Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

Collapse
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Mostrar
Limpar Tudo
new posts
  • Guest's Avatar
    Visitante

    Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

    Caros guerreiros do Fórum Concurseiros, pô rimou...

    Tendo em vista a "necessidade de confronto" com questões discursiva para a área de obras, que será tema da prova P4, tomei a iniciativa de criar este tópico, " Proposta de questões e peça técnica- Prova P4 (OBRAS)".
    Gostaria de pedir aos colegas frequentadores do fórum o seguinte, que discutamos somente sobre as propostas de resoluções das as questões e peças técnicas que por ventura vierem a ser postadas aqui e claro, todos podem ficar a vontade de propor resoluções e proposta de outras questões também da PROVA P4-OBRAS.

    Desta forma estaríamos concentrando o que fosse realmente necessário a respeito da tal P4.

    Como não dará para todos corrigirem a prova de todos, é lógico, ficaríamos acertados de que quem quiser postar sua redação aqui para termos noção do desenvolvimento, pode postar. Caso contrário, passemos por e-mail, mensagem privada MP, e etc uns aos outros.

    Vou fazer o possível para tentar bolar 3 questões de 20 linhas para cada tema AOR, AOE e AOH, além de uma redação de 50 linhas geral, semanalmente. Farei o possível para postar nos sábados que antecederão as provas.

    Outra coisa, pessoal, pelo que tenho lido e ouvido, as tais questões discursivas da P4 não serão tão tenebrosas quanto nos parecem a princípio. Pensando nisso segui uma linha de raciocinio para elaboração das propostas.

    Espero verdadeiramente que o povo participe ! Seja redigindo respostas, comentando as redações, propondo outras questões que acharem relevante e também fazendo críticas às questões propostas !!

    Grato, Oiram.

    Bons estudos meu povo ,rumo à P1, P2 P3 e P4, posteriormente ao CF galera !
  • Guest's Avatar
    Visitante

    #2
    Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

    Segue 3 questões de 20 linhas, nos padrões que citei acima :

    SÁBADO 30/05/2009

    AOR :

    As construções em geral necessitam ser precedidas de estudos de caracterização do solo. É indiscutível a necessidade de se explorar antecipadamente as características do terreno no qual será construída a futura estrutura, com o objetivo de escolher o tipo de fundação mais adequado e a técnica que deverá ser empregada em tal investigação.

    Redija um texto que responda o seguinte : Qual deve ser o parâmetro que definirá a escolha do tipo de método de investigação direto a ser usado em um ensaio de sondagem ? Na sua resposta, contemple necessariamente, os seguintes aspectos :

    - Principal característica de cada método de investigação direto, relacionados a seguir : a) trado manual b) sondagem à percussão SPT c) sondagem rotativa d) ensaio do cone CPT;

    - Diferenças para fins de análise dos relatórios de sondagem SPT e entre a sondagem rotativa, no que se refere ao tipo de resistência de cada solo que será levado em consideração para a elaboração do respectivo relatório de sondagem.


    AOE :

    “ Erros em projeto que serviu de base à licitação e que se revelou incompleto, defeituoso ou obsoleto devem acarretar a nulidade do contrato, conseqüente realização de uma nova licitação e a responsabilização do gestor que realizou a licitação original com projeto inepto. “ Acórdão TCU 353/2007.

    “ O projeto básico é uma fase perfeitamente definida de um conjunto mais abrangente de estudos e projetos, precedido por estudos preliminares, anteprojeto, estudos de viabilidade técnica, econômica e avaliação de impacto ambiental, e sucedido pela fase de projeto executivo ou detalhamento. “ Resolução CONFEA nº 361/91.


    Redija um texto que estabeleça a definição sucinta dos termos relacionados na citada Resolução, abordando a importância desse conjunto de estudos que antecedem a fase de licitação de obras e serviços na esfera pública, conforme a Lei 8666/93.


    AOH :

    Em geral, para elaboração de projetos de obras públicas na área relacionada aos recursos hídricos, têm-se em média para valores adotados quanto ao TR- Tempo de Retorno, dependendo do objeto, o seguinte :
    a)Projetos de micro-drenagem TR’= 2 a 10 anos;
    b)Projetos de macro-drenagem TR’’= 10 a 50 anos;
    c)Projetos para vetedouros de barragens TR’’’= 10.000 anos.


    Redija um texto que responda necessariamente as seguintes questões :
    - Razão que serve de parâmetro decisivo para as diferenças entre os tipos de projetos, quanto ao Tempo de Retorno;
    - Definição sucinta dos seguintes termos: I- micro-drenagem , II- macro-drenagem e III- Tempo de Retorno.


    Fico de postar a proposta de peça técnica, ainda hoje, no início da noite provavelmente.
    Vamos à luta, meu povo !

