Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

"Cópia do Cartão de Inscrição do PIS/PASEP" ???

Page Title Module
Move Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filter
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

Re: "Cópia do Cartão de Inscrição do PIS/PASEP" ???

Postado Originalmente por Capitão Murphy Ver Post
    Problemas...
    Acabei de ligar para 0800 726 0207, da CEF.
    Passei o meu NIT de Facultativo e, surpresa, NÃO CONSTA. Meu NIT é válido, tenho extrato previdenciário, e o próprio site da CET diz que o NIT da previdência é condição para ter o Cartão do Cidadão...

A atendente disse para eu ir amanhã numa agência com toda a minha documentação e
    comprovantes, e disse também que esse Cartão do Cidadão demora 15 dias ÚTEIS.

Aí, acessei isso aqui https://webp.caixa.gov.br/cidadao/be...s/frepw001.asp, digitei o meu NIT, cliquei em "Cadastrar Senha" e apareceu "( 099 ) CIDADAO SEM CADASTRO SOCIAL"

Não devo ser o único com esse problema, e qualquer ajuda é bem-vinda...
    O NIT é um número fornecido pelo INSS para o cidadão que não tem

cadastro de PIS, esse NIT pode ser emitido por um empresa também, quando

da contratação de um funcionário....

Portanto NIT é diferente de PIS..... PIS somente é emitido pela CAIXA...

Geralmente quando vc procura a Caixa e vc não tem número de PIS, eles

geram um número na HORA e te FORNECE um comprovante de cadastro,

que deve ser grampeado ou colado nas carteira de trabalho, caso a sua

carteira não venha com o número, nesse comprovante consta o número de

PIS, creio que isso deve ser aceito, até porque o cartão do cidadão serve

apenas para, saque de FGTS, recebimento de SD, recebimento de Abono DE

PIS, consulta de extrato etc.....

Reitero que o PIS pode ser usado como NIT, porém o NIT não pode ser usado como PIS...

Fund.Legal: IN INSS nº 45/2010, art.38, parágrafo único
    Last edited by PORECATUPR; Wed, 06/02/13, 02:20 PM.

Comment

Postado Originalmente por PORECATUPR Ver Post
      O NIT é um número fornecido pelo INSS para o cidadão que não tem

cadastro de PIS, esse NIT pode ser emitido por um empresa também, quando

da contratação de um funcionário....

Portanto NIT é diferente de PIS..... PIS somente é emitido pela CAIXA...

Geralmente quando vc procura a Caixa e vc não tem número de PIS, eles

geram um número na HORA e te FORNECE um comprovante de cadastro,

que deve ser grampeado ou colado nas carteira de trabalho, caso a sua

carteira não venha com o número, nesse comprovante consta o número de

PIS, creio que isso deve ser aceito, até porque o cartão do cidadão serve

apenas para, saque de FGTS, recebimento de SD, recebimento de Abono DE

PIS, consulta de extrato etc.....

Reitero que o PIS pode ser usado como NIT, porém o NIT não pode ser usado como PIS...

Fund.Legal: IN INSS nº 45/2010, art.38, parágrafo único
      Acho que tem razão...
      Eu liguei na Caixa, eu nunca trabalhei... tenho carteira de trabalho e fui à CEF uma vez, me deram dois papeis com um numero PIS, data, hora e meu endereço.. somente isso. Eu ainda que na realidade não sou cadastrada então. Amanhã vou lá, mas fiquei aliviada de ter a opção de preencher formulário do BB!!!

Comment

A cópia do cartão de inscrição não seria necessariamente o cartão do

cidadão....

Esse comprovante que falo é um cartão de inscrição, só que é impresso, e não

em material de plástico....

Trabalho para a Secretaria do Trabalho, sou Agente de Seguro Desemprego...

diariamente estou em contato com essas informações!!!!

Comment

PORECATUPR, o que você me aconselharia?

Sou facultativo, tenho NIT que tirei por causa do INSS.
          No site da CEF fala que já basta o NIT para o "Cartão do Cidadão".
          Já no site da previdência, obtenho comprovante de que meu NIT é válido quando entro no endereço http://www1.dataprev.gov.br/cadint/s...ication=CADINT, me inscrevo novamente na previdência e aí aparece "Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais sob o número de Pis/Pasep : XXXXXXXXXX." Esse seria basicamente meu único comprovante de NIT...
          Estou errado ou o meu PIS/PASEP precisa ter o mesmo número do NIT para evitar duplicidade previdenciária futura?

O que fazer?

A propósito: esse problema já afetou outros concurseiros (mas a solução não fica clara): http://www.forumconcurseiros.com/for...d.php?t=277908
          Last edited by Capitão Murphy; Wed, 06/02/13, 02:45 PM.

Comment

Oi, pessoal! Quando tomei posse como ATA, eu não tinha número de PIS e nem de PASEP. Preenchi o formulário do Banco do Brasil (era um dos documentos disponibilizados no site da ESAF, na época). O cadastro do meu PASEP foi providenciado pelo RH da unidade onde tomei posse. Quem já tem PIS, basta entregar ao RH algum documento no qual conste o número (pode ser a carteira de trabalho ou um extrato da CEF). Se não me engano, o PIS será convertido em PASEP.

