Announcement

Collapse
No announcement yet.

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 3 - Tecnologia da Informação

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Leo Mahler
    • 27/11/06
    • 112

Pessoal, alguém sabe se existem perspectivas para vagas de Perito de Informática (área 3) no próximo concurso da Polícia Federal?

Obrigado, Leo.
  • Samuel Melo
    • 15/12/09
    • 26

Re: Perito Área 3 (Informática)

Também gostaria de saber mais a respeito disso. Abraço a todos!

Comentário

• alqn
      • 11/12/06
      • 55

Também gostaria de saber muito para poder tomar uma decisão de que área irei focar para os próximos concursos.

Alguma novidade?

Comentário

• Guest's Avatar
        LeoCientista

Eis uma pergunta complicada.

No concurso de 2004 houve 84 vagas para a área 3. Passados 6 anos, não se sabe ainda nada oficial acerca de tal previsão.

Houve uma "fumaça", cerca de 1 ano atrás, q haveria 40 vagas para perito - em todas as áreas - num provável concurso para a PF. Significa dizer q as possíveis vagas da área 3 seriam ínfimas.

Tenho um colega de farda q passou em 2004 e, da última vez q falei com ele, disse-me q há mt serviço nesta área. Na Superintendência a qual ele estava lotado, para um universo de 3 peritos de informática, o serviço era escabroso (tipo 100 computadores para perícia por semana).

Tentarei contato com ele novamente para se ter uma luz, mas, inicialmente, creio q não fugirá mt disso não...

leo

Comentário

• brunoguic
          • 21/06/11
          • 4

E ai pessoal!
          dando uma movimenta nisto aqui.. Como estão os estudos?
          Se não sair por agora, vamos pensar que isso significa mais tempo para nos prepararmos...

Aproveitando o tópico no TImaster , passado tanto tempo depois da ultima prova, oque vcs considerariam importante?

E quais matérias vcs estão dando mais enfoque agora?
          Acho Redes,SO e Arquitetura mto importantes.. Alem de serem básicas, não tem como não cair uma questão dessas matérias..

Abraços

Comentário

• imac
            • 19/04/07
            • 6

Olá brunoguic!

Como está custando a sair esse concurso de perito da PF!! O último foi em 2004 e nem sei se a prova serve mais como referência já que tem um bom tempo!
            Vocês acham o material do Cathedra bom e suficiente para o concurso de perito? Acho que o concurso de perito é mais focado na parte de redes e segurança do que desenvolvimento ou gestão.
            Alguém tem alguma notícia ou ouviu algum boato sobre esse concurso? E para quais possíveis regiões haverá vagas?

Abraço!!

Comentário

• Dan Chrispim
              • 20/06/11
              • 33

Galera Boa Noite,

Alguém sabe me indicar alguma apostila ou site que eu possa estar encontrando o material especifico para estudo na area de pericia em informatica da PF ? Tenho bons materias aqui, porém preciso de mais fontes, que puder compartilhar e quiser montar um grupo de estudos para pegarmos firme nesse edital da PF eu to dentro. Acredito que no final do ano que vem saia o edital para perito federal, por isso teremos que estar bem preparados.

Abraços...

Comentário

• Tanelorn
                • 02/05/11
                • 191

Pois é galera, já se fala nesse concurso a um bom tempo e não se tem uma noção de quando vai sair. Como disse o nosso colega brunoguic Redes, SO e Arquitetura são muito importantes... Além dessas eu acho que Computação Forense tb é uma matéria de grande importância que deve ser levada em consideração. Ah! E não devemos esquecer as matérias que não são da área de TI como os direitos, português e mais algumas que não estou me lembrando no momento. O negócio tb é encarar bons livros relacionados a essas matérias, resolver muitos exercícios e não ficar preso só em apostilas, video aulas etc. Enfim, aproveitar um pouco de tudo que pode ser útil para o concurso.
                Last edited by Tanelorn; Sun, 21/08/11, 11:31 PM.

