Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Roger75
    • 19/04/08
    • 1442

    O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

    Gostaria de saber quais as atividades de um oficial de inteligência da ABIN. Ouvi falar que é o "araponga", mas o que exatamente ele faz?
    Por que ele tem que passar em teste de aptidão física? São 50 m de natação em 1 minuto e 15 segundos e 2000 m de corrida em 12 minutos.
    Achei que quem precisava fazer esse tipo de teste era policial que corre atrás de ladrão. Oficial de inteligência da ABIN trabalha mais em escritório ou fica mais externo?


    Li o edital mas não pude ter um boa idéia do que se trata o que é denominado de "inteligência":

    DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar a produção de conhecimentos de inteligência; as ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; as operações de inteligência; as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação; o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência; além de desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.
  • Cpier
    • 15/06/07
    • 36

    #2
    Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

    Não tenho idéia.
    Nadar 50m em 1'15'' não precisa ser nem um Michael Phelps já os 2km em 12' "tá mais dentro" de um teste.

    Comentário

    • Guest's Avatar
      Visitante

      #3
      Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

      O Oficial da Abin faz tudo o que o Jason Bourne faz e mais um pouco.

      Comentário

      • L Justin
        • 26/07/07
        • 504

        #4
        Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

        kkkkk...

        também vou nessa!!! Um desafio interessante!!!

        Comentário

        • .:: Kawa ::.
          • 27/11/06
          • 253

          #5
          Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

          Postado Originalmente por backyardigans
          O Oficial da Abin faz tudo o que o Jason Bourne faz e mais um pouco.
          Porém um pouco menos que o 007.

          Comentário

          • Guest's Avatar
            Visitante

            #6
            Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

            Acho que esse cargo tá meio mitificado. Na verdade não passa de um analista de informações (antiga denominação). Ou deve ser muito prazeirosa e dinâmica a atividade, ou muito entediante.

            Na prática o oficial de inteligência vai compilar informações alimentadas no SISBIN e produzir conhecimentos sobre elas, inclusive em termos doutrinários (a respeito da atividade em si).

            Acho que espionagem e tal tá meio distante do cargo, deve ser algo mais de escritório mesmo e bastante intelectual (dãa).

            Agora, especulando, acho que teremos grande liberdade no que diz respeito a produção de conhecimento (atualmente, o quadro é enxuto, a agência foi desmilitarizada em 1999 e, portanto, acho que existe muito trabalho a ser feito). Pô tô bastante empolgado, sem contar que o Oficial de inteligência é "O Cara" na ABIN heheheh.

            Comentário

            • Arafat
              • 10/12/07
              • 452

              #7
              Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

              Perguntas Freqüentes
              1. O QUE É A AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA - ABIN?



              É o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência - SISBIN, que tem, a seu cargo, planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar a atividade de Inteligência do País, cumprindo a política e as diretrizes traçadas nos termos da Lei que cria a Agência.



              2. POR QUE A DENOMINAÇÃO "DE INTELIGÊNCIA" E NÃO "DE INFORMAÇÕES"?


              Porque no sentido de produção de conhecimentos voltados para a segurança do Estado e da sociedade, é consagrado o uso do termo "Inteligência".



              3. QUAL A FINALIDADE DA ABIN?


              Assessorar o Presidente da República nas questões de interesse do Estado e da sociedade.



              4. QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DA ABIN?


              A ABIN trabalha em um universo específico, com a competência de:
              I - planejar e executar ações, inclusive sigilosas, relativas à obtenção e análise de dados para a produção de conhecimentos destinados a assessorar o Presidente da República;
              II - planejar e executar a proteção de conhecimentos sensíveis, relativos aos interesses e à segurança do Estado e da sociedade;
              III - avaliar ameaças, internas e externas, à ordem constitucional;
              IV - promover o desenvolvimento de recursos humanos e da doutrina de Inteligência, e realizar estudos e pesquisas para o exercício e o aprimoramento da atividade de Inteligência.



              5. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES DA ABIN?


              Produção de conhecimentos estratégicos sobre ameaças e potencialidades, internas e externas, para o planejamento, a execução e o acompanhamento da ação governamental, com vistas à defesa do Estado e da sociedade; e proteção de assuntos sigilosos relativos aos interesses do Estado e da sociedade.



              6. COMO ESTÁ ESTRUTURADA A ABIN NO BRASIL?


              A estrutura da Agência é composta de uma sede, localizada em Brasília/DF, e de 27 Superintendências Estaduais.



              7. O QUE JUSTIFICA, HOJE, A EXISTÊNCIA DE UMA AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA NO BRASIL?


              A inspiração para o exercício da atividade de Inteligência advém, em âmbito externo, das necessidades de os governos conhecerem os obstáculos de natureza velada ou dissimulada interpostos por outros centros de decisão à consecução de seus objetivos. Além disso, para a adoção de contramedidas que neutralizem esses efeitos, o Governo necessita dispor de mecanismos capazes de identificar as vulnerabilidades e as potencialidades internas. Em ambos os casos, uma agência de Inteligência atua de forma complementar às demais estruturas de governo, como mais um instrumento para a preservação da soberania do País.



              8. A ABIN ACOMPANHA A VIDA DE PESSOAS?


              A Abin acompanha fatos ou situações que possam caracterizar-se como ameaças aos interesses nacionais. O alvo de interesse da Abin, portanto, não são as pessoas, mas os fatos.



              9. A ABIN TEM ATUAÇÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA?


              Não. A ABIN é um instrumento do Estado brasileiro, à disposição dos sucessivos governos, independentemente de suas ideologias político-partidárias.



              10. A ABIN PODE PRENDER PESSOAS?


              Não. A ABIN não tem atribuições de polícia. Deter, prender, custodiar ou interrogar são atos incompatíveis com a atividade de Inteligência.



              11. A AGÊNCIA FAZ ESCUTA TELEFÔNICA?


              Não. A Lei 9.296, de 24 de julho de 1996, que regulamenta o dispositivo constitucional, art. 5º, inciso XII, estabelece os órgãos competentes para executar, com autorização judicial, a interceptação telefônica. A ABIN não se enquadra nessa determinação legal.



              12. A ABIN MANTÉM INTERCÂMBIO COM AGÊNCIAS DE INTELIGÊNCIA ESTRANGEIRAS?


              Caso haja convergência dos interesses nacionais com os de outros países e o Presidente da República julgue conveniente para a consecução dos objetivos nacionais, a Abin pode estabelecer intercâmbio de conhecimentos.



              13. A AGÊNCIA ATUA EM COLABORAÇÃO COM OUTROS ÓRGÃOS?


              Sim. A Abin, como órgão central do Sisbin, atua em colaboração com os órgãos que o compõem, que são entidades federais, e, mediante convênios, com entidades estaduais, municipais e privadas que produzam conhecimentos relacionados com a missão da Agência. Por ser o órgão central do Sistema, não se deve entender que a Agência tenha ascendência hierárquica. A Abin coordena a produção de conhecimentos para atender às necessidades do Presidente da República, por intermédio do cumprimento do Plano Nacional de Inteligência - PNI, fixado pela Agência com base na Política Nacional de Inteligência, elaborada pela Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Conselho do Governo.



              14. A QUE TIPOS DE CONTROLE A ABIN ESTÁ SUJEITA?


              Controle externo, sobre atos decorrentes da execução da Política Nacional de Inteligência, a ser exercido por Comissão constituída por membros do Congresso, e sobre a gestão de recursos orçamentários, pelo Tribunal de Contas da União; e Controle interno, no âmbito do Poder Executivo, pela supervisão da execução da Política Nacional de Inteligência, a ser exercida pela Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e da gestão dos mesmos recursos, pela Secretaria de Controle Interno da Presidência da República.



              15. QUAL O TRABALHO DE UM PROFISSIONAL DE INTELIGÊNCIA?


              As tarefas de um profissional de Inteligência podem ser sintetizadas em observar e interpretar fatos e situações das realidades nacional e internacional, visando à produção de conhecimentos de interesse do Estado e da sociedade; identificar, organizar e utilizar fontes variadas de dados; e executar os procedimentos de segurança necessários à salvaguarda dos conhecimentos e dados produzidos e custodiados, bem como das tarefas decorrentes.



              16. COMO SÃO FORMADOS OS PROFISSIONAIS DE INTELIGÊNCIA?


              Os profissionais da área de Inteligência são formados na Escola de Inteligência da Abin, sediada em Brasília, DF. De seus cursos constam assuntos como Fundamentos da Atividade de Inteligência, Produção de Conhecimentos, Contra-Inteligência, Ciência Política, Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Comunicação, Sociologia, Administração, Informática, Idiomas, Protocolo e Etiqueta.



              17. COMO INGRESSAR NA ABIN?


              Por intermédio de concurso público e, excepcionalmente, por redistribuição ou requisição de servidores de outros órgãos da administração pública.



