Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Contribuir como Facultativo, vale a pena?

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Presidente
    • 17/01/07
    • 67

Contribuir como Facultativo, vale a pena?

Olá pessoal,
    *
    Pra quem está apenas estudando e não contribui, vale a pena contribuir os 20% sobre o S.M. como Facultativo?
    Sabendo que o tempo de contribuição do RGPS pode ser aproveitado no RPPS.

Valeu.
  • Anderson-AF
    • 15/03/07
    • 49

Re: Contribuir como Facultativo, vale a pena?

Boa questão. Estou estudando previdenciário e também fiquei pensando nisto.

E o melhor, para quem contribui sobre o Mínimo a contribuição é na verdade de 11%. Com R$51,15 por mês, você vai adiantando a sua aposentadoria...

Comentário

• Presidente
      • 17/01/07
      • 67

Dae Anderson,

A contribuição de 11% (chamada de PSPS - Plano Simplificado de Previdência Social) lhe dá vários benefícios, excluído a aposentadoria por tempo de contribuição.

Veja:
      http://www1.previdencia.gov.br/pg_secun ... es_psp.asp

Comentário

• TrovaoRJ
        • 09/06/08
        • 3718

Isso tudo depende de um planejamento com algumas variáveis...tipo sua idade, seu tempo de contribuição acumulado, condição financeira, entre outras coisas!!!

Jah conversei com um professor de Previdenciário e ele recomendou fazer essa contribuição facultativa sim!!!

No meu caso, q soh estudo também, naum faço pq tenho 25 anos e jah possuo 5 anos de contribuição...logo fazendo umas contas aki dah pra passar em algum concurso ateh os 30 e voltar a contribuir e ainda se aposentar sem problemas maiores!!! Mas isso eh de cada um....

Abç

Comentário

• Anderson-AF
          • 15/03/07
          • 49

A previdência é cheia de detalhes, por isso complicada de estudar.

Como disse o Trovão depende de muitas variáveis tendo que se analisar cada caso.

Essa questão dos 11% tem outro problema: quem contribui comop facultativa para o RGPS e depois muda para Regime Próprio (de servidor) não poderá contar com este tempo para a chamada Contagem Recíproca de Tempo, a não ser que complemente posteriormente os 9% que faltam para os 20%.

Mas me parece que mesmo assim vale a pena, pois agora teoricamente o sujeito tem menos condiçoes de pagar e depois com o bom salário de Auditor valeria a pena pagar a diferença para se aposentar antes.

O que acham? Estou pensando só teoricamente, não vou fazerr isto visto que já estou no Regime Próprio.

Comentário

Aguarde...
          X