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Simulados, Bora começar?

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  • Ewerton.ene
    • 04/03/08
    • 75

    Re: Simulados, Bora começar?

    Pucca,

    o interessante é que eu mesmo teria ido mal no simulado de CI e DIP caso alguém o tivesse feito no meu lugar. A gente aprende muito quando pesquisa sobre algo.
    Certa vez, um professor disse: "Quer aprender um assunto? Então, ensine-o para alguém". Por isso, eu gostei muito desse tópico.
    Quanto ao nível das questões, eu peguei um pouco pesado porque acredito que com exercícios mais difíceis todos nós aprendemos mais. Acho que é uma forma de compartilhar pontos importantes com os colegas.
    Em um primeiro momento, pode parecer perda de tempo pesquisar e preparar um simulado. Porém, vale muito a pena. É uma forma de consolidar o conhecimento.

    Então, galera, BORA PREPARAR OS SIMULADOS!!!!

    Comentário

    • Ewerton.ene
      • 04/03/08
      • 75

      Re: Simulados, Bora começar?

      Rico,

      realmente houve um mal entendido. Eu acabei caindo no pega que eu mesmo coloquei na questão. O gabarito se mantém, então..

      QUESTÃO 46: RETIFICAÇÃO DA RETIFICAÇÃO -> GABARITO MANTIDO

      Comentário

      • -PUCCA-
        • 11/07/08
        • 366

        Re: Simulados, Bora começar?

        SIMULADO 1 - P1

        LÍNGUA PORTUGUESA


        Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2.

        A moral e a ética não são fatos ou institutos jurídicos. Direito é uma coisa, moral é outra.
        Todo ser humano informado sabe disso. O comportamento das pessoas em grupo, tornando suas ações conhecidas e avaliadas, segundo critérios éticos do mesmo grupo quanto ao caráter, às condutas ou às intenções manifestadas e assim por diante, só repercutem no direito se extrapolarem os limites deste. A manifestação ofensiva a respeito de outrem confunde os dois elementos no plano individual.
        (Walter Ceneviva, Moralidade como Fato Jurídico, com adaptações)

        1. De acordo com as idéias do texto, analise os itens abaixo para, a seguir, assinalar a opção correta.

        I. Os dois primeiros períodos sintáticos constituem uma síntese da argumentação desenvolvida no texto.
        II. Infere-se do texto que o caráter, a conduta e as intenções das pessoas não devem ser avaliados quanto à moralidade pelo seu grupo ético.
        III. Conclui-se do texto que moral, ética e direito não revelam influências mútuas se considerados como fatos ou institutos diversos.
        a) Apenas I está correto.
        b) Apenas II está correto.
        c) Apenas III está correto.
        d) Todos os itens estão corretos.
        e) Nenhum item está correto.

        2. Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.
        a) O emprego de terceira pessoa, feminino, plural do pronome “suas”(l.5) refere-se a “pessoas”(l.4) concorda com “ações”(l.5).
        b) Altera-se o tempo verbal, mas garante-se a correção gramatical, se no lugar de “se extrapolarem”(l.8/9), for empregado quando extrapola.
        c) Para que o texto respeite as regras de concordância da norma culta, a forma verbal “repercutem”(l.8) deve ser substituída pelo singular: repercute.
        d) A oração subordinada reduzida de gerúndio “tornando suas ações conhecidas e avaliadas”(l.3 e 4) mantém seu valor adjetivo ao ser substituída pela desenvolvida adjetiva restritiva que tornam suas ações conhecidas e avaliadas.
        e) O pronome pessoal “outrem”(l.10) corresponde originalmente a qualquer outro, diferentemente de outro, que corresponde a diverso do primeiro.

        3. (ESAF/AFC STN / 2008) Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do jornal Valor Econômico, 16 de setembro de 2008. Assinale a opção em que ha erro gramatical.
        a) A recente convulsão social na Bolívia mostra que e insuficiente para o Brasil criar planos de contingência para lidar com a renintente instabilidade política do vizinho.
        b) A imaturidade da democracia boliviana, que, na semana passada, parece ter repetido mais uma vez a tradição de flertar com o abismo e recuar ligeiramente em seguida, mostra a necessidade de alternativas ao principal fornecedor de gás natural para a economia brasileira.
        c) É de se perguntar se não é hora de criar rapidamente uma estratégia para anular por completo o eventual impacto, na economia brasileira, de um estancamento no fluxo do gasoduto Brasil-Bolívia.
        d) Desde a nacionalização dos hidrocarbonetos, feita de maneira agressiva e propagandística pelo governo Evo Morales em 2006, a Petrobrás adotou providências para minimizar a dependência do gás
        boliviano.
        e) Iniciou a construção de instalações para conversão de gás natural liquefeito (GNL), arquivou os planos de ampliação do gasoduto Brasil-Bolívia, reduziu os investimentos em território boliviano ao necessário para manter o fornecimento atual e pos em pratica seus planos para aumentar a extração de gás da Bacia de Santos.

        4. (ESAF/Assistente de Chancelaria/2002) Segundo o noticiário, o Pentágono passou a propugnar o uso de minibombas atômicas. Ou seja, armas nucleares para estourar depósitos subterrâneos onde estariam escondidas armas (nucleares, químicas, bacteriológicas) de destruição maciça. A hipótese de banalização das armas atômicas, inscrita na proposta do Pentágono, liquidaria os tratados internacionais de não-proliferação nuclear e jogaria o Brasil no meio da tormenta, relançando a corrida nuclear.
        (Luiz Felipe de Alencastro, Veja, 10/04/2002, com adaptações)

        Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das formas verbais no texto.
        a) O emprego da perífrase verbal “passou a propugnar” (l.1 e 2) constitui um recurso para evitar o uso do presente do indicativo de um verbo defectivo: propugnar.
        b) A opção pelo emprego do futuro do pretérito em “estariam” (l.4), indica uma certa resistência do autor para acreditar na veracidade da informação a respeito das armas escondidas.
        c) A forma de particípio “inscrita”(l.7) confunde-se com o adjetivo porque exprime mais um estado do que uma relação temporal.
        d) O emprego do futuro do pretérito em “liquidaria ”(l.8) e “jogaria”(l.9) reforça a idéia de “hipótese”(l.6).
        e) Para manter a coerência no emprego dos tempos verbais, a substituição do gerúndio “relançando” (l.11) por uma forma não-nominal deve ser: e relançaria.


        5. (ESAF/CGU-Analista/2008)
        As opções trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contem erro de regência e/ou de concordância.

        Como ninguém quer falar em aumento de impostos, todos se aferram à expressão mágica: reforma tributaria. O tema evoca um país moderno, com distribuição mais justa dos valores arrecadados. (Krieger, Gustavo. “Agenda necessária e agenda possível”, Correio Braziliense, 7/1/2008, p.4)
        a) Bonito na retórica. Quando o assunto chega à mesa de discussões, o clima muda. O governo federal não quer dividir seu caixa. Estados e Municípios sempre querem mais dinheiro.
        b) É bonito até chegar à mesa de discussões. Aí ninguém quer perder. Ao contrario: todos lutam para aumentar sua fatia do bolo.
        c) Tudo vai bem até o assunto chegar à mesa de discussões. União, Estados e Municípios se digladiam para não perderem nenhuma partezinha do que arrecadam. O que querem mesmo é ganhar mais.
        d) Todos concordam até se sentarem na mesa de discussões, quando se inicia os mais acalorados debates. Ninguém quer perder. Estados e Municípios buscam aumentar seu quinhão na nova divisão do dinheiro arrecadado.
        e) Falar em reforma tributaria e bonito. O xis da questão e botá-la no papel, quando os interesses da União, Estados e Municípios se chocam na busca de uma fatia maior do bolo para cada um.

        6. (FCC/ Analista BACEN / Janeiro 2006)
        Na proposta de uma nova redação para uma frase do texto, cometeu-se um deslize quanto a concordância verbal em:
        a) Não teriam sido suficientes quatro ou cinco séculos para que se extinguissem de vez as manifestações de violência principiadas no século XVI?
        b) Fez-se necessária não só a criação, mas também a multiplicação de sujeitos descartáveis para que se caracterizassem as condições de um capitalismo globalizado.
        c) Vendam-se os mesmos sabonetes ou filmes para todos, o principal requisito dos procedimentos neoliberais vai além disso, e atende a exigências que são de alta sofisticação.
        d) Devem-se notar, comparando-se as massas do século XVI e os migrantes da globalização, um quadro de semelhanças que não exclui uma importante diferença.
        e) Ao nos agraciar com sonhos de perfectibilidade, a maquina liberal inclui entre seus segredos estratégicos o sentimento da insatisfação radical.

        7. (ESAF/AFC STN/2005)
        Assinale a opção que preenche de forma correta as lacunas do texto.
        João Paulo II, com a acuidade de sua inteligência e a abrangência e profundidade de sua vivencia, cultura e saber, clamou com forte carisma, como verdadeiro herdeiro dos profetas bíblicos, ____1____ perenidade e atualidade dos valores que nos foram transmitidos pelo povo da Aliança e levados ___2____ perfeição por Jesus Cristo, que revelou a vocação _____3____ transcendência da humanidade, seu sentido maior e definitivo. O hedonismo e o utilitarismo induzem ____4______ relativização do respeito _____5____ vida humana, em especial ____6_______ dos mais frágeis e indefesos. (Paulo Leão, “A fé não teme a razão”, Folha de S. Paulo, 9/4/2005, com adaptações)

        1 2 3 4 5 6
        a) a à à a à à
        b) a à à à à a
        c) à à a a a à
        d) à a a a a à
        e) à a à a à à

        Nas questões 8 a 10 , assinale a opção cujo período apresenta ERRO na sintaxe ou morfologia das formas verbais.

