Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

INDICAÇÃO DE LIVROS DE PROCESSO PENAL E PENAL - PROF. BIVAR

Page Title Module
Mover Remover Collapse
This topic is closed.
X
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Luiz Bivar Jr
    • 04/06/07
    • 63

INDICAÇÃO DE LIVROS DE PROCESSO PENAL E PENAL - PROF. BIVAR

Senhores,

Indico alguns livros (de Penal e Processo Penal) que julgo interessantes, fazendo alguns comentários:

DIREITO PROCESSUAL PENAL

NÍVEL BÁSICO:

A) DIREITO PROCESSUAL PENAL. LUIZ CARLOS BIVAR CORREA JUNIOR. COLEÇÃO RESUMOS ESQUEMÁTICOS DE DIREITO. ED. VESTCON. 2ª ED.: livro de minha autoria. Trata-se de um resumo um pouco mais completo que esses disponíveis no mercado (sinopse, ed. atlas, etc), abordando todos os temas do processo penal. Tive o cuidado de colocar a jurisprudencia mais atualizada e que vem sendo combrada pelas bancas de concurso, além de alguns exercícios de provas passadas para melhor fixação do conteúdo estudado. É um livro para contato inicial da matéria, mas que pode ser usado para provas de primeira fase de concursos como magistratura e MP, inclusive. Claro que concursos que possuem prova subjetiva exigem consultas a livros mais aprofundados.

NÍVEL INICIAL

A) FERNANDO CAPEZ. ED. SARAIVA: é um livro muito bom, também para um estudo inicial, pois aborda todos os pontos do processo penal com linguagem simples e jurisprudencia atualizada. É muito cobrado pelas bancas atuais de concurso, especialmente o Cespe, que vem elaborando as provas da Polícia Federal. Sua desvantagem é ser um pouco superficial em alguns pontos da matéria. Para o concurso de Delegado seria uma boa como livro inicial.

B) MIRABETE. ED. ATLAS: sua virtude é ser um pouco mais detalhado que o Capez em vários pontos. Tb é um livro tradicional das bancas de concurso, principalmente o Cespe e ESAF. Sua desvantagem é que a atualização não é mais feita pelo autor que faleceu.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO

A) TOURINHO FILHO: MANUAL OU OS 4 VOLUMES. ED. SARAIVA: trata-se de um livro de grau intermediário, muito tradicional. O manual é muito bom e pode ser usado em substituição aos 4 volumes se o candidato não tiver muito tempo para estudo. Vale a pena lê-lo. Tb cai muito nas provas de delegado federal.

B) PAULO RANGEL. ED. LUMEN JURIS: este livro está na moda atualmente e é muito usado pelas bancas de concurso do Rio de Janeiro (ex: NCE/UFRJ). Sua grande virtude está na visão crítica do autor que analisa os instutos atuais tendo por base a Constituição e a visão garantista do processo penal. Sua desvantagem é que algumas de suas posições são minoritárias. Por isso, recomendo este livro como uma segunda leitura. É muito útil em provas subjetivas como argumentação para o candidato.

C) LUIZ FLÁVIO GOMES. DIREITO PROCESSUAL PENAL. MANUAIS PARA CONCURSOS E GRADUAÇÃO. ED. RT: este livro é muito bom, pois o autor, além de estar muito preocupado com a jurisprudencia, tb aborda alguns temas que não são muito falados pelos outros autores. Sua desvantagem: não trata de todos os temas do processo penal. Além disso, não é muito didático, pois pressupõe que o leitor já tenha algum conhecimento prévio da matéria. Tb indico como uma segunda leitura.

NÍVEL AVANÇADO

A) EUGÊNIO PACELLI. ED. DEL REY: este livro é um dos mais comentados na atualidade, em razão da profundidade com que o autor tratou alguns temas, abordando sempre a visão jurisprudencial. Muito usado no concurso do MP, sendo imprescindível sua leitura para que deseja fazer prova de Procurador da República. Alguns capítulos não são muito bons, mas vale a pena lê-lo. Entretanto, ressalto que sua leitura é difícil e só deve ser adotada ser o leitor já tiver uma boa noção de processo penal. Indico como leitura complementar. Para prova de Delegado Federal não é recomendado.

B) AFRÂNIO JARDIM. ED. FORENSE: livro muito crítico. Na verdade, o Paulo Rangel se inspirou no Afrânio. Interessante para as provas com bancas do Rio de Janeiro. Por se tratar de um livro um pouco polêmico, indico como leitura complementar e não acho uma boa opção para o concurso de Delegado ou esses mais tradicionais. É um livro bom para te dar argumentos em provas subjetivas.

