Announcement

Collapse

Fórum em manutenção

Amigos, estamos iniciando uma manutenção no FC que pode vir a afetar a disponibilidade do site em alguns momentos.

Bons estudos!
See more
See less

Alesp - 2016

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Marcos12
    • 15/08/18
    • 7

Obrigado pelas respostas, porcopreto!

Abraços.

Comentrio

• fiscallesgi007
      • 08/07/18
      • 10

Eae galera,

Me chamo Fernando, estou iniciando meu ciclo de seis matérias amanhã, sendo estudando três for dias, e o clico gira a cada dois dias.

Tem mais alguém q vai encarar a preparação pra Alesp ou sou o único louco, tendo em vista que o concurso foi aprovado por um presidente que pode nem estar na próxima legislatura????

Comentrio

• Paulo.sv1
        • 17/04/15
        • 7

Originally posted by fiscallesgi007 View Post
        Eae galera,

Me chamo Fernando, estou iniciando meu ciclo de seis matérias amanhã, sendo estudando três for dias, e o clico gira a cada dois dias.

Tem mais alguém q vai encarar a preparação pra Alesp ou sou o único louco, tendo em vista que o concurso foi aprovado por um presidente que pode nem estar na próxima legislatura????
        Olá Fernando,
        Também já iniciei meus estudos para ALESP.
        Muitos não iniciaram os estudos para ALESP, vão esperar formar a comissão, escolher a banca e etc para aí sim iniciarem, mas estão estudando para outros concursos (TJ, TRT, Câmaras Municipais...) então pode ter certeza de que não será um concurso fácil ou com poucos inscritos. kkk
        Pode acontecer também do próximo presidente da casa não dar continuidade ao concurso, eu vou encarar de uma forma boa; mais dois anos estudando focado na ALESP. Mas acho que desta vez o concurso sai sim.

Comentrio

• fiscallesgi007
          • 08/07/18
          • 10

Originally posted by Paulo.sv1 View Post

Olá Fernando,
          Também já iniciei meus estudos para ALESP.
          Muitos não iniciaram os estudos para ALESP, vão esperar formar a comissão, escolher a banca e etc para aí sim iniciarem, mas estão estudando para outros concursos (TJ, TRT, Câmaras Municipais...) então pode ter certeza de que não será um concurso fácil ou com poucos inscritos. kkk
          Pode acontecer também do próximo presidente da casa não dar continuidade ao concurso, eu vou encarar de uma forma boa; mais dois anos estudando focado na ALESP. Mas acho que desta vez o concurso sai sim.
          É como vai ser o meu primeiro concurso de alto nivel achei melhor começar agora enquanto ñ temos edital apenas a autorização. Assim posso ter um estudo completo até o edital.
          Paulo, eu tb já estou preparado mentalmente caso o proximo presidente descarte concurso, mas acredito q o estudo e a experiencia não sera desperdiçada em vão, tendo em vista que usarei a mesmo em outros concursos. E vc está estudando por livro ou esta usando algum dos cursinho famosos??? Eu por exemplo eu usando o pacote do estrategia.

Comentrio

• porcopreto
            • 09/06/09
            • 140

É como vai ser o meu primeiro concurso de alto nivel achei melhor começar agora enquanto ñ temos edital apenas a autorização. Assim posso ter um estudo completo até o edital.
            Paulo, eu tb já estou preparado mentalmente caso o proximo presidente descarte concurso, mas acredito q o estudo e a experiencia não sera desperdiçada em vão, tendo em vista que usarei a mesmo em outros concursos. E vc está estudando por livro ou esta usando algum dos cursinho famosos??? Eu por exemplo eu usando o pacote do estrategia.
            Não se esqueçam de treinar bastante redação, se vier novamente no edital, é claro.
            A nota da redação foi decisiva no concurso de 2010!

Comentrio

• Paulo.sv1
              • 17/04/15
              • 7

Boa tarde Fernando,
              Como já prestei alguns concursos e tive que comprar muito material de estudos, então tenho muito material aqui para estudar as matérias que acho que vai cair na ALESP (Português, matemática, informática, direito constitucional, direito administrativo, administração geral, regimento interno, constituição do ESP, estatuto dos funcionários públicos do ESP, arquivologia, atualidades e etc) incluindo materiais do Estratégia.