Comment

Mais uma observação....quando o BB cadastrou o meu PASEP, entregou ao RH um extrato, emitido pelo sistema deles, onde constava o número. Eu fiquei com uma cópia desse documento e é o que entregarei quando tomar posse no cargo de ATRFB.

Comment

Postado Originalmente por Eléa Ver Post
                Oi, pessoal! Quando tomei posse como ATA, eu não tinha número de PIS e nem de PASEP. Preenchi o formulário do Banco do Brasil (era um dos documentos disponibilizados no site da ESAF, na época). O cadastro do meu PASEP foi providenciado pelo RH da unidade onde tomei posse. Quem já tem PIS, basta entregar ao RH algum documento no qual conste o número (pode ser a carteira de trabalho ou um extrato da CEF). Se não me engano, o PIS será convertido em PASEP.
                Valeu Eléa... Qdo eu tirei minha CTPS eu recebi um extrato da CEF, em 2006, onde consta um número com a minha inscrição PIS, apesar de eu nunca ter trabalho. Vou lá na CEF amanhã, mas agora estou aliviada em saber que dá para fazer pelo formuláro do BB...

Comment

Fernanda_G, mas na sua carteira de trabalho não tem o número PIS?

Comment

Postado Originalmente por Farmaconcurs Ver Post
                    Fernanda_G, mas na sua carteira de trabalho não tem o número PIS?
                    Não, somente no extrato que a CEF me deu. Qdo eu fiz minha CTPS, na época, eu paguei uma taxa na CEF e recebi esse extrado com um possível número PIS (possível pq a mulher me disse que quem nunca trabalhou, que é o meu caso, não tem como ter PIS). Amanhã eu vou lá só para ver se sou cadastrada mesmo, se eu não for, eu vou usar esse formulário do BB..

Comment

Fernanda_G, mas isso ocorreu só até um período correto? Porque eu também nunca trabalhei, só realizei estágio durante o período acadêmico, mas lá tem o PIS, válido, acredito eu...

Comment

Postado Originalmente por Farmaconcurs Ver Post
                        Fernanda_G, mas isso ocorreu só até um período correto? Porque eu também nunca trabalhei, só realizei estágio durante o período acadêmico, mas lá tem o PIS, válido, acredito eu...
                        Minha situação é essa, eu fiz carteira para fazer estágio, mas não tenho nada na minha CTPS. Recebi meu extrato na cef com o numero PIS rss.. não sei como!!! Ahh isso aconteceu em 2006...

Comment

No caso de quem tem um NIT (Previdência, Facultativo), como eu, e não tem PIS/PASEP, um futuro PIS/PASEP deve coincidir com o NIT, não é (para não haver duplicidade)?

E aí, como faz? Vou à CEF tentar tirar o PIS com o mesmo número do meu NIT, ou faço pelo Banco do Brasil/PASEP?

Comment

Postado Originalmente por PORECATUPR Ver Post
                            A cópia do cartão de inscrição não seria necessariamente o cartão do

cidadão....

Esse comprovante que falo é um cartão de inscrição, só que é impresso, e não

em material de plástico....

Trabalho para a Secretaria do Trabalho, sou Agente de Seguro Desemprego...

diariamente estou em contato com essas informações!!!!
                            PORECATUPR, eu trabalhei alguns anos na iniciativa privada e tenho PIS/PASEP. Consigo entrar no site acima, tenho acesso ao meu FGTS e tudo mais. Tenho, por exemplo, demonstrativos de pagamento antigos com meu PIS/PASEP. Só minha CTPS não tem esse número...

No entanto, não tenho um "Cartão de Inscrição do PIS/PASEP". Se algum dia já tive tive um papel com essa inscrição, certamente já não tenho mais (faz um tempinho).

Você sabe que documento eles estão pedindo? Algo específico da CEF? E onde posso arranjá-lo?

Obrigado pela ajuda!
                            DJ
                            Last edited by DJ9000; Wed, 06/02/13, 03:36 PM.

Comment

Postado Originalmente por DJ9000 Ver Post
                              PORECATUPR, eu trabalhei alguns anos na iniciativa privada e tenho PIS/PASEP. Consigo entrar no site acima, tenho acesso ao meu FGTS e tudo mais. Tenho, por exemplo, demonstrativos de pagamento antigos com meu PIS/PASEP. Só minha CTPS não tem esse número...

No entanto, não tenho um "Cartão de Inscrição do PIS/PASEP". Se algum dia já tive tive um papel com essa inscrição, certamente já não tenho mais (faz um tempinho).

Você sabe que documento eles estão pedindo? Algo específico da CEF? E onde posso arranjá-lo?

Obrigado pela ajuda!
                              DJ
                              Pode tirar uma segunda via do cartão PIS em uma agência da Caixa. Eu pretendo fazer isso.

Comment

Postado Originalmente por Lunudu Ver Post
                                Pode tirar uma segunda via do cartão PIS em uma agência da Caixa. Eu pretendo fazer isso.
                                Beleza, verei isso. Valeu pela ajuda!!

Comment

Working...
                                X