Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Inconstitucionalidade do Exame da OAB.

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Guest's Avatar
    Visitante

Inconstitucionalidade do Exame da OAB.

oq acham?

acertar 40 de 80 questões com apenas 4 alternativas (ao invés de 5, o que diminuiria enormemente a possibilidade de acertar no chute)

e tirar 6 de 10 na matéria preferida, dentre várias opções para a segunda fase

é dificil?

pelo amor de meus filhinhos.

se a pessoa não consegue tirar 6 de 10 na matéria preferida, vai tirar quanto nas outras?

um exame q tem 3 vezes por ano, dá pra ser feito constantemente.

me parece sinceramente que este sub-procurador da republica só queria ficar famoso(e conseguiu) com este parecer(http://painelpolitico.com/files/parecer_MPF.doc) favorável ao fim do exame da ordem.

ja temos tantos advogados ridiculos por aí, estragando direitos materiais das pessoas

imagine se liberar, o cara bota um paletó e como o povo vai distinguir os bons dos lixos?

dos que escrevem "inlícito", "Perca dos prasos" e 'prossedimentos"
    http://www.conjur.com.br/2011-jul-29...exame-oab-2011

?
    Última edição por EstudanteBrasil; http://www.forumconcurseiros.com/forum às Sat, 30/07/11, 05:51 PM.
  • Sieger-AFRFB
    • 05/02/10
    • 733

Re: Inconstitucionalidade do Exame da OAB.

Hallo EstudanteBrasil!!

O que eu percebi, quando ingressei no curso de Direito, é que a grande maioria dos alunos não estão nem um pouco preocupados com a OAB...acham que é algo distante, portanto, preocupação para o futuro. Assim, vão "levando" o curso sem compromisso...

No final do semestre, por curiosidade e também, por interesse meu, fui assistir à apresentação de alguns trabalhos de conclusão...não cai da cadeira, pois estava sentada. Trabalhos não adequados às normas da ABNT(básico!!!), com erros de português e por aí vai. E o pior de tudo é que passam!!! Com notas ridículas: 6 ou 6,5...,mas conseguem a aprovação.

Resultado: Não conseguem passar no Exame da Ordem.

Ao invés de criticarem o Exame da Ordem, deveriam levar mais a sério os estudos durante a graduação, independentemente da aulas serem boas, mais ou menos ou mesmo ruins... Procurar ser melhor que os próprios mestres...

Concordo contigo, já temos "profissionais" de direito "as pencas" que não valem R$0,01.

Sieger.

Comentário

• Guest's Avatar
      Visitante

sim.....

Comentário

• Guest's Avatar
        Visitante

No final do semestre, por curiosidade e também, por interesse meu, fui assistir à apresentação de alguns trabalhos de conclusão...não cai da cadeira, pois estava sentada. Trabalhos não adequados às normas da ABNT(básico!!!), com erros de português e por aí vai. E o pior de tudo é que passam!!! Com notas ridículas: 6 ou 6,5...,mas conseguem a aprovação.
        amiga... uma pessoa q fala q:

1) concurso é dificil,
        2) monografia é dificil
        3) OAB é difícil

é, necessariamente, burra.

Concordo contigo, já temos "profissionais" de direito "as pencas" que não valem R$0,01.
        só nao te passo o vídeo do youtube(de um cara q nao consegue passar na OAB e fica criticando o exame) que me inspirou a fazer este tópico para não de fazer passar mal.

direito tem mto cara safado...
        Última edição por EstudanteBrasil; http://www.forumconcurseiros.com/forum às Sun, 31/07/11, 05:32 PM.

Comentário

• zevaldir
          • 20/03/10
          • 300

Recentemente ingressei no curso de direito, em uma universidade particular do interior do RS, como uma segunda graduação. Estou cursando o segundo período. Originalmente sou engenheiro, formado por universidade federal.

O nível de exigência da universidade é absolutamente ridículo de fácil. Com certeza, mais fácil que qualquer ensino médio de escolas públicas. Da mesma forma, o nível intelectual dos alunos é baixíssimo.
          O pessoal se forma sem aprender absolutamente nada (minha universidade aprova menos de 6% dos alunos na OAB).

Deixar de exigir o concurso da OAB para o exercício da profissão de advogado seria uma banalização gigante da profissãõ. Infelizmente, qualquer "uniesquina" da vida tem disponível um curso de direito.

E olha, pelo que eu vi a prova da OAB é bastante fácil. O pessoal não passa realmente porque é fraco...

