Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas - TJ-SP

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • DudeDM
    • 03/07/15
    • 22

Ric e fdf,
    Os comentários de vocês são ricos demais em informações. Parabéns pelas postagens.

Estou em uma fase de "olhar para os lados" e concursos de tribunais parecem-me uma boa saída (ao menos para mim). Não ligo muito para o ofício em si e questões de pressão. Isso é um tanto quanto relativo. Só vivenciando mesmo pra saber. Enfim, dito isso gostaria de perguntar algo.

Em relação ao último edital, faltariam-me apenas as disciplinas processuais. Todas as outras já tenho um bom domínio e bagagem (visto que estudo pra área fiscal). Qual a dica vocês dariam (isso vale para todos)? Já as adicionariam desde já ou daria pra esperar o edital sair e incluí-las depois (rodando apenas as matérias do edital e focando nas que me faltariam)? E como é a concorrência nesse tipo de certame (por exemplo, geralmente os nomeados já estudam há um bom tempo especificamente, fazem cursinho, fazem tantos pontos etc etc etc - na média mesmo, só pra ter uma noção)?

Um abraço e obrigado!

Comentário

• ViniciusAndraus
      • 26/03/16
      • 65

quem tem o melhor material para esse concurso? neaf, estrategia ou cers?

Comentário

• RafaFiscall
        • 18/12/15
        • 12

Originally posted by Junior97 View Post

o ritmo de trabalho é muito intenso? há condição mental, devido ao trabalho, para estudar para outros concursos? tenho uma certa noção de como é o trabalho em alguns fóruns, já que meu pai trabalha no TJSP.
        Desculpe a demora, cara... Tá meio corrido
        Então, falando por mim ( pq como já foi falado aqui, depende muito do lugar q vc for trabalhar), q trabalho em 1 instância e tenho um chefe tranquilo e um bom ambiente de trabalho, dá p conciliar trabalho e estudos sim. Claro q é bem desgastante. Nos primeiros 5 meses de trabalho não consegui estudar muito, pois eram muitas novidades, muita coisa nova p aprender, então chegava em casa bem cansado... Mas agora q estou mais acostumado com os afazeres no TJ (sempre tem muito trabalho, mas é bem repetitivo... Depois de um tempo vc faz no "automático" boa parte das coisas), tenho estudado umas 35 hrs líquidas por semana ( sem muita vida social kk)

Comentário

• RafaFiscall
          • 18/12/15
          • 12

Originally posted by ViniciusAndraus View Post
          é um bom escada mesmo que a pretensão não seja tribunais, por exemplo, a carreira fiscal?
          E aí, ViníciusAndraus

Vc diz em relação ao aproveitamento das matérias?
          Eu estudo p área fiscal e sinceramente acho q é bem difícil de ter algum concurso de nível médio q cobre as principais matérias da área fiscal. As matérias q estudei pro TJ e consegui aproveitar foram: Por, Direito Adm, Const e Raciocínio lógico. Eu disse ser um bom concurso escada no sentido de não ser muito difícil de passar ( comparado a outros tribunais), pagar um salário q te permite comprar bons materiais p continuar estudando e poder viajar pra fazer provas... Há concursos de nível médio q são mais fáceis, mas o salário é muito baixo e outros q o salário é bom, mas o tempo q vc terá q estudar p passar, já daria p ter estudado p um cargo top de nível superior

Comentário

• ViniciusAndraus
            • 26/03/16
            • 65

Originally posted by RafaFiscall View Post

E aí, ViníciusAndraus

Vc diz em relação ao aproveitamento das matérias?
            Eu estudo p área fiscal e sinceramente acho q é bem difícil de ter algum concurso de nível médio q cobre as principais matérias da área fiscal. As matérias q estudei pro TJ e consegui aproveitar foram: Por, Direito Adm, Const e Raciocínio lógico. Eu disse ser um bom concurso escada no sentido de não ser muito difícil de passar ( comparado a outros tribunais), pagar um salário q te permite comprar bons materiais p continuar estudando e poder viajar pra fazer provas... Há concursos de nível médio q são mais fáceis, mas o salário é muito baixo e outros q o salário é bom, mas o tempo q vc terá q estudar p passar, já daria p ter estudado p um cargo top de nível superior
            aproveitamento de materia e a função mesmo, talvez de para estudar e aprender alguma coisa no trabalho. Mas acho que o mais importante seja o bom salario mesmo, meu foco no longo prazo é a area fiscal, mas por enquanto estou pensando em focar no tj

Comentário

• Ric-jp
              • 09/01/16
              • 10

Originally posted by DudeDM View Post
              Ric e fdf,
              Os comentários de vocês são ricos demais em informações. Parabéns pelas postagens.