Eu particularmente estudo mais pelos PDFs do Estratégia, por achar mais rápido e detalhado, além de ser bem completo (Teoria + Exercícios + Resumo + Bateria de exercícios comentados e não) além disso, fico revisando de professor de acordo com a didática e a matéria. Direito constitucional, por exemplo, prefiro estudar com o Daniel Sena. Então é uma "mescla" entre materiais de diferentes cursos, professores dependendo da didática e da matéria.

Comentrio

• Paulo.sv1
                • 17/04/15
                • 7

Originally posted by porcopreto View Post

Não se esqueçam de treinar bastante redação, se vier novamente no edital, é claro.
                Sim, bem lembrado!
                Eu acho que não vai ter redação, falo isto porque nos últimos concursos da FCC para ALE a banca não cobrou redação, entretanto eu prefiro ficar estudando atualidades e fazer uma redação por mês do que ter surpresa quando sair o edital.

Comentrio

• fiscallesgi007
                  • 08/07/18
                  • 10

Hum, muito bem lembrado, eu não coloquei no meu cronograma, pois no ultimo concurso de 2012 não teve. Mas é um ponto muito importante, como eu tenho bastando facilidade em fazer redação não vou colocar até fechar o edital, posteriormente posso colocar.

Aproveitando, eae porcopreto teve algum boato nos ultimos dias??? Ou o assunto morreu por causa das eleições??

Comentrio

• fiscallesgi007
                    • 08/07/18
                    • 10

Boa tarde Fernando,
                    Como já prestei alguns concursos e tive que comprar muito material de estudos, então tenho muito material aqui para estudar as matérias que acho que vai cair na ALESP (Português, matemática, informática, direito constitucional, direito administrativo, administração geral, regimento interno, constituição do ESP, estatuto dos funcionários públicos do ESP, arquivologia, atualidades e etc) incluindo materiais do Estratégia.

Eu particularmente estudo mais pelos PDFs do Estratégia, por achar mais rápido e detalhado, além de ser bem completo (Teoria + Exercícios + Resumo + Bateria de exercícios comentados e não) além disso, fico revisando de professor de acordo com a didática e a matéria. Direito constitucional, por exemplo, prefiro estudar com o Daniel Sena. Então é uma "mescla" entre materiais de diferentes cursos, professores dependendo da didática e da matéria.
                    É eu tb só estudo por pdf, entretando matematica eu assisto video aula, acho bem mais produtivo.

Comentrio

• Thibar
                      • 23/04/10
                      • 78

Bom dia!
                      Estou estudando para o MPU sou de São Paulo.
                      Vocês sabem me dizer qual o quanto realmente recebem no final do mês?
                      E progressões?
                      Não conheço a carreira, se alguém puder expor mais informações agradeço.

Comentrio

• porcopreto
                        • 09/06/09
                        • 140

Hum, muito bem lembrado, eu não coloquei no meu cronograma, pois no ultimo concurso de 2012 não teve. Mas é um ponto muito importante, como eu tenho bastando facilidade em fazer redação não vou colocar até fechar o edital, posteriormente posso colocar.

Aproveitando, eae porcopreto teve algum boato nos ultimos dias??? Ou o assunto morreu por causa das eleições??
                        O último boato que fiquei sabendo foi que foi solicitado a cada área o conteúdo programático desejado para a prova. Mas depois disso não sei o que ocorreu, se as áreas já responderam ou não....

O concurso de 2012 foi bem específico, cargos de analista para taquígrafo e dentista e de técnico para enfermagem. Por isso o ideal seria se basear no edital de 2010, a menos que esteja interessado em um desses 3 cargos do concurso de 2012.

Dei uma olhada aqui e, mesmo para esse último concurso de 2012, houve redação sim. Veja item "IX. DA PROVA DISCURSIVA–REDAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS".

