Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Recursos em portugues

Page Title Module
Mover Remover Collapse
This topic is closed.
X
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • dudi.c
    • 22/04/10
    • 136

Recursos em portugues

para postarmos recursos na materia de portugues.
  • felipe.brum
    • 13/12/10
    • 396

Re: recusos em portugues

Pessoal,
    alguma questão para recurso?

Comentário

• makona
      • 27/08/09
      • 105

NADA?!

Pra mim falta 01 de português......

Desespero....

Abraços!

Comentário

• LEONARDO2009
        • 14/12/09
        • 127

Galera, também estou por uma em português. Temos que conseguir.

Comentário

• nobregafm
          • 14/12/09
          • 116

Acho que podemos ir em cima daquela de interpretação dos quadrinhos e da questão do imperativo tb, todos concordam, vc erraram essas...

Comentário

• felipe.brum
            • 13/12/10
            • 396

Um professor falou que cabe recurso nessa:

20 -
            De fato, "nosso amor de que eu não esqueço" é o fim da picada, mas não está incorreto, "nosso amor do qual eu não esqueço(...)" é perfeitamente possível, dentro da norma culta, especialmente como letra de bolero, emendando assim: "embora em mil pedaços me tenha partido o coração...".

Brincadeiras a parte, acredito defensável a alternativa. Agora, resolveram colocar a alternativa d - Por que você optou para mim.
            Soa absurda também, e o fim da picada, mas é perfeitamente possível optar para alguém - no lugar de alguém.

Comentário

• nobregafm
              • 14/12/09
              • 116

Mas essa eu acertei.... não seria suficiente...

Comentário

• felipe.brum
                • 13/12/10
                • 396

Pelo que ele disse, essa é a única que cabe recurso.
                Vamos ver se aparece outro professor com uma visão diferente.

Comentário

• Fabricio Nunes
                  • 26/09/10
                  • 67

Consultei rápido um professor de português na seguinte questão:

Acredito que dê para anular a questão 14 Prova branca
                  14 - A respeito da interpretação do quadrinho, analise as afirmativas a seguir:
                  I. Associando texto e imagem, é correto afirmar que o uso da ironia é a chave para o entendimento do quadrinho.
                  II. Na fala do homem, o humor reside em um trocadilho com relação à fala da mulher.
                  III. Não há elementos textuais que indiquem ser possível afirmar com certeza se o homem entendeu ou não a mensagem da mulher.

A FGV deu como gabarito a Letra B: “ se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
                  Ora, se eu considero correto que não há elementos textuais que indiquem ser possível afirmar com certeza se o homem entendeu ou não a mensagem da mulher, como posso dizer que está correto que o humor reside em um trocadilho com relação à fala da mulher. Para existir o TROCADILHO ele devia ter entendido o que a mulher disse.

Vejam o significado de trocadilho: s.f. Jogo de palavras semelhantes na forma mas diferentes no significado, que enseja ambiguidade; calembur, equívoco: fazer humor com trocadilhos fáceis.

Logo, só a alternativa III estária correta ( sem gaba! ) ANULAÇÃO!!!

Comentário

• Fabricio Nunes
                    • 26/09/10
                    • 67

Comentem por favor!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentário

• Fabricio Nunes
                      • 26/09/10
                      • 67

Trocadilho no wikipédia:
                      "Os trocadilhos constituem um dos recursos retóricos mais utilizados em discursos humorísticos e publicitários. Resulta sempre da semelhança fonética ou sintática de dois enunciados cuja conjunção, comparação ou subentendido (enunciado elíptico, não referido directamente) cria um efeito inesperado, intencional ou não, aproveitando a sonoridade similar e o efeito de surpresa sobre o ouvinte ou o leitor da junção de significados díspares num mesmo contexto. Os trocadilhos mais frequentes são cacofonias em que uma determinada palavra é pronunciada de forma a parecer outra, geralmente com intenção humorística, maliciosa, obscena e/ou grosseira."

Comentário

• felipe.brum
                        • 13/12/10
                        • 396

Só tenho minhas dúvidas se o trocadilho precisa ser intencional

Comentário

• thati_adm
                          • 09/10/08
                          • 111

Postado Originalmente por Fabricio Nunes Ver Post
                          Consultei rápido um professor de português na seguinte questão:

Acredito que dê para anular a questão 14 Prova branca
                          14 - A respeito da interpretação do quadrinho, analise as afirmativas a seguir:
                          I. Associando texto e imagem, é correto afirmar que o uso da ironia é a chave para o entendimento do quadrinho.
                          II. Na fala do homem, o humor reside em um trocadilho com relação à fala da mulher.
                          III. Não há elementos textuais que indiquem ser possível afirmar com certeza se o homem entendeu ou não a mensagem da mulher.

A FGV deu como gabarito a Letra B: “ se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
                          Ora, se eu considero correto que não há elementos textuais que indiquem ser possível afirmar com certeza se o homem entendeu ou não a mensagem da mulher, como posso dizer que está correto que o humor reside em um trocadilho com relação à fala da mulher. Para existir o TROCADILHO ele devia ter entendido o que a mulher disse.

Vejam o significado de trocadilho: s.f. Jogo de palavras semelhantes na forma mas diferentes no significado, que enseja ambiguidade; calembur, equívoco: fazer humor com trocadilhos fáceis.

Logo, só a alternativa III estária correta ( sem gaba! ) ANULAÇÃO!!!
                          Concordo com vc...

Comentário

• Alexandre_SP
                            • 24/11/09
                            • 298

Pessoal,

como formular o recurso para a questão 17 - Prova Branca?

Desde quando "pra" mim respeita a"norma culta?

Essa é a questão "Assinale a alternativa em que a alteração do verso da canção tenha sido feito com adequação à norma culta....

Comentário

• nobregafm
                              • 14/12/09
                              • 116

É justamente essa que eu também pensei, achei a resposta da banca incoerente... temos que tentar vou consultar outro professor também para ver o que acha e vamos fundamentar bem...

Comentário

Aguarde...
                              X