    Comentário

    • FRP
      • 21/06/07
      • 8

      #3
      Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

      Muito boa idéia, Oiram.

      Pena que não vai dar pra participar como queria pq estou estudando a parte de CG, mas sempre que possível vou tentar colaborar com as questões de engenharia.

      Comentário

      • Guest's Avatar
        Visitante

        #4
        Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

        Segue 1 questão de proposta de redação de natureza técnica de 50 linhas :

        SÁBADO 30/05/2009

        Peça de natureza técnica:


        Uma das principais atividades da fiscalização está relacionada à realização das medições dos quantitativos dos serviços executados e ao ateste da qualidade desses serviços.

        No momento da referida fiscalização de uma obra X, foram adotados pela Fiscalização autorizada por determinada Administração Y, os seguintes procedimentos :

        a) Para toda medição foi pedido que fosse acompanhada de memorial de cálculo detalhado, indicando os setores e áreas em que o serviço estará sendo aferido;

        b) As planilhas de medição deverão demonstrar os serviços executados no mês e os serviços acumulados desde o início da obra;

        c) Sejam feitas comparações entre as quantidades de serviços executados e as previstas para aquela etapa da obra;

        d) Sejam avaliados os saldos dos serviços contratados para a verificação da devida adequação à conclusão do empreendimento;

        e) No momento da fiscalização, foram feitas as medições através de aferição por item de serviços executados em consonância com o Cronograma Físico-Financeiro , ou seja, pelo regime de preços unitários, embora a obra tenha sido contratada por preço certo e total;

        f) Verificação da existência de planilha com a discriminação de quantitativo de todos os serviços constantes da medição, mas que ainda não haviam sido executados pela executora à época do ateste dos serviços e que serão objeto de posterior correção.


        Redija com base nas informações constantes, um relatório de auditoria, analisando cada um dos procedimentos listados, apontando eventuais falhas ou pontos fracos, sugerindo possíveis modificações nos procedimentos adotados, indicando os responsáveis pelas eventuais falhas e as medidas a serem tomadas nas futuras aferições.

        Vamos à luta, meu povo !
        Oiram.

        Comentário

        • seo jorge
          • 26/03/09
          • 681

          #5
          Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

          o sanfoneiro, é um olho no gato outro no rato ! quero ver sua resposta pras discursivas, heim. Valeu =D>

          Comentário

          • peritocontador
            • 31/01/09
            • 213

            #6
            Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

            AOR

            "A sondagem a trado é geralmente utilizada para determinar o nível do lençol freático e para estudo de áreas de empréstimo de solo e de subleitos de rodovias. Utiliza uma haste de ferro ou aço, penetrando somente as camadas de solo com baixa resistência.
            Já a sondagem à percussão SPT é utilizada quando se pretende fazer uma fundação. Não atravessa camadas de rochas. Consiste na cravação de um amostrador padrão no solo, coletando uma amostra. Quando se chega a uma camada considerada impenetrável para o SPT, pode-se utilizar o CPT.
            O ensaio do cone CPT fornece resultados que podem ser utilizados para determinação de outras propriedades dos materiais prospectados, particularmente argilas moles. Consiste em um conjunto de hastes, tendo na extremidade um cone. Caracteriza-se por rapidez de execução, confiabilidade dos resultados e baixo custo, entre outros.
            A sondagem rotativa é utilizada quando se atinge material impenetrável à percussão. Utiliza um tubo, denominado barrilete, dotado de uma peça cortante, que perfura o terrreno por meio de rotação. É importante para determinar o estado da rocha, ou seja, seu grau de fraturamento e de decomposição.
            O ensaio SPT mede a resistência do solo ao longo da profundidade. Já a sondagem rotativa mede a resistência por meio do grau de recuperação, que relaciona o comprimento dos fragmentos recuperados. A partir daí, faz-se a análise dos relatórios de sondagem."

            Comentário

            • Guest's Avatar
              Visitante

              #7
              Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

              A resposta do AndersonAlves era justamente o que pensei como resposta. Considero uma explanação muito boa para a questão de AOR.

              Postado Originalmente por AndersonAlves
              AOR

              "A sondagem a trado é geralmente utilizada para determinar o nível do lençol freático e para estudo de áreas de empréstimo de solo e de subleitos de rodovias. Utiliza uma haste de ferro ou aço, penetrando somente as camadas de solo com baixa resistência.
              Já a sondagem à percussão SPT é utilizada quando se pretende fazer uma fundação. Não atravessa camadas de rochas. Consiste na cravação de um amostrador padrão no solo, coletando uma amostra. Quando se chega a uma camada considerada impenetrável para o SPT, pode-se utilizar o CPT.
              O ensaio do cone CPT fornece resultados que podem ser utilizados para determinação de outras propriedades dos materiais prospectados, particularmente argilas moles. Consiste em um conjunto de hastes, tendo na extremidade um cone. Caracteriza-se por rapidez de execução, confiabilidade dos resultados e baixo custo, entre outros.
              A sondagem rotativa é utilizada quando se atinge material impenetrável à percussão. Utiliza um tubo, denominado barrilete, dotado de uma peça cortante, que perfura o terrreno por meio de rotação. É importante para determinar o estado da rocha, ou seja, seu grau de fraturamento e de decomposição.
              O ensaio SPT mede a resistência do solo ao longo da profundidade. Já a sondagem rotativa mede a resistência por meio do grau de recuperação, que relaciona o comprimento dos fragmentos recuperados. A partir daí, faz-se a análise dos relatórios de sondagem."

              Comentário

              • peritocontador
                • 31/01/09
                • 213

                #8
                Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                Brigadão Oiram!

                Não sou engenheiro, mas o q a gente não faz pelo TCU? É difícil, mas não é impossível.

                O negócio é tentar falar mesmo o mais importante, pois são apenas 20 linhas. Fiz a questão no papel e depois passei para o Fórum. Tinha dado quase 30 linhas. Aí na tela ficou bem menor, com 19 linhas.

                Aceito sugestões de todos para aprimorarmos as idéias.


                Vou tirar um tempo para fazer tb a de Hídricas. É bom q todos colaborem, assim não teremos surpresas na prova discursiva.

                Comentário

                • Guest's Avatar
                  Visitante

                  #9
                  Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                  Podes crer meu garoto,

                  Continue treinando as discursivas, virão mais. Continue perseverante !
                  Não é à toa que o teu rodapé consta :

                  "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"

                  Oiram.

                  Postado Originalmente por AndersonAlves
                  Brigadão Oiram!

                  Não sou engenheiro, mas o q a gente não faz pelo TCU? É difícil, mas não é impossível.

                  O negócio é tentar falar mesmo o mais importante, pois são apenas 20 linhas. Fiz a questão no papel e depois passei para o Fórum. Tinha dado quase 30 linhas. Aí na tela ficou bem menor, com 19 linhas.

                  Aceito sugestões de todos para aprimorarmos as idéias.


                  Vou tirar um tempo para fazer tb a de Hídricas. É bom q todos colaborem, assim não teremos surpresas na prova discursiva.

                  Comentário

                  • Guest's Avatar
                    Visitante

                    #10
                    Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                    Segue 3 questões de 20 linhas :

                    SÁBADO 06/06/2009

                    AOR :

                    “ O pavimento de uma rodovia é a superestrutura construída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentes sobre um semi-espaço considerado teoricamente como infinito – a infraestrutura ou terreno de fundação, a qual é designada de subleito.

                    O pavimento, por questões de ordem técnico-econômica é uma estrutura de camadas em que materiais de diferentes resistências e deformabilidades são colocadas em contato resultando daí um elevado grau de complexidade no que resulta ao cálculo de tensões e deformações e atuantes nas mesmas resultantes das cargas impostas pelo tráfego.”


                    Manual de Pavimentação DNIT, pág. 137

                    Tendo por base trecho retirado de manual de pavimentação acima citado, discorra em até 20 linhas abordando de forma sucinta os seguintes aspectos :

                    • Descrição individualizada das características dos tipos de pavimentos usualmente utilizados em obras rodoviárias – Pavimento flexível, semi-rígido e rígido.
                    • Abordagem sucinta das características mais importantes quanto aos principais materiais betuminosos utilizados para fins de revestimento em pavimentação – Cimento asfáltico, asfalto diluído, emulsão asfáltica e alcatrão.


                    AOE :

                    As fundações de construções civis são responsáveis pela transferência das cargas destas construções para o terreno subjacente de forma segura e que garanta a operacionalidade e vida útil das construções. Diversos são os tipos de fundações diretas que podem ser utilizadas em obras civis.

                    Com relação ao tema acima, redija, de forma sucinta, um texto dissertativo de aproximadamente 20 linhas, abordando, necessariamente os seguintes aspectos:

                    • os tipos mais comuns de fundações diretas;
                    • métodos típicos para a avaliação da capacidade de carga do terreno sob tais fundações;
                    • propriedades relevantes dos solos para dimensionamento de fundações diretas;
                    • métodos para a obtenção dos parâmetros geotécnicos relevantes dos solos e
                    • tipos de mecanismos de recalques de fundações diretas.

                    fonte : http://www.cespe.unb.br/concursos/TCETO2008/


                    AOH :

                    Os canais são projetados para conduzir vazões em regime de escoamento livre. Para isso, pode-se aplicar a equação de Manning, que permite dimensionar a capacidade de um canal. Segundo essa equação a capacidade de escoamento do canal (vazão) é proporcional à área da seção, ao raio hidráulico e à declividade do canal, e é inversamente proporcional ao coeficiente de rugosidade. Um analista de controle externo do TCU, que trabalha na avaliação de obras hídricas, é conhecedor da influência destes parâmetros no dimensionamento de uma obra.