Link pro edital do último concurso de 2012:
                        https://www.al.sp.gov.br/repositorio...ais/rh1498.pdf

Abraços,

Comentrio

• porcopreto
                          • 09/06/09
                          • 140

Originally posted by Thibar View Post
                          Bom dia!
                          Estou estudando para o MPU sou de São Paulo.
                          Vocês sabem me dizer qual o quanto realmente recebem no final do mês?
                          E progressões?
                          Não conheço a carreira, se alguém puder expor mais informações agradeço.
                          Inicial não foge muito do que está aqui:
                          https://www.al.sp.gov.br/arquivos/ad...2018_03_01.pdf

O salário é composto por 3 partes: base (que aparece na coluna padrão) + gratificação legislativa + gratificação de representação. O que aparece como total no final de cada bloco é considerando o base nível 01, e esse é o salário final. Para calcular o total para cada nível, basta alterar o base e considerar o mesmo valor gratificação legislativa e também para gratificação de representação. Com isso você já tem uma idéia da evolução na carreira, faltando considerar os quinquênios e a sexta-parte.

O funcionário pode receber ainda uma gratificação especial de desempenho (GED), mas nos primeiros anos isso não costuma ocorrer, e é bem variável de uma área pra outra.

Abraços

Comentrio

• Marcos12
                            • 15/08/18
                            • 7

porcopreto , mais uma pergunta, por favor: todos os servidores do mesmo nível progridem ou somente um percentual deles?
                            Procurei por essa informação e não encontrei; somente achei os critérios.
                            Obrigado novamente por todas informações.

Abraços.

Comentrio

• porcopreto
                              • 09/06/09
                              • 140

Originally posted by Marcos12 View Post
                              porcopreto , mais uma pergunta, por favor: todos os servidores do mesmo nível progridem ou somente um percentual deles?
                              Procurei por essa informação e não encontrei; somente achei os critérios.
                              Obrigado novamente por todas informações.

Abraços.
                              Esse "funil" já existiu no passado, mas não existe mais.

A mudança de nível se dá através de 2 modos, promoção e progressão, que se alternam anualmente (cada uma ocorre a cada 2 anos).

A progressão é feita com base numa avaliação realizada pelo superior imediato do servidor e, se ele não tiver feito nenhuma "caca", será tranquilo.

Para promoção o servidor deverá ter feito pelo menos 30 horas de treinamento relacionado à sua área de atuação nos últimos 24 meses (já que a promoção é bianual). Obter 30 horas não é complicado, se o servidor não conseguir realizar treinamentos pela ALESP, poderá realizar treinamentos à distância, inclusive usando sites gratuitos.

Espero ter ajudado...

Abraços

Comentrio

• Marcos12
                                • 15/08/18
                                • 7

Com certeza ajudou, porcopreto ; obrigado.

Abraços

Comentrio

• caua1968
                                  • 08/01/15
                                  • 2

@porcopreto, você poderia dizer como é o ambiente de trabalho (cultura e clima) dos setores administrativos da ALESP, bem como sobre a questão de horários, teletrabalho, se há estacionamento gratuito para todos os servidores ou apenas para os diretores, etc?

Comentrio

• porcopreto
                                    • 09/06/09
                                    • 140

Originally posted by caua1968 View Post
                                    @porcopreto, você poderia dizer como é o ambiente de trabalho (cultura e clima) dos setores administrativos da ALESP, bem como sobre a questão de horários, teletrabalho, se há estacionamento gratuito para todos os servidores ou apenas para os diretores, etc?
                                    Posso falar com base no setor que trabalho rsrs

Ambiente de trabalho aqui é muito bom (já ouvi falar que nem todos os setores são tão bons assim).
                                    Quanto ao horário, a casa funciona das 8:00 às 20:00. A maior parte dos efetivos trabalha no período da tarde (entre 12:00 e 20:00), que é o período de maior movimento.
                                    Até onde eu sei, teletrabalho não existe na área administrativa.
                                    Estacionamento gratuito para todos, em alguns dias está bem cheio e tem que ficar rodando um pouco para achar vaga, mas isso não é tão comum.

Abraços.

Comentrio

• caua1968
                                      • 08/01/15
                                      • 2

Obrigado pela resposta, @porcopreto.

Há algum andamento novo desde a sua última informação?