              18. É NECESSÁRIO CONHECIMENTO DE ALGUM IDIOMA ESTRANGEIRO PARA INGRESSAR NA ABIN?


              Sim. O candidato deve possuir conhecimentos preferencialmente avançados de, pelo menos, um idioma estrangeiro.



              19. EXISTEM MULHERES NO QUADRO DE SERVIDORES DA AGÊNCIA?


              Sim. O quadro de servidores da ABIN inclui mulheres, que desempenham diversas funções, em sua maioria, como servidoras da carreira de Inteligência.



              20. O QUE É ESPIONAGEM?


              Espionagem é o crime que se caracteriza pela obtenção de dados de forma ilegal.



              21. O BRASIL É ALVO DE AÇÕES DE ESPIONAGEM?


              Todos os países são alvos, em potencial, de ações de espionagem.



              22. O QUE É O PROGRAMA NACIONAL DE PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO - PNPC?


              O PNPC é um Programa idealizado pela Abin que visa à proteção do conhecimento sensível, ou seja, daquele cuja preservação permitirá ao Estado brasileiro melhor inserção no contexto global, revertendo os resultados, conseqüentemente, em favor da sociedade brasileira. O Programa pretende formar uma cultura que privilegie proteger esse tipo de conhecimento, a fim de que não se comprometam as vantagens comparativas do País nos diversos campos do conhecimento, notadamente os de cunho estratégico.



              23. A QUEM SE DESTINA O PNPC?


              A pessoas ou organizações que detenham, lidem ou tenham sob sua custódia, conhecimentos sensíveis, tanto do setor privado, quanto do governamental.



              24. O QUE PODE FAZER UM CIDADÃO QUE QUEIRA SABER SE EXISTEM INFORMAÇÕES A SEU RESPEITO NO BANCO DE DADOS DA ABIN?


              O interessado deve enviar requerimento assinado para o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência solicitando, assim, a consulta e emissão de certidão em seu nome. Cumpre informar que, além do requerimento, o senhor deve enviar uma cópia da sua carteira de identidade (RG) e do seu CPF para o seguinte endereço:
              AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA
              SPO Área 05, Quadra 01, Bloco A
              Asa Sul
              CEP:70610-905

              Para solicitação de certidão dos arquivos do SNI, da CSN e da CGI, ver as instruções a seguir:
              Em cumprimento ao Decreto nº 5.584, de 18 de novembro de 2005 (que "dispõe sobre o recolhimento ao Arquivo Nacional dos documentos arquivísticos públicos produzidos e recebidos pelos extintos Conselho de Segurança Nacional - CSN, Comissão Geral de Investigações - CGI e Serviço Nacional de Informações - SNI, que estejam sob a custódia da Agência Brasileira de Inteligência - Abin"), em 21 de dezembro foram transferidos para o Arquivo Nacional os citados acervos, bem como os requerimentos de dados pessoais ainda não processados por esta Agência. Desta forma os requerimentos de dados pessoais referentes aos acervos dos CSN, da CGI e do SNI deverão ser atendidos pelo novo depositário. Os contatos para dirimir dúvidas e maiores esclarecimentos poderão ser efetuados por telefone ou no seguinte endereço:
              Coordenação-Geral do Arquivo Nacional no Distrito Federal
              SIG Q. 2 lote 800. Edifício-sede da Imprensa Nacional.
              Brasília-DF. CEP 70610-460
              Telefones: (61) 3226 9026 e (61) 3321 1008
              http://www.arquivonacional.gov.br/



              25. POR QUE O ÓRGÃO DE INTELIGÊNCIA TEM DE SER SECRETO?


              Um órgão de Inteligência não tem de ser secreto. As agências de Inteligência foram criadas ou reestruturadas, em sua maioria, por lei, portanto, sua existência é de domínio público. Parte das atividades desenvolvidas por essas organizações é que recebe graus de sigilo, inclusive o grau secreto.

              Comentário

              • DEFLEPP
                • 05/02/08
                • 710

                #8
                Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                TA DITO ENTÃO!!!CARA VC É PERNAMBUCANO?É DA ABIN?DIZ AI,VAI TER VAGA NO NORDESTE??A ABIN TEM OFICIAL INFILTRADO?

                Comentário

                • franteix
                  • 08/12/06
                  • 43

                  #9
                  Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                  Gostaria de saber pq entao tem teste fisico, seria um cargo parecido com Policia Federal, pois la tem testes fisicos.