                    Sabendo disto, considere que um canal de vazão considerável, que atravessa uma área central e economicamente importante de um município, nos últimos dez anos apresentou a ocorrência de quatro eventos de enchentes que causaram consideráveis prejuízos econômicos. Este canal atualmente possui paredes de terra e nesta região apresenta leito sinuoso e com baixa declividade. O prefeito municipal recentemente eleito tomou a decisão política de solucionar o problema anteriormente relatado.


                    Nesse contexto, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

                    • Qual a influência do alisamento das paredes do canal e/ou da alteração da declividade, mantendo-se as demais variáveis constantes, sobre a vazão deste curso;
                    • Considere que, a montante deste município ocorreram chuvas torrenciais que resultaram em escoamento superficial com elevada carga de sedimentos. O que pode ocorrer na área municipal deste curso d’água após a chuva em questão;
                    • Caso a obra envolva a necessidade de aumento da largura e aumento da declividade do canal, como será feita a medição e pagamento destes serviços.

                    Comentário

                    • Guest's Avatar
                      Visitante

                      #11
                      Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                      Meu povo do fórum concurseiros !

                      Já temos novas 3 questões de 20 linhas para a segunda semana de junho.
                      Bons estudos e vamos treinar, meu povo, queremos ver todo mundo arrebentando das provas.
                      Valeu, oiram. \/

                      Comentário

                      • ValentedeDeus
                        • 05/06/09
                        • 4

                        #12
                        Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                        Bem galera sô novato no fórum, achei louvável a iniciativa do oiram. É isso aí. Temos que ir preparados pra a P4.. Pode contar comigo, vou tentar resolver as questões e quem sabe postar alguma..Só acho que poderão surgir alguns espertinho, que não vão colaborar conosco e usufruirão das nossas questões, por isso sugiro que nossas respostas sejam via mensagem privada. O que vc acham???
                        Rumo ao TCU!!!!!!

                        Comentário

                        • Guest's Avatar
                          Visitante

                          #13
                          Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                          Valeu Oiram.
                          Tu és o cara.
                          Creio, primeiramente, como sendo questões discursivas que terão como ideia central: a licitação e a obra e serviço.
                          E aí, vem o questionamento. Como transformar isso numa poposta discursiva padrão cespe-unb.
                          Não sou engenheiro. Mas tentarei colaborar, Ok?
                          Desculpe se não atender plenamente a demanda.
                          Abraços e bons estudos.

                          Comentário

                          • Beinha
                            • 03/05/09
                            • 36

                            #14
                            Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                            Pessoal,

                            Segue mais uma proposta para a discursiva.




                            As atividades técnicas de elaboração de projetos de edificações deverão ser conduzidas em etapas sucessivas pelo Contratante e pelo autor do projeto. (Manual SEAP – Projetos).

                            Descreva as atividades técnicas as serem realizadas para a elaboração de projetos de edificações, abordando:
                            1. etapas mínimas;
                            2. principais características de cada etapa;
                            3. finalidades de cada etapa.



                            Abraços,


                            Beinha

                            Comentário

                            • Guest's Avatar
                              Visitante

                              #15
                              Re: Proposta de questões e peça técnica - Prova P4 ( OBRAS )

                              Postado Originalmente por ValentedeDeus
                              Bem galera sô novato no fórum, achei louvável a iniciativa do oiram. É isso aí. Temos que ir preparados pra a P4.. Pode contar comigo, vou tentar resolver as questões e quem sabe postar alguma..Só acho que poderão surgir alguns espertinho, que não vão colaborar conosco e usufruirão das nossas questões, por isso sugiro que nossas respostas sejam via mensagem privada. O que vc acham???
                              Rumo ao TCU!!!!!!
                              Olá ValentedeDeus,

                              Tudo bem?? Desculpe discordar de vc, mas o q diferencia o FórumConcurseiros de outros fóruns é a vontade do pessoal em ajudar pelo puro prazer de ajudar aos outros, sem esperar nada em troca... Afinal, qto mais vc colaborar com o FC, mais vc estará se aperfeiçoando, pois cada vez mais estará contribuindo consigo mesmo, à medida em q ensina, resolve questões, tira dúvidas, posta suas respostas e comentários, etc. Enfim, vc ajuda os outros e, indiretamente, ajuda a si mesmo!!!
                              Esse é e sempre será o espírito do FC!!!
                              Um grande abraço e bons estudos,
                              Aldebaran

                              Comentário


                              Aguarde...
                              X