Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Analista INSS - Noções de Administração

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Da_Dinamarca
    • 18/02/07
    • 424

Analista INSS - Noções de Administração

Fala galera, blz?
    Que acharam dessa disciplina? Verificaram possíveis alterações do gabarito ou anulações?
    Vamos comentar aqui.
    Abraços
  • Glauco89
    • 07/10/12
    • 6

Re: Analista INSS - Noções de Administração

Eu me surpreendi.Achei que ia ter muitos cálculos.
    Bem,eu estou no ultimo semestre de ADM e achei que foi tranquilo.Tudo que eu já vi na faculdade até agora caiu.
    Vamos ver!

Comentário

• LeoPRF2006
      • 28/04/09
      • 9

O que voces acharam da questão 24?

Estou preparando um recurso...

Questão 24

Proporcionar ao trabalhador mais oportunidades de vivenciar a responsabilidade pessoal e um trabalho significativo, e também para que ele obtenha mais informações sobre os resultados de seus esforços de trabalho exige uma série de ações como: combinar tarefas, formar unidades naturais de trabalho, estabelecer relações com os clientes, imprimir carga vertical, abrir canais de feedback.

A denominação que se dá na área de Recursos Humanos a essa iniciativa por parte das organizações é

A) Efeito Halo.
      B) Clima Organizacional.
      C) Enriquecimento do trabalho (job enrichment).
      D) Pirâmide de Maslow.
      E) Teoria dos Dois Fatores.

ARGUMENTAÇÃO:

O assunto em questão trata-se do Modelo de Hackman e Oldham

Conforme podemos observar na obra “ Desenvolvimentos de Habilidades Gerenciais” Autores: Por Timothy T. Baldwin,William H. Bommer,Robert S. Rubin , Editora Elsevier , CAPITULO 4, pág. 131, na TABELA 4.6

Endereço Eletrônico: “http://books.google.com.br/books?id=...f=false”

books.google.com.br/books?isbn=8535221239

Vemos que são Técnicas de Enriquecimento do Trabalho:

Combinar Tarefas
      Formar unidades naturais de Trabalho
      Estabelecer relacionamentos com clientes
      Cargas de Trabalho verticais
      Abrir canais de retorno

Outras referências:

http://www.geteq.ufsc.br/controle/up...09n.pdf” (página 56)

Além disso o gabarito preliminar trata da “TEORIA DOS DOIS FATORES”, que conforme o endereço eletrônico “http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_...erzberg” significa:

Na administração e na psicologia, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.1
      Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:2
      "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
      "Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
      Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.

Desta forma, o gabarito definitivo da questão deve ser “LETRA C”, Enriquecimento do Trabalho (job enrichment) ou a questão deve ser no mínimo anulada

Comentário

• Julianabq
        • 17/06/11
        • 47

Já pedi ajuda a vários professores de administração, vamos ver se algum responde...

Comentário

• Da_Dinamarca
          • 18/02/07
          • 424

Postado Originalmente por LeoPRF2006 Ver Post
          O que voces acharam da questão 24?

Estou preparando um recurso...

Questão 24

Proporcionar ao trabalhador mais oportunidades de vivenciar a responsabilidade pessoal e um trabalho significativo, e também para que ele obtenha mais informações sobre os resultados de seus esforços de trabalho exige uma série de ações como: combinar tarefas, formar unidades naturais de trabalho, estabelecer relações com os clientes, imprimir carga vertical, abrir canais de feedback.

A denominação que se dá na área de Recursos Humanos a essa iniciativa por parte das organizações é

A) Efeito Halo.
          B) Clima Organizacional.
          C) Enriquecimento do trabalho (job enrichment).
          D) Pirâmide de Maslow.
          E) Teoria dos Dois Fatores.

ARGUMENTAÇÃO:

O assunto em questão trata-se do Modelo de Hackman e Oldham

Conforme podemos observar na obra “ Desenvolvimentos de Habilidades Gerenciais” Autores: Por Timothy T. Baldwin,William H. Bommer,Robert S. Rubin , Editora Elsevier , CAPITULO 4, pág. 131, na TABELA 4.6

Endereço Eletrônico: “http://books.google.com.br/books?id=...balho&f=false”

books.google.com.br/books?isbn=8535221239

Vemos que são Técnicas de Enriquecimento do Trabalho:

Combinar Tarefas
          Formar unidades naturais de Trabalho
          Estabelecer relacionamentos com clientes
          Cargas de Trabalho verticais
          Abrir canais de retorno

Outras referências:

http://www.geteq.ufsc.br/controle/up...os/cap09n.pdf” (página 56)

Além disso o gabarito preliminar trata da “TEORIA DOS DOIS FATORES”, que conforme o endereço eletrônico “http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_...s_de_Herzberg” significa:

Na administração e na psicologia, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.1
          Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:2
          "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
          "Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
          Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.

