Announcement

Collapse
No announcement yet.

Esse concurso pode ter sido direcionado para um público específico??

Collapse
X
  • Filter
  • Hora
  • Mostrar
Limpar tudo
new posts
  • Marcos Auditor
    • 20/02/14
    • 102

Esse concurso pode ter sido direcionado para um público específico??

zzzzz
    Last edited by Marcos Auditor; Sat, 24/05/14, 10:36 AM.
  • adrianojbr
    • 02/08/09
    • 187

Re: Esse concurso pode ter sido direcionado para um público específico

cara, acho que foi direcionado sim, mas não para público determinado, mas sim para público com nível de conhecimento específico. veja bem que as matérias que você aponta como cobradas de forma mais profunda, são aquelas mais importantes para as atividades fins da receita. com o fim do curso de formação antes da nomeação, acho que é uma tendência da esaf intensificar esse tipo de cobrança no concurso público. agora as bizarrices que vieram é do histórico da esaf querer inventar moda e errar a mão.

Comentário

• Lavynata
      • 03/11/12
      • 43

Eu não concordo com você, eu trabalho na receita, mas em momento algum, por esse motivo me beneficiei, acertei apenas 4 e legislação tributária (não me dediquei muito a essa matéria, não poderia esperar melhor desempenho). Por outro lado, estudei legislação aduaneira como uma louca, e acertei todas, essa é diferença.

Comentário

• Kerlly Bezerra
        • 19/01/14
        • 321

A mais

Comentário

• Eleakin
          • 23/02/11
          • 631

Não dá pra afirmar que o fato de o concurso ter abordado com tanta profundidade as matérias de Leg. Tributária e Aduaneira seria uma forma de direcionar para algum público.
          Pelo contrário, esse preciosismo da Esaf em inventar moda e alterar totalmente a abordagem das questões, desapegando um pouco da cobrança excessiva de jurisprudência e abordando temas de forma ipsis literis, mas que ninguém imaginava, acaba nivelando ainda mais a concorrência. Mais certo que isso, só o non sense da banca em exagerar na mão....
          Deus queira que não repita a dose desse jeito no ano que vem.......

Comentário

• Urano2
            • 15/11/09
            • 149

Essa dúvida do Marcos é corriqueira.
            Muita gente acha que o fato de trabalhar na RFB nos dá vantagens sobre os demais, pois pensam que o dia-a-dia do Analista Tributário exige esses conhecimentos.
            Pode até ser que um ou outro lidem com matérias específicas, como Legislação Aduaneira, mas apenas os que trabalham na aduana lidam com ela.
            As atividades mais comuns, no entanto, são totalmente estranhas à quase totalidade das matérias cobradas no certame de AFRFB.
            O prof. Sérgio Carvalho, certa vez, sintetizou isso, mais ou menos assim:
            "A grande aprovação dos Analistas deve-se mais à confiança de saber ser possível passar do que por conhecimentos adquiridos no cotidiano."
            Ou seja, são vencedores e sabem do seu potencial, eis a grande diferença.

Comentário

• matheus_rs
              • 12/05/14
              • 384

Eu achava que a regra mais prudente era sempre estudar com base no edital anterior (tanto em relação às matérias, como à forma de abordá-las). Agora já não sei mais...

Comentário

• Urano2
                • 15/11/09
                • 149

Originally posted by matheus_rs View Post
                Eu achava que a regra mais prudente era sempre estudar com base no edital anterior (tanto em relação às matérias, como à forma de abordá-las). Agora já não sei mais...
                Matheus, é sim mais prudente estudar com base nos edital anterior.
                Em 2012 mudaram a forma com que abordavam determinadas matérias, principalmente Dir. Tributário e Leg. Tributária, e isso pegou muita gente desprevenida.
                Mas pelos concursos posteriores, notou-se que essa maneira de cobrança veio para ficar.
                Por isso, desta vez (2014), houve mais gente atingindo a nota mínima nessas matérias.
                O lance é que nenhum curso preparatório conseguiu se adequar perfeitamente às mudanças, então aconselho a partir para livros mesmo, como o do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Dir. Trib. na constituição e STF), e outros que abordem principalmente as jurisprudências.

Comentário

• Andre_sc
                  • 09/01/11
                  • 325

Marcos, foi meu primeiro concurso para AF também, e gostaria de compartilhar, de forma muito abreviada o que eu penso.

Oposto à metafórica corrida da Lebre e da Tartaruga, na vida real, a Lebre não vacila. Quem é lebre, estuda por seis meses e passa em ótima colocação.
                  Quem é tartaruga, estuda por anos numa tortura paulatina e minguante. E alguns passam.

Também ouvi de um colega meu, hoje aposentado da Eletrosul, o seguinte:
                  "Não importa o nível da prova ou qual a banca, os melhores é que entram."
                  Então, logicamente, para entrar, tem que estar entre, ou ser, os melhores. A mediocridade não aprova ninguém (há exceções).

Eu faço e refaço provas da ESAF e vejo que a ESAF para auditor exige um tipo de raciocínio que eu não tenho. Perco horas, tentando entender determinadas questões.
                  Isso me abala momentaneamente. Depois sigo em frente. Valorizo cada vitória. Persisto e insisto nos pontos fracos e vou melhorando a cada ciclo.

Resumindo, ontem , nem em sonho, eu imaginava passar no concurso de auditor. Hoje, estou beliscando as pontuações mínimas. Amanhã, pretendo chegar competitivo e arrancar uma vaga com os dentes.

Vejo hoje vagas sendo arrancadas com os dentes e invejo quem o faça. Quero acreditar que seja mérito pessoal. Quero acreditar que o merecedor desta vaga passou pelo que estou passando e que cada resposta certa na prova foi resultado e longas e torturosas horas de treinamento exaustivo. Quero acreditar que o merecedor da vaga tenha sacrificado pelo menos uma centena de finais de semana acompanhadas de muitas noites ou madrugadas de estudo. Que o nível de preparação deles está muito além das perigosas teorias da conspiração que permeiam este e outros fóruns. Muito além da dependência de pontos por anulação, e que ele tenha dispensado a ajuda da sorte, e que neste momento, ela lhe sorriu.

Comentário

• ezepelini
                    • 08/08/09
                    • 500

Originally posted by Andre_sc View Post
                    Marcos, foi meu primeiro concurso para AF também, e gostaria de compartilhar, de forma muito abreviada o que eu penso.

Oposto à metafórica corrida da Lebre e da Tartaruga, na vida real, a Lebre não vacila. Quem é lebre, estuda por seis meses e passa em ótima colocação.
                    Quem é tartaruga, estuda por anos numa tortura paulatina e minguante. E alguns passam.

Então, logicamente, para entrar, tem que estar entre, ou ser, os melhores. A mediocridade não aprova ninguém (há exceções).

Eu faço e refaço provas da ESAF e vejo que a ESAF para auditor exige um tipo de raciocínio que eu não tenho. Perco horas, tentando entender determinadas questões.
                    Isso me abala momentaneamente. Depois sigo em frente. Valorizo cada vitória. Persisto e insisto nos pontos fracos e vou melhorando a cada ciclo.

Resumindo, ontem , nem em sonho, eu imaginava passar no concurso de auditor. Hoje, estou beliscando as pontuações mínimas. Amanhã, pretendo chegar competitivo e arrancar uma vaga com os dentes.

Vejo hoje vagas sendo arrancadas com os dentes e invejo quem o faça. Quero acreditar que seja mérito pessoal. Quero acreditar que o merecedor desta vaga passou pelo que estou passando e que cada resposta certa na prova foi resultado e longas e torturosas horas de treinamento exaustivo. Quero acreditar que o merecedor da vaga tenha sacrificado pelo menos uma centena de finais de semana acompanhadas de muitas noites ou madrugadas de estudo. Que o nível de preparação deles está muito além das perigosas teorias da conspiração que permeiam este e outros fóruns. Muito além da dependência de pontos por anulação, e que ele tenha dispensado a ajuda da sorte, e que neste momento, ela lhe sorriu.
                    me enxerguei nesse teu comentário André

é incrível como as coisas parecem tão difíceis pra mim tb!

