PDA

Vizualizar Versão Completa : restos a pagar: quando ocorre a despesa?


thornwald
Sat, 16/06/12, 06:05 AM
quando um contrato com o estado não é cumprido até o final do ano fazemos uma liquidação fictícia e inscrevemos como restos a pagar, mas não haverá impacto na situação líquida porque ao mesmo tempo em que apropriamos uma despesa orçamentária será reconhecida uma variação ativa que será a contrapartida da conta retificadora dos restos a pagar.

dia 20 de novembro (contrato)
ocorre o empenho
D credito disponível
C credito empenhado a liquidar

dia 31 de dezembro
(não houve a prestação, mas esta é esperada para breve)
D credito empenhado a liquidar
C credito liquidado a pagar

D despesa orçamentária
C restos a pagar (passivo circulante)

D retificadora de restos a pagar (retificadora do passivo)
C variação ativa

Quais lançