Announcement

Collapse
No announcement yet.

BACEN Area 4 - Estrategias de estudos. Qual a sua?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Nogueira83
    • 13/09/08
    • 196

BACEN Area 4 - Estrategias de estudos. Qual a sua?

Olá pessoal.

Vocês utilizam o método de ciclo de estudos para o Bacen? Se sim, quais disciplinas estão optando por iniciar o ciclo?

Se não, qual foi a estratégia que iniciaram os estudos para o BACEN?

Eu optei por:

D. Adm, D. Constitucional, Português, Estatística e Raciocínio Lógico. São assuntos longos (DAD/DCO e Portugues) e que caem em todos concursos, praticamente, sendo interessante para medir o conhecimento em situação real de prova. Além disso, iniciei com estatística para abrir frente logo a seguir para matérias de Micro/Macro e Finanças (que eu gosto mais... rss).

Vamos usar este espaço para partilhar estratégias. Na área fiscal há muitas estratégias disponíveis, porém na nossa área há tão pouco sobre o assunto.

Estou iniciando a jornada para a área 4 praticamente agora. Trabalho 8h/dia e separei para estudar 26h/semana.

Grande abraço!

• Paulo Pontes
    • 12/02/17
    • 52

Boa noite, Nogueira. Acho que a área 4 do BCB possui pontos nervosos que exigem atenção como as economias, finanças e toda a parte específica. É punk você pegar todos esses assuntos sozinho pois não vai saber o que cai e nem o quanto estudar. Dependendo do seu nível, há cursos recomendados:

Iniciante: EVP (se nunca viu economia e finanças, faz o EVP que é vídeo)
    Iniciante: Estratégia (só é bom para direito. para economia, finanças, específicas esqueça. não tem discursivas.)
    Avançado: Macetes (alto nível) e DSC

O grande problema com a parte específica é que hoje TODOS os livros de cosif, supervisão que existem nas livrarias estão desatualizados.
    Para economia (macro) pegue o livro: Blanchard
    Micro: Pindick
    Finanças: Assaf Neto.

Eu disponho de 4 horas por dia para me dedicar. 2h de manhã e 2h de noite.
    Costumo fazer 2 disciplinas por vez. Faço DCO e Lógica, DAD e finanças, macro e português. Estou assim.

Comentrio

• Nogueira83
      • 13/09/08
      • 196

Originally posted by Paulo Pontes View Post
      Boa noite, Nogueira. Acho que a área 4 do BCB possui pontos nervosos que exigem atenção como as economias, finanças e toda a parte específica. É punk você pegar todos esses assuntos sozinho pois não vai saber o que cai e nem o quanto estudar. Dependendo do seu nível, há cursos recomendados:

Iniciante: EVP (se nunca viu economia e finanças, faz o EVP que é vídeo)
      Iniciante: Estratégia (só é bom para direito. para economia, finanças, específicas esqueça. não tem discursivas.)
      Avançado: Macetes (alto nível) e DSC

O grande problema com a parte específica é que hoje TODOS os livros de cosif, supervisão que existem nas livrarias estão desatualizados.
      Para economia (macro) pegue o livro: Blanchard
      Micro: Pindick
      Finanças: Assaf Neto.

Eu disponho de 4 horas por dia para me dedicar. 2h de manhã e 2h de noite.
      Costumo fazer 2 disciplinas por vez. Faço DCO e Lógica, DAD e finanças, macro e português. Estou assim.
      Boa tarde, Paulo.

Estou usando o Estratégia e contratei o macetes. Achei interessante o seu ciclo, pois mistura parte específica e a parte básica do último edital. O bom de colocar algumas matérias de específicas é que já pode treinar a dissertativa antes.

Uma das minhas aflições (rs) é em cobrir todo o edital antes de ser publicado o edital do próximo concurso. Estimando que o edital possa ser lançado daqui a 300 dias (sem informação privilegiada), conseguirei estudar cerca de 1300 horas. Nestas condições fico confiante na minha estratégia de estudo.... a questão está em quando será lançado o edital! rss

Aproveitando, pergunto: alguém aqui já cobriu o edital? Se sim, tem ideia de quanto tempo levou (em horas)?

Grande abraço e bons estudos a todos!

Comentrio

• sandra-ufmg
        • 13/07/17
        • 24

Originally posted by Nogueira83 View Post

Boa tarde, Paulo.

Estou usando o Estratégia e contratei o macetes. Achei interessante o seu ciclo, pois mistura parte específica e a parte básica do último edital. O bom de colocar algumas matérias de específicas é que já pode treinar a dissertativa antes.

Uma das minhas aflições (rs) é em cobrir todo o edital antes de ser publicado o edital do próximo concurso. Estimando que o edital possa ser lançado daqui a 300 dias (sem informação privilegiada), conseguirei estudar cerca de 1300 horas. Nestas condições fico confiante na minha estratégia de estudo.... a questão está em quando será lançado o edital! rss

Aproveitando, pergunto: alguém aqui já cobriu o edital? Se sim, tem ideia de quanto tempo levou (em horas)?

Grande abraço e bons estudos a todos!
        Nogueira, eu já fechei o edital. Contudo fiz isso e não fiz revisões. Resultado, vou ter que refazer. O grande segredo são as revisões. Além é claro de ter bons materiais. Com o Estratégia para direitos e o Macetes para economia, finanças, estatística e específicas você não precisa de outros materiais. É o que falei, é fazer revisões. Fazendo revisões, o tempo seria aproximadamente 400 dias no meu esquema 'suave' de estudar.