Comentário

• Andre_sc
                      • 09/01/11
                      • 325

Ah, sim.

Há muitos de nós na terra. (rs)

E a gente vai chegar lá também!

Comentário

• Duu_SP
                        • 12/05/14
                        • 6

Originally posted by Andre_sc View Post

Seria muito inocência acreditar que não há possibilidade de fraude em um concurso como esse da RFB (vide ATRFB 2012). Mas também acredito que a esmagadora maioria lutou para passar, e por mais difícil e maluca que a prova seja, sempre haverá aprovados que batalharam para lograr a aprovação. E acredito também naquela frase tão repetida no mundo concurseiro: só não passa quem desiste! Concordo com Andre_SC e pelo visto sua aprovação está próxima, pois também acredito em uma simples verdade: passa quem estuda. Continue assim!!!
                        Ele fez uma interessante colocação: Sim, quem vai passar se preparou muito, e dispensou a sorte, e justamente por isso ela lhe sorriu. Essa ideia foi dita pela professor Ricardo Vale na video aula de discursivas. Ele desejou sorte, mas disse que acreditava que a sorte ajuda aqueles que estudaram realmente.
                        Bom, no meu caso específico, caso eu passe, a sorte terá sido sim determinante. Em Rac. Lógico e Leg. Tributaria.
                        A sorte parece ter sorrido para mim, como uma forma de compensar por tantas horas de estudo e sacrifício (estudo desde 2008). Em 2009 tive um desempenho razoável, e em 2012 levei uma rasteira da ESAF (assim como muitos outros concurseiros bem preparados). Pensei seriamente em desistir, pois o nível de cobrança de algumas matérias se tornou insano. Bom, baixado a poeira voltei com tudo os estudos em 2013. Em determinado momento na maratona pós edital, machuquei a coluna a ponto de não conseguir andar direito por um tempo. Eu estava quase a beira de um colapso nervoso com tanta pressão e ansiedade. Pensei em mandar tudo para PQP. Um dia até desabei em lágrimas. Bom, tudo passa. Arranquei força para continuar a luta. (tá parecendo comercial da Nextel rsrs). Espero colher o resultado neste AFRFB 2014. Se não der, será que continuo? Não sei ainda, vou pensar a respeito rs...

Comentário

• quarto
                          • 08/09/12
                          • 447

Pode ter sido direcionado, sim. E foi para o público dos concurseiros!

Quanta imaginação...

Comentário

• ihGrilo
                            • 28/04/14
                            • 142

"Quando o órgão vai abrir concurso a banca pergunta explicitamente qual o perfil de candidato que eles querem selecionar"

Mas isso é óbvio, cara. Você acha que o certo seria selecionar gente com perfil diferente do o órgão precisa?

Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk

Comentário

• quarto
                              • 08/09/12
                              • 447

Continua a imaginação...
                              Melhor procurar um meio de passar, estudando, pois o jogo é esse e quem se preocupa excessivamente em entender o adversário, esquece de si mesmo (de estudar, liberalmente!).

Comentário

• Andre_sc
                                • 09/01/11
                                • 325

Força aê Duu_SP, tá quase lá!

Francamente, não é permitido desistir nesse teu nível de preparação. No máximo, é aceitável uma "paradinha" caso você ganhe sozinho na mega-sena, desde que o prêmio tenha oito algarismos (inteiros) ou mais ... hehehe

Ou, o que é plausível, a mudança de foco. Como já aconteceu com diversos concurseiros, que por conveniência ou oportunidade fizeram outros concursos equivalentes, foram aprovados e viveram felizes para sempre.