Comentário

• xramon
                  • 09/09/11
                  • 15

Entrei no mundo dos concursos a pouco tempo. No meu caso: quanto mais demorar, melhor. Mas acho que nao passa de 2012 nao.
                  Bons estudos a todos.
                  Last edited by xramon; Mon, 19/09/11, 03:47 AM.

Comentário

• NEO LUTTOR
                    • 02/08/07
                    • 155

Eita,
                    será que dá tempo eu concluir minha graduação tecnológica antes deste concurso sair!!!

E ainda, será q vão restringir a bacharel!!

Comentário

• BlasterX
                      • 23/09/07
                      • 108

Na minha visão existe previsão para perito sim. O negócio é estudar e esquecer quando sai o edital.. É se preparar e dominar ! Uma hora sai..

E acho que não iriam restringir a bacharel não, tendo em vista que na area de tecnologia o que mais existe é tecnólogo... acho que será só nível superior na área...

Comentário

• Dan Chrispim
                        • 20/06/11
                        • 33

Galera Boa Tarde,

Tenho dois professores que sao Peritos da PF, e os mesmos disseram que esse concurso devera sair em meados de 2012, mais para o final do ano, nao e certeza porem se sair sera no final do ano ou em 2013....

Agora temos que estudar bastante e tentar ir agora para academia como agente ou escrivao, depois pulamos para Pericia...

Flw....

Comentário

• Dan Chrispim
                          • 20/06/11
                          • 33

Galera,

Vamos trocando informacoes referente a este concurso... Tenho muitos materiais que posso passar pra vcs, meu email pessoal e: danilochrispim@hotmail.com

Obs.: Nao esquecam de olhar a computacao forense, que deve estar presente na prova de Perito em 2012 ou 2013....

Comentário

• xramon
                            • 09/09/11
                            • 15

Te add.
                            Quem quiser add também: ramon_moc@hotmail.com
                            Originally posted by Dan Chrispim View Post
                            Galera,

Vamos trocando informacoes referente a este concurso... Tenho muitos materiais que posso passar pra vcs, meu email pessoal e: danilochrispim@hotmail.com

Obs.: Nao esquecam de olhar a computacao forense, que deve estar presente na prova de Perito em 2012 ou 2013....

Comentário

• arthurdamasio
                              • 29/08/11
                              • 89

Fala pessoal !!

Eu estou a estudando a poucos meses para esse concurso, e resolvi procurar um auxílio, como um curso preparatório. Mas até agora não achei nenhum interessante.

Eu sei que na LFG tinha um semestral mais cancelaram bem nesse semestre, justo no ano do concurso.

Alguém tem alguma indicação? Quem precisar de indicações de Bibliografias ou outras coisas vamos nos falando galera !

Bons estudos a todos ...

Comentário

• arthurdamasio
                                • 29/08/11
                                • 89

Re: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 3 - Tecnologia da Informação

Ah só pra dar uma mão para os interessados segue os tópicos de CE:

PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 3:

1 Fundamentos de computação.
                                1.1 Organização e arquitetura de computadores.
                                1.2 Componentes de um computador (hardware e software).
                                1.3 Sistemas de entrada, saída e armazenamento. Barramentos de E/S.
                                1.4 Sistemas de numeração e codificação.
                                1.5 Aritmética computacional.
                                1.6 Características dos principais processadores do mercado.

2 Desenvolvimento de sistemas.
                                2.1 Metodologias de desenvolvimento.
                                2.2 Análise e projeto estruturado.
                                2.3 Modelagem funcional e de dados.
                                2.4 Análise essencial.
                                2.5 Análise e projetos orientados a objeto.
                                2.6 Ferramentas de desenvolvimento de software e ferramentas CASE.
                                2.7 Aspectos de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos.
                                2.8 Programação estruturada.
                                2.9 Programação orientada a objetos.
                                2.10 Banco de dados: arquitetura, modelos lógicos e representação física.
                                2.11 Implementação de SGBDs relacionais.
                                2.12 SQL.