Desta forma, o gabarito definitivo da questão deve ser “LETRA C”, Enriquecimento do Trabalho (job enrichment) ou a questão deve ser no mínimo anulada
          Amigo, acho que você deva "enxugar" um pouco seu recurso, tente ser o mais sucinto possível, dizendo o que realmente interessa. Só cite a referência bibliográfica, sem colocar endereço de internet.
          É muito importante sem cordial com o examinador, demonstrando que pode ter ocorrido um erro, como pode ocorrer em certames desse tamanho.
          Eu gostei muito dos modelos expostos aqui: http://atepassar.com/respostas/pergu...um-bom-recurso

Vou entrar com recurso nessa também.

Comentário

• LeoPRF2006
            • 28/04/09
            • 9

Mais fontes para Recursos:

1 - Pós prova dos professores do Gran Cursos e o professor de administração dá como certa a alternativa C na questao 24
            "http://www.youtube.com/watch?v=g_TRhJPv-BQ"

2 - mensagem recebida:

Pessoal, fiz um recurso da questão 24 de administração pública. Entendo realmente que o gabarito está errado.
            Quando fui postar o meu recurso, coloquei algumas palavras em letras maiúsculas. Estou com muito medo que não o aceitem, porque o site diz que não pode haver qualquer formatação.
            Peço então que alguém poste o meu recurso com letras simples, para que consigamos anular essa questão e salvar muitas pessoas, como eu, que quero muito uma chance de concorrer.
            Obrigada

RECURSO

Na questão 24 o examinador explica que o trabalhador tem mais oportunidades de adquirir responsabilidades, exercer um trabalho significativo e obter informações sobre os resultados de seus esforços quando pode

1) combinar tarefas, 2) formar unidades naturais de trabalho, 3) estabelecer relações com os clientes, 4) imprimir carga vertical e, 5) receber feedback.

Essa iniciativa das empresas não é conhecida como teoria dos dois fatores de herzberg, a qual se baseia somente em dois fatores que afetam o trabalhador:

• "fatores motivadores" (intrínsecos ao indivíduo): a satisfação no cargo depende de seu conteúdo, de atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
            • "fatores higiênicos" (extrínsecos ao indivíduo): evitam a insatisfação no cargo e estão atrelados ao ambiente, ao salário, à supervisão, aos colegas, ao contexto geral do cargo e enriquecimento do cargo.
            ("http://pt.wikipedia.org/wiki/teoria_dos_dois_fatores_de_herzberg")

Dentre os fatores higiênicos mencionados por herzberg, há o enriquecimento do cargo (job enrichment) que ocorreria com:

1) níveis mais elevados de desafio no trabalho, 2) a existência de oportunidades de crescimento, 3) a previsão de responsabilidade e 4) feedback (ver site abaixo).
            (http://www.fef.unicamp.br/fef/qvaf/l...iente_cap6.pdf)

De fato, os fatores que geram o enriquecimento do cargo foram mencionados na questão 24 da prova, porém a referida questão foi além, porque também descreveu as formas como o trabalhador pode adquirir responsabilidades e resultados. ou seja, mencionou ainda fatores específicos, a exemplo de combinar tarefas, formar unidades naturais de trabalho, estabelecer relações com clientes, dentre outros.

Esses fatores específicos não foram propostos por herzberg, mas sim por hackman & oldham que criaram cinco dimensões, chamadas de conceitos implementadores de enriquecimento de cargos. os cinco conceitos de hackman & oldham são os seguintes:

1) tarefas combinadas, 2) formação de unidades naturais de trabalho, 3) estabelecimento de relações diretas com o cliente, 4) carga vertical, 5) abertura de canais de retroalimentação (feedback). (ver o link da dissertação abaixo)
            ("http://www.eps.ufsc.br/disserta98/simone/cap2.html")

Todos esses conceitos foram mencionados na questão 24. daí por que a resposta não pode ser teoria dos dois fatores de herzberg.
            diante do exposto, requeiro a anulação da questão 24

Comentário

• LeoPRF2006
              • 28/04/09
              • 9

Postado Originalmente por Da_Dinamarca Ver Post
              Amigo, acho que você deva "enxugar" um pouco seu recurso, tente ser o mais sucinto possível, dizendo o que realmente interessa. Só cite a referência bibliográfica, sem colocar endereço de internet.
              É muito importante sem cordial com o examinador, demonstrando que pode ter ocorrido um erro, como pode ocorrer em certames desse tamanho.
              Eu gostei muito dos modelos expostos aqui: http://atepassar.com/respostas/pergu...um-bom-recurso

Vou entrar com recurso nessa também.
              Obrigado,

Vou seguir seus conselhos e pegar essas dicas e modelos. Valeu

Comentário

Aguarde...
              X