Announcement

Collapse
No announcement yet.

BACEN próximo concurso

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Unifilar
    • 26/06/13
    • 44

Originally posted by MSL_2308 View Post
    Só mais uma coisa, como foi seu planejamento de estudos durante sua preparação?
    Conta um pouco para nós.
    MSL_2308, preciso preparar melhor essa resposta.
    Creio que tenha cometido mais erros do que acertos em minha preparação.
    Enfim, preciso buscar nos alfarrábios de minha memória (comecei a estudar para concursos em 2006) os detalhes para escrever algo que lhe possa ser útil.

Comentário

• Adhara Estrela
      • 07/04/12
      • 400

Originally posted by Unifilar View Post

SmokingMan,

Antes de tudo, apenas ressalvo o fato de que o estudo e absorção do conhecimento são singulares a cada pessoa.

Dito isso, para a disciplina "Contabilidade de Instituições Financeiras", cheguei a ler os livros do Filgueiras e do Nyiama. Não me senti confiante na disciplina com nenhum dos dois.

O que me deu confiança foi estudar a letra fria do Cosif (obtido do sítio do BCB) em conjunto com o estudo do conteúdo de uma apostila de exercícios resolvidos da referida disciplina (do Estratégia).

Na primeira leitura da apostila de exercícios, fui anotando, no corpo do Cosif, quais eram os temas recorrentes em provas de concursos. A partir daí, passei a alternar a leitura da letra fria do Cosif com a da apostila de exercícios.

Confesso que essa disciplina é um pouco penosa para estudar, mas, vencida a primeira leitura, começa-se a polir o monolito do conhecimento em Cosif.
      Unifilar,
      Estou com esse mesmo problema.
      Aguardando suas dicas da sua preparação. São preciosas. Muito obrigada.
      Quando puderes ou ouvir alguma coisa nos corredores do Banco, posta aqui.
      Achei 2019 tão longe
      .......
      Sucesso no Banco.

Comentário

• Dan Khamen
        • 03/01/16
        • 6

Boa noite Galera,

Queria tirar um dúvida com vocês quanto aos títulos, até então eu pensava que uma simples pós em direito Administrativo de mais de 360 hrs era suficiente para valer como título e acumular pontos, isso para a área 6, estou enganado? Preciso de uma pós específica que se enquadre no edital?

Comentário

• Unifilar
          • 26/06/13
          • 44

Originally posted by Dan Khamen View Post
          Boa noite Galera,

Queria tirar um dúvida com vocês quanto aos títulos, até então eu pensava que uma simples pós em direito Administrativo de mais de 360 hrs era suficiente para valer como título e acumular pontos, isso para a área 6, estou enganado? Preciso de uma pós específica que se enquadre no edital?
          Vai depender do que o edital do próximo concurso explicitar.
          No concurso pretérito, o título tinha que guardar relação com o conteúdo dos conhecimentos exigidos da área escolhida pelo candidato.

Comentário

• bruno0s
            • 26/12/15
            • 3

Olá pessoal, vou recomeçar mais uma vez meus estudos para o Bacen.
            Faculdade, tcc, trabalho e a falta dele.
            A vida acaba atrasando demais a gente.

Só queria dizer que ano passado tive a a oportunidade de conhecer um servidor do Bacen de Brasília e eu o perguntei sobre o próximo concurso, ele acabou me dizendo que em 2017 é muito dificil ocorrer, porem em 2018 é bem provável que ocorra.
            ps: ele é alocado na area de pessoas( rh) no Bacen.

Comentário

• Unifilar
              • 26/06/13
              • 44

Originally posted by bruno0s View Post
              [...]
              ano passado
              [...]
              perguntei sobre o próximo concurso
              [...]
              ele acabou me dizendo que em 2017 é muito dificil ocorrer, porem em 2018 é bem provável que ocorra.
              ps: ele é alocado na area de pessoas( rh) no Bacen.
              bruno0s,

em qual período do ano passado você teve a referida conversa?

Em dezembro de 2016 (no calor da "Pec do teto dos gastos públicos") fui informado, também por meio de servidor do Departamento de Gestão de Pessoas, que deveríamos considerar o cenário de "novos servidores em 2020". A ver.

Comentário

• FLAVIOMAURICIO
                • 19/02/15
                • 18

Independentemente da data em que será autorizado o próximo concurso do Bacen, uma certeza temos: o respectivo concurso irá sair!
                Por isso, não podemos desanimar e nem perdemos o foco!

