Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Exame de Suficiência - Contabilidade

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtro
  • Tempo
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • bizunga
    • 05/06/10
    • 34

Exame de Suficiência - Contabilidade

Amigos contabilistas, já esta disponível o edital para a prova do exame de suficiência (requisito obrigatório para o registro no CRC) no site do CFC (www.cfc.org.br). A prova esta marcada para dia 27/03/2011.

Você que esta estudando para concursos da área contábil e ainda não tem o CRC, não pode perder está chance, porque depois não vai ter como assumir o cargo almejado.

Estudem porque a prova não deve ser fácil. Uma boa opção de estudo é o curso especifico que esta sendo oferecido pelo Canal dos Concursos.

http://www.canaldosconcursos.com.br/..._categoria=148
  • sulminêro
    • 06/01/10
    • 119

Re: Exame de Suficiência - Contabilidade

infelizmente só poderá fazer quem já se formou. Já que só vão fazer 2x por ano deveriam liberar para quem está cursando também porque o tempo entre os 2 exames anuais será grande.

Comentário

• bizunga
      • 05/06/10
      • 34

Infelizmente o CFC decidiu por este caminho. Mas acho interessante começar logo a preparação. Já pensou, passar num concurso como Contador do BNDES e não poder assumir por falta do registro no CRC.

A outra prova deve acontecer no início do 2º semestre.

Comentário

• sulminêro
        • 06/01/10
        • 119

Pra área fiscal, ou para concursos que pedem qualquer curso de nível superior, será necessário fazer o exame de suficiência?

Comentário

• girlfriend
          • 30/09/08
          • 6

Sulminêro
          Não só para os concursos da área fiscal, pelo que eu vi até hoje, os que pedem curso superior em qualquer área necessitam de registro no órgão de classe competente.

Comentário

• sulminêro
            • 06/01/10
            • 119

Será? Se um dentista for exercer um cargo de nível superior qualquer, terá que ter o registo no conselho regional de odontologia? Isso não faz sentido.

Comentário

• girlfriend
              • 30/09/08
              • 6

Sulminêro
              Desculpe-me, acho que não me expressei direito, é necessário ter o registro somente para os cargos específicos, por exemplo no concurso da polícia federal, cargo de perito na área de economia, contábeis, psicologia, etc.. Agora para agente de polícia, escrivão exigem curso de nível superior em qualquer área, assim como os analistas administrativos do TRT, TRF, TRE.

Comentário

• sulminêro
                • 06/01/10
                • 119

é isso aí garotaamiga. Terá que fazer o exame de suficiência quem quiser prestar os concursos para contador, somente.

para os concursos que pedem nível superior em qualquer área o exame não é necessário, pois é uma exigência do Conselho Federal de Contabilidade. O exame é uma forma de certificar que o profissional que entra no mercado tem boa formação. Se esse futuro servidor público não irá atuar como contador, não há porquê o CFC ter que avaliá-lo, tampouco a necessidade de se inscrever no seu respectivo conselho regional de contabilidade.

Comentário

• bizunga
                  • 05/06/10
                  • 34

Amigos

Eu acho imprescindível uma pessoa formada em ciências contábeis tirar o CRC, mesmo que não venha a desempenhar uma função exclusiva de contabilista como contador, perito contábil, auditor contábil e técnico em contabilidade.

Muitas vezes voce deixa de assumir, por exemplo, um cargo em comissão no serviço público devido ao fato de não ter CRC.

Voce pode por exemplo fazer concurso para um cargo administrativo e depois assumir um cargo em comissão exclusivo de contabilista.

Outro ponto importante é que hoje em dia, é muito mais fácil passar num concurso para contabilista do que em concurso genérico.

Quem fez Ciências Contábeis tem que acreditar na força da profissão que tem uma forte reserva de mercado, seja no serviço público ou privado.

Comentário

• rapadura_man
                    • 16/02/10
                    • 1954

o problema é vc achar um cargo de contador q pague ao menos 10 pratas...é muito dificil...acho q só o perito da pf paga bem assim e os economistas tb podem fazer...esse ano teve varios para contador mas na base de 3000 maximo...acho q o inmetro era 7000,melhorzinho....percebo q a concorrencia vem aumentando para contabeis,tvz muitos ja estejam pensando em concurso e não trabalhar na iniciativa privada...com esse exame tvz diminua a concorrencia pra iniciativa privada ,pois quem ta estudando pra concurso vai passar facil nesse exame.