        8.
        a) É necessário que se intermedeiem os conflitos étnicos para que a paz seja preservada.
        b) Segundo pressupuseram especialistas, novas bactérias, de extraordinária resistência, estão surgindo nos hospitais.
        c) Ao não se aterem aos limites previstos para a pesquisa, corriam o risco de falsear os resultados.
        d) Sem que se transgridam os modelos convencionais, os prejuízos jamais devem ser reavidos.
        e) Se não sobrevirem novos problemas, serão satisfeitas todas as exigências do contrato.

        9.
        a) Se não provessem os estoques do governo com a necessária antecedência, dificuldades maiores adviriam na entressafra.
        b) Se eles interporem um novo recurso contra a decisão do diretor, é possível que seja aceita a argumentação que apresentaram.
        c) Exige-se que as amostras não difiram significativamente do padrão oficial e que se expeça o respectivo laudo de fiscalização.
        d) Por não se preverem as conseqüências do novo decreto, deixaram de ser tomadas medidas que contivessem o aumento de custos.
        e) O governo não interveio nem pretende intervir no mercado, embora as informações de alguns empresários se contradissessem.

        10.
        a) Haviam, entre os meses de outubro e dezembro, ocorrido pancadas de chuva tão violentas que as estradas estavam em péssimas condições.
        b) Se houver desistências, as vagas não poderão se preenchidas, por candidatos sem habilitação legal.
        c) Embora muitas dificuldades houvessem surgido, os trabalhos foram concluídos em tempo hábil.
        d) Todas as opiniões que houvesse entre os participantes do encontro seriam debatidas democraticamente,
        e) Ninguém sabe se vão haver ou não novas inscrições para o concurso anunciado há duas semanas.

        Comentário

        • -PUCCA-
          • 11/07/08
          • 366

          Re: Simulados, Bora começar?

          ...

          11. Analise os itens a respeito do emprego das formas verbais no texto.
          Uma profunda transformação tecnológica será promovida nos bancos brasileiros neste primeiro semestre para que eles se adaptem às normas determinadas pelo Banco Central (BC), que prevêem a reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O novo modelo entra em vigor no dia 1o de outubro, quando já deve estar em funcionamento a transferência de grandes valores com liquidação bruta em tempo real e o monitoramento on line da conta reservas bancárias mantida no BC, que se livrará da obrigação de cobrir os saldos negativos deixados pelos bancos nas operações do dia-a-dia. Se, de um lado, as cerca de 170 instituições financeiras movimentam-se para modernizar seu aparato tecnológico, de outro as indústrias de software travam uma batalha para conquistar uma fatia dos investimentos que serão feitos. (Gazeta Mercantil, 20/2/2001, com adaptações)
          I. Mantém-se a correção gramatical e a idéia de voz passiva ao se substituir a expressão verbal “será promovida” (l. 1e 2) por promover-se-á.
          II. O emprego do modo verbal de “adaptem” (l. 3) é exigência da estrutura sintática iniciada por “para que”(l.3).
          III. O emprego de “prevêem” (l.3) segue as regras de conjugação de outros verbos do mesmo paradigma, como prevenir e vir.
          IV. O emprego do tempo presente em “entra em vigor” (l.6 e 7) desrespeita as regras da conjugação verbal e da coerência textual porque o texto pede que aí se empregue o futuro entrará.
          Estão corretos apenas os itens
          a)I e II;
          b) I, II e IV;
          c) II e III;
          d) II, III e IV;
          e) III e IV

          12. Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna no texto abaixo, de forma a torná-lo coerente e gramaticalmente correto.
          A pouco mais de dois meses do início dos primeiros testes determinados pelo governo para reestruturar o SPB, os funcionários das áreas de tecnologia dos bancos estão correndo contra o tempo para adaptar os sistemas das instituições à rede que vai interligá-las às câmaras de compensação e liquidação e ao Banco Central.

          __________________________________________________ __________


          é essencial aos bancos contar com um sistema de mensageria que converta as informações para a linguagem XML, onde constarão dados como tipo, valor e taxa de cada operação. (BANCO HOJE, março de 2001, com adaptações)

          a) Já que o novo Sistema basearia-se na troca de mensagens entre instituições participantes e os agentes financeiros têm diante de si o imediato desafio de integrar de forma harmônica seus sistemas informatizados,
          b) Como o novo Sistema será baseado na troca de mensagens entre as instituições participantes e os agentes financeiros têm diante de si o imediato desafio de integrar de forma harmônica seus sistemas informatizados,
          c) Isto posto que o novo Sistema será baseado na troca de mensagens entre as instituições participantes, com os agentes financeiros deparando com o desafio imediato de integralizar de forma harmoniosa seus sistemas informatizados,
          d) De forma que o SPB baseando-se na troca de mensagens entre as instituições participantes e os agentes financeiros têm perante si o desafio imediato de integrar harmonicamente seus sistemas informatizados,
          e) Embora o SPB baseia-se na troca de mensagens entre as instituições participantes, com os agentes financeiros tendo perante si o imediato desafio de integralizar de forma harmoniosa seus sistemas informatizados,

          O homem é moderno na medida das senhas de que ele é escravo para ter acesso à vida. Não
          é mais o senhor de seu direito constitucional de ir-e-vir. A senha é a senhora absoluta. Sem
          senha, você fica sem seu próprio dinheiro ou até sem a vida.
          No cofre do hotel, são quatro algarismos; no seu home bank, seis; mas para trabalhar no
          computador da empresa, você tem que digitar oito vezes, letras e algarismos. A porta do
          meu carro tem senha; o alarme do seu, também. Cada um de nossos cartões tem senha. Se
          for sensato, você percebe que sua memória não pode ser ocupada com tanta baboseira
          inútil. Seus neurônios precisam ter finalidade nobre. Têm que guardar, sim, os bons
          momentos da vida. Então, desesperado, você descarrega tudo na sua agenda eletrônica,
          num lugar secreto que só senha abre. Agora só falta descobrir em que lugar secreto você vai
          guardar a senha do lugar secreto que guarda as senhas.
          (Alexandre Garcia, Abre-te sésamo, com adaptações)

          13. Julgue os itens a respeito das idéias do texto.
          I. Depreende-se do texto que o autor se coloca na posição de quem se exclui da sociedade informatizada.
          II. O texto argumenta contra a modernidade, propondo como idéia principal que um direito constitucional, ora desrespeitado, deve ser o ideal a almejar.
          III. Depreende-se do texto que comportamentos sensatos poupam a memória para finalidades mais nobres e evitam qualquer procedimento ligado à informatização.
          IV. O segundo parágrafo constitui-se apenas de exemplos e ilustrações que explicam e justificam a última oração do parágrafo anterior, sem ampliar a reflexão.
          Assinale a opção correta.
          a) Estão corretos apenas os itens I e II.
          b) Estão corretos apenas os itens II e III.
          c) Estão corretos apenas os itens III e IV.
          d) Nenhum item está correto.
          e) Todos os itens estão corretos.

          14. Marque, em cada item, o período que inicia o respectivo texto de forma coesa e coerente. Depois,
          escolha a seqüência correta. (Itens baseados em Emir Sader)

          I .................................................. .......................
          O abandono da tematização do capitalismo, do imperialismo, das relações centro-periferia, de conceitos como exploração, alienação, dominação, abriu caminho para o triunfo do liberalismo.
          (X) O socialismo, em conseqüência desses fatores, desapareceu do horizonte histórico, em virtude de ter ganho atualidade política com a vitória da Revolução Soviética de 1917.
          (Y) O triunfo do neoliberalismo se consolidou quando o pensamento social passou a ser dominado por teses conservadoras.

          II .................................................. ............
          Compravam um passaporte para o camarote dos vencedores. Mas, como “há uma dignidade que o
          vencedor não pode alcançar”, como dizia Borges, o que ganharam em prestígio perderam em capacidade de análise.
          (X) Os que abandonaram Marx com soltura de corpo e com alívio, como se se desvencilhassem de um peso, na verdade não trocavam um autor por outro, mas uma classe por outra.
          (Y) Eles substituíram a exploração de classes e de países pela temática do totalitarismo, aperfeiçoando suas análises políticas ao vinculá-las à dimensão social.

          III .................................................. ......................
          No mundo contemporâneo, tais modos nos permitem compreender a etapa atual do capitalismo, em sua fase de hegemonia política norte-americana.
          (X) Para atender a atualidade, são necessários modos de compreensão férteis, capazes de dar conta das relações entre a objetividade e a subjetividade, entre os homens como produtores e como produtos da história.
          (Y) Trata-se de uma compreensão míope, que ignora componentes essenciais ao fenômeno do capitalismo que estamos vivendo.

          IV .................................................. .......................
          Quem pode entender a política militarista dos EUA e do seu complexo militar-industrial sem a atualização da noção de imperialismo?
          (X) Quem pode entender hoje a crise econômica internacional fora dos esquemas da superprodução, essencial ao capitalismo?
          (Y) Portanto, é a unipolaridade vigente há uma década que busca impor a dicotomia livre mercado/protecionismo.