Comentário

• bruno0s
                  • 26/12/15
                  • 3

Originally posted by Unifilar View Post

bruno0s,

em qual período do ano passado você teve a referida conversa?

Em dezembro de 2016 (no calor da "Pec do teto dos gastos públicos") fui informado, também por meio de servidor do Departamento de Gestão de Pessoas, que deveríamos considerar o cenário de "novos servidores em 2020". A ver.
                  Então, eu tive a oportunidade de conhecer esse servidor no final de novembro do ano passado.
                  Eu não acredito nisso de novos servidores em 2020.

Lembramos que: 2018 é ano de eleição, 2018 o Brasil ( ao que tudo indica) deve estar caminhando melhor e com boas pespectivas sem o Temer ( Graças a Deus)

Comentário

• Lombardi
                    • 26/07/16
                    • 2

Boa noite a todos! Alguém conhece preparatório específico para o Bacen em Brasília? Com aulas presenciais? Encontrei somente um: http://www.cepegg.com.br/cursos-pres...lista-do-bacen. Este com início em 06/03.
                    Gostaria de outra opção para ter uma referencia de preços e professores. Abraços!

Comentário

• erickamancioo
                      • 17/10/15
                      • 2

Olá pessoal!

Vou ser um próximo concurseiro! Estou acabando de fazer meu mestrado (vou procurar ser professor daqui a um tempo para poder tirar o sustento). Será que alguém pode me ajudar com dicas para eu ir me organizando em médio prazo (considerando um ano como longo prazo) para começar a estudar para concurso? Estou pensando em fazer um Curso no Rio de Janeiro DSC Cursos e penso em procurar algo online tb.

Como vocês começaram a estudar para este concurso?

Uma ótima tarde, gente!

Comentário

• Adhara Estrela
                        • 07/04/12
                        • 400

Originally posted by erickamancioo View Post
                        Olá pessoal!

Vou ser um próximo concurseiro! Estou acabando de fazer meu mestrado (vou procurar ser professor daqui a um tempo para poder tirar o sustento). Será que alguém pode me ajudar com dicas para eu ir me organizando em médio prazo (considerando um ano como longo prazo) para começar a estudar para concurso? Estou pensando em fazer um Curso no Rio de Janeiro DSC Cursos e penso em procurar algo online tb.

Uma ótima tarde, gente!

Colega,
                        Cursos on line que a maioria faz:
                        - Site "euvoupassar" - curso iniciante (preço barato e com muitas matérias)
                        - Curso Estratégia - curso em PDF e on line (nível mediano e avançado)
                        - Curso Macetes - curso on line - curso muito avançado

Bons estudos!

Comentário

• erickamancioo
                          • 17/10/15
                          • 2

Originally posted by Adhara Estrela View Post

Colega,
                          Cursos on line que a maioria faz:
                          - Site "euvoupassar" - curso iniciante (preço barato e com muitas matérias)
                          - Curso Estratégia - curso em PDF e on line (nível mediano e avançado)
                          - Curso Macetes - curso on line - curso muito avançado

Bons estudos!

Obrigado!

Comentário

• Marcelosido
                            • 18/01/17
                            • 2

Originally posted by erickamancioo View Post
                            Olá pessoal!

Uma ótima tarde, gente!

Leia o livro do Alexandre Meirelles, Como passar em concursos públicos. Já vai ser um começo.

Comentário

• Sebastião
                              • 01/02/09
                              • 73

Originally posted by Lombardi View Post
                              Boa noite a todos! Alguém conhece preparatório específico para o Bacen em Brasília? Com aulas presenciais? Encontrei somente um: http://www.cepegg.com.br/cursos-pres...lista-do-bacen. Este com início em 06/03.
                              Gostaria de outra opção para ter uma referencia de preços e professores. Abraços!
                              Conheço. É o cursinho do Geraldo Góes. Bom professor mas acho muito fraco para bacen. Tive aulas com ele em 2009 em SP de economia. Muito bom pra receita mas não pra bacen.
                              Curso presencial que presta, só o DSC no RJ.
                              Curso online você tem o Estratégia (médio) e o Macetes (avançado). Faço Macetes e já fiz Estratégia. QQ um dos dois é bom mas o Macetes pega mais pesado.

