Anúncio

Anúncio Module
Collapse
No announcement yet.

Pis/Pasep?

Page Title Module
Mover Remover Collapse
X
Conversation Detail Module
Collapse
  • Filtro
  • Tempo
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • EPPC1985
    • 24/06/10
    • 58

Pis/Pasep?

Eu nunca trabalhei antes, nem na iniciativa privada, nem como servidor. Então não tenho Pis nem Pasep... Será que devo providenciar um cadastramento no Pasep e apresentar apenas o nº ou não apresentar nada?
  • mariaftbh
    • 09/06/10
    • 34

Re: Pis/Pasep?

acho que você tem que fazer um cadastramento. dá uma olhada no site da esaf, na parte do concurso da Receita. Tem um formulario proprio para inscrição no Pasep. E pergunta também pra sônia quando for ligar pra SRTE.

Comentário

• Lurilu
      • 26/03/10
      • 85

Eu acho que basta fazer a CTPS, que já vêm os números do PIS e do PASEP.

Comentário

• leoivan
        • 08/06/10
        • 6

Postado Originalmente por EPPC1985 Ver Post
        Eu nunca trabalhei antes, nem na iniciativa privada, nem como servidor. Então não tenho Pis nem Pasep... Será que devo providenciar um cadastramento no Pasep e apresentar apenas o nº ou não apresentar nada?
        Rpz, vai lá na Caixa Econômica e diz: "quero tirar o PIS/PASEP". Diz ainda q é pq tu passou num concurso e precisa com urgência!

É só isso, lá eles providenciam e tu recebe no dia seguinte! Há 5 anos atrás foi assim comigo!

Abraço!

Comentário

• Palas Atena
          • 13/08/09
          • 205

Pessoal,

eu falei com o Paulo, do RH do MTE em BSB e ele me informou que quem não tem não precisa tirar, pois, no ato da posse, eles nos darão a papelada para tirar o nosso.
          Só fiquei em dúvida se isso pode atrasar nossa posse, de alguma forma, pois não sei se esse é um requisito essencial. Quem tem experiência sabe disso?

[]s

Comentário

• EPPC1985
            • 24/06/10
            • 58

Engraçado... fui na CEF hj e me disseram que não posso tirar Pis/Pasep sem estar empregado. Alguém sabe exatamente como isso funciona?

Não acho que tenha que apresentar o Pis/Pasep quem não tenha, mas já queria ir adiantando isso...

Comentário

• Ibirapuera
              • 17/01/07
              • 165

Colegas,
              Sempre fui servidor público, não tenho PIS, mas tenho Pasep.
              Fui a uma agência do Banco do Brasil (que é quem cuida do PASEP, o PIS é da CEF) e lá tirei um extrati do PASEP que, autenticado pelo BB vale como certificado de inclusão no programa. Vou apresentar esse papel (extrato).
              Fica a dica aí pra quem, assim como eu, nunca tirou CTPS e nunca fez entrevista de emprego.rs

Comentário

• Thiago Reis
                • 05/08/08
                • 847

Quem nunca trabalhou, o RH do órgão irá gerar um número de PIS/PASEP através de um programa do Atendimento Setor Público do Banco do Brasil S/A. A própria pessoa não pode gerar o número de PIS/PASEP, pois ele é gerado por esse programa que citei pelo próprio RH do órgão/entidade. Fique tranquilo.

Comentário

• EPPC1985
                  • 24/06/10
                  • 58

Ah, vlw Thiago Reis.

Comentário

• maringapr
                    • 02/04/08
                    • 139

Para quem não quiser aguardar até lá, é só tirar a CTPS em que o Estado possui o modelo novo (informatizado), que ao tirar a CTPS gera o número de PIS, não precisar ter trabalhado ou ir na CEF...

Comentário

• Guest's Avatar
                      Visitante

Postado Originalmente por Thiago Reis Ver Post
                      Quem nunca trabalhou, o RH do órgão irá gerar um número de PIS/PASEP através de um programa do Atendimento Setor Público do Banco do Brasil S/A. A própria pessoa não pode gerar o número de PIS/PASEP, pois ele é gerado por esse programa que citei pelo próprio RH do órgão/entidade. Fique tranquilo.
                      qual órgao? nao entendi o que deve fazer quem nunca trabalhou.

Comentário

• vamfmachado
                        • 03/05/10
                        • 30

Postado Originalmente por Fredxyz Ver Post
                        qual órgao? nao entendi o que deve fazer quem nunca trabalhou.
                        Veja só o que tem sobre PASEP no site do Banco do Brasil:

"Como se cadastrar:

Para solicitar sua vinculação ao Pasep, a entidade deve dirigir-se por escrito a uma agência do Banco do Brasil e informar os seguintes dados:

razão social;
                        número da inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda);
                        endereço completo (com CEP e telefone);
                        data de início das atividades.

A solicitação deverá ser apresentada com cópia dos atos constitutivos da entidade (lei, decreto, estatuto, ata etc). Para o caso de prefeituras, com a lei de criação do município.

Como cadastrar seus servidores:

Cada trabalhador deverá ser inscrito somente uma vez no PIS ou no Pasep e seu cadastramento é obrigatório no ato de sua primeira admissão.

Para evitar a duplicidade, o contratador deverá verificar na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), mediante o Comprovante de Inscrição ou o Extrato do Participante (em poder do servidor) se o servidor já é inscrito no PIS-Pasep. Caso ele já o seja, não há necessidade de cadastramento, mas sim de anotação nos registros do número de inscrição para a prestação de informações sociais.

Os formulários de inscrição dos novos servidores deverão ser entregues no Banco do Brasil até o dia 20 de janeiro do ano subseqüente para que não haja retardamento na contagem de tempo de cadastramento do servidor nem prejuízo do abono anual.

O cadastramento dos servidores no Pasep é processado pelo Banco do Brasil de acordo com o número de participantes das entidades:

até 20 participantes - com base nos formulários de inscrição preenchidos pelo empregador e entregues nas agências do Banco;

mais de 20 participantes: pela entrega ou tele-transmissão de arquivo magnético em layout definido pelo Banco."

Ou seja, se o novo servidor não for cadastrado no PASEP, cabe ao órgão público onde o servidor toma posse providenciar o seu cadastramento.

Comentário

• hilanacp
                          • 20/06/10
                          • 15

sou servidora pública municipal com cargo em comissão...
                          no meu contracheque já tem o nº do pis/pasep, será que posso entregar uma cópia dele p comprovar?

Comentário

• natipapaleo
                            • 18/05/10
                            • 17

E quem já tem o pis/pasep na carteira de trabalho é só tirar uma cópia da carteira de trabalho? é isso?

Comentário

• bruninhacq
                              • 15/03/10
                              • 17

Um jeito simples de conseguir é acessando o site da previdência social e preencher todos os campos do formulário, como se fosse emitir um novo número de NIT. Se já tiver um número ele dirá qual é seu PIS/PASEP/NIT.

Não é necessário preencher todos os campos.

Descubra seu número do Pis, Pasep, Nit acessando: http://www1.dataprev.gov.br/cadint/s...ication=cadint

Descobri a dica num site, após sofrer para preencher a GEFIP!

Boa sorte, pessoal!

Comentário

Working...
                              X