3 Reengenharia de sistemas.
                                3.1 Engenharia reversa.
                                3.2 Descompilação de programas. Técnicas e ferramentas.
                                3.3 Editores de recursos, editores de disco e editores de memória.

4 Linguagens de programação.
                                4.1 Tipos de dados elementares e estruturados.
                                4.2 Funções e procedimentos.
                                4.3 Estruturas de controle de fluxo.
                                4.4 Montadores, compiladores, ligadores e interpretadores.
                                4.5 Caracterização das principais linguagens de programação (C e Pascal).
                                4.6 Ambientes de desenvolvimento visual (Delphi, Builder C/C++ e Visual Basic).
                                4.7 Linguagens de programação orientada a objetos (C++ e Java).

5 Redes de comunicação de dados.
                                5.1 Meios de transmissão.
                                5.2 Técnicas básicas de comunicação.
                                5.3 Técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células.
                                5.4 Topologias de redes de computadores.
                                5.5 Tipos de serviço e QoS.
                                5.6 Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores).
                                5.7 Arquitetura e protocolos de redes de comunicação.
                                5.8 Modelo de referência OSI.
                                5.9 Arquitetura TCP/IP. Serviços e principais utilitários.
                                5.10 Arquitetura cliente-servidor.
                                5.11 Tecnologias de redes locais e de longa distância.
                                5.12 Redes de alta velocidade.
                                5.13 Aplicações de redes, inclusive de telefonia, da Internet e de redes de TV.
                                5.14 Monitoramento de tráfego. Sniffer de rede. Interpretação de pacotes. Formato de pacotes dos principais protocolos pertencentes à família TCP/IP. Anomalias.
                                5.15 Princípios de redes peer-to-peer (Gnutella, Kazaa etc.).
                                5.16 Funcionamento dos principais serviços de rede. Servidores de email, servidores Web, servidores proxy.
                                5.17 Domínios, entidades de registro, servidores WHOIS.

6 Segurança da informação.
                                6.1 Políticas de segurança da informação.
                                6.2 Segurança de redes de computadores, inclusive redes sem fio.
                                6.3 Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais.
                                6.4 Processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria.
                                6.5 Ataques e proteções relativos a hardware, software, sistemas operacionais, aplicações, bancos de dados, redes, inclusive firewalls e proxies, pessoas e ambiente físico.

7 Criptografia.
                                7.1 Conceitos básicos de criptografia.
                                7.2 Sistemas criptográficos simétricos e de chave pública. Modos de operação de cifras.
                                7.3 Certificação digital.
                                7.4 Protocolos criptográficos.
                                7.5 Características do RSA, DES, e AES. Funções hash. MD5 e SHA-1.
                                7.6 Esteganografia.

8 Sistemas operacionais.
                                8.1 Princípios de sistemas operacionais.
                                8.2 Sistemas Windows e Linux: localização e conteúdo de logs, gerenciamento de usuários.
                                8.3 Windows 2000: log de eventos, registro, lixeira.
                                8.4 Sistemas de arquivos NTFS, FAT12, FAT16, FAT32, EXT2, EXT3, REISER: Características, metadados, organização física. Diretórios e direitos de acesso, compartilhamento e segurança, integridade.
                                8.5 Gerenciamento de memória: organização, administração e hierarquia de memória, memória virtual.
                                8.6 Browsers: Netscape, Mozilla e Internet Explorer. Funcionamento do cache.
                                8.7 Linux: instalação e configuração dos principais serviços TCP/IP. Scripts de inicialização.

9 Noções de Direito.

9.1 Direito Administrativo.
                                9.1.1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.
                                9.1.2 Organização administrativa da União: administração direta e indireta.
                                9.1.3 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa.
                                9.1.4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder.
                                9.1.5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização.
                                9.1.6 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.

9.2 Direito Penal.
                                9.2.1 Infração penal: elementos, espécies.
                                9.2.2 Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal.
                                9.2.3 Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade.
                                9.2.4 Erro de tipo e erro de proibição.
                                9.2.5 Imputabilidade penal.
                                9.2.6 Concurso de pessoas.
                                9.2.7 Crimes contra a pessoa.
                                9.2.8 Crimes contra o patrimônio.
                                9.2.9 Crimes contra a administração pública.
                                9.2.10 Crimes contra a ordem tributária (Lei n.º 8.137/1990).