Comentrio

• porcopreto
                                        • 09/06/09
                                        • 140

Originally posted by caua1968 View Post
                                        Obrigado pela resposta, @porcopreto.

Há algum andamento novo desde a sua última informação?
                                        Não fiquei sabendo de mais nada não. A casa estava parada por conta das eleições, vai começar a voltar ao normal na semana que vem...

Comentrio

• Paulo.sv1
                                          • 17/04/15
                                          • 7

@porcopreto Boa tarde! Desde já, agradeço por você disponibilizar uma parte do seu tempo para tirar várias dúvidas com relação ao trabalho na ALESP, está ajudando muitos que tem várias dúvidas relacionadas ao trabalho e rotina, incluindo eu.

Se não for pedir muito, gostaria de saber mais sobre o que um técnico legislativo faz na ALESP?
                                          Sei que existem vários setores na ALESP que o técnico atua, mas pelo o que você vê, mesmo sendo somente no setor onde você atua, o técnico faz o quê? Atende telefone, recebe o público, redige documentos, formata documentos, lida diretamente com o assessor de um deputado, lida diretamente com algum deputado...? Além disso, quem é o chefe imediato do técnico?

E por fim, com essa entrada de 51 novos deputados, sendo que o PSDB perdeu muita "força" e outros partidos ganharam e possivelmente o novo presidente da casa seja a Janaína, na sua opinião, você acha que o concurso continua indo adiante ou vai demorar um pouco a mais para sair?

Comentrio

• porcopreto
                                            • 09/06/09
                                            • 140

@porcopreto Boa tarde! Desde já, agradeço por você disponibilizar uma parte do seu tempo para tirar várias dúvidas com relação ao trabalho na ALESP, está ajudando muitos que tem várias dúvidas relacionadas ao trabalho e rotina, incluindo eu.

Se não for pedir muito, gostaria de saber mais sobre o que um técnico legislativo faz na ALESP?
                                            Sei que existem vários setores na ALESP que o técnico atua, mas pelo o que você vê, mesmo sendo somente no setor onde você atua, o técnico faz o quê? Atende telefone, recebe o público, redige documentos, formata documentos, lida diretamente com o assessor de um deputado, lida diretamente com algum deputado...? Além disso, quem é o chefe imediato do técnico?

E por fim, com essa entrada de 51 novos deputados, sendo que o PSDB perdeu muita "força" e outros partidos ganharam e possivelmente o novo presidente da casa seja a Janaína, na sua opinião, você acha que o concurso continua indo adiante ou vai demorar um pouco a mais para sair?
                                            Paulo.sv1

Quanto à pergunta sobre técnico, sinceramente, é meio difícil responder, pois depende de cada área (sei que sempre falo que depende de cada área, mas é exatamente isso). Em linhas gerais, o técnico faz atividades menos complexas do que o Analista, embora algumas vezes eles acabem fazendo tarefas similares, ou até mesmo a mesma tarefa, mesmo ganhando menos...O chefe imediato do técnico é o mesmo chefe do Analista: o gestor de Divisão ou de Serviço, ou ainda o Diretor de Departamento em alguns casos.

Sobre o concurso, não ouvi mais nada, até porque estou de férias já faz um tempinho rsrsrs
                                            Minha opinião continua a mesma que já falei anteriormente: ou o edital sai até o começo de Janeiro, para termos prova até meados de Março (data da troca dos deputados e, consequentemente, da mesa), lembrando que os boatos antigos falavam em provas em Março, ou vai dar mais uma enroscada no concurso. O que vi foi que o processo para a realização do concurso estava andando nos últimos meses, acho que agora depende de uma canetada da mesa...
                                            Em relação às mudanças, tb acho que a Janaina será a próxima presidente. Se isso é bom ou não para um possível novo concurso (se ele não sair antes), não dá pra saber. O que parece é que ela é uma pessoa correta...