Abraços!

Comentário

• Guest's Avatar
            Visitante

Postado Originalmente por zevaldir Ver Post
            Recentemente ingressei no curso de direito, em uma universidade particular do interior do RS, como uma segunda graduação. Estou cursando o segundo período. Originalmente sou engenheiro, formado por universidade federal.

O nível de exigência da universidade é absolutamente ridículo de fácil. Com certeza, mais fácil que qualquer ensino médio de escolas públicas. Da mesma forma, o nível intelectual dos alunos é baixíssimo.
            O pessoal se forma sem aprender absolutamente nada (minha universidade aprova menos de 6% dos alunos na OAB).

Deixar de exigir o concurso da OAB para o exercício da profissão de advogado seria uma banalização gigante da profissãõ. Infelizmente, qualquer "uniesquina" da vida tem disponível um curso de direito.

E olha, pelo que eu vi a prova da OAB é bastante fácil. O pessoal não passa realmente porque é fraco...

Abraços!
            é verdade, amigo.

mas te pergunto, como vc contra argumentaria aquele argumento que diz

"mas medicina nao tem OAB e trabalham num ramo q defende o corpo humano, ao inves de bens juridicos"?

Comentário

• zevaldir
              • 20/03/10
              • 300

Postado Originalmente por EstudanteBrasil Ver Post
              é verdade, amigo.

"mas medicina nao tem OAB e trabalham num ramo q defende o corpo humano, ao inves de bens juridicos"?
              Pois é... Assim como medicina, engenharia também não tem teste, e também mexe diretamente com a vida e a segurança das pessoas.

Vamos ver no que dará esta história...

Comentário

• Guest's Avatar
                Visitante

Postado Originalmente por zevaldir Ver Post
                Pois é... Assim como medicina, engenharia também não tem teste, e também mexe diretamente com a vida e a segurança das pessoas.

Vamos ver no que dará esta história...
                kkkkkk sim.

mas engenharia nao se forma qualquer retardado, em Direito sim.

PS para a moderação: nao sei pq insistem em mover pra cá topicos da OAB, como se este forum aqui fosse usado, nunca entra ninguem aqui......... este forum da oab deveria ser fechado, este é um site é da area fiscal, nao adiante negar a realidade, nao é movendo para ca os topicos da oab q vai se trazer a galera da area juridica para cá, só falam um pouquinho de direito no mais movimentado, por coincidencia, q é o de tecnica de estudos e alguns outros.

Comentário

• Sieger-AFRFB
                  • 05/02/10
                  • 733

é verdade, amigo.

É mais fácil nivelar por baixo...dá menos trabalho não é mesmo? "Deveriam" melhorar a qualidade de todos os cursos e ainda, fiscalizar melhor os profissionais que já atuam no mercado.

Comentário

• Guest's Avatar
                    Visitante

Postado Originalmente por Sieger-AFRFB Ver Post
                    É mais fácil nivelar por baixo...dá menos trabalho não é mesmo? "Deveriam" melhorar a qualidade de todos os cursos e ainda, fiscalizar melhor os profissionais que já atuam no mercado.
                    sabe como eu contra-argumentaria?

diria q sou a favor do "exame da OAB" em todos cursos

kkkkkkkkkkkkk

acho um absurdo só ter em Direito.

medicina deveria ter também.
                    engenharia
                    tudo!

a média da faculdade é 7.

a oab exige 5 e 6(na segunda fase na materia preferida)

dao colher de chá de 20% na primeira e 10% na segunda(na materia preferida)

e ainda reclamam.
                    Última edição por EstudanteBrasil; http://www.forumconcurseiros.com/forum às Sun, 31/07/11, 05:57 PM.

Comentário

• Guest's Avatar
                      Visitante

a unica coisa q eu faria questao eh de uma prova bem elaborada.

sem invencoes,
                      questoes objetivas(no sentido de inquestionaveis).
                      com tempo suficiente para faze-las.
                      sem margem para recursos.

de resto, perfeito.

Comentário

• Sieger-AFRFB
                        • 05/02/10
                        • 733

sabe como eu contra-argumentaria?

diria q sou a favor do "exame da OAB" em todos cursos

kkkkkkkkkkkkk

acho um absurdo só ter em Direito.

medicina deveria ter também.
                        engenharia
                        tudo!

a média da faculdade é 7.

a oab exige 5 e 6(na segunda fase na materia preferida)

dao colher de chá de 20% na primeira e 10% na segunda(na materia preferida)

e ainda reclamam.