9.3 Direito Processual Penal.
                                9.3.1 Do inquérito policial.
                                9.3.2 Da prova.
                                9.3.3 Dos peritos e intérpretes.

Comentário

• Dan Chrispim
                                  • 20/06/11
                                  • 33

Tudo Bem ?

Poís é cara, eu também pesquisei na LFG e me deparei nesta situação que você descreveu abaixo.

Tenho um livro muito bom que contempla toda a grade abaixo, se você quiser posso te enviar por e-mail. Cara comprei o livro "DESVENDANDO A COMPUTAÇÃO FORENSE" e os autores são Peritos Criminais Federais em TI, segundo os mesmos será necessário dar atenção nesse quesito, ja que a "COMPUTAÇÃO FORENSE" é o coração da Perícia.

Aqui, como ficou seu cronograma de estudos ? Montei o meu, porém gostaria de comparar com o de vc´s que também estão no mesmo ritmo que eu.

Abs e vamos mantendo contato, pois pelo que vi no site da PF "http://www.dpf.gov.br/institucional/concursos/" o concurso está previsto para Mar/Abr-2012, ta muito em cima e tem muito conteúdo para ser estudado.

Flw teh ++++

Comentário

• Ligeirinho
                                    • 06/02/07
                                    • 670

Tudo Bem ?

Poís é cara, eu também pesquisei na LFG e me deparei nesta situação que você descreveu abaixo.

Tenho um livro muito bom que contempla toda a grade abaixo, se você quiser posso te enviar por e-mail. Cara comprei o livro "DESVENDANDO A COMPUTAÇÃO FORENSE" ...
                                    Obrigado pela Dica!

Comentário

• Donkei
                                      • 17/03/12
                                      • 19

Tudo Bem ?

Tenho um livro muito bom que contempla toda a grade abaixo, se você quiser posso te enviar por e-mail. Cara comprei o livro "DESVENDANDO A COMPUTAÇÃO FORENSE" e os autores são Peritos Criminais Federais em TI, segundo os mesmos será necessário dar atenção nesse quesito, ja que a "COMPUTAÇÃO FORENSE" é o coração da Perícia.

Aqui, como ficou seu cronograma de estudos ? Montei o meu, porém gostaria de comparar com o de vc´s que também estão no mesmo ritmo que eu.

Abs e vamos mantendo contato, pois pelo que vi no site da PF "http://www.dpf.gov.br/institucional/concursos/" o concurso está previsto para Mar/Abr-2012, ta muito em cima e tem muito conteúdo para ser estudado.

Flw teh ++++
                                      Olá... cara, poderia me enviar tal livro?

Gostaria de participar ativamente de algum grupo virtual de preparação, vi esse tópico no fórum e achei que poderia ser alguma oportunidade.

Comentário

• arthurdamasio
                                        • 29/08/11
                                        • 89

Se conseguirmos reunir mais pessoas ...... seria uma boa ideia hein man ....

Comentário

• Donkei
                                          • 17/03/12
                                          • 19

Também gostaria de participar... dei um up nesse outro tópico, se o moderador puder mesclar os dois seria interessante.

Edit: fiz o pedido à moderação para mesclar os tópicos.
                                          Last edited by Donkei; Wed, 21/03/12, 07:27 PM.

Comentário

• Donkei
                                            • 17/03/12
                                            • 19

Tópicos mesclados pessoal, interessados na área 3 vão postando aqui.

Comentário

• Trin00
                                              • 29/03/12
                                              • 24

Alguém estudando?

Comentário

• clebertx
                                                • 28/03/12
                                                • 10

Originally posted by Trin00 View Post
                                                Alguém estudando?
                                                Olá, tenho tentado, mas confesso que está difícil. A quantidade de matéria é enorme e pode ser um problema ter como referência em um edital que saiu em 2004 (Há 8 anos).