Comentário

• Talvez Passarei
                                • 14/06/16
                                • 11

Gostaria que esse concurso saisse no 2o Sem de 2018, porem sendo realista, concordo com vocês, só 2019 em diante.

Comentário

• toestudando
                                  • 06/03/14
                                  • 64

Não acrescenta nada de novo, mas é um trecho de uma matéria que saiu na intranet do banco hoje com o chefe do RH:
                                  "
                                  O Banco Central teve há pouco tempo um pedido de realização de concurso negado pelo MPOG. Há previsão de uma nova solicitação de concurso público? Qual a carência atual de servidores para que o BC cumpra adequadamente a sua missão institucional?
                                  Sim. Em maio de 2016 enviamos um Aviso do Presidente do BC ao Ministro do Planejamento solicitando concurso para analistas, técnicos e procuradores. Somente agora em janeiro de 2017 recebemos a resposta formal do Ministério negando o pedido. Estivemos em janeiro e em fevereiro reunidos com colegas da SEGERT, do Ministério do Planejamento, que afirmaram não haver previsão do Governo Federal para a autorização de realização de concursos neste ano para nenhuma categoria. Estamos atentos e manteremos estreito contato com o MP. Iniciamos também uma troca de experiências sobre as práticas de gestão de pessoas do BC para subsidiar o MP em suas novas regulamentações. Sobre carência de servidores, a DC aprovou o projeto corporativo Gestão da Força de Trabalho, que qualificará essa carência, trará proposta detalhada do próximo concurso à luz da experiência acumulada que temos e acompanhará, de forma efetiva, a alocação dos servidores, a adequação dos seus perfis aos dos postos de trabalho, procurando compatibilizar o interesse organizacional com o interesse dos servidores.
                                  "

Comentário

• Paulo Pontes
                                    • 12/02/17
                                    • 11

Originally posted by toestudando View Post
                                    Não acrescenta nada de novo, mas é um trecho de uma matéria que saiu na intranet do banco hoje com o chefe do RH:
                                    "
                                    O Banco Central teve há pouco tempo um pedido de realização de concurso negado pelo MPOG. Há previsão de uma nova solicitação de concurso público? Qual a carência atual de servidores para que o BC cumpra adequadamente a sua missão institucional?
                                    Sim. Em maio de 2016 enviamos um Aviso do Presidente do BC ao Ministro do Planejamento solicitando concurso para analistas, técnicos e procuradores. Somente agora em janeiro de 2017 recebemos a resposta formal do Ministério negando o pedido. Estivemos em janeiro e em fevereiro reunidos com colegas da SEGERT, do Ministério do Planejamento, que afirmaram não haver previsão do Governo Federal para a autorização de realização de concursos neste ano para nenhuma categoria. Estamos atentos e manteremos estreito contato com o MP. Iniciamos também uma troca de experiências sobre as práticas de gestão de pessoas do BC para subsidiar o MP em suas novas regulamentações. Sobre carência de servidores, a DC aprovou o projeto corporativo Gestão da Força de Trabalho, que qualificará essa carência, trará proposta detalhada do próximo concurso à luz da experiência acumulada que temos e acompanhará, de forma efetiva, a alocação dos servidores, a adequação dos seus perfis aos dos postos de trabalho, procurando compatibilizar o interesse organizacional com o interesse dos servidores.
                                    "
                                    ​Graças a deus!! Se fosse ter o concurso agora em 2017 eu não teria tempo de seguir me preparando.
                                    ​Mas o que está ocorrendo é a liberação gradual de concursos como receita e cvm. Ao que tudo indica, o bc está na lista dos que serão pedidos em 2017 para prova em 2018. O jeito é se jogar nos cadernos até lá.

Comentário

• v1t4lino
                                      • 30/05/16
                                      • 9

É verdade que aquele reajuste ainda não está vigorando? Um cara no Facebook disse que procurou o salário dos servidores do último concurso e ainda continua com o padrão antigo. Se for verdade, o da Receita Federal foi reajustado bem rápido, até.

Comentário

• toestudando
                                        • 06/03/14
                                        • 64

Originally posted by v1t4lino View Post
                                        É verdade que aquele reajuste ainda não está vigorando? Um cara no Facebook disse que procurou o salário dos servidores do último concurso e ainda continua com o padrão antigo. Se for verdade, o da Receita Federal foi reajustado bem rápido, até.
                                        O reajuste está vigorando sim, porém agora a remuneração da receita descolou bastante devido ao bônus

Comentário

• v1t4lino
                                          • 30/05/16
                                          • 9

Originally posted by toestudando View Post

O reajuste está vigorando sim, porém agora a remuneração da receita descolou bastante devido ao bônus

Bônus bem gordinho, aquele. Passo longe daquele concurso. Programa meio nada a ver comigo, além da concorrência que deverá ser bem tensa depois desses reajustes. Firme no BACEN.