Estou em uma fase de "olhar para os lados" e concursos de tribunais parecem-me uma boa saída (ao menos para mim). Não ligo muito para o ofício em si e questões de pressão. Isso é um tanto quanto relativo. Só vivenciando mesmo pra saber. Enfim, dito isso gostaria de perguntar algo.

Em relação ao último edital, faltariam-me apenas as disciplinas processuais. Todas as outras já tenho um bom domínio e bagagem (visto que estudo pra área fiscal). Qual a dica vocês dariam (isso vale para todos)? Já as adicionariam desde já ou daria pra esperar o edital sair e incluí-las depois (rodando apenas as matérias do edital e focando nas que me faltariam)? E como é a concorrência nesse tipo de certame (por exemplo, geralmente os nomeados já estudam há um bom tempo especificamente, fazem cursinho, fazem tantos pontos etc etc etc - na média mesmo, só pra ter uma noção)?

Um abraço e obrigado!
              Oi Dude, se você estuda pra fiscal, acredito que vai achar a prova do TJ bem tranquila. O que acho diferente é que no TJ como tem menos matéria e as questões são mais fáceis, tem que ir bem em todas matérias.
              Estudei 2 meses (8 -12h/dia) para essa prova, e só na lei seca (sou formado em educação física).
              Não sei se é o ideal, acho que depende da bagagem de cada um, mas como você estuda pra fiscal acho que será bem tranquilo.
              Sobre o estudo da parte processual, não achei tão complicado, mas acho que quanto antes você começar é melhor. A dica que dou, é que quando estudei, encarei a parte processual como um jogo, com regras, e fases... o único problema é que no código está tudo fora de ordem.
              E atenção para as mudanças que ocorreram com o novo CPC...
              abraço

Comentário

• Tuzuli
                • 04/02/14
                • 1

Pessoal, vocês sabem a previsão de quando o concurso do TJSP com vagas para o Interior vai ocorrer?

Comentário

• FiskTrib_2017
                  • 10/11/16
                  • 23

Vocês sabem me informar se é fácil conseguir a remoção para o Interior?? Eu já ouvi falar que trabalhando 1 ano no TJ, vc pode pedir transferência pra qualquer unidade e é muito tranquilo conseguir. É verídica essa informação? rsrs Posso prestar o concurso pra Capital e pedir remoção pro interior ou vice-versa?

Comentário

• Ric-jp
                    • 09/01/16
                    • 10

Bom dia FiskTrib, realmente após 1 ano você pode tentar a remoção, que agora (teoricamente) será anual.
                    Se é tranquilo conseguir não sei. Todos que conheço e pediram conseguiram, mas pelos critérios de desempate das vagas, acredito que um recém concursado ficará no final da fila (pode olhar a portaria 9310/16 que regula o processo de remoção).
                    Tem a opção de permuta também.
                    Posso estar enganado, mas pra permuta não precisa do mínimo de 1 ano para mudar. Porém arranjar alguém para permutar pode ser bem difícil.

Comentário

• ..Cá..
                      • 10/11/16
                      • 11

Vocês chutam algum mês para edital/provas?

Direito eu também estou achando que lei seca dá conta do recado, mas e atualidades e informática? Como lidar? rs

Comentário

• Ric-jp
                        • 09/01/16
                        • 10

Não tenho ideia de quando sai o concurso, só sei que já devia ter saído, pois tem muita gente aposentando e a lista do concurso anterior já está zerada.
                        Atualidades estudei assim, procurei todas as questões sobre atualidades da VUNESP no semestre. Aí dei uma lida sobre o assunto. E ler notícias sempre faz bem.
                        Informática depende do quanto você sabe, mas acho que o melhor é resolver questões e ver o que você precisa estudar mais.

Comentário

• ..Cá..
                          • 10/11/16
                          • 11

Tem gente que acha que ainda sai esse mês, vamos ver...
                          Obrigada pela ajuda, Ric-jp! Estou meio perdida com essas matérias... rs

Comentário

• Ric-jp
                            • 09/01/16
                            • 10

Então, Cá, parece que o presidente do TJ disse que o edital sai este mês.
                            Por outro lado, ontem ele disse que o TJ está sem dinheiro (para recompor o salário frente a inflação anual).
                            Semana passada saiu o edital de assistente e psicólogo.
                            Acredito que de escrevente sai logo. Mas é só um "achometro" não sei de nada.