Não sei se ajudei muito, mas é isso... hehehe

Abraços

Comentrio

• gbressane
                                              • 03/09/15
                                              • 108

Uma informação que encontrei no DOE (poder legislativo) na quarta-feira, 7 de novembro de 2018 (Página 13):

(...) Em relação à proposta de recomposição de despesas com o grupo ¿Pessoal e Encargos Sociais¿, cabe esclarecer que a despesa estimada pelos órgãos técnicos do Departamento de Finanças para o ano de 2019 é de R$ 1.090.039.405, o que representa um aumento de 7,6% em relação à dotação prevista para este ano. Este aumento, acima da inflação projetada para o período, é decorrente de três fatores principais:

1) A aplicação da Emenda Constitucional nº 46/2018, que alterou as regras de cálculo para o teto do funcionalismo estadual, com impacto estimado em R$ 8.200.000,00 para o exercício de 2019;

2) A realização de concurso público para recomposição da força de trabalho da ALESP, que conta atualmente com um índice bastante elevado de aposentadorias e cujo último concurso para contratação de servidores data de 2010, colocando em risco o bom andamento das atividades administrativas e de apoio ao processo legislativo. Com posse de 144 novos servidores prevista para julho de 2019, o impacto estimado é de R$ 11.300.000,00. (...)

Comentrio

• DeniseRF
                                                • 17/11/11
                                                • 323

Olha só que maravilha!

Originally posted by gbressane View Post
                                                Uma informação que encontrei no DOE (poder legislativo) na quarta-feira, 7 de novembro de 2018 (Página 13):

(...) Em relação à proposta de recomposição de despesas com o grupo ¿Pessoal e Encargos Sociais¿, cabe esclarecer que a despesa estimada pelos órgãos técnicos do Departamento de Finanças para o ano de 2019 é de R$ 1.090.039.405, o que representa um aumento de 7,6% em relação à dotação prevista para este ano. Este aumento, acima da inflação projetada para o período, é decorrente de três fatores principais:

1) A aplicação da Emenda Constitucional nº 46/2018, que alterou as regras de cálculo para o teto do funcionalismo estadual, com impacto estimado em R$ 8.200.000,00 para o exercício de 2019;

2) A realização de concurso público para recomposição da força de trabalho da ALESP, que conta atualmente com um índice bastante elevado de aposentadorias e cujo último concurso para contratação de servidores data de 2010, colocando em risco o bom andamento das atividades administrativas e de apoio ao processo legislativo. Com posse de 144 novos servidores prevista para julho de 2019, o impacto estimado é de R$ 11.300.000,00. (...)

Comentrio

• Marvelousa
                                                  • 29/05/12
                                                  • 16

Excelente notícia.

Vai ter concurso, sim.

Obrigada, gbressane, por compartilhar.

Comentrio

• Paulo.sv1
                                                    • 17/04/15
                                                    • 7

Paulo.sv1

Quanto à pergunta sobre técnico, sinceramente, é meio difícil responder, pois depende de cada área (sei que sempre falo que depende de cada área, mas é exatamente isso). Em linhas gerais, o técnico faz atividades menos complexas do que o Analista, embora algumas vezes eles acabem fazendo tarefas similares, ou até mesmo a mesma tarefa, mesmo ganhando menos...O chefe imediato do técnico é o mesmo chefe do Analista: o gestor de Divisão ou de Serviço, ou ainda o Diretor de Departamento em alguns casos.

Sobre o concurso, não ouvi mais nada, até porque estou de férias já faz um tempinho rsrsrs
                                                    Minha opinião continua a mesma que já falei anteriormente: ou o edital sai até o começo de Janeiro, para termos prova até meados de Março (data da troca dos deputados e, consequentemente, da mesa), lembrando que os boatos antigos falavam em provas em Março, ou vai dar mais uma enroscada no concurso. O que vi foi que o processo para a realização do concurso estava andando nos últimos meses, acho que agora depende de uma canetada da mesa...
                                                    Em relação às mudanças, tb acho que a Janaina será a próxima presidente. Se isso é bom ou não para um possível novo concurso (se ele não sair antes), não dá pra saber. O que parece é que ela é uma pessoa correta...

