Announcement

Collapse
No announcement yet.

Questões 02, 04, 09 e 10 de Português - Recursos PRONTOS

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • noshadows
    • 25/11/11
    • 91

    Questões 02, 04, 09 e 10 de Português - Recursos PRONTOS

    Pessoal, seguem abaixo meus recursos de algumas questões de português. Como nao é o meu forte, qm tiver sugestões, envie-as! Vamos nos unir!!

    Questão 02 – DIREITO
    Prezados examinadores, consta do gabarito preliminar que a alternativa correta seria a de letra “B”. Entretanto, com a devida vênia, há de se considerar correta a alternativa “D”, uma vez que a mudança de posição do adjetivo “dedicados” altera o significado da frase, se antecipado.
    “Os dedicados operários dessa fábrica” levaria ao entendimento de que todos os operários são dedicados. Por sua vez, “os operários dedicados dessa fábrica” leva a um significado mais restrito, de maneira que não seriam todos os operários pessoas dedicadas, mas apenas uma parcela desses.

    Questão 04 – Prova DIREITO
    Prezados examinadores, consta do gabarito preliminar como correta a alternativa A. Ocorre, porém, que o gabarito merece reforma, pelas razões que se seguem:
    Solicita o enunciado que o concursando assinale a alternativa que traga características presentes em um texto argumentativo. Nesse sentido, a alternativa A aponta características próprias de um texto injuntivo, o qual visa a induzir o interlocutor a proceder desta ou daquela forma. Como exemplo, cita-se a receita de bolo.
    Já a alternativa B traz as características pedidas pelo enunciado, ou seja, aquelas de um texto argumentativo, que mostrando fatos para embasar uma argumentação, tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto.
    Por essas razões, com a devida vênia, o gabarito correto seria a alternativa B.

    Questão 09 – Prova DIREITO
    Prezados examinadores, consta do gabarito preliminar como correta a alternativa B. Ocorre, porém, que o gabarito merece reforma, pelas razões que se seguem:
    Pede o enunciado a alternativa da qual se depreenda em que se centra o humor da narrativa. Ocorre que o humor da narrativa não está “na crítica à existência de cidadãos cultos e letrados, incapazes de entender a fala popular do homem comum, seu compatriota”, como afirma a alternativa B. Em nenhum trecho se depreende que Ruy Barbosa não estaria apto a compreender a fala popular do homem comum. Pelo contrário, o homem comum que não seria capaz de compreendê-lo.
    Nesse sentido, o humor da narrativa está centrado “na marcante diferença entre as falas dos personagens, cada uma delas típica de um uso linguístico de determinada natureza social” (alternativa C). Extrai-se essa conclusão, principalmente, dos últimos dois parágrafos, em que o jurista se vale de uma fala por demais rebuscada, e o homem comum de fala informal, diametralmente oposta ao português do eminente jurista.
    Assim sendo, com o devido acatamento, correta seria a alternativa C.

    Questão 10 – Prova DIREITO

    Prezados examinadores, consta do gabarito preliminar a alternativa A. Ocorre, porém, que há de ser considerada também a correção da alternativa B, uma vez que é possível extrair, do trecho citado, a conclusão de que ela intenta aprovar a possibilidade de reeleição indefinida, uma vez que o trecho fala em “avançar com projetos [...]”. Avançar, segundo o Dicionário Aurélio Online (http://www.dicionariodoaurelio.com/Avancar.html) tem, como um de seus significados, o de “prosseguir”. “Prosseguir” (http://www.dicionariodoaurelio.com/Prosseguir.html), segundo o mesmo dicionário, é “continuar”, “levar adiante”. Só se “continua” algo já iniciado. Daí a possibilidade de se extrair a ideia de que ela pretende aprovar a possibilidade de reeleição indefinida, embora essa atitude contrarie o que foi dito durante a sua campanha eleitoral.
    Por essas razões, em havendo mais de uma interpretação possível, solicita-se a anulação da questão, ou, ao menos, a alteração do gabarito para a alternativa B, uma vez que está correta.
  • beatrizlafere
    • 22/07/12
    • 7

    #2
    Re: Questões 02, 04, 09 e 10 de Português - Recursos PRONTOS

    Muito obrigada por divulgar!!! Também entrei com os recursos!!!

    Comentário

    • ConcurseiroFit
      • 01/08/12
      • 75

      #3
      Re: Questões 02, 04, 09 e 10 de Português - Recursos PRONTOS

      BOA!! Foram justamente os meus erros na prova.
      Acho que a 02, a 04 e a 09 vão ser alteradas com certeza, mas a 10 acho que a banca pode bater o pé.
      Já enviei os meus recursos. Alguns professores no EVP e no Estratégia também comentaram as questões acima e posicionaram-se a favor das alterações.

      Comentário

      • Nedvedrick
        • 27/07/12
        • 23

        #4
        Re: Questões 02, 04, 09 e 10 de Português - Recursos PRONTOS

        Mesmo as respostas do gabarito estando claramente erradas, quem não entrar com recurso será avaliado considerando os erros do mesmo?

        Comentário

        • mmorici
          • 05/05/12
          • 91

          #5
          Re: Questões 02, 04, 09 e 10 de Português - Recursos PRONTOS

          O recurso, quando acatado, muda o gabarito de correção pra todo mundo. Mas quanto mais gente entrar a respeito da mesma questão, mais demonstra o erro para a banca.

          Comentário


          Working...
          X