Eu não sabia que a média para a prova da OAB fosse tão baixa! E ainda assim estão reclamando...

EstudanteBrasil, eu encontrei um site bem legal, com depoimentos de pessoas renomadas na área do Direito, como Maria Sylvia Zanella di Pietro. Fica a dica! http://www.direitodoestado.com.br/dm.asp?num_id=3

Sieger.

Comentário

• Guest's Avatar
                          Visitante

Postado Originalmente por Sieger-AFRFB Ver Post
                          Eu não sabia que a média para a prova da OAB fosse tão baixa! E ainda assim estão reclamando...

EstudanteBrasil, eu encontrei um site bem legal, com depoimentos de pessoas renomadas na área do Direito, como Maria Sylvia Zanella di Pietro. Fica a dica! http://www.direitodoestado.com.br/dm.asp?num_id=3

Sieger.
                          valeuuuu

vou ver todos, ja to vendo o da maricota.

tenho um amigo q estuda na USP e mata aula dela. que safado, nao?

Comentário

• Samuel David
                            • 13/02/11
                            • 55

Então o Exame de Ordem, creio eu q é um mal necessário, tão dizendo ai que o STF vai julgar a favor do fim do exame(decisão sai em setembro), se sair o exame já era o curso de direito, vai banalizar geral, vai ter advogado fazendo Habeas Corpus por 100 conto de reis heheh. Acho q o STF não vai retirar mais vai pedir pra deixar mais acessivel.

Comentário

• sarahjunkes
                              • 07/12/10
                              • 35

Que o exame da ordem, da forma que está sendo feito, está uma piada, não há que duvidar. As questões são mal redigidas e as assertivas não tem nexo. Também defendo o exame, para o bem desse país. Como disse o colega acima, é um "mal necessário".

Atuo na área há muitos anos e sei muito bem que a carteirinha rosa não mudará a vida de ninguém, como a maioria dos que defendem a extinção do exame pensa. Pelo contrário! Aí que o bicho pega. É uma profissão que sempre foi mal vista, já que o cliente chega em você pensando "esse cara é ladrão", e por isso você tem que se dedicar de corpo e alma para se dar bem.

Fiz a última prova e acertei 39 questões e, sinceramente, essa prova não estava simples. O nível estava mais alto que as anteriores, sem dúvida nenhuma. Fica então a incoerência da OAB: "peneirar" bacharéis com uma prova difícil em contraposição com o número de faculdades de direito em cada esquina, vendendo ilusões.

Estarei mentindo se disser que me matei de estudar durante o curso. Isso é fato e não vejo motivo para não assumir minha parcela de responsabilidade. Porém posso garantir, com a consciência tranquila, que não faço parte dos estúpidos ou desinteressados, nem que venho de uma faculdade "meia-boca". Trabalho na área desde os 13 anos (sim! minha família toda é da área) e isso sempre me garantiu mais rapidez no aprendizado. Atuo ostensivamente - só não assino petições, mas comando audiências se o juiz autorizar - desde o final do segundo ano da graduação.

Então como explicar a minha nota? Acertei 39 (!!) questões numa prova completamente desproporcional. Não ia fazer OAB, mas decidi fazer essa prova e estudei muito para passar logo de uma vez e voltar aos meus estudos regulares para concursos. Pode ser impressão minha por ter reprovado e ainda estar chateada com o resultado, mas me parece que a era das OAB's fáceis foi embora. Há quem diga que a última prova foi nível magistratura e MP.

E outra, dizer que concurso não é difícil... não concordo, tendo em vista a conjuntura que se apresenta atualmente. Temos muitos candidatos, e muitos deles são bons. Para passar num concurso decente a pessoa tem que dedicar muito do seu tempo ao estudo para provas cada vez mais difíceis. Acho que dizendo isso (ao meu ver, é claro) há um certo desmerecimento àqueles que almejam grandes cargos públicos. Ninguém passa num concurso desse sem, no mínimo, uns bons meses de estudo. Ouvir isso soa como desconhecimento de causa.

Quero deixar claro que não reclamo da obrigatoriedade da prova, mas, na minha opinião, a prova está desproporcional, posto que não exige o conhecimento médio do bacharel, mas sim pressupõe um conhecimento acima da média.
                              Última edição por sarahjunkes; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/182246-sarahjunkes às Thu, 04/08/11, 10:08 PM.

Comentário

Aguarde...
                              X