          V .................................................. .........................
          Nunca as relações mercantis tiveram tanta universalidade, seja dentro de cada país, seja nas novas fronteiras do capitalismo.
          (X) O capitalismo dá mostras de enfrentar forte declínio, que leva os especialistas a preverem profunda fragmentação na ordem econômica interna de cada nação.
          (Y) Assiste-se ao capitalismo em plena fase imperialista consolidada, em que as formas de dominação se multiplicam.

          a) X,X,Y,Y,X
          b) Y,X,X,X,Y
          c) Y,Y,X,X,Y
          d) X,Y,Y,X,Y
          e) X,Y,Y,X,X

          15. Marque a opção em que ambos os períodos estão gramaticalmente corretos.
          a) O racismo no sentido de prática discriminatória em razão da etinia de uma pessoa ou grupo, atenta, primeiro, contra a própria organização política brasileira. / O racismo, no sentido de prática discriminatória, em razão da etnia de uma pessoa ou grupo, atenta, primeiro, contra a própria organização política brasileira.
          b) A prática do racismo é definida como crime na Lei nº 7.716/89, isto é, nessa Lei estão definidas várias condutas que implicam tratamento discriminatório, motivado pelo preconceito racial. / A prática do racismo é definida como crime na Lei nº 7.716/89, isto é, nessa Lei estão definidas várias condutas que implicam em tratamento discriminatório, motivado pelo preconceito racial.
          c) O racismo é crime de ação múltipla ou de conteúdo variado, de maneira que a prática, no mesmo contexto de ação, de mais de um núcleo acarreta uma única incriminação. / O racismo é crime de ação múltipla ou de conteúdo variado, de maneira que a prática no
          mesmo contexto de ação, de mais de um núcleo, acarreta em uma única incriminação.
          d) O incitamento à discriminação não afasta a possibilidade de cometimento também de injúria, motivada pela discriminação ou qualquer outro crime contra a honra, previsto no CPB ou mesmo na Lei de Imprensa. / O incitamento à descriminação não afasta a possibilidade de cometimento também de injúria, motivado pela descriminação ou quaisquer outro crime contra a honra, previsto no CPB ou mesmo na Lei de Imprensa.
          e) A prática de tortura motivada pelo racismo, crime que tem por sujeito passivo o indivíduo, não afasta a incriminação de eventual crime de racismo previsto na legislação brasileira, que tem por sujeito passivo primário a coletividade, com lesões jurídicas da mesma forma diferenciadas: o primeiro, a integridade física, saúde e liberdade individual, e os demais, a paz pública. / A prática de tortura motivada pelo racismo, crime que tem por sujeito passivo o indivíduo, não afasta a incriminação de eventual crime de racismo previsto na legislação
          brasileira, que tem por sujeito passivo primário a coletividade, com lesões jurídicas da mesma forma diferenciadas, o primeiro a integridade física, saúde e liberdade individual, e os demais a paz pública.
          (Baseado em Carlos Frederico de Oliveira Pereira)


          Leia o texto abaixo para responder ÀS QUESTÕES 16, E 17

          Não é preciso ser adepto da tradição intelectual para reconhecer os inconvenientes da praxe de preterição do influxo interno, a que falta a convicção não só das teorias, mas também das suas implicações menos próximas, de sua relação com o movimento social conjunto, e da relevância do próprio trabalho e dos assuntos estudados. Percepções e teses notáveis a respeito da cultura do país são decapitadas periodicamente, e problemas a muito custo identificados e assumidos ficam sem o desdobramento que lhes poderia corresponder. O prejuízo acarretado pode se comprovar pela via contrária, lembrando a estatura isolada de uns poucos escritores como Machado de Assis, Mário de Andrade e hoje, Antônio Cândido, cuja qualidade se prende a este ponto.
          (SCHWARZ, Roberto, Cultura e política, p.110)

          16. Em relação às estruturas do texto, assinale a opção incorreta.
          a) A substituição de “a que” (l.3 por à qual não acarreta prejuízo à correção gramatical do período.
          b) O emprego de “mas também” (l.4 é exigência decorrente do emprego de “não só” (l.4).
          c) A estrutura sintática do período em que ocorrem estabelece as seguintes relações de dependência entre os termos:
          •falta a convicção das teorias, (l.3
          • das suas implicações menos próximas (l.4e 5)
          • de sua relação com o movimento social conjunto (l.6)
          • da relevância (l.6).
          • do próprio trabalho e (l.7).
          • dos assuntos estudados (l.7)
          d) Em “a muito custo” (l.10) o “a” funciona como uma preposição.
          e) O emprego do pronome “lhes”, em “lhes poderia” (l.6), está empregado de forma proclítica em virtude da presença do “que” (l.11).

          17. Assinale a opção que continua o texto de forma coesa e coerente.
          a) Com aquela praxe de conciliar o estrangeiro com o autóctone, a convivência familiar e estabilizada entre concepções em princípio incompatíveis esteve no centro da inquietação ideológico-moral do Brasil desde sempre.
          b) A certos intelectuais tal herança colonial de preocupar-se apenas com o que vem do próprio país parecia um resíduo que logo seria superado pela marcha desse progresso.
          c) Outros intelectuais viam naquele movimento o país autêntico, o Brasil genuíno, original, o berço a ser protegido e preservado contra imitações absurdas.
          d) A nenhum deles faltou informação nem abertura para a atualidade. Entretanto, souberam retomar criticamente o trabalho dos predecessores, entendido não como peso morto, mas como elemento dinâmico, subjacente às contradições contemporâneas.
          e) Outros ainda desejavam harmonizar esse progresso com trabalho escravo, para não abrir mão de nenhum dos dois, e outros mais consideravam que esta conciliação já existia e era desmoralizante.
          (Adaptado de SCHWARZ, Roberto, Cultura e política)


          No período desenvolvimentista, o Brasil foi um dos poucos países subdesenvolvidos que conseguiu percorrer quase todos os passos previstos para o processo de industrialização retardatária, registrando uma das mais elevadas taxas médias de crescimento mundial. De maneira que, ao ser atingido pela crise dos anos 80, o Brasil singularizava-se no contexto latino-americano pela extensão de sua indústria, pelo porte de seu setor de bens de consumo duráveis e de bens de produção, pelo seu grau de articulação interindustrial, e, finalmente, pelo dinamismo de seu setor externo. Durante todo esse longo período, a heterogeneidade e as desigualdades sociais aumentaram e se alastraram com o desenvolvimento econômico e a urbanização.
          (José Luís Fiori, Um país ao sul dos impérios, Correio Braziliense, 22/07/2001)

          18. Em relação ao texto assinale a opção incorreta.

          a) A expressão “quase todos os” (l.3) pode, sem prejuízo para a correção do período, ser substituída
          por grande parte dos.
          b) A forma verbal de gerúndio “registrando” (l.5), pode ser substituída por e registrou, sem prejuízo para a correção do texto.
          c) A expressão “De maneira que” (l.6 e 7) estabelece com a idéia do período anterior uma relação de natureza explicativa.
          d) Em “singularizava-se” (l.8) o verbo é pronominal.
          e) Se a expressão “Durante todo esse longo período” (l.19 e 20 fosse substituída por ao longo desse período, a palavra longo pertenceria à mesma classe e teria a mesma função sintática nas duas formulações.

          Nos fragmentos de textos adaptados de diploma legal, nas questões 19 e 20, marque o que foi reproduzido com incorreções de sintaxe ou com impropriedade vocabular.

          19. a) Equipara-se à operação de que trata o inciso I a saída de produtos industrializados, realizada com o fim específico de exportação para o exterior.
          b) No caso do disposto no parágrafo anterior, o Regulamento pode instituir regime especial visando ao controle das saídas dos produtos e da sua efetiva exportação para o exterior.
          c) O disposto no inciso IV não aplica-se à operação
          relativa a circulação de livros em branco, ou simplesmente pautados.
          d) Está isenta do imposto a operação destinada diretamente ao consumidor final, hipótese em que cabe ao Estado de destino tributá-la integralmente.
          e) O imposto não incide sobre mercadoria destinada a Armazém Geral localizado neste Estado, para depósito em nome do remetente.

          20. O imposto incide sobre:
          a) I - as operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;
          b) II - as prestações de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, emissão, recepção, transmissão, retransmissão, repetição e remição de comunicação de qualquer natureza;
          c) III - o fornecimento de mercadorias com prestação de serviços sujeitos ao imposto sobre serviços, de competência dos Municípios, quando a lei complementar aplicável expressamente o sujeitar à sua incidência;
          d) IV - o fornecimento de mercadorias com prestação de serviços compreendidos na competência tributária dos Municípios;
          e) V - a aquisição, em outro Estado, por contribuinte, de mercadoria ou bem destinados a uso, consumo ou ativo fixo.

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            Re: Simulados, Bora começar?

            ...

            LINGUA INGLESA

            Your answers to questions 21 to 23 must be based
            on the text below entitled “Land of Promise”:
            Land of Promise Source:
            http://www.economist.com/specialreports April 12th 2007 (Adapted)

            In 2003 Goldman Sachs, an investment bank, selected Brazil, along with Russia, India and China, as one of the “BRICs”- the developing countries that would share dominance of the world economy by 2050. In some ways Brazil is the steadiest of the BRICs. Unlike China and Russia it is a full-blooded democracy; unlike India it has no serious disputes
            with its neighbours. It is the only BRIC without a nuclear bomb. The Heritage Foundation’s “Economic
            Freedom Index”, which measures such factors as protection of property rights and free trade, ranks Brazil (“moderate free”) above the other BRICs (“mostly unfree”). One of the main reasons why Brazil’s growth has been slower than China’s and India’s is that Brazil is richer and more urbanized.
            The survey will argue that disgruntlement persists because Brazil is a battleground between progress and inertia. Since independence was proclaimed by the son of the Portuguese king, Brazil has been adding layer upon layer of change rather than sweeping away the old and starting afresh.

            21. In paragraph 1, four countries are referred to as
            a) unlikely to play a key role in the world economic
            scenario.
            b) the slowest-growing economies of the present.
            c) likely to dominate the world economy in the future.
            d) the fastest-growing economies over the past 50 years.
            e) being today’s richest and most prosperous economies.

            22. In paragraph 2, the author compares Brazil’s growth to China’s and India’s and, therefore, de?nes it as
            a) not being as fast.
            b) dependent on the latter.
            c) unexpectedly higher.
            d) not as stable.
            e) the least steady.

            23. In paragraph 3, progress and inertia are cited as the two
            a) complementary forces in Brazil’s promising future.
            b) opposing forces in the Brazilian battleground.
            c) foes of Brazil’s past growth as a world economy.
            d) forces that triggered Brazil’s economic growth.
            e) realities which are likely to coexist in Brazil’s economic scenario.

            Your answers to questions 24 to 26 must be based
            on the text below entitled “Brazil’s president is wildly
            popular”:

            Brazil’s President is Wildly Popular
            Source: Special Double Issue Newsweek
            Dec 31st, 2007/ Jan 7th, 2008 (Adapted)
            For Brazilian President Luiz Inácio Lula da Silva,
            2007 has been a good year. The economy is surging, even as the United States shows signs of weakness.
            Rising real wages, school enrollments and life
            expectancy have ? nally nudged Brazil into the United Nations’ elite of “high human development” nations.
            One by one Lula has seen top aides and allies fall to corruption scandals, but so far nothing seems to dim his aura. Now some of Lula’s most ardent devotees in the ruling Workers Party (PT) are even pushing to change the Constitution to allow him to run for a third consecutive term in of?ce. “All the stars are aligned,” says Walter Molano, a specialist in emerging markets with BCP Securities.

            24. The opening sentence of the text refers to the year of
            2007 as having been
            a) challenging.
            b) lost.
            c) positive.
            d) negative.
            e) gloomy.

            25 The text reports that the Brazilian economy is
            surging. In other words,
            a) its scenario had urged caution.
            b) its growth has been slowing down.
            c) it will emerge in the near future.
            d) it is undergoing a process of growth.
            e) its development has been hindered.

            26. According to the text, the Brazilian President
            a) could have run for a third consecutive term.
            b) might have to face a second consecutive term in
            of?ce.
            c) must have run for a third term.
            d) ought to have faced a second election round.
            e) is not currently allowed to run for a third consecutive term.

            Read the text below entitled “Job Outlook” in order to answer questions 27 to 29.

            Job Outlook
            Source: http://www.bls.gov
            20th Dec 2005 (Adapted)

            Competition for budget analyst jobs is expected over the 2004-14 projection period. Candidates with a master’s degree should have the best job opportunities. Familiarity with computer ?nancial software packages also should enhance a jobseeker’s employment prospects.
            Employment of budget analysts is expected to
            grow about as fast as the average for all occupations
            through 2014. Employment growth will be driven by the
            continuing demand for sound ?nancial analysis in both the
            public and the private sectors. In addition to employment
            growth, many job openings will result from the need to
            replace experienced budget analysts who transfer to other
            occupations or leave the labor force.

            27 In paragraph 1, the author
            a) highlights the current lack of competition for budge analyst jobs.
            b) points out ?nancial drawbacks concerning the analysis career.
            c) puts the master’s degree as the minimum educational requirement.
            d) disregards the need of computer skills for potential candidates.
            e) sees a master’s degree as a plus for budget analysis candidates.

            28.In paragraph 2, the author refers to “the continuing demand for sound ?nancial analysis in both the public and the private sectors.” Therefore, this analysis should be
            a) detailed and ?nal.
            b) academic and conclusive.
            c) reliable and effective.
            d) sensitive and deep.
            e) shallow and summarized.

            29. In paragraph 2, the text mentions the rise in
            a) the employment of budget analysts.
            b) layoffs of budget analysts.
            c) unemployment in private sectors.
            d) applications for public jobs.
            e) speculation in speci?c academic areas.

            A modest proposal
            Source: http://www.economist.com
            14 Dec 2005 (Adapted)

            What on earth is the European Union budget for? It
            is too small (taking up just over 1% of EU-wide GDP) to have any serious effect. To judge by the wrangling before this week’s EU summit in Brussels, it has become mostly an opportunity for countries to air their pet grievances and to demand their money back. If there is a deal on the budget this week, it will be an agreement reached for its own sake, because EU leaders cannot bear to be blamed for yet another summit failure. And if there is no deal, it will similarly be a disagreement for its own sake – because
            France rather likes the idea of putting Britain, which holds the rotating EU presidency, in the dock for one more ?nancial ?asco.
            Yet if there was ever a good moment to think hard
            about how the budget might be better designed to
            advance the Union’s stated aims, it ought to be now. The “?nancial perspective” is negotiated once every six years.
            That ought to create enough time to step back a bit and consider some ?rst principles. The present negotiation is also the ?rst since French and Dutch voters rejected the EU constitution this summer, creating another good opportunity to ask whether the club is still spending its money on the right things. What would a budget look like if it took the EU’s goals at all seriously?

            30. According to the text, the European Union budget
            a) may total 1% of EU-wide GDP.
            b) has surely had a major economic in?uence.
            c) is likely to support the poorest areas.
            d) was accurately de?ned six years ago.
            e) is going to be looked into and negotiated.

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              Re: Simulados, Bora começar?

              MATEMÁTICA FINANCEIRA/ESTATÍSTICA

              31. (ESAF) Determinada quantia é investida à taxa de juros compostos de 20% a.a., capitalizados trimestralmente. Para que tal quantia seja duplicada, deve-se esperar
              a) log5 / log1,05 trimestres
              b) log2 / log1,05 trimestres
              c) log5 / log1,2 trimestres
              d) log2 / log1,2 trimestres
              e) log20 / log1,2 trimestres

              32. (ESAF) Um país lançou bônus no mercado internacional de valor nominal, cada bônus, de US$1.000,00, com dez cupons semestrais no valor de US$ 50,00 cada, vencendo o primeiro cupom ao fim do primeiro semestre e assim sucessivamente até o décimo semestre, quando o país deve pagar o último cupom juntamente com o valor nominal do título. Considerando que a taxa de risco do país mais a taxa de juros dos títulos de referência levou o país a pagar uma taxa final de juros nominal de 12% ao ano, calcule o deságio sobre o valor nominal ocorrido no lançamento dos bônus, abstraindo custos de intermediação financeira, d e registro, etc.

              a) Não houve deságio
              b) US$ 52,00 por bônus
              c) 8,43%
              d) US$ 73,60 por bônus
              e) 5,94%

              33. (ESAF) Um “comercial paper” com valor de face de $1.000.000,00 e vencimento daqui a três anos deve ser resgatado hoje a uma taxa de juros compostos de 10% ao ano e considerando o desconto racional. Obtenha o valor do resgate:

              a)$ 751.314,80
              b)$ 750.000,00
              c)$ 748.573,00
              d) $ 729.000,00
              e) $ 700.000,00

              34. (ESAF) João deve a um banco $190.000 que vencem daqui a 30 dias. Por não dispor de numerário suficiente, propõe a prorrogação da dívida por mais 90 dias. Admitindo-se a data focal atual (zero) e que o banco adote a taxa de desconto comercial simples de 72% a.a., o valor do novo título será de:
              a) $ 235.000,00
              b) $ 238.000,00
              c) $ 240.000,00
              d) $ 243.000,00
              e) $ 245.000,00

              35. (ESAF) Um título deveria sofrer um desconto comercial simples de R$ 672,00 quatro meses antes do seu vencimento. Todavia uma negociação levou a troca do desconto comercial simples por um desconto racional composto. Calcule o novo desconto, considerando a mesma taxa de 3% ao mês.
              a) R$ 600,00
              b) R$ 620,15
              c) R$ 624,47
              d) R$ 643,32
              e) R$ 672,00

              36. (ESAF) Marcos descontou um título 45 dias antes de seu vencimento e recebeu R$

              370.000,00. A taxa de desconto comercial simples foi de 60% ao ano. Assim, o valor nominal do título e o valor mais próximo da taxa efetiva da operação são, respectivamente, iguais a:

              a) R$ 550.000,00 e 3,4% ao mês
              b) R$ 400.000,00 e 5,4 % ao mês
              c) R$ 450.000,00 e 64,8 % ao ano
              d) R$ 400.000,00 e 60 % ao ano
              e) R$ 570.000,00 e 5,4 % ao mês

              37. João fez uma aplicação de R$ 10.000,00, a uma taxa de juros simples exatos de 18,25% ao ano, do dia 15 de março ao dia 25 de abril do mesmo ano. Ao final desse prazo, o saldo de João, desprezando os centavos, era de:

              A) R$10.200,00
              B) R$10.202,00
              C) R$10.205,00
              D) R$10.207,00

              38. Um cheque ré-datado é adquirido com um desconto de 20% por uma empresa especializada, quatro meses antes de seu vencimento. Calcule a taxa de desconto mensal da operação considerando um desconto simples por dentro.

              a) 6,25%
              b) 6%
              c) 4%
              d) 5%
              e) 5,5%

              39..Determinada quantia é investida à taxa de juros compostos de 20% a.a, capitalizados trimestralmente. Para que tal quantia seja duplicada, deve-se esperar:

              a) log2/log1,2 trimestres
              b)log6/log4,2 trimestres
              c) log2/log2,1 trimestres
              d) log20/log1,2 trimestres
              e) log4/log1,2 trimestres

              40.Uma empresa verificou que, historicamente, a idade média dos consumidores de seu principal produto é de 25 anos, considerada baixa por seus dirigentes. Com o objetivo de ampliar sua participação no mercado, a empresa realizou uma campanha de divulgação voltada para consumidores com idades mais avançadas. Um levantamento realizado para medir o impacto da campanha indicou que as idades dos consumidores apresentaram a seguinte distribuição:


              Idade (X) Freqüência Porcentagem
              18 -/ 25 20 40
              25 -/ 30 15 30
              30 -/ 35 10 20
              35 -/ 40 5 10
              Total 50 100


              Assinale a opção que corresponde ao resultado da campanha considerando o seguinte critério de decisão:
              __
              se a diferença X - 25 for maior que o valor

              2? x ,
              n

              então a campanha de divulgação surtiu efeito, isto é, a idade média aumentou; caso contrário, a campanha de divulgação não alcançou o resultado desejado.
              _
              a) A campanha surtiu efeito, pois X -25=2,1 é maior que

              2? x =1,53.
              n

              b) A campanha não surtiu efeito, pois
              _
              X -25=0 é menor que

              2? x =1,64.
              n
              _
              c) A campanha surtiu efeito, pois X -25=2,1 é maior que

              2? x =1,41.
              n

              d) A campanha não surtiu efeito, pois
              _
              X -25=0 é menor que

              2? x =1,53.
              n
              _
              e) A campanha surtiu efeito, pois X -25=2,5 é maior que

              2? x =1,41.
              n


              41. Considerando-se os dados sobre os preços e as quantidades vendidas de dois produtos em dois anos consecutivos, assinale a opção correta.


