamente, será aplicada a regra estabelecida no inciso XXII; (Redação dada pelo Decreto nº 3.693, de 2000)

Art. 15. É vedada a exigência de:

Comentário

• fernandomy
                • 15/06/08
                • 30

Originally posted by jagwar View Post
                QUESTÃO 20 - Inscrição de RP processados.

A meu ver a questão não tem resposta. Apenas no BALANÇO FINANCEIRO, os RPs são colocados junto com as receitas extraorçamentárias, apenas para fins de compensação (por terem sido despesas e ainda não ter sido efetuado pagamento). A questão não trata de BF e ainda assim, jamais se pode dizer estamos diante de uma receita extraorçamentária, já que nem receita é.
                A meu ver, quando existem restos a pagar processados no final do exercicio ele nao pode ser inscrito em restos a pagar para o proximo exercicio novamente. Ele deve constar como Despesas de Exercicio Anteriores. Tenho quase certeza disso. Alguem sabe com 100% de certeza??

Comentário

• idhaf84
                  • 17/08/09
                  • 104

Qual o processo para entrar com os recursos nesse concurso?

Comentário

• jagwar
                    • 16/05/07
                    • 90

Originally posted by fernandomy View Post
                    A meu ver, quando existem restos a pagar processados no final do exercicio ele nao pode ser inscrito em restos a pagar para o proximo exercicio novamente. Ele deve constar como Despesas de Exercicio Anteriores. Tenho quase certeza disso. Alguem sabe com 100% de certeza??
                    Se a despesa foi liquidada e no final do exercício NÃO HOUVE a inscrição, nos próximos exercícios só é possível reconhecer essa despesa por DEA mesmo. Se houve a inscrição, não há que se falar em nova inscrição, já que no caso dos processados, não pode mais haver o cancelamento. Só se cancela a inscrição de RP processado por erro de lançamento. Em todo caso, o cancelamento da inscrição também é uma receita extraorçamentária, mas na questão não se fala em cancelamento.
                    Pelo gabarito dado, só faz sentido eles terem pensado no art. 103 da 4320.. mas é entende muito errado achar que por causa daquele parágrafo único a inscrição passa a ser considerada receita EO né..

Comentário

• Diego Prandino
                      • 23/10/08
                      • 465

Pretendo recorrer:
                      GERAIS
                      1 - a meu ver, o correto é letra A

ESPECÍFICOS
                      1 - tanto a A quanto a C me parecem corretas (dá para fundamentar com o livro de gestão por competências da FGV)

14 - Não se sabe se o regime é simples ou composto

20 - Acho que eles queriam perguntar NÃO processados, ou a alternativa C deveria vir como "despesa liquidada". ANULAÇÃO.

26 - O correto é a letra A.

32 - Complicado. Eu marquei letra D, mas é complicado afirmar isso. Imaginem que todo o estoque foi comprado por 10, e daí eu vendi metate. Ainda tenho metade do estoque a 10. Se o preço do mercado ainda for 10, a letra D estaria errada. Mas eu vou lutar para mudar para D.

É isso. Errei 2 de arquivologia que eu não tenho nem idéia. Prefiro não opinar.

[]´s

Comentário

• marcos-bh
                        • 25/11/06
                        • 254

Qual o processo para entrar com os recursos nesse concurso?
                        "16.1 - Recursos quanto aos conteúdos das questões objetivas e/ou aos gabaritos divulgados - o candidato poderá apresentar recursos, desde que devidamente fundamentados e apresentados no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação dos gabaritos das provas objetivas e encaminhados à FUNDAÇÃO CESGRANRIO, por meio do campo de Interposição de Recursos, na página referente a este concurso público no
                        endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br)."

Pelo edital, entendi que irão colocar um link na internet pra escrever e enviar o recurso.