Comentário

• FiskTrib_2017
                              • 10/11/16
                              • 23

Ric-jp Obrigado pelas informações!

Comentário

• DudeDM
                                • 03/07/15
                                • 22

Originally posted by Ric-jp View Post

Oi Dude, se você estuda pra fiscal, acredito que vai achar a prova do TJ bem tranquila. O que acho diferente é que no TJ como tem menos matéria e as questões são mais fáceis, tem que ir bem em todas matérias.
                                Estudei 2 meses (8 -12h/dia) para essa prova, e só na lei seca (sou formado em educação física).
                                Não sei se é o ideal, acho que depende da bagagem de cada um, mas como você estuda pra fiscal acho que será bem tranquilo.
                                Sobre o estudo da parte processual, não achei tão complicado, mas acho que quanto antes você começar é melhor. A dica que dou, é que quando estudei, encarei a parte processual como um jogo, com regras, e fases... o único problema é que no código está tudo fora de ordem.
                                E atenção para as mudanças que ocorreram com o novo CPC...
                                abraço

Obrigado pela resposta, Ric. Novamente riquíssima em conteúdo.
                                Um abraço e uma excelente semana.

Comentário

• SilCouto
                                  • 04/09/08
                                  • 300

Boa tarde pessoal. Rumo ao TJ / SP

Comentário

• SilCouto
                                    • 04/09/08
                                    • 300

Originally posted by RafaFiscall View Post
                                    Galera,

Tmbm sou servidor do TJ (passei no último concurso). Na minha humilde opinião, como concurso escada acho uma ótima opção. Acredito q dentre os concursos pra tribunais este apresenta o melhor custo benefício pra se estudar (considerando a remuneração e a quantidade de vagas). No lugar de vcs eu não pensaria duas vezes ( como não pensei há cerca de 3 anos kk)

Rafa nos dê alguma dicas de estudos? Voce passou para qual forum ? E qual classificação ?

beijos nos ajudeeeeeeeeeeeeeeee

Comentário

• RafaFiscall
                                      • 18/12/15
                                      • 12

Originally posted by SilCouto View Post

Rafa nos dê alguma dicas de estudos? Voce passou para qual forum ? E qual classificação ?

beijos nos ajudeeeeeeeeeeeeeeee
                                      E ai, SilCouto

Eu passei pra SBC em 21 (no desempate acabei ficando como excedente, imagina a minha raiva na época kk). Então, dar dicas acho um pouco complicado viu, já q tem concurseiro com base forte em exatas, ou com formação em área jurídica, têm aqueles também q aprendem super rápido outros q nem tanto (meu caso kkk)... Enfim vários perfis. Pra não te deixar sem resposta, vou dar uma dica mais geral... Como nessa prova do TJ a nota de corte deve ficar em 80% ou mais ( acho q menos do q no último concurso não vai ser), vc tem q ir bem em todas as matérias, então eu focaria mais nas disciplinas q eu menos sei ( parece meio óbvio, mas tem gente q não se liga nisso ). E tmbm faria muitas , muitas questões da Vunesp, inclusive cronometrando o tempo p treinar a agilidade pra responder, pois se forem novamente 100 questões p resolver em 5 hrs, o tempo pode não ser suficiente...

Comentário

• SilCouto
                                        • 04/09/08
                                        • 300

Boaaaaaaaaaa valeuuuuuuuuuuuu e vamos que vamos ..............

Sera que o edital sai mesmo agora .............. NÃo queria pra ser bem franca bem que poderia demorar mais um pouquinho tipo maio .....
                                        Originally posted by silcouto View Post

rafa nos dê alguma dicas de estudos? Voce passou para qual forum ? E qual classificação ?

Beijos nos ajudeeeeeeeeeeeeeeee

Comentário

• SilCouto
                                          • 04/09/08
                                          • 300

Pessoal sobre a nota de corte .... Vocês levam em conta isso ... tipo Capital ultimo foi 8,1 acho Mogi das Cruzes 7,3 !!!!!!!!!!!!

Teoricamente ...... Capital de 100 podia errar até 19 para ser habilitada para 2 fase e Mogi das Cruzes de 100 poderia errar 27 é isso mesmo ???? PROCEDE ESSAS MINHAS CONTAS .............. Estou em duvida em prestar Capital ou Mogi das Cruzes ??????????? por favor me ajude

Comentário

• Tony_F
                                            • 05/02/16
                                            • 99

Notícias sobre o edital:
                                            http://www.setoread.com.br/noticias/TJ-SP/

Comentário

• _Blake_
                                              • 22/10/14
                                              • 122

Tem como pedir redução de jornada? Qual é o salário líquido?