              Ano Produto I Produto II
              P11 Q11 P21 Q21
              1 40 6 40 2
              2 60 2 20 6

              a) O índice de Laspeyres indica um aumento de 50% no nível de preços dos dois produtos, enquanto o índice de Paasche indica uma redução de 50%.
              b) Os fatores de ponderação no cálculo do índice de Laspeyres são 80 para o preço relativo do produto 1 e 240 para o preço relativo do produto 2.
              c) O índice de Laspeyres indica um aumento de 25% no nível de preços dos dois produtos, enquanto o índice de Paasche indica uma redução de 75%.
              d) Os fatores de ponderação no cálculo do índice de Paasche são 240 para o preço relativo do produto 1 e 80 para o preço relativodo produto 2.
              e) O índice de Laspeyres indica um aumento de 25% no nível de preços dos dois produtos, enquanto o índice de Paasche indica uma redução de 25%.

              42. Para uma amostra de dez casais residentes em um mesmo bairro, registraram-se os seguintes salários mensais (em salários mínimos):

              Identificação do casal 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
              Salário do marido (Y) 30 25 18 15 20 20 21 20 25 27
              Salário da esposa (X) 20 25 12 10 10 20 18 15 18 23

              Sabe-se que:

              FALTAM DADOS AQUI - PEGAR NO GRUPO

              Assinale a opção cujo valor corresponda à correlação entre os salários dos homens e os salários das mulheres.
              a) 0,72
              b) 0,75
              c) 0,68
              d) 0,81
              e) 0,78

              43. Assinale a opção que expresse a relação entre as médias aritmética ( X ), geométrica
              (G) e harmônica (H), para um conjunto de n valores positivos (X1, X2, ..., Xn):

              a) G ? H ? X , com G = H = X somente se os n valores forem todos iguais.
              b) G ? X ? H, com G = X = H somente se os n valores forem todos iguais.
              c) X ? G ? H, com X = G = H somente se os n valores forem todos iguais.
              d) H ? G ? X , com H = G = X somente se os n valores forem todos iguais.
              e) X ? H ? G, com X = H = G somente se os n valores forem todos iguais.

              44. De posse dos resultados de produtividade alcançados por funcionários de determinada área da empresa em que trabalha, o Gerente de Recursos Humanos decidiu empregar a seguinte estratégia: aqueles funcionários com rendimento inferior a dois desvios padrões abaixo da média (Limite Inferior - LI) deverão passar por treinamento específico para melhorar seus desempenhos; aqueles funcionários com rendimento superior a dois desvios padrões acima de média (Limite Superior - LS) serão promovidos a líderes de equipe.

              Indicador Freqüência
              0 -/ 2 10
              2 -/ 6 20
              4 -/ 6 240
              6 -/ 8 410
              8 -/ 10 120
              Total 800

              Assinale a opção que apresenta os limites LI e LS a serem utilizados pelo gerente de recursos humanos:

              a) LI= 4,0; LS= 9,0
              b) LI= 3,6; LS= 9,4
              c) LI= 3,0; LS= 9,8
              d) LI= 3,2; LS= 9,4
              a) LI= 3,0; LS= 9,8

              45. Em uma determinada semana uma empresa recebeu as seguintes quantidades de pedidos para os produtos A e B:

              Produto A 39 33 25 30 41 36 37
              Produto B 50 52 47 49 54 40 43

              Assinale a opção que apresente os coeficientes de variação dos dois produtos:
              a) CVA = 15,1% e CVB = 12,3%
              b) CVA = 16,1% e CVB = 10,3%
              c) CVA = 16,1% e CVB = 12,3%
              d) CVA = 15,1% e CVB = 10,3%
              e) CVA = 16,1% e CVB = 15,1%

              Comentário

              • -PUCCA-
                • 11/07/08
                • 366

                Re: Simulados, Bora começar?

                ...

                INFORMÁTICA

                46. (Analista – CGU – 2004) - Analise as seguintes afirmações relativas a componentes de hardware de computadores:
                I. A placa mãe é a principal placa de circuitos de um microcomputador. O único componente que não pode ser instalado ou equipar uma placa mãe é o barramento AGP.
                II. O barramento AGP é o primeiro barramento a possuir um slot que permite expansão, opera com 8 bits e em sua segunda versão, ampliada e melhorada, opera com 16 bits para dados e 24 bits para endereçamento, com uma freqüência de operação de 8MHz.
                III. Uma característica importante dos dispositivos PCI é o Plug and Play. Estes dispositivos são equipados com uma memória ROM contendo informações que permitem ao sistema operacional detectá-los automaticamente.
                IV. Um computador, alimentado por uma fonte com padrão ATX e com uma placa mãe apropriada para este padrão, permite que seja ligado ao receber um sinal externo como, por exemplo, uma chamada telefônica recebida pelo modem nele instalado.
                Estão corretos os itens:
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                47. (Analista – CGU – 2004) - Analise as seguintes afirmações relativas a componentes de hardware e periféricos de computadores:
                I. Na análise da qualidade de monitores, quanto menor for o dot pitch melhor será a definição da sua imagem.
                II. Monitores de mesmo tamanho que trabalham no modo Não-Entrelaçado (NE) apresentam uma qualidade de imagem muito inferior àqueles que usam o modo entrelaçado. A única vantagem do monitor Não-Entrelaçado (NE) é o seu baixo custo.
                III. O BIOS (Basic Input/Output System – Sistema Básico de Entrada/Saída) informa ao processador como trabalhar com os periféricos mais básicos do sistema, como, por exemplo, o drive de disquete.
                IV. O Setup é responsável por "ensinar" ao processador da máquina a operar com dispositivos básicos, como o disco rígido e o vídeo em modo texto. As configurações alteradas no Setup são armazenadas no BIOS.
                Estão corretos os itens:
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                48. (Analista – CGU – 2004) - A maioria das placas mãe possui duas interfaces IDE embutidas, chamadas de controladora primária e controladora secundária. Cada controladora suporta dois dispositivos, permitindo, assim, 4 dispositivos IDE num mesmo micro. O modelo da interface IDE determina o seu modo de operação e conseqüentemente a sua velocidade e seus recursos. Com relação a este modelo é correto afirmar que
                a) o modo Pio 4, um dos mais modernos, é capaz de transferir dados a taxas próximas a 32 Gigabytes por segundo.
                b) usando tanto o modo Pio 2 quanto o Pio 4, ao invés de transferir dados do HD para a memória RAM, o processador apenas faz uma solicitação ao disco rígido para que ele mesmo faça o trabalho.
                c) uma das vantagens do modo UDMA é permitir que o disco rígido possa acessar diretamente a memória RAM.
                d) todos os modelos de discos mais antigos incluíam suporte a UDMA, porém, nos discos mais novos, este modo foi substituído pelos modos Pio 2 e Pio 4.
                e) ao se instalar um disco SCSI em uma controladora IDE deve-se definir na BIOS que o modo de operação do HD será PIO MODE 0.

                49. (Analista – CGU – 2004) - Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura de computadores:

                I. Uma memória virtual paginada melhora o tempo de acesso médio à memória principal.
                II. Uma memória física (RAM) serve como intermediária para a memória cache sempre que esta for mantida no disco rígido.
                III. Uma memória cache mantém os blocos de dados mais freqüentemente usados em uma memória pequena e rápida que é local à CPU.
                IV. Uma memória virtual paginada aumenta a memória principal com armazenamento em disco.
                Estão corretos os itens:
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                50. (Auditor do Trabalho, 2003) - O adaptador de vídeo tem uma memória que é utilizada pelo processador para escrever os dados que devem ser mostrados no monitor. Alguns parâmetros devem ser analisados no momento da escolha do monitor e do adaptador de vídeo. Com relação a estes parâmetros, é correto afirmar que
                a) o adaptador de vídeo tem uma memória que é utilizada pelo processador para escrever os dados que devem ser mostrados no monitor. Estes dados ainda não estão prontos para serem enviados ao emissor de elétrons do monitor e são tratados antes de serem mostrados no vídeo.
                b) um adaptador de vídeo é constituído tipicamente de uma única parte, denominada driver, que é o programa que, além de conter os parâmetros necessários para um perfeito funcionamento do adaptador, viabiliza uma correta comunicação entre o adaptador e a CPU.
                c) monitores com maior dot pitch têm uma melhor definição da imagem que monitores com menor dot pitch.
                d) no que se refere a imagens, o papel do adaptador de vídeo é manipular dados, gerar informações que definem uma imagem e enviar dados relativos a esta imagem a uma interface capaz de gerar imagens. Esta interface é o tubo de
                imagens do monitor.
                e) monitores que trabalham no modo entrelaçado apresentam uma qualidade de
                imagem muito superior àqueles que usam o modo Não-Entrelaçado (NE). O sistema de vídeo de um computador é formado por: Placa de Vídeo (equipamento que recebe os dados da CPU do computador e os transforma nos sinais a serem mostrados no monitor) e pelo monitor de vídeo (que é o equipamento que exibe propriamente as imagens).

                51. (Auditor do Trabalho, 2003) - Analise as seguintes afirmações relacionadas a processamento de dados, hardware, software e periféricos.

                I. O barramento AGP (Accelerated Graphics Port) é um padrão de barramento desenvolvido pela Intel e trata-se de um slot à parte, sem qualquer envolvimento com os slots PCI e ISA, para ser utilizado por placas de vídeo 3D.
                II. Para adaptadores de vídeo que utilizam o slot PCI, as texturas e o elemento z são armazenados diretamente na memória RAM do micro.
                III. Adaptadores de vídeo que utilizam o slot PCI oferecem uma taxa de transferência típica de 132 MB/s. Esta taxa é lenta para aplicações gráficas 3D.
                IV. Para adaptadores de vídeo que utilizam o slot PCI, o desempenho é aumentado consideravelmente, pois o processador e o adaptador conseguem acessar a memória RAM a uma taxa de transferência altíssima.
                Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                52. (Auditor do Trabalho, 2003) - Analise as seguintes afirmações relacionadas a processamento de dados, hardware, software e periféricos.

                I. A memória DDR usa circuitos de sincronização que aumentam a sua velocidade. A memória DDR é, basicamente, duas vezes mais rápida que a SDRAM, sem aumentar a velocidade nominal em MHz.
                II. A cache é uma memória intermediária, com a mesma velocidade que a RAM, que é utilizada para mediar a troca de dados entre o processador e a memória RAM.
                III. Uma fonte padrão ATX contém um controle eletrônico, é utilizada em placas-mãe apropriadas e permite que seja ligada com hora marcada, possibilitando ainda que seja ligada ao receber um sinal externo, como uma chamada telefônica ou um
                sinal de rede.
                IV. A memória EDO é aproximadamente 50% mais rápida que a SDRAM, com ganhos reais ao redor de 25%.
                Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
                a) I e II
                b) II e III
                c) I e III
                d) III e IV
                e) II e IV

                53. (Técnico da Receita Federal, 2003) - Analise as seguintes afirmações relativas a impressoras.
                I. Uma impressora Laser PostScript só permite a impressão de texto. Quando configurada com PostScript nível 2, permite a impressão em alta velocidade.
                II. Uma impressora compartilhada conectada a um computador de uma rede local poderá ser utilizada por outros computadores desta mesma rede.
                III. A única possibilidade de se conectar uma impressora a um computador é por meio da porta serial RS232 do computador.
                IV. Um driver de impressora é um aplicativo que permite que outros programas utilizem uma impressora particular sem a necessidade de conhecimento de detalhes específicos de seu hardware e de sua linguagem interna.
                Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                54. (Técnico da Receita Federal, 2003) - Analise as seguintes afirmações relativas a componentes básicos de um computador.

                I. A memória RAM pode ser lida ou gravada pelo computador e outros dispositivos.
                II. A memória virtual é utilizada para armazenamento temporário, visando à execução de programas que precisam de mais memória, além da principal.
                III. Paginar significa mover as partes da memória ROM usadas com pouca freqüência como memória de trabalho para outra mídia armazenável, geralmente o CD-ROM.
                IV. As memórias ROM e Cache têm a mesma velocidade de acesso em computadores mais modernos, desde que o processador tenha sido configurado para utilizar a memória virtual como intermediária entre a memória RAM e o HD.
                Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                55. (Técnico da Receita Federal, 2003) - Analise as seguintes afirmações relativas à UCP – Unidade Central de Processamento, ou processador, de um computador.

                I. Um processador, além da capacidade de realizar leituras e gravações na memória, deve ser capaz de comunicar-se com o usuário. Ele deve ser capaz de ler dados provenientes do teclado, mouse e outros dispositivos de saída de dados, bem como transferir dados para o vídeo, impressora e outros dispositivos de entrada de dados.
                II. O processador possui um barramento de dados, através do qual trafegam os dados que são transmitidos ou recebidos pelo barramento de endereços.
                III. O processador utiliza o barramento de endereços para indicar qual é a posição de memória a ser acessada.
                IV. Os processadores possuem, além do barramento de dados e de endereços, o barramento de controle.
                Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                56. (CGU2008 - TFC) – Um dos serviços providos
                pela camada de enlace em redes de computadores é a
                a) variação de atraso máximo garantido.
                b) entrega de pacotes na ordem.
                c) largura de banda mínima garantida.
                d) correção de erros.
                e) entrega garantida com atraso limitado.

                57. (CGU2008 - TFC) 46- Durante a navegação na WEB,o código de estado 301 indica:
                a) requisição bem-sucedida.
                b) versão do protocolo HTTP requisitado não é suportada pelo servidor.
                c) requisição não foi compreendida pelo servidor.
                d) objeto requisitado não existe no servidor.
                e) objeto requisitado foi removido permanentemente do servidor.

                58. (AUD.-FIS. REC. FED. 2005) Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos
                básicos de redes de
                computadores, seus componentes, protocolos,
                topologias e servidores:

                I. No modelo OSI, a camada de aplicação é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos,de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações definem como será feita a transmissão dedados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos.
                II. O SMTP permite que um usuário, utilizando uma
                máquina A, estabeleça uma sessão interativa com uma máquina B na rede. A partir desta sessão, todas as teclas pressionadas na máquina A são repassadas para a máquina B como se o usuário tivesse um terminal ligado diretamente a ela.
                III. O DNS é particularmente importante para o sistema de correio eletrônico. Nele são definidos registros que identificam a máquina que manipula as correspondências relativas a um determinado domínio.
                IV. O FTP permite que um usuário em um computador transfira, renomeie ou remova arquivos remotos.
                Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                59. (ANAL. FIN. CONT. 2002) Uma rede organizacional interna modelada sobre a Web, que utiliza a infra-estrutura de rede já existente em uma empresa, os padrões de comunicação da Internet e o software desenvolvido para a Internet é denominada

                a) LAN
                b) WAN
                c) Intranet
                d) WWW
                e) Ethernet

                60. (ANAL. FIN. CONT. 2002) Analise as seguintes afirmações relativas a Internet e Intranet.

                I. As tecnologias que viabilizaram a implantação da
                Internet são, basicamente: redes, processamento
                cliente/servidor, padrões de comunicação como o conjunto de protocolo TCP/IP, hipertextos e hipermídia.
                II. Na tecnologia cliente/servidor para uma Intranet, os servidores funcionam exclusivamente nas máquinas dos usuários onde são disponibilizadas as informações de interesse para outros usuários.
                III. Para tornar possível a comunicação na Internet, os usuários devem adotar um padrão, que é o conjunto de protocolos TCP/IP.
                IV. O envio e o recebimento de e-mails é possível
                graças a uma facilidade denominada Telnet.
                Indique a opção que contenha todas as afirmações
                verdadeiras.

                a) I e II
                b) II e III
                c) III e IV
                d) I e III
                e) II e IV

                Comentário

                • ccalado
                  • 13/12/06
                  • 50

                  Re: Simulados, Bora começar?

                  PUCCA, a qual texto a questão 13 refere-se ? Achei estranho....

                  13. Julgue os itens a respeito das idéias do texto.
                  I. Depreende-se do texto que o autor se coloca na posição de quem se exclui da sociedade informatizada.
                  II. O texto argumenta contra a modernidade, propondo como idéia principal que um direito constitucional, ora desrespeitado, deve ser o ideal a almejar.
                  III. Depreende-se do texto que comportamentos sensatos poupam a memória para finalidades mais nobres e evitam qualquer procedimento ligado à informatização.
                  IV. O segundo parágrafo constitui-se apenas de exemplos e ilustrações que explicam e justificam a última oração do parágrafo anterior, sem ampliar a reflexão.
                  Assinale a opção correta.
                  a) Estão corretos apenas os itens I e II.
                  b) Estão corretos apenas os itens II e III.
                  c) Estão corretos apenas os itens III e IV.
                  d) Nenhum item está correto.
                  e) Todos os itens estão corretos.

                  Comentário

                  • -PUCCA-
                    • 11/07/08
                    • 366

                    Re: Simulados, Bora começar?



                    Desculpe!!! Acho que qdo. formatei a prova tirei o texto e nem percebi.... desculpa mesmo...

                    É esse texto.... já vou corrigir os arquivos....


                    O homem é moderno na medida das senhas de que ele é escravo para ter acesso à vida. Não
                    é mais o senhor de seu direito constitucional de ir-e-vir. A senha é a senhora absoluta. Sem
                    senha, você fica sem seu próprio dinheiro ou até sem a vida.
                    No cofre do hotel, são quatro algarismos; no seu home bank, seis; mas para trabalhar no
                    computador da empresa, você tem que digitar oito vezes, letras e algarismos. A porta do
                    meu carro tem senha; o alarme do seu, também. Cada um de nossos cartões tem senha. Se
                    for sensato, você percebe que sua memória não pode ser ocupada com tanta baboseira
                    inútil. Seus neurônios precisam ter finalidade nobre. Têm que guardar, sim, os bons
                    momentos da vida. Então, desesperado, você descarrega tudo na sua agenda eletrônica,
                    num lugar secreto que só senha abre. Agora só falta descobrir em que lugar secreto você vai
                    guardar a senha do lugar secreto que guarda as senhas.
                    (Alexandre Garcia, Abre-te sésamo, com adaptações)

                    Comentário

                    • Boina Azul
                      • 13/10/08
                      • 350

                      Re: Simulados, Bora começar?

                      Valeu Pucca...