CÓDIGO COMENTADO

Para quem gosta de estudar por códigos comentados, o melhor hoje é, sem dúvidas, o do GUILHERME DE SOUZA NUCCI. ED. RT. Muito atualizado e com visão bastante garantista. Vem sendo muito adotado pelas bancas de concurso. Quem tem o livro dele não vale a pena comprar o Código e vice-versa, pois fica muito repetitivo.

Tb gosto do Código Interpretado do MIRABETE. Ressalto que não está sendo mais atualizado pela autor, que faleceu. Cuidado ao comprar, pois, às vezes, ainda é a edição antiga.

DIREITO PENAL:

PARTE GERAL: indico o livro do ROGÉRIO GRECO. É um livro simples de ler, mas completo, com jurisprudência e que cita muito o Zaffaroni, muito cobrado atualmente. Seria o ideal para a prova de Delegado Federal.

Tb é bom dar um lida no DAMÁSIO que ainda hoje é cobrado pelas Bancas. Algumas posições dele já estão ultrapassadas, mas é bom conhecer, até para se poder rebater.

PARTE ESPECIAL:

ROGÉRIO GRECO (Ed. Impetus) OU CAPEZ (Ed. Saraiva). Ambos são bons e completos na parte especial.

Tb indico um que eu escrevi. Chama DIREITO PENAL. LUIZ CARLOS BIVAR CORREA JUNIOR ED. VESTCON. 18ª ED. Ele tem a parte geral e especial, porém recomendo a parte especial, pois a geral são só nocões. Na parte especial fiz uma abordagem da posição dos principais autores (Capez, Rogério Greco, Luiz Regis Prado, Hungria, sinopse, etc), além de colocar a jurisprudencia atualizada e alguns exercícios para melhor fixação da matéria.

Espero ter dado uma visão geral dos livros que julgo mais interessantes para concursos.

Se quiserem sugestões, indico o Capez, Tourinho e Flávio Gomes de Processo Penal. O meu seria interessante para uma visão inicial e para aqueles que estão mais apertados de tempo de estudo.

De penal indicio o Rogério Greco, Capez ou o meu, na parte especial. Greco e Capez são parecidos. É questão de preferencia. Eu, particularmente, prefiro o Greco.

É isso, senhores.

Abraço,
    Prof. Bivar.
  • TOMIRANDA
    • 11/06/07
    • 6

Caro Professor!!!

Vou comecar uma batalha para o concurso para Delegado de Tocantins. Afinal a minha esposa esta morando atualmente em Palmas e eu em Valparaíso de Goiás. Achei muito interresante suas dicas vou seguí-la. Nos encontraremos mais vezes...

Comentário

• Guest's Avatar
      Visitante

qual seria o melhor livro de Penal e Processo Penal para se estudar para AGENTE da PF?

Comentário

• Luiz Bivar Jr
        • 04/06/07
        • 63

Sissoko,

Para agente da PF, indico o Fernando Capez de Processo Penal (ed. saraiva) e o Rogério Greco (ed. impetus) ou Fernando Capez (ed. saraiva) de Penal.

Tenho certeza que te ajudarão muito na prova.

Atenciosamente,
        Prof. Bivar.
        http://www.faconbh.com.br

Comentário

• PARRUDO-BA
          • 01/12/06
          • 24

Especificação dos livros

Professor, assim como o colega acima pretendo fazer o concurso para agente da PF. Gostaria que especificasse os livros do Fernando Capez e Rogério Greco indicados por você para Penal e Processual Penal. Existe uma grande variedade desses livros.
          Muito grato pela ajuda!

Comentário

• Luiz Bivar Jr
            • 04/06/07
            • 63

Parrudo,

O do Fernando Capez tem o Curso de Processo Penal. Ed. Saraiva. e do de Direito Penal (4 volumes - parte geral e parte especial). Tanto o de penal quanto o de processo são bons. Eu prefiro o de Processo. De penal, ficaria com o do Rogério Greco. Editora Impetus. Chama Curso de Direito Penal (são tres volumes. Parte geral e parte especial). Gosto muito do livro dele.

Espero ter ajudado.

Abraço,
            Prof. Bivar
            http://www.faconbh.com.br

Comentário

• robertodourado
              • 16/05/08
              • 18

Re: INDICAÇÃO DE LIVROS DE PROCESSO PENAL E PENAL - PROF. BIVAR

Bom dia Professor, o Sr. poderia me indicar os livros (Direito Penal e Direito Processual Penal) mais apropirados para a preparação para o Cargo de Agente da Polícia Federal, ressalto que ainda não tive nenhum contato com a matéria e gostaria de um livro bastante sucinto e objetivo acerca dos temas...

