Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Inspetoria de Jaguarão!

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtro
  • Tempo
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Inspetora
    • 12/05/12
    • 366

Inspetoria de Jaguarão!

A Inspetoria de Jaguarão é classe "A", dividida em Siana (Aduana) e Sorac (arrecadação). É isso mesmo? Como funciona esse tipo de unidade? O que é feito na Siana e na Sorac, especificamente? Alguém sabe como é o clima de trabalho? Os AT's são lotados na Inspetoria, no porto seco ou na ponte internacional Mauá? Quem puder falar sobre a cidade também.... Grata!
  • DexMorg
    • 06/12/12
    • 9

Re: Inspetoria de Jaguarão!

Inspetora, eu não sei muito, mas vou tentar ajudar com o pouco que sei.

No Siana se trabalha apenas com aduana, processos de perdimento, operações de repressão ao contrabando e descaminho, e etc.

Já o Sorac seria como um mini CAC, com atendimento, análises de processos administrativos de tributos internos e etc.

Além desses dois, tem a EDA (Equipe de Despacho Aduaneiro), que é o pessoal do Porto Seco que trabalha com os despachos de importação e exportação.

Pelo que eu soube, nada de muito oficial, mas uma das vagas será para a Ponte Internacional, revistando bagagens, fazendo DBA e etc. e a outra será do Porto Seco.

Já sobre a cidade, eu fui poucas vezes lá, não sou a pessoa apropriada a falar muito. Só sei que é uma cidade beeem pequena! Mas passo o assunto pra alguém que saiba mais!
    Última edição por DexMorg; http://www.forumconcurseiros.com/forum/member/428501-dexmorg às Thu, 14/02/13, 02:15 PM.

Comentário

• Inspetora
      • 12/05/12
      • 366

Postado Originalmente por DexMorg Ver Post
      Inspetora, eu não sei muito, mas vou tentar ajudar com o pouco que sei.

No Siana se trabalha apenas com aduana, processos de perdimento, operações de repressão ao contrabando e descaminho, e etc.

Já o Sorac seria como um mini CAC, com atendimento, análises de processos administrativos de tributos internos e etc.

Além desses dois, tem a EDA (Equipe de Despacho Aduaneiro), que é o pessoal do Porto Seco que trabalha com os despachos de importação e exportação.

Pelo que eu soube, nada de muito oficial, mas uma das vagas será para a Ponte Internacional, revistando bagagens, fazendo DBA e etc. e a outra será do Porto Seco.

Já sobre a cidade, eu fui poucas vezes lá, não sou a pessoa apropriada a falar muito. Só sei que é uma cidade beeem pequena! Mas passo o assunto pra alguém que saiba mais!
      DexMorg, pelo que eu imagino, as duas pessoas que vão entrar ficarão no lugar das duas AT's que vão embora. No caso delas, uma está lotada na Sorac e a outra na Siana, então eu imagino que os dois que entrarão, ficarão no lugar delas. No meu caso, eu não serei lotada em Jaguarão inicialmente e sei que na Ponte deve funcionar no horário de plantão. Fiquei sabendo que o Inspetor normalmente não coloca mulheres na Ponte. Você sabe alguma coisa sobre isso? A cidade eu conheço pouco, já fui lá algumas vezes. Muita obrigada por responder!!!

Comentário

• DexMorg
        • 06/12/12
        • 9

Inspetora, o que eu sei, é que o Sorac, apesar de perder uma AT, ainda está em condição bem favorável de pessoal, considerando o volume de serviço. O que está caótico é a situação do Porto Seco. Houve registro de bons acúmulos de caminhões por falta de gente pra dar o despacho. Além disso o próprio inspetor me disse que tinha uma mesa no porto seco me esperando, depois que saiu o resultado Torço pra que ele estivesse brincando, pois me disseram que o serviço é bem tenso.

Já na Ponte, a colega AT que está saindo é uma das plantonistas e com a saída dela, só fica mais uma. De fato ele tem tirado todas as mulheres de lá. Eu soube que andou tendo uns problemas com colegas, que acabaram sendo ofendidas e quase agredidas por muambeiros. Mas acho que se pedisse ele não deixaria de colocar na ponte só por ser mulher.

Comentário

• El Aduanero
          • 21/05/12
          • 90

Não tenho informações muito recentes, mas sei que assim como outros pontos de fronteira, principalmente os de passagem 24hs (ponte), Jaguarão está sem pessoal nenhum.
          Perderam 3 analistas em 2012 (afastamento, falecimento e um outro passou para o BACEN) e eram justamente os que faziam o serviço de vistoria no ponte.
          Não sei nem se ainda está funcionando o horário de plantão.
          No porto seco a situação não é diferente. Falta pessoal.
          O trabalho na aduana de lá é bem puxado devido ao grande fluxo de veículos, mas quanto à segurança, não há presença da PF, mas sei que sempre ficam acompanhados de vigilantes.

Acho que o melhor de lá é a distância para POA e a disponibilidade de ônibus.

Boa sorte.

Comentário

• Inspetora
            • 12/05/12
            • 366

Postado Originalmente por El Aduanero Ver Post
            Não tenho informações muito recentes, mas sei que assim como outros pontos de fronteira, principalmente os de passagem 24hs (ponte), Jaguarão está sem pessoal nenhum.
            Perderam 3 analistas em 2012 (afastamento, falecimento e um outro passou para o BACEN) e eram justamente os que faziam o serviço de vistoria no ponte.
            Não sei nem se ainda está funcionando o horário de plantão.
            No porto seco a situação não é diferente. Falta pessoal.
            O trabalho na aduana de lá é bem puxado devido ao grande fluxo de veículos, mas quanto à segurança, não há presença da PF, mas sei que sempre ficam acompanhados de vigilantes.

Acho que o melhor de lá é a distância para POA e a disponibilidade de ônibus.

Boa sorte.
            Eu gostaria de saber como é o trabalho no porto seco, dependendo das coisas eu nem iria para lá. Não gosto de trabalhar com pressão. A cidade eu já conheço.

Comentário

Working...
            X