Basear-se em outros editais da prova da CESPE pode não corresponder com a realidade.

Acredito que teremos surpresa quando sair o edital com o conteúdo programático.

Quais seriam as apostas de vocês quanto ao conteúdo programático?

Comentário

• concurseirox
                                                  • 14/02/12
                                                  • 14

a prova de 2004 foi muito fácil, quem dera eu já fosse formado...o indice de reprovação no TAF tmb foi bastante grande...não acredito numa prova dificil esse ano tmb, é muito complicado aliar capacidade técnica com física, esse é o grande dilema da peritaiada...a nerdaiada cai tudo no TAF...muitos nem começaram os treinos, outros nem sabem que existe, aliás, já é tarde demais pra alcançar os indices começando agora...quem já tentou fazer os indices sabe a dificuldade...quem treina forte já percorreu 60% do caminho...bons estudos moçada!!

Comentário

• arthurdamasio
                                                    • 29/08/11
                                                    • 89

Originally posted by clebertx View Post
                                                    Olá, tenho tentado, mas confesso que está difícil. A quantidade de matéria é enorme e pode ser um problema ter como referência em um edital que saiu em 2004 (Há 8 anos).

Basear-se em outros editais da prova da CESPE pode não corresponder com a realidade.

Acredito que teremos surpresa quando sair o edital com o conteúdo programático.

Quais seriam as apostas de vocês quanto ao conteúdo programático?
                                                    Muitos falam que o Edital para Perito da Policia Civil - DF pode ser bem parecido, com foi no ano passado o edital ...

Eu Estou iniciando agora em Eng Soft ! Pretendo iniciar Redes até fds...

Comentário

• Trin00
                                                      • 29/03/12
                                                      • 24

Eu estava esperando o Edital, mais é melhor já correr atrás mesmo, algumas coisas são fáceis de estudar, já que me formei ano passado.
                                                      Amanhã já vou comprar os principais livros e estudar e também esperar um curso preparatório na escola LFG, parece que lá eles oferecem curso de perito para todas as áreas..

Comentário

• Trin00
                                                        • 29/03/12
                                                        • 24

Alguém tem mais fórum ou grupos de estudo?

Comentário

• Donkei
                                                          • 17/03/12
                                                          • 19

Originally posted by Trin00 View Post
                                                          Alguém tem mais fórum ou grupos de estudo?
                                                          Dos fóruns que eu pesquisei, esse é o único que tem uma área exclusiva para TI e outra exclusiva para perito da PF. Os que eu vi são tudo meio bagunçado, bugado e pouco frequentado.

Cursos preparatórios ajudam? Sim, claro, mas infelizmente na nossa área não está tudo mastigado como na parte de direito por exemplo. Provavelmente até os cursos preparatórios irão dar umas patinadas.

O esquema é ir estudando... e tudo!!! Sugiro que façam isso com livros atualizados, quem não pode estar comprando "monta uma barraca" na biblioteca e vai tentando. Outra coisa interessante é criar um plano de estudo, isso ajuda muito.

Comentário

• clebertx
                                                            • 28/03/12
                                                            • 10

Originally posted by arthurdamasio View Post
                                                            Muitos falam que o Edital para Perito da Policia Civil - DF pode ser bem parecido, com foi no ano passado o edital ...

Eu Estou iniciando agora em Eng Soft ! Pretendo iniciar Redes até fds...
                                                            O edital é bem parecido com o da PF de 2004, um pouco mais atualizado. Acho, realmente, que esse edital foi baseado no edital da PF.

Acabei de ver a prova. Gostei dela. Uma prova boa. Sem apelação, mas que ainda sim mede conhecimento e não vira loteria.

Estou em uma estratégia de estudo diferente. Divido várias matérias durante a semana. Foi a maneira que me adaptei para esquecer menos as matérias que já havia estudado.
                                                            Last edited by clebertx; Tue, 03/04/12, 10:41 AM.

Comentário

Working...
                                                            X