Comentário

• nosborsantos
                                            • 23/10/14
                                            • 2

Alguém começando agora, assim como eu? Estou focando na área 6.

Comentário

• PamAlbinati
                                              • 15/03/17
                                              • 1

Originally posted by nosborsantos View Post
                                              Alguém começando agora, assim como eu? Estou focando na área 6.
                                              Eu! Ainda não decidi qual Área (só sei que 1, 2 e 3 não farei rsrsrs)... estou adorando esse lance de prova só em 2018 (e olhe lá)... estou rastejando ainda nos estudos, tentando entender o ritmo e tudo mais. Vamos que vamos.

Comentário

• Leyes.
                                                • 13/09/16
                                                • 3

Originally posted by PamAlbinati View Post
                                                Eu! Ainda não decidi qual Área (só sei que 1, 2 e 3 não farei rsrsrs)... estou adorando esse lance de prova só em 2018 (e olhe lá)... estou rastejando ainda nos estudos, tentando entender o ritmo e tudo mais. Vamos que vamos.

Bem vindas (os) ao mundo da dificuldade para estudar, rsrsrs. Estamos nessa!

Comentário

• Auditor do Acre
                                                  • 21/07/16
                                                  • 19

Acredito que a Área 5 pode sem bem interessante para a galera da engenharia.

Comentário

• Leyes.
                                                    • 13/09/16
                                                    • 3

Originally posted by Auditor do Acre View Post
                                                    Acredito que a Área 5 pode sem bem interessante para a galera da engenharia.
                                                    to nesse time

Comentário

• celiamf
                                                      • 05/04/17
                                                      • 1

Pessoal, vocês viram essa notícia que o Macetes divulgou: "Às vésperas da abertura de um novo concurso para procurador do Banco Central (BC) – o edital deverá ser divulgado até o próximo dia 19..."
                                                      Se vai abrir de procurador, será que dizer que também vai abrir de analista logo, mesmo sem um novo pedido pro Ministério do Planejamento?

http://www.apbc.org.br/noticias.php?id=469#

Comentário

• Adhara Estrela
                                                        • 07/04/12
                                                        • 400

Originally posted by celiamf View Post
                                                        Pessoal, vocês viram essa notícia que o Macetes divulgou: "Às vésperas da abertura de um novo concurso para procurador do Banco Central (BC) – o edital deverá ser divulgado até o próximo dia 19..."
                                                        Se vai abrir de procurador, será que dizer que também vai abrir de analista logo, mesmo sem um novo pedido pro Ministério do Planejamento?

http://www.apbc.org.br/noticias.php?id=469#

Achei estranho. Alguém poderia explicar?

Comentário

• schemer
                                                          • 03/05/11
                                                          • 159

Originally posted by Adhara Estrela View Post

Achei estranho. Alguém poderia explicar?
                                                          Procurador do BACEN é uma carreira da AGU. Segue normativos da AGU e chuto que entra em pedidos enviados ao MPOG pela AGU.

A Portaria 93 de 2013 que ele citou, por exemplo, foi editada pela AGU.

O BACEN ainda precisa fazer um pedido esse ano se quiser fazer um concurso no próximo ano.

Comentário

• kaiseriver
                                                            • 20/01/15
                                                            • 28

Bom dia, tudo bem com vocês?

Gostaria de montar um grupo no telegram para manter a motivação, trocar experiências sobre cargos de economia, próximo concurso do BACEN, mestrado e provas da ANPEC.

O meu telegram é kaiseriver. Só entrar em contato. Valeu.

Comentário

• Chrisjota
                                                              • 06/03/15
                                                              • 33

Boa tarde, Colegas! Hoje, representantes dos sindicatos dos analistas e tecnicos do Bacen falaram sobre as carreiras do Bacen, por 10 min, na audiencia da MP 765/2016. Segue link https://youtu.be/YFW2kF7C-pE. Assistir a partir do tempo de 22:52 ate 34:20.

Comentário

Working...
                                                              X