Comentário

• misinfim
                      • 08/12/10
                      • 86

Concordo que devemos acreditar na profissão que escolhemos. A proposta de se ter um exame é muito boa, porém de que adianta ter exame se os profissionais não se valorizam? Pra muitos não "compensa" tirar o registro por que mesmo trabalhando em escritório, exercem função que qualquer um (que não seja bacharel) pode fazer desde que aprenda a fazer.
                      O que eu fico chateado é da forma que está sendo "jogado" esse exame.
                      Eu passei em um concurso pra contador,terminei a faculdade no final do ano passado, pedi colação antecipada que foi indeferida pelo departamento que estudo (onde está a valorização de nosso curso? Outros casos de bacharéis em Direito o departamento do respectivo curso deferiu o pedido) para que tirasse o registro no final de outubro, quando não era necessário o exame. Esforcei-me bastante para estudar e passar em um concurso antes mesmo de ter terminado a faculdade e de apoio recebo este "não".
                      Agora começaram a nomear no concurso que passei. Liguei no CFC em Brasília, no CRC do meu estado e me disseram que não podem fazer nada, que eu tenho é que tentar "negociar" com a instituição que fez o concurso pra ver o que eles podem fazer... legal né?
                      Estou achando errado essa prova em março e outra em setembro (foi o que me informaram no CFC). Quem se forma em dezembro só tem a chance de tirar o registro em março.
                      Antes que falem "você sabia que teria que fazer o exame quando fez o concurso" (como a "simpática" moça que me atendeu no crc) eu digo que quando me inscrevi apenas sabia que teria o exame mas não havia ainda a data definida para a realização.
                      Desculpem-me o desabafo. Eu sempre defendo a nossa profissão perante os colegas de outras profissões e de colegas nossos que desmerecem a carreira que escolheram.
                      Mas com situações que tenho vivido durante o meu curso e agora que termino, confesso que é desanimador.
                      Abraço a todos e força que o que é nosso tá reservado, basta ter fé e lutar pra fazer acontecer.

Comentário

• bizunga
                        • 05/06/10
                        • 34

Caramba, pelo que voce relatou é certo de conseguir um mandado de segurança e assumir o cargo. Procura um bom advogado e entra na justiça.
                        O seu caso é parecido com aqueles que já terminaram o curso mas ainda não tem o diploma. Nestes casos o Judiciário vem dando ganho de causa e obrigando o orgão a dar posse mesmo não tendo o diploma.

Acho que no site pciconcursos tem um advogado especializado.

Comentário

• darleibut
                          • 22/01/10
                          • 39

Estou na mesma situação do amigo...eu diria idêntica...se fosse pensar em mandado de segurança eu o faria contra o CFC, pois a a questão do registro está em edital e deverá ser comprovado na posse...alguém sabe de algum caso recente ou parecido com o nosso?

Comentário

• José Ricardo
                            • 04/10/07
                            • 40

Postado Originalmente por girlfriend Ver Post
                            Sulminêro
                            Desculpe-me, acho que não me expressei direito, é necessário ter o registro somente para os cargos específicos, por exemplo no concurso da polícia federal, cargo de perito na área de economia, contábeis, psicologia, etc.. Agora para agente de polícia, escrivão exigem curso de nível superior em qualquer área, assim como os analistas administrativos do TRT, TRF, TRE.
                            Verifiquei o último edital de perito contábil da PF e não constava a exigência da inscrição.

Comentário

• bizunga
                              • 05/06/10
                              • 34

Postado Originalmente por José Ricardo Ver Post
                              Verifiquei o último edital de perito contábil da PF e não constava a exigência da inscrição.
                              Prezados

O exercício da profissão (perito, contador, tecnico em contabilidade, auditor contábil) só poderá ser realizada por contabilistas. Para ser contabilista não basta fazer Bacharelado em Ciências Contabeis. Tem que tirar o registro no CRC. Voce não pode assinar nenhum laudo pericial, de auditoria ou uma demonstração contábil sem o registro. O edital não precisa mencionar, já que é uma exigência do orgão fiscalizador da profissão.

Se voce tiver que tomar posse antes do resultado do primeiro exame de suficiência após a sua coloação de grau, com certeza é só entrar com uma ação no Judiciário que voce ganha com certeza.

Agora se voce colou grau e não fez o exame de suficiência na data oportuna, ai meu amigo, dificilmente haverá decisão favorável.

Comentário

Working...
                              X