                      Originally posted by -PUCCA-


                      Desculpe!!! Acho que qdo. formatei a prova tirei o texto e nem percebi.... desculpa mesmo...

                      É esse texto.... já vou corrigir os arquivos....


                      O homem é moderno na medida das senhas de que ele é escravo para ter acesso à vida. Não
                      é mais o senhor de seu direito constitucional de ir-e-vir. A senha é a senhora absoluta. Sem
                      senha, você fica sem seu próprio dinheiro ou até sem a vida.
                      No cofre do hotel, são quatro algarismos; no seu home bank, seis; mas para trabalhar no
                      computador da empresa, você tem que digitar oito vezes, letras e algarismos. A porta do
                      meu carro tem senha; o alarme do seu, também. Cada um de nossos cartões tem senha. Se
                      for sensato, você percebe que sua memória não pode ser ocupada com tanta baboseira
                      inútil. Seus neurônios precisam ter finalidade nobre. Têm que guardar, sim, os bons
                      momentos da vida. Então, desesperado, você descarrega tudo na sua agenda eletrônica,
                      num lugar secreto que só senha abre. Agora só falta descobrir em que lugar secreto você vai
                      guardar a senha do lugar secreto que guarda as senhas.
                      (Alexandre Garcia, Abre-te sésamo, com adaptações)

                      Comentário

                      • -PUCCA-
                        • 11/07/08
                        • 366

                        Re: Simulados, Bora começar?

                        Atualizando...

                        SIMULADOS AFRFB/09

                        CRONOGRAMA:

                        PROVA 2:
                        Dir. Administrativo: Moulin
                        Dir. Constitucional: Afrfb9
                        Contabilidade Geral e avançada: Felipão
                        POSTAGEM......... 05/06/2009 ok!
                        GABARITO.......... 08/06/2009 ok!

                        PROVA 3:
                        Dir. Tributário: Sephien
                        Dir. Previdenciário: Carla-rs
                        CI e DIP: Ewerton
                        Economia: Sephien
                        Finanças Públicas: Felipão
                        POSTAGEM......... 12/06/2009 ok!
                        GABARITO.......... 15/06/2009 ok!

                        PROVA 1:
                        Português: -PUCCA-
                        inglês: manowar
                        Informática:manowar e Gilberto
                        Mat/est: Felipão
                        POSTAGEM......... 19/06/2009 OK
                        GABARITO.......... 22/06/2009 OK

                        PRÓXIMOS SIMULADOS

                        PROVA 2:
                        [b]Dir. Administrativo:Boina Azul
                        [b]Dir. Constitucional: Ewerton
                        Contabilidade Geral e avançada:Afrfb9
                        POSTAGEM......... 26/06/2009
                        GABARITO.......... 29/06/2009

                        PROVA 3:
                        Dir. Tributário:
                        Dir. Previdenciário:
                        CI e DIP:
                        Economia:
                        Finanças Públicas:
                        POSTAGEM......... 03/07/2009
                        GABARITO.......... 06/07/2009


                        - Os Colaboradores deverão enviar as provas até a quarta-feira anterior à postagem para: ------------
                        - Ao fazer as provas, seja honesto: só assim podemos saber realmente conhecer nossas dificuldades;
                        - Estamos abertos a novos colaboradores pois toda ajuda é bem-vinda;
                        - Quem desejar colocar o gabarito individual no fórum, siga a sugestão para a formação do ranking:
                        --> para o primeiro: cole seu nome e nota
                        --> para os demais: copie o post anterior com o nome e a nota do colega e inclua seu nome à lista.
                        - Os colaboradores enviarão o gabarito comentado (de forma bem sucinta);

                        - Compartilhamento de material e afins:

                        Nome do grupo: simuladosconcurseiros
                        Página inicial do grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/simuladosconcurseiros
                        E-mail do grupo: simuladosconcurseiros@yahoogrupos.com.br[/quote]

                        Comentário

                        • -PUCCA-
                          • 11/07/08
                          • 366

                          Re: Simulados, Bora começar?

                          E ai como foram no simu???

                          Eu queria avisar que com a saída do edital do ICMS eu irei abandoná-los temporariamente...

                          Deixei o endereço de e-mail em branco na mensagem anterior para que alguém se candidate a formatar os próximos simulados.
                          De vez em qdo. aparecerei por aqui para visitar vc's hehe...

                          Bons estudos a todos.

                          :P

                          Comentário

                          • Serphien
                            • 10/04/09
                            • 94

                            Re: Simulados, Bora começar?

                            Ah, Pucca =/
                            Bons estudos, então!!




                            Questão 39 (estatística) não tem resposta. (=questão 31, que tem resposta)

                            Comentário

                            • BAIANO
                              • 14/12/06
                              • 189

                              Re: Simulados, Bora começar?

                              ei baixei agora o simulado 1 vou fazer em casa, por enquanto so informatica.

                              46- c , 47 -d , 48-c ,49-c ,50-a , 51-d , 52-c , 53-e . 54-a , 55-c , 56-d , 57-e ,58-c ,59-c ,60-d. a noite faco as outras, ei quem puder colocar o gab. de informatica agradeçoooooooooo
                              Baianoo

                              Comentário

                              • BAIANO
                                • 14/12/06
                                • 189

                                Re: Simulados, Bora começar?

                                ei baixei agora o simulado 1 vou fazer em casa, por enquanto so informatica e portugues

                                46- c , 47 -d , 48-c ,49-c ,50-a , 51-d , 52-c , 53-e . 54-a , 55-c , 56-d , 57-e ,58-c ,59-c ,60-d. a noite faco as outras, ei quem puder colocar o gab. de informatica e portugues agradeçoooooooooo
                                Baianoo
                                ei baixei agora o simulado 1 vou fazer em casa, por enquanto so informatica, portugues

                                port -1- a , 2- d ,3-e ,4-a 5-d , 6-d , 7-b ,8-e , 9-b , 10-a ,11 -c ,12-e , 13- d ,,14-b , 15-b ,16-c , 17-d , 18-d , 19-c , 20-d

                                Comentário

                                • gilbertoca
                                  • 07/04/08
                                  • 13

                                  Re: Simulados, Bora começar?

                                  O gabarito PRELIMINAR já está no grupo simulado: simuladosconcurseiros

                                  O rank/recursos/comentários têm um tópico próprio: [Simulados, Bora começar?] Simulado 1 P1 - Rank/Comentários

                                  Gilberto

                                  Comentário

                                  • totti10
                                    • 22/05/09
                                    • 26

                                    Re: Simulados, Bora começar? - Dúvidas em aconomia

                                    Ola pessoal, gostaria de saber se alguém me responde essas:

                                    52 - Alguém poderia explicar melhor os itens I e II?

                                    53 - Gostaria de saber porque a afirmativa I está correta, visto que o Brasil hj em dia adota o Regime de Câmbio Flutuante; pra mim a resposta é a letra C, estando incorretos itens I e III, o que acham?

                                    55 - Não tem resposta certa, visto que com política monetária expansiva e câmbio flutuante, a tendência é elevação da renda agregada e da taxa de câmbio e elevação tb das exportações e não queda como indica a alternativa A, visto que o dólar estará muito caro em relação ao real, o que favorecerá os exportadores. Alguém pode me explicar se está errado esse raciocínio?

                                    Muito obrigado.

                                    Comentário

                                    • Serphien
                                      • 10/04/09
                                      • 94

                                      Re: Simulados, Bora começar?

                                      Originally posted by totti10
                                      Ola pessoal, gostaria de saber se alguém me responde essas:

                                      52 - Alguém poderia explicar melhor os itens I e II?
                                      qual é exatamente a dúvida? =]

                                      53 - Gostaria de saber porque a afirmativa I está correta, visto que o Brasil hj em dia adota o Regime de Câmbio Flutuante; pra mim a resposta é a letra C, estando incorretos itens I e III, o que acham?
                                      O Brasil adota sim hj o câmbio flutuante. Mas, maliciosamente, o contexto da questão pede que analisemos o Brasil do passado, quando ainda não tinhamos estabilidade monetária e economia sólida (A maioria dos países em desenvolvimento, "como o Brasil já o fez")

                                      55 - Não tem resposta certa, visto que com política monetária expansiva e câmbio flutuante, a tendência é elevação da renda agregada e da taxa de câmbio e elevação tb das exportações e não queda como indica a alternativa A, visto que o dólar estará muito caro em relação ao real, o que favorecerá os exportadores. Alguém pode me explicar se está errado esse raciocínio?
                                      A questão pede a aplicação do teorema de Marshall-Lerner (que diz exatamente o enunciado da letra C). Senão, vejamos. Seja o modelo do Mundel-Fleming (economia pequena e aberta, com livre movimentação de capital): uma política monetária expansionista, no CP, vai empurrar a tx de juros para baixo resultando numa saída de capitais e com isso uma desvalorização da moeda doméstica. Com isso temos 3 efeitos: 2 sobre a renda (exportações aumentarão e importações diminuirão) e 1 sobre os preços (as importações ficaram mais caras). O resultado derivado de Marshall-Lerner é, portanto: desvalorização cambial tem efeito positivo sobre a balança comercial (e consequentemente aumento da renda agregada).
                                      O gabarito correto, portanto, é a letra C, e estou comentando minunciosamente para não restar dúvidas quanto à questão!





                                      Muito obrigado.

                                      Comentário

                                      • totti10
                                        • 22/05/09
                                        • 26

                                        Re: Simulados, Bora começar?

                                        Serphien, desde já, valeu por ter respondido.

                                        Originally posted by Serphien
                                        Originally posted by totti10
                                        Ola pessoal, gostaria de saber se alguém me responde essas:

                                        52 - Alguém poderia explicar melhor os itens I e II?
                                        qual é exatamente a dúvida? =]
                                        I - Nem sei como perguntar, mas o que é alterado quando se duplica o preço?
                                        II - Já tá sanada a dúvida.