O quarto foi mais sintético: "melhor procurar um jeito de passar, estudando..."

Aquelas preocupações que permeiam a mente dos iniciantes é absolutamente improdutiva.

Comentário

• Auditoria2013
                                  • 13/01/12
                                  • 673

Sim, foi direcionado ao público que estudou.

Comentário

• kaligula
                                    • 03/11/12
                                    • 29

O nível de profundidade de algumas matérias pegou de surpresa muita gente. Quem estava num ponto da curva de estudo de muito bom nível conseguiu aproveitar a oportunidade. Para o futuro, o nível de preparo terá que ser alto para se garantir e conseguir uma vaga.

Comentário

• .oliver
                                      • 26/12/14
                                      • 14

Originally posted by Duu_SP View Post

Seria muito inocência acreditar que não há possibilidade de fraude em um concurso como esse da RFB (vide ATRFB 2012). Mas também acredito que a esmagadora maioria lutou para passar, e por mais difícil e maluca que a prova seja, sempre haverá aprovados que batalharam para lograr a aprovação. E acredito também naquela frase tão repetida no mundo concurseiro: só não passa quem desiste! Concordo com Andre_SC e pelo visto sua aprovação está próxima, pois também acredito em uma simples verdade: passa quem estuda. Continue assim!!!
                                      Ele fez uma interessante colocação: Sim, quem vai passar se preparou muito, e dispensou a sorte, e justamente por isso ela lhe sorriu. Essa ideia foi dita pela professor Ricardo Vale na video aula de discursivas. Ele desejou sorte, mas disse que acreditava que a sorte ajuda aqueles que estudaram realmente.
                                      Bom, no meu caso específico, caso eu passe, a sorte terá sido sim determinante. Em Rac. Lógico e Leg. Tributaria.
                                      A sorte parece ter sorrido para mim, como uma forma de compensar por tantas horas de estudo e sacrifício (estudo desde 2008). Em 2009 tive um desempenho razoável, e em 2012 levei uma rasteira da ESAF (assim como muitos outros concurseiros bem preparados). Pensei seriamente em desistir, pois o nível de cobrança de algumas matérias se tornou insano. Bom, baixado a poeira voltei com tudo os estudos em 2013. Em determinado momento na maratona pós edital, machuquei a coluna a ponto de não conseguir andar direito por um tempo. Eu estava quase a beira de um colapso nervoso com tanta pressão e ansiedade. Pensei em mandar tudo para PQP. Um dia até desabei em lágrimas. Bom, tudo passa. Arranquei força para continuar a luta. (tá parecendo comercial da Nextel rsrs). Espero colher o resultado neste AFRFB 2014. Se não der, será que continuo? Não sei ainda, vou pensar a respeito rs...

Pessoal, Nunca desistam dos seus sonhos pois, mesmo que eles demorem para vocês Somente DEUS é quem vai decidir a hora certa.
                                      Meu caso é o seguinte: Fiz um curso de torneiro mecanico no SENAI em 2007 aprovado em concurso, 2008 Fui aprovado para curso técnico em Mecânica, Levei uma rasteira da vida quando achei que iria conseguir uma bolsa na PUC-MG para Engenharia Mecânica com os meus então 77,5% no ENEM, Faltou 1 ponto para passar na UFMG para Engenharia Mecânica então desisti.
                                      Voltei a estudar em 2013 e me Formei em Gestão financeira, passei num concurso para Guarda Municipal e hoje estudo para AFRFB, e tenho certeza de que irei conseguir porque persisto e confio naquele que tudo pode. (DESISTI DE ENGENHARIA PORQUE TIVE SINDROME DO PANICO COM MAQUINAS EM FUNCIONAMENTO). Isso é constrangedor mas é a verdade, e agora sei os caminhos que ele tem tomado na minha vida embora, Contabilidade para mim é uma LUTA!!!!!!!

Comentário

Working...
                                      X