Comentrio

• Nogueira83
          • 13/09/08
          • 196

Originally posted by sandra-ufmg View Post

Nogueira, eu já fechei o edital. Contudo fiz isso e não fiz revisões. Resultado, vou ter que refazer. O grande segredo são as revisões. Além é claro de ter bons materiais. Com o Estratégia para direitos e o Macetes para economia, finanças, estatística e específicas você não precisa de outros materiais. É o que falei, é fazer revisões. Fazendo revisões, o tempo seria aproximadamente 400 dias no meu esquema 'suave' de estudar.
          Olá Sandra. Obrigado por compartilhar sua experiência. Vi seus posts antigos e é bacana notar que a constância e determinação nos levam aos nossos objetivos!! )

Parabéns por ter fechado o edital, ainda que sem revisões... Com certeza a próxima leitura será mais rápida e você saberá o que grifar para revisar lá na frente.

Como foi esse seu "esquema suave"? Você consegue(ia) estudar todos os dias?

Forte abraço e bons estudos!

Comentrio

• sandra-ufmg
            • 13/07/17
            • 24

Originally posted by Nogueira83 View Post

Olá Sandra. Obrigado por compartilhar sua experiência. Vi seus posts antigos e é bacana notar que a constância e determinação nos levam aos nossos objetivos!! )

Parabéns por ter fechado o edital, ainda que sem revisões... Com certeza a próxima leitura será mais rápida e você saberá o que grifar para revisar lá na frente.

Como foi esse seu "esquema suave"? Você consegue(ia) estudar todos os dias?

Forte abraço e bons estudos!
            Obrigada, Nogueira.
            É assim, meu 'esqueminha suave' é estudar no máximo 3h por dia de matérias que envolvem cálculos. Pode ser menos mas no máximo 3h. Isso foi sugestão do professor Marcos do Macetes. Para mim caiu como uma luva pois, como quase toda mulher, sou louca, ligada no 220. Achava que tinha que fazer 6h por dia. Bobagem. Não funciona para assuntos mais aprofundados.
            Outra coisa que me ajudou foi eu ter me afastado de redes sociais como insta, face, whats. Não sei se você sabe mas existem pessoa como eu que são diagnosticadas como dependentes de redes sociais. Fiz tratamento em psicólogo por 2 anos. Funcionou. Acho que para mim isso foi determinante, deixar de lado futilidades e focar no que importa, o estudo das matérias. Trabalho.
            Eu ficava mto ansiosa no face, whatsapp. é pura bobagem. Só pânico, mentiras, propaganda. Acho que o fato de a psico ter me afastado de redes sociais e eu ter aceitado o que o prof Marcos falou sobre estudar no máximo 3h por dia foi o que funcionou realmente para mim. Se precisar de uma excelente terapeuta, me fale e publico o contato dela aqui. Bjs.

Comentrio

• Nogueira83
              • 13/09/08
              • 196

Originally posted by sandra-ufmg View Post

Obrigada, Nogueira.
              É assim, meu 'esqueminha suave' é estudar no máximo 3h por dia de matérias que envolvem cálculos. Pode ser menos mas no máximo 3h. Isso foi sugestão do professor Marcos do Macetes. Para mim caiu como uma luva pois, como quase toda mulher, sou louca, ligada no 220. Achava que tinha que fazer 6h por dia. Bobagem. Não funciona para assuntos mais aprofundados.
              Outra coisa que me ajudou foi eu ter me afastado de redes sociais como insta, face, whats. Não sei se você sabe mas existem pessoa como eu que são diagnosticadas como dependentes de redes sociais. Fiz tratamento em psicólogo por 2 anos. Funcionou. Acho que para mim isso foi determinante, deixar de lado futilidades e focar no que importa, o estudo das matérias. Trabalho.
              Eu ficava mto ansiosa no face, whatsapp. é pura bobagem. Só pânico, mentiras, propaganda. Acho que o fato de a psico ter me afastado de redes sociais e eu ter aceitado o que o prof Marcos falou sobre estudar no máximo 3h por dia foi o que funcionou realmente para mim. Se precisar de uma excelente terapeuta, me fale e publico o contato dela aqui. Bjs.
              Boa noite Sandra.

O professor Erick me ligou e ele comentou isso na entrevista. Para mim foi uma quebra de paradigmas. Também achava que tinha que comer o material até saturar (embora 3h seja ainda um benchmarking difícil para eu alcançar em matérias de cálculo... rsss).

Você tocou em um ponto sensível para mim: redes sociais... faço psicólogo tbm (por motivos de assédio moral no trabalho - sou bancário...), mas não toquei neste ponto com ele (ele é mais viciado que eu nas redes... rsrsrs).

Eu cancelei Facebook/Insta pessoais e criei perfis voltados para o concurso, porém os grupos que faço parte não têm sido muito produtivos, a não ser um de questões no Facebook e alguns usuários no Insta.

Estou quase voltando aos anos 2000 e cancelando as minhas redes sociais por completo viu... Até porque elas fragmentam nosso foco e alteram nosso sistema mental de recompensas.. igual a uma droga mesmo!!

Comentrio

• murilo
                • 08/12/10
                • 26

O Erick falou a mesma coisa pra mim, de estudar até 3 horas de cálculo por dia. Isso pra ter tempo de amadurecer o aprendizado.
                Pra mim também foi uma quebra de paradigma.
                Aliás, falando dele, o cara é muito fera. Por mim ele podia dar aula de todas as matérias.

Comentrio

Working...
                X