Announcement

Collapse

F├│rum em manuten├ž├úo

Amigos, estamos iniciando uma manuten├ž├úo no FC que pode vir a afetar a disponibilidade do site em alguns momentos.

Bons estudos!
See more
See less

┴rea mais fßcil: 3 ou 4?

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Econ101
    • 20/09/17
    • 1

┴rea mais fßcil: 3 ou 4?

• Maedao
    • 13/06/17
    • 32

Acho que a nota de corte nao e um bom indicador, ja que as provas sao substancialmente diferentes.

Em vez disso, convem analisar o perfil dos candidatos. a ?rea 3 do Banco Central cobra conteudo comum (ainda que aprofundado) em cursos de graduaco em Economia, bem como na ANPEC (Micro, Macro, Brasileira, Econometria, Estatistica). Alem disso, ? o objetivo da maioria dos Economistas que almeja um cargo publico de alto nivel.
    A Area 4, por outro lado, tem conte?dos mais "incomuns", especialmente juntos, como Contabilidade de Instituicoes Financeiras, Supervisao de Instituices Financeiras e Financas. Portanto, os candidatos dificilmente comecam os estudos para a ?rea 4 com grande vantagem previa, e o nivelamento, seja qual for a formacao, eh maior.
    O diferencial vir? da prepara??o focada, de bom material (recomendo os professores Aparecido Celio, Jose Renato Ornelas e Renato Neto, todos Analistas do Banco Central)

Concluindo minha opiniao: a area 3 e mais dificil para nao-economistas. Nao significa que seja mais facil para economistas, pq a concorrencia e de alto nivel. A ?rea 4 (entre as duas) seria mais recomendada para outras formacoes.

Comentßrio

• SebastiŃo
      • 01/02/09
      • 116

Originally posted by Econ101 View Post
      Sou formando em economia. A princ?pio tenho interesse pela ?rea 3 (pol?tica econ?mica). No entanto, tenho d?vidas.

Olhando n?o s? para a concorr?ncia, mas tamb?m a "nota de corte", voc?s acham que o desempenho dos candidatos ? melhor na ?rea 3 ou na ?rea 4?

Econ101, a ?rea 3 (Pol?tica econ?mica) em geral ? procurada por economistas e engenheiros. Mas n?o ? imposs?vel para quem n?o se enquadra em nenhuma das duas profiss?es. Uma coisa que percebo ? que tem assuntos t?o avan?ados nesta ?rea que at? os economistas precisam aprofundar os estudos para poderem responder pois s?o cobrados assuntos de n?vel de p?s em economia.
      J? a ?rea 4 (Finan?as) aceita um p?blico mais amplo mas n?o ? menos dif?cil. Nela voc? vai encontrar muito normativo, lei, al?m da boa e velha economia e n?ver hard. Segundo todos os cursinhos comentaram sobre a prova de 2013, a prova da ?rea geral foi mais dif?cil do que a espec?fica para a ?rea 3. Ent?o na minha opini?o, ? bom se preparar para o pior.
      Sobre concorr?ncia, a ?rea 3 tem muito mais concorr?ncia do que a 4 mas acho que voc? n?o deve se basear nisso.
      Como o amigo acima fez indica??es de professores (todos do mesmo cursinho coincidentemente), vou fazer as minhas indica??es de outros de v?rios cursos:

Economia:
      Henrique Forno (BACEN) - Ministra cursos presenciais no RJ quando abre o edital
      Roberto Guena (FEA USP e examinador de v?rias bancas) - Curso Macetes
      Ulisses Gamboa (FGV/SP)- Curso Macetes
      Jos? Claudio Lima - Curso DSC
      Daniel Ceicera - Curso DSC
      Victor Dias - Curso DSC

Finan?as:
      Henrique Forno (BACEN)
      Gustavo Ara?jo (DSC)
      Daniel Carrasqueira (Macetes)

COSIF, IASB, Supervis?o:
      Claudio Filgueiras Moreira (BACEN, Curso Macetes)
      Enrico Dalla Riva (BACEN, Curso Macetes)
      Jos? Am?rico (BACEN, Curso DSC)
      Felipe Lessa (Curso Estrat?gia como ?timo in?cio)

Na minha opini?o se voc? quer estudar e concorrer pra valer para BACEN, vai ter que enfrentar a galera que estuda nesses cursinhos, lembrando que o n?mero de vagas no concurso s?o finitas. A?, vai de cada um saber qual cursinho seguir.

Comentßrio

• Naked Snake
        • 15/01/18
        • 63

Pessoal, quem ├ę o melhor professor de Finan├žas Privadas?

O Portinho do estrat├ęgia eu n├úo gostei muito nao. Estou fazendo o cursinho MACETES e o Carrasqueira ├ę at├ę bom, mas a forma que fica o conte├║do n├úo acho das mais amig├íveis.

Obrigado,

Comentßrio

• murilo
          • 08/12/10
          • 26

Pra mim t├í dif├şcil achar um bom professor.
          O Portinho nas duas primeiras aulas achei interessante, mas depois parece que ele se perdeu nos assuntos. Não gostei e parei de estudar por ele.
          O Carrasqueira tamb├ęm gostei no come├žo e estou nele agora. Insistindo pra ver se a mat├ęria entra na cabe├ža.
          Enfim, preferia que o Erick do Macetes desse aula de Finan├žas.

Comentßrio

• Naked Snake
            • 15/01/18
            • 63

Pois ├ę, acho que seria bem legal se tivesse Finan├žas com o Erick apesar de o Carrasqueira n├úo ser ruim de forma alguma. Agora tem uma mo├ža de um cursinho que chama XPONENCIAL se n├úo me engano e que d├í finan├žas privadas, j├í ouviu falar? Chama Mariana Sato..

Comentßrio

Working...
            X