Comentário

• Diego Prandino
                          • 23/10/08
                          • 465

Originally posted by marcos-bh View Post
                          "16.1 - Recursos quanto aos conteúdos das questões objetivas e/ou aos gabaritos divulgados - o candidato poderá apresentar recursos, desde que devidamente fundamentados e apresentados no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da divulgação dos gabaritos das provas objetivas e encaminhados à FUNDAÇÃO CESGRANRIO, por meio do campo de Interposição de Recursos, na página referente a este concurso público no
                          endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br)."

Pelo edital, entendi que irão colocar um link na internet pra escrever e enviar o recurso.
                          É isso mesmo. MAs só estará disponível amanhã.

Comentário

• idhaf84
                            • 17/08/09
                            • 104

UP.

Algum fundamento para os recursos? Vamos compartilhar gente boa!!

Comentário

• Guest's Avatar
                              Guest

Originally posted by GSBARROS View Post
                              RECURSOS P2:

QUESTÃO 14- concordo com o colega acima
                              QUESTÃO 26- concordo com o colega acima
                              QUESTÃO 31- acho q o correto seria perguntar: ACIMA DE QUE QTDE e não A PARTIR DE QUE QTDE....
                              QUESTÃO 32- um colega contador achou que a A e a B estão corretas.
                              Discordo da 31. Questão está bem clara!

Comentário

• PROF SBH CONTA
                                • 22/08/09
                                • 95

Em Mat financeira, não é só a questao 14 que da margem a dupla interpretacao, por nao explicitar se o regime é de juros, compostos ou simples.

a 11, a 14 e a 15, foram mal redigidas, um bom recurso e uma boa dose de conciencia do examinador, poderiam anula-las.

Comentário

• Guest's Avatar
                                  Guest

Originally posted by PROF SBH CONTA View Post
                                  Em Mat financeira, não é só a questao 14 que da margem a dupla interpretacao, por nao explicitar se o regime é de juros, compostos ou simples.

a 11, a 14 e a 15, foram mal redigidas, um bom recurso e uma boa dose de conciencia do examinador, poderiam anula-las.
                                  É verdade!!! A 11 está errada!

(1+i) = (1+i/n)^k
                                  (1+i) = (1+0,04/6)^1
                                  i = (1+0,006667)-1
                                  i = 0,006667 = 0,6667%

Comentário

• Guest's Avatar
                                    Guest

Questões com recurso fácil

questão 11-
                                    questão 14-
                                    questão 26-
                                    questão 32-

Comentário

• Guest's Avatar
                                      Guest

Originally posted by PROF SBH CONTA View Post

A 15 não dá! Trata-se da aplicação direta da fórmula... sem chance! Nessa não compensa perder tempo.

Comentário

• idhaf84
                                        • 17/08/09
                                        • 104

Acredito que a 32 também não dá (infelizmente). Está correta a alternativa A: se o primeiro que entra é também o primeiro que sai, o custo real do material realmente é próximo dos preços praticados no mercado, pois evita a manutenção de estoques muito "velhos" e com defasagem de preços em relação ao corrente no mercado.

Em todo caso, vou postar essa questão lá em Contabilidade neste Fórum. Vamos ver...

BACEN/Analista/2010/ Cesgranrio – Os registros dos sistemas de estoques têm, entre outras funções, a de informar o volume físico, o valor financeiro e contábil dos materiais. Do ponto de vista contábil, existem vários critérios para determinar o valor de um material, dentre eles o critério “primeiro a entrar, primeiro a sair” (PEPS) e o “último a entrar, primeiro a sair” (UEPS). Esses critérios têm conseqüências diferentes para as informações financeiras providas pelo sistema de estoques como, por exemplo, no
                                        (A) PEPS, o custo real do material é um valor aproximado dos preços atuais praticados no mercado.
                                        (B) PEPS, o saldo em estoque é calculado por um valor mais atualizado com relação aos preços praticados no mercado.
                                        (C) PEPS, os centros de custo requisitantes de materiais incorrem em custos maiores que os preços praticados no mercado.
                                        (D) UEPS, o custo médio do saldo em estoque é menor que o valor atual do material praticado no mercado.
                                        (E) UEPS, os centros de custo requisitantes incorrem em custos mais defasados em relação aos preços praticados no mercado.