Comentário

• Corgan
                                                • 01/04/15
                                                • 57

Originally posted by _Blake_ View Post
                                                Tem como pedir redução de jornada? Qual é o salário líquido?
                                                QUal o Salário líquido e o horário? Funciona como nos tribunais federais?

Comentário

• Ric-jp
                                                  • 09/01/16
                                                  • 10

Originally posted by Corgan View Post
                                                  QUal o Salário líquido e o horário? Funciona como nos tribunais federais?
                                                  O salário varia um pouco, mas o inicial líquido acredito que esteja em torno de 4.5 k.
                                                  Incluindo o alimentação (atualmente 42/dia), transporte (7,6/dia) e auxílio saúde 300.
                                                  O horário tem exceções, mas a maioria cumpre 8h optando entrar entre 8h-11h saindo 17h-19h.

Comentário

• ..Cá..
                                                    • 10/11/16
                                                    • 11

O salário varia um pouco, mas o inicial líquido acredito que esteja em torno de 4.5 k.
                                                    Incluindo o alimentação (atualmente 42/dia), transporte (7,6/dia) e auxílio saúde 300.
                                                    O horário tem exceções, mas a maioria cumpre 8h optando entrar entre 8h-11h saindo 17h-19h.
                                                    Eu vi no face que são 8h corridas, isso procede? (7 trabalhadas + 1 de almoço).

Comentário

• Corgan
                                                      • 01/04/15
                                                      • 57

Obrigado. Quanto ao salário eu recebi a informação abaixo de um outro fórum:
                                                      salário base 1.968,34
                                                      gratificação judiciária 2.504,82
                                                      auxilio transporte (22 dias) 167,20
                                                      auxilio alimentação (22 dias) 924,00
                                                      auxilio saúde 300,00
                                                      .
                                                      total bruto 5.864,36
                                                      .
                                                      IAMSPE (89,46)
                                                      imposto de renda na fonte (232,44)
                                                      contribuição previdência 11% (477,11)
                                                      .
                                                      total liquido 5.065,35

Comentário

• Ric-jp
                                                        • 09/01/16
                                                        • 10

Originally posted by ..Cá.. View Post

Eu vi no face que são 8h corridas, isso procede? (7 trabalhadas + 1 de almoço).
                                                        Oi Cá... na prática é mais ou menos isso mesmo.

Comentário

• Ric-jp
                                                          • 09/01/16
                                                          • 10

Originally posted by Corgan View Post
                                                          Obrigado. Quanto ao salário eu recebi a informação abaixo de um outro fórum:
                                                          salário base 1.968,34
                                                          gratificação judiciária 2.504,82
                                                          auxilio transporte (22 dias) 167,20
                                                          auxilio alimentação (22 dias) 924,00
                                                          auxilio saúde 300,00
                                                          .
                                                          total bruto 5.864,36
                                                          .
                                                          IAMSPE (89,46)
                                                          imposto de renda na fonte (232,44)
                                                          contribuição previdência 11% (477,11)
                                                          .
                                                          total liquido 5.065,35
                                                          Como disse, varia um pouco o valor.
                                                          Os dados estão corretos, só o Salário Base que está errado, é 2.027,83
                                                          E meus descontos foram maiores que esse, quase o dobro de IR e 577 de Contribuição.
                                                          Além disso tem o adicional de qualificação: 5% para graduação, 7,5% especialização, 10% mestrado, 12,5% doutorado.

Comentário

• Corgan
                                                            • 01/04/15
                                                            • 57

Como disse, varia um pouco o valor.
                                                            Os dados estão corretos, só o Salário Base que está errado, é 2.027,83
                                                            E meus descontos foram maiores que esse, quase o dobro de IR e 577 de Contribuição.
                                                            Além disso tem o adicional de qualificação: 5% para graduação, 7,5% especialização, 10% mestrado, 12,5% doutorado.
                                                            Ok RIc, obrigado pelas informações.

Comentário

• SilCouto
                                                              • 04/09/08
                                                              • 300

Pessoal vai no site do NEAF tem uma palestra la de quase 1 e meia explicando tudo isso acima ........... liquido hoje TJ 5.800,00 atualizado liquido e atualizado ..... horario tipo 12:00 as 19:00 vc faz 1 hora de almoço nesse horario ......... essas perguntas tem tudo la na palestra .....

Comentário

Working...
                                                              X