                  Valeu quem souber,
                  franteix

                  Comentário

                  • Guest's Avatar
                    Visitante

                    #10
                    Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                    Vamo nessa tb!!

                    Comentário

                    • Betty
                      • 18/02/08
                      • 35

                      #11
                      Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                      Oi pessoal, vou tentar ajudar um pouquinho vocês, no que for possível. Já que também passei por isso. Sou analista de informações, ou, mais "modernamente" denominada oficial de inteligência. Rs
                      Passei no concurso de 2004 e nesta fase de pré-concurso quebrei a cabeça pq ninguém falava ao certo como era o CFI, como era o trabalho...
                      Além disso, o edital da Abin de 2004 saiu em meio a vários outros e, como a remuneração era a mais baixa, teve um alto índice de desistência. Eu que não era concurseira, não estava por dentro e quando vi aqueles índices fiquei desesperada achando que o curso era o fim do mundo.

                      Aos que estiverem preocupados com isso, tranqüilizem-se, acredito que deva ocorrer pequenas mudanças entre o CFI de vcs e o nosso, mas nada muito significativo, a essência é a mesma. Então, o curso é bem tranqüilo, há que se fazer provas e trabalhos, mas a escola fornece tempo suficiente para a preparação dos trabalhos e as provas não são difíceis baseadas em matéria dada em sala de aula.

                      Aos candidatos a Jack Bauer, não se animem muito. Existe sim chances de que os aprovados trabalhem na área operacional, mas a maioria realiza trabalho de análise (recebe informações, analisa se são ou não importantes, encaminham as pertinentes), ou seja, trabalho intelectual.

                      Há superintendências da Abin em todos os estados, ou seja, em tese, os candidatos podem ser enviados a qq um. Nesse ponto, o concurso de vcs ficou parecido com o ocorrido em 2000. Assim, o candidato deve se dedicar mais durante o CFI e a ordem de classificação é que indicará para que local o servidor irá (mas, pelo que entendi do edital, a lista de vagas será divulgada qndo da convocação da primeira turma).

                      Espero ter ajudado! Fiquem à vontade pra perguntar, prometo informar o que for possível e o que não puder ser dito eu aviso a vcs. Ok?

                      No mais, boa sorte a todos!

                      Comentário

                      • Florbella
                        • 09/06/08
                        • 245

                        #12
                        Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                        Betty,

                        Primeiramente quero agradecer as tuas informações.
                        Com certeza são muito importante pra nós.

                        Aproveitando a tua boa vontade, quero compartilhar uma preocupação minha.
                        Na instrução normativa que trata da avaliação médica, na parte oftalmológica, há os seguintes itens:

                        a) acuidade visual a 6 (seis) metros;
                        b) acuidade visual, com correção até 20/40.

                        Tenho miopia e fico preocupada se isso seria um fator eliminador do concurso.
                        Vc sabe alguma coisa a respeito?

                        Comentário

                        • Queiroz
                          • 06/02/07
                          • 426

                          #13
                          Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                          Betty,

                          Muito obrigado pelas informações. Abusando da sua boa vontade:

                          1 - Como é a questão dos horários. Há flexibilidade ou é das 08:00 às 18:00?
                          2 - Será que há grandes diferenças do trabalho realizado em BSB para outras capitais?
                          3 - O orgão está bem estruturado? Dá pra desenvolver um trabalho bacana ou não tem dinheiro nem pra comprar cadeira e mesa pra todo mundo?
                          (Pergundo pois trabalha em uma Autarquia que era um Deus nos acuda...hehehe)

                          Abraços e muito obrigado!!

                          Comentário

                          • Guest's Avatar
                            Visitante

                            #14
                            Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                            Betty,
                            Mais uma coisinha .... Como que ta a expectativa quanto a equiparação com a PF defendida pelo sindicato de vcs??
                            Att

                            Comentário

                            • paulofbraga
                              • 10/12/06
                              • 88

                              #15
                              Re: O que faz um oficial de inteligência da ABIN?

                              Betty,

                              Tudo jóia?

                              Gostaria de saber qual a diferença prática entre os cargos de Oficial de Intelgiência e Oficial Técnico de Inteligência. Eles exercem as mesmas funções dentro da Abin?

                              Outra coisa que tenho dúvida é se o Oficial da Abin tem algumas restrições no dia-a-dia, para manter o sigilo quanto a função exercida...

                              Sempre almejei trabalhar na ABIN!

                              Comentário


                              Aguarde...
                              X