Alternativa correta segundo o Cesgranrio : A

Comentário

• Guest's Avatar
                                          Guest

Acredito que a 32 também não dá (infelizmente). Está correta a alternativa A: se o primeiro que entra é também o primeiro que sai, o custo real do material realmente é próximo dos preços praticados no mercado, pois evita a manutenção de estoques muito "velhos" e com defasagem de preços em relação ao corrente no mercado.

Em todo caso, vou postar essa questão lá em Contabilidade neste Fórum. Vamos ver...

BACEN/Analista/2010/ Cesgranrio – Os registros dos sistemas de estoques têm, entre outras funções, a de informar o volume físico, o valor financeiro e contábil dos materiais. Do ponto de vista contábil, existem vários critérios para determinar o valor de um material, dentre eles o critério “primeiro a entrar, primeiro a sair” (PEPS) e o “último a entrar, primeiro a sair” (UEPS). Esses critérios têm conseqüências diferentes para as informações financeiras providas pelo sistema de estoques como, por exemplo, no
                                          (A) PEPS, o custo real do material é um valor aproximado dos preços atuais praticados no mercado.
                                          (B) PEPS, o saldo em estoque é calculado por um valor mais atualizado com relação aos preços praticados no mercado.
                                          (C) PEPS, os centros de custo requisitantes de materiais incorrem em custos maiores que os preços praticados no mercado.
                                          (D) UEPS, o custo médio do saldo em estoque é menor que o valor atual do material praticado no mercado.
                                          (E) UEPS, os centros de custo requisitantes incorrem em custos mais defasados em relação aos preços praticados no mercado.

Alternativa correta segundo o Cesgranrio : A
                                          Mas a letra D também está correta, visto que IR não aceita o UEPS. Ele aumenta o CMV, diminui o lucro e reduz o valor das mercadorias em estoque (Estoque inicial e final)

O que acha? Tem que pesquisar em livro a fundamentação, mas tenho quase certeza que o examinador vacilou.

Comentário

• jagwar
                                            • 16/05/07
                                            • 90

Originally posted by Doidodoido View Post
                                            É verdade!!! A 11 está errada!

(1+i) = (1+i/n)^k
                                            (1+i) = (1+0,04/6)^1
                                            i = (1+0,006667)-1
                                            i = 0,006667 = 0,6667%
                                            taxa composta...
                                            (1+i)^6 = 1,04
                                            i = 0,6558%

Comentário

• Guest's Avatar
                                              Guest

Originally posted by jagwar View Post
                                              taxa composta...
                                              (1+i)^6 = 1,04
                                              i = 0,6558%
                                              Não entendi jaqwar... vc não está sugerindo que eu tire a raíz ou advinhe um logarítimo para resolver a questão?
                                              Last edited by Doidodoido; Mon, 01/02/10, 05:08 PM.

Comentário

• idhaf84
                                                • 17/08/09
                                                • 104

Mas a letra D também está correta, visto que IR não aceita o UEPS. Ele aumenta o CMV, diminui o lucro e reduz o valor das mercadorias em estoque (Estoque inicial e final)

O que acha? Tem que pesquisar em livro a fundamentação, mas tenho quase certeza que o examinador vacilou.
                                                ************************************************** ****************
                                                Eu tb coloquei a D. Pensei como vc.

Mas como alguem aqui no Fórum comentou, se o preço de mercado estiver mais baixo, em um mercado em redução de preços, o custo médio do saldo em estoque é maior do que o praticado no mercado levando a afirmação da alternativa D ser falsa.

Coloquei a questão em Contabilidade aqui no Fórum, vamos ver o que dá...

Comentário

• Guest's Avatar
                                                  Guest

Pessoal, eu acho que o gabarito da Q 32 P2 é B ao invés de A. Estou tentando entrar em contato com professores, mas não sei se vou conseguir devido ao tempo. É o saldo do inventário que fica com o valor mais próximo do mercado e não o custo do material. Se eu conseguir embasamento, postarei, mas entrarei com recurso de qualqur maneira.