Não sei se ajudei muito, mas é isso... hehehe

Abraços
                                                    Obrigado por responder, @porcopreto!
                                                    Você consegue citar algumas atividades que o técnico faz? Pode ate ser atividades que sejam comuns entre o técnico e analista.
                                                    É muito difícil encontrar alguém falando exatamente o que um técnico ou analista faz, eu mesmo só encontro informações genéricas, que podem ser qualquer coisa.

Comentrio

• porcopreto
                                                      • 09/06/09
                                                      • 140

Obrigado por responder, @porcopreto!
                                                      Você consegue citar algumas atividades que o técnico faz? Pode ate ser atividades que sejam comuns entre o técnico e analista.
                                                      É muito difícil encontrar alguém falando exatamente o que um técnico ou analista faz, eu mesmo só encontro informações genéricas, que podem ser qualquer coisa.
                                                      Cara, consigo te falar da área de TI, mas não sei se isso ajuda muito, porque é algo bem específico dessa área. Foi o que falei antes, depende de cada área....

-> Técnico: atender chamados de terceiro nível, fazer a codificação de novas soluções, fazer a instalação de cabeamento, etc.

-> Analista: desenhar a arquitetura de novas soluções, tanto de software quanto de hardware; fazer a codificação de novas soluções, etc...

Comentrio

• porcopreto
                                                        • 09/06/09
                                                        • 140

O estratégia fará um bate-papo sobre esse concurso, segunda-feira (26/11/2018) às 19:00.

https://m.youtube.com/watch?v=nCM8Lub64S4

Comentrio

• Paulo.sv1
                                                          • 17/04/15
                                                          • 7

Cara, consigo te falar da área de TI, mas não sei se isso ajuda muito, porque é algo bem específico dessa área. Foi o que falei antes, depende de cada área....

-> Técnico: atender chamados de terceiro nível, fazer a codificação de novas soluções, fazer a instalação de cabeamento, etc.

-> Analista: desenhar a arquitetura de novas soluções, tanto de software quanto de hardware; fazer a codificação de novas soluções, etc...
                                                          Muito obrigado, @porcopreto! Deu para ter uma pequena noção.

Assisti ao webnário do estratégia, também ajudou muito!

Comentrio

• EGodoy
                                                            • 27/11/18
                                                            • 1

O estratégia fará um bate-papo sobre esse concurso, segunda-feira (26/11/2018) às 19:00.

https://m.youtube.com/watch?v=nCM8Lub64S4
                                                            Olá porco preto, gostaria de agradecer pelas informações.
                                                            Vc poderia me tirar uma dúvida? Estou estudando para tribunais dentre vários motivos está o recesso no final do ano, pois tenho filhos pequenos e as escolas nesse período fecham e fico na mão sem ter com quem deixar as crianças.
                                                            Vc sabe dizer se na ALESP além das férias tem o recesso de fim de ano assim como no Judiciário ou algo parecido?
                                                            Agradeço mais uma vez pela sua gentileza e colaboração em nos ajudar.

Comentrio

• porcopreto
                                                              • 09/06/09
                                                              • 140

Muito obrigado, @porcopreto! Deu para ter uma pequena noção.

Assisti ao webnário do estratégia, também ajudou muito!
                                                              Blz Paulo.sv1 . Dei uma olhada no webnário tb, de curiosidade. Achei que foi útil, mas a apresentação poderia ter sido melhor estruturada. Penso assim porque os "slides" focavam mais no último concurso, que foi bem pequeno e apenas para 3 cargos bem específicos. Achei que deveria ter focado mais no concurso de 2010, que foi o grande concurso, pra vários cargos...

Além disso, ele deu uma informação bem incorreta. Disse que o horário de funcionamento da ALESP é das 12:00 às 20:00, quando na verdade é das 8:00 às 20:00, e tem funcionários da área administrativa trabalhando durante todo esse período, apesar de maioria trabalhar no período de 12:00 às 20:00....

Voltando a sua pergunta, sobre o que um técnico faz, é meio complicado responder, como eu já disse. Porque técnico é apenas um nível. A pergunta deve ser "o que um técnico da área X faz"? Ou, melhor ainda: o que os funcionários da área X fazem? O técnico fará, dentre esse conjunto de atividades, aquelas de menor complexidade...

Comentrio

Working...
                                                              X