                                        53 - Gostaria de saber porque a afirmativa I está correta, visto que o Brasil hj em dia adota o Regime de Câmbio Flutuante; pra mim a resposta é a letra C, estando incorretos itens I e III, o que acham?
                                        O Brasil adota sim hj o câmbio flutuante. Mas, maliciosamente, o contexto da questão pede que analisemos o Brasil do passado, quando ainda não tinhamos estabilidade monetária e economia sólida (A maioria dos países em desenvolvimento, "como o Brasil já o fez")
                                        Blza, mas pra mim a frase "como o Brasil já o fez", parece que foi uma ação que fez no passado e hj não faz mais, ou seja, como se hj não tivesse mais Câmbio Flutuante.

                                        55 - Não tem resposta certa, visto que com política monetária expansiva e câmbio flutuante, a tendência é elevação da renda agregada e da taxa de câmbio e elevação tb das exportações e não queda como indica a alternativa A, visto que o dólar estará muito caro em relação ao real, o que favorecerá os exportadores. Alguém pode me explicar se está errado esse raciocínio?
                                        A questão pede a aplicação do teorema de Marshall-Lerner (que diz exatamente o enunciado da letra C). Senão, vejamos. Seja o modelo do Mundel-Fleming (economia pequena e aberta, com livre movimentação de capital): uma política monetária expansionista, no CP, vai empurrar a tx de juros para baixo resultando numa saída de capitais e com isso uma desvalorização da moeda doméstica. Com isso temos 3 efeitos: 2 sobre a renda (exportações aumentarão e importações diminuirão) e 1 sobre os preços (as importações ficaram mais caras). O resultado derivado de Marshall-Lerner é, portanto: desvalorização cambial tem efeito positivo sobre a balança comercial (e consequentemente aumento da renda agregada).
                                        O gabarito correto, portanto, é a letra C, e estou comentando minunciosamente para não restar dúvidas quanto à questão!

                                        Cara, desconheço este modelo do Marshall-Lerner, mas como você mesmo colocou ai em cima sobre o modelo do Mundell-Fleming, é exatamente como eu penso, e pode observar que o erro na A, dada como gabarito fala em redução das exportações e o erro na letra C é dizer que houve queda da taxa de câmbio, quando na verdade houve aumento da taxa de câmbio, ou seja, desvalorização.




                                        Muito obrigado.

                                        Comentário

                                        • Serphien
                                          • 10/04/09
                                          • 94

                                          Re: Simulados, Bora começar?

                                          Espero ter ajudado!

                                          Originally posted by totti10
                                          Serphien, desde já, valeu por ter respondido.

                                          Originally posted by Serphien
                                          Originally posted by totti10
                                          Ola pessoal, gostaria de saber se alguém me responde essas:

                                          52 - Alguém poderia explicar melhor os itens I e II?
                                          qual é exatamente a dúvida? =]
                                          I - Nem sei como perguntar, mas o que é alterado quando se duplica o preço?
                                          II - Já tá sanada a dúvida.

                                          53 - Gostaria de saber porque a afirmativa I está correta, visto que o Brasil hj em dia adota o Regime de Câmbio Flutuante; pra mim a resposta é a letra C, estando incorretos itens I e III, o que acham?
                                          O Brasil adota sim hj o câmbio flutuante. Mas, maliciosamente, o contexto da questão pede que analisemos o Brasil do passado, quando ainda não tinhamos estabilidade monetária e economia sólida (A maioria dos países em desenvolvimento, "como o Brasil já o fez")
                                          Blza, mas pra mim a frase "como o Brasil já o fez", parece que foi uma ação que fez no passado e hj não faz mais, ou seja, como se hj não tivesse mais Câmbio Flutuante.

                                          55 - Não tem resposta certa, visto que com política monetária expansiva e câmbio flutuante, a tendência é elevação da renda agregada e da taxa de câmbio e elevação tb das exportações e não queda como indica a alternativa A, visto que o dólar estará muito caro em relação ao real, o que favorecerá os exportadores. Alguém pode me explicar se está errado esse raciocínio?
                                          A questão pede a aplicação do teorema de Marshall-Lerner (que diz exatamente o enunciado da letra C). Senão, vejamos. Seja o modelo do Mundel-Fleming (economia pequena e aberta, com livre movimentação de capital): uma política monetária expansionista, no CP, vai empurrar a tx de juros para baixo resultando numa saída de capitais e com isso uma desvalorização da moeda doméstica. Com isso temos 3 efeitos: 2 sobre a renda (exportações aumentarão e importações diminuirão) e 1 sobre os preços (as importações ficaram mais caras). O resultado derivado de Marshall-Lerner é, portanto: desvalorização cambial tem efeito positivo sobre a balança comercial (e consequentemente aumento da renda agregada).
                                          O gabarito correto, portanto, é a letra C, e estou comentando minunciosamente para não restar dúvidas quanto à questão!

                                          Cara, desconheço este modelo do Marshall-Lerner, mas como você mesmo colocou ai em cima sobre o modelo do Mundell-Fleming, é exatamente como eu penso, e pode observar que o erro na A, dada como gabarito fala em redução das exportações e o erro na letra C é dizer que houve queda da taxa de câmbio, quando na verdade houve aumento da taxa de câmbio, ou seja, desvalorização.

                                          Acho que vc ta confundindo, Totti. Permita-me: Suponha que a taxa de câmbio seja 2 dólares por real e passe para 2,5 dólares por real. O que aconteceu? A taxa de câmbio aumentou e a nossa moeda valorizou (pois agora é preciso mais dólares para comprar a mesma quantidade de reais). No exemplo, quando saem capitais do país, a tendência é haver uma grande oferta de reais, fazendo com que a relação real/dolar diminua, pois com a grande oferta de reais, ele vai desvalorizar e com isso vai ser necessário menos dólares para comprá-lo. Logo, quando a taxa de câmbio cai, significa dizer que a nossa moeda está desvalorizando.




                                          Muito obrigado.

                                          Comentário

                                          • totti10
                                            • 22/05/09
                                            • 26

                                            Re: Simulados, Bora começar?

                                            Serphien: não quotei pq já tava ficando confuso.

                                            Cara pra mim a questão continua sem resposta, pelas suas explicações - "Acho que vc ta confundindo, Totti. Permita-me: Suponha que a taxa de câmbio seja 2 dólares por real e passe para 2,5 dólares por real. O que aconteceu? A taxa de câmbio aumentou e a nossa moeda valorizou (pois agora é preciso mais dólares para comprar a mesma quantidade de reais). No exemplo, quando saem capitais do país, a tendência é haver uma grande oferta de reais, fazendo com que a relação real/dolar diminua, pois com a grande oferta de reais, ele vai desvalorizar e com isso vai ser necessário menos dólares para comprá-lo. Logo, quando a taxa de câmbio cai, significa dizer que a nossa moeda está desvalorizando." - parece-me que você está usando a convenção do certo; o que na verdade não ocorre no brasil. Aqui usamos a convenção do incerto em que a moeda fixada é o dólar e a que varia é o real. Assim uma queda na taxa de câmbio significa que necessitaremos de menos reais para comprar 1 dólar, e na questão é exatamente o contrário, ocorre a desvalorização do real frente ao dólar, assim mais reais pra comprar o mesmo 1 dólar e logo aumento da taxa de câmbio.

                                            Bom, se não concordares blza, vai ficar cada um pensando de um jeito. De qq forma o importante é a gente discutir, faz a gente estudar e memorizar o assunto.

                                            Abrs

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                                            • Boina Azul
                                              • 13/10/08
                                              • 350

                                              Re: Simulados, Bora começar?

                                              E agora? Alguém se habilita a formatar os simulados?
                                              Pra quem mandaremos as questões?



                                              Originally posted by -PUCCA-
                                              E ai como foram no simu???

                                              Eu queria avisar que com a saída do edital do ICMS eu irei abandoná-los temporariamente...

                                              Deixei o endereço de e-mail em branco na mensagem anterior para que alguém se candidate a formatar os próximos simulados.
                                              De vez em qdo. aparecerei por aqui para visitar vc's hehe...

                                              Bons estudos a todos.

                                              :P

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                                              • Ewerton.ene
                                                • 04/03/08
                                                • 75

                                                Re: Simulados, Bora começar?

                                                Aí, galera,

                                                eu não tenho muito tempo pra fazer essa formatação. Mas, a minha parte do simulado já está pronta pra ser enviada. É só definir o email que eu envio...

                                                Falows...

                                                Comentário

                                                • Ewerton.ene
                                                  • 04/03/08
                                                  • 75

                                                  Re: Simulados, Bora começar?

                                                  Pessoal,

                                                  eu coloquei um arquivo no grupo com as questões de Constitucional para o simulado.
                                                  Bem, eu tenho uma sugestão... Talvez fosse legal se nós publicássemos listas de exercícios, com as questões mais difíceis que cada um encontrar. O que vocês acham???

                                                  Falows...

                                                  Comentário

                                                  • kokeshi
                                                    • 11/06/09
                                                    • 3

                                                    Re: Simulados, Bora começar?

                                                    Oi Galera , como faço pra entrar no grupo de vcs e participar do simulado ? [-o<

                                                    Comentário

                                                    • Serphien
                                                      • 10/04/09
                                                      • 94

                                                      Re: Simulados, Bora começar?

                                                      Moçada, vamos fazer outra rodada de provas estilo afrfb/05?

                                                      Comentário

                                                      • Ewerton.ene
                                                        • 04/03/08
                                                        • 75

                                                        Re: Simulados, Bora começar?

                                                        Eu topo....

                                                        Se alguém mais estiver disposto...

                                                        Comentário


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