Comentário

• Guest's Avatar
                                                    Guest

************************************************** ****************
                                                    Eu tb coloquei a D. Pensei como vc.

Mas como alguem aqui no Fórum comentou, se o preço de mercado estiver mais baixo, em um mercado em redução de preços, o custo médio do saldo em estoque é maior do que o praticado no mercado levando a afirmação da alternativa D ser falsa.

Coloquei a questão em Contabilidade aqui no Fórum, vamos ver o que dá...
                                                    Mas nem se usarmos uma situação específica podemos aceitar este gabarito... Eu disse que o CMV mais alto é produzido pelo UEPS e vc concordou... A última mercadoria comprada por este sistema, que será a próxima a sair, não está no valor de mercado?

PEPS, o custo real do material é um valor aproximado dos preços atuais praticados no mercado.

Se for para usar uma situação específica para invalidar a D, pode-se fazer o mesmo na A...
                                                    Last edited by Doidodoido; Mon, 01/02/10, 05:51 PM.

Comentário

• Sukkitta
                                                      • 26/01/10
                                                      • 24

Vou fazer recurso para:
                                                      P2:
                                                      11 - taxa composta e fazer raiz sexta, sem calculadora, vou apelar para razoabilidade, proporcionalidade..
                                                      14 - não explicita se é juros compostos ou simples e há resposta para os dois levando o candidato ao erro.
                                                      26- tá errado pela lei do Pregão, já argumentado por outro colega
                                                      31 - a partir de 900 é considerado incluso o 900, e do ponto de vista
                                                      dos custos 900 operações a estrutura interna terá um custo superior ao da terceirização
                                                      35 - ?? eu não consegui chegar na resposta do gabarito. Alguém conseguiu??
                                                      36 - ?? idem

Comentário

• Guest's Avatar
                                                        Guest

Originally posted by Sukkitta View Post
                                                        Vou fazer recurso para:
                                                        P2:
                                                        11 - taxa composta e fazer raiz sexta, sem calculadora, vou apelar para razoabilidade, proporcionalidade..
                                                        14 - não explicita se é juros compostos ou simples e há resposta para os dois levando o candidato ao erro.
                                                        26- tá errado pela lei do Pregão, já argumentado por outro colega
                                                        31 - a partir de 900 é considerado incluso o 900, e do ponto de vista
                                                        dos custos 900 operações a estrutura interna terá um custo superior ao da terceirização
                                                        35 - ?? eu não consegui chegar na resposta do gabarito. Alguém conseguiu??
                                                        36 - ?? idem
                                                        Concordo com todas... acho que a 36 faltam dados que possibilitem o cálculo.

Comentário

• Schruder
                                                          • 11/07/09
                                                          • 85

Depende se o cenário é de inflação ou deflação de preços. Não dá pra afirmar pois a questão não menciona tal fato.
                                                          Se houver inflação CMV é menor com PEPS do que com UEPS, pois os ultimos preços são maiores que os primeiros.
                                                          Se houver deflação CMV é maior com PEPS do que com UEPS, pois os ultimos preços são menores que os primeiros.
                                                          O Ricardo Ferreira aborda este tema no livro dele.
                                                          Se não me engano é isso.
                                                          grande abraço

Comentário

• Guest's Avatar
                                                            Guest

Originally posted by Schruder View Post
                                                            Depende se o cenário é de inflação ou deflação de preços. Não dá pra afirmar pois a questão não menciona tal fato.
                                                            Se houver inflação CMV é menor com PEPS do que com UEPS, pois os ultimos preços são maiores que os primeiros.
                                                            Se houver deflação CMV é maior com PEPS do que com UEPS, pois os ultimos preços são menores que os primeiros.
                                                            O Ricardo Ferreira aborda este tema no livro dele.
                                                            Se não me engano é isso.
                                                            grande abraço
                                                            Parece que a maioria concorda que está questão esta mal formulada e merece recurso pedindo anulação.

Comentário

Working...
                                                            X