Desculpe-me por estar repetindo perguntas ja feitas nesse sentido.....

Grato

Roberto.

Comentário

• Daniel Medeiros
                • 02/02/07
                • 163

Postado Originalmente por robertodourado
                Bom dia Professor, o Sr. poderia me indicar os livros (Direito Penal e Direito Processual Penal) mais apropirados para a preparação para o Cargo de Agente da Polícia Federal, ressalto que ainda não tive nenhum contato com a matéria e gostaria de um livro bastante sucinto e objetivo acerca dos temas...

Grato

Roberto.
                Amigo leia os posts acima que vc saberá!
                larga essa preguiça

Comentário

• robertodourado
                  • 16/05/08
                  • 18

Postado Originalmente por Daniel Medeiros

Grato

Roberto.
                  larga essa preguiça
                  Desculpe-me "amigo", acho que você não entendeu, se observar um pouco melhor verá que estou sendo bem mais objetivo na minha pergunta, pois, pedi ao professor uma dica de livros "Suscintos" e "Objetivos" (se possível), pois, analisando as dicas que ele mesmo postou, vemos que uma das bibliografias é composta de 3 volumes, e bastante extensos (diga-se de passagem), e a meu ver (posso estar enganado), para o concurso de Agente da PF é pedido apenas noções acerca do assunto, então, num primeiro momento não se justifica estudar por um conteúdo tão extenso sendo que disponho de pouco tempo (infelizmente), não sei qual de nós dois está sendo incoerente, pois, antes de postar meu questionamento, eu li e analisei todos os "posts" e penso que você deveria/poderia ter feito isto com o meu "post" antes de sugerir que estou com "preguiça"...

Abraço,

Roberto.

Comentário

• renatosantosbsb
                    • 04/01/07
                    • 68

Grato

Roberto.
                    larga essa preguiça
                    Desculpe-me "amigo", acho que você não entendeu, se observar um pouco melhor verá que estou sendo bem mais objetivo na minha pergunta, pois, pedi ao professor uma dica de livros "Suscintos" e "Objetivos" (se possível), pois, analisando as dicas que ele mesmo postou, vemos que uma das bibliografias é composta de 3 volumes, e bastante extensos (diga-se de passagem), e a meu ver (posso estar enganado), para o concurso de Agente da PF é pedido apenas noções acerca do assunto, então, num primeiro momento não se justifica estudar por um conteúdo tão extenso sendo que disponho de pouco tempo (infelizmente), não sei qual de nós dois está sendo incoerente, pois, antes de postar meu questionamento, eu li e analisei todos os "posts" e penso que você deveria/poderia ter feito isto com o meu "post" antes de sugerir que estou com "preguiça"...

Abraço,

Roberto.
                    Olha, não posso deixar de ler e não falar nada. Mas no inicio da página tem a indicação bibliográfica para nivel basico, intermediário e avançado.

Como vc diz não ter tido qualquer contato com a matéria, indicaria a obra do Bivar. Eu tenho e ainda autografada, kkkk. Mas aconselho aguardar um pouco, pois o professor é bastante atualizado e poderá lançar a 4º Edição com as recentes reformas ocorridas no CPP.

Caso vc queira um outro livro, acho que irá se adaptar muito bem ao do Capez.

Tá tudo escrito no início do tópico.

bons estudos

Comentário

• Daniel Medeiros
                      • 02/02/07
                      • 163

"

Grato

Roberto.
                      larga essa preguiça

Abraço,

Roberto.
                      Olha "colega" o renato chego na frente e falou exatamente o q eu ia falar. Entendi perfeitamente sua pergunta e sabia sim que vc queria um livro objetivo que fosse direto ao assunto, sem aquelas enrolações que bem conhecemos nos livros jurídicos. Acho que vc é que nao leu direito o post do professor, pois ele mesmo cita no primeiro post livros de todos os estilos desde os extensos (intermediarios e avancados) a pequenos (inicial e básico). Além do mais, no final ele faz um resumo colocando os livros indicados para quem está estudando para agente pela primeira vez.

Ah so pra complementar, quando entrei neste topico pela primeira vez estava com a memsa duvida que vc e consegui sana-la logo ao ler o post do professor

P.S: existem bons livros de interpretação de textos

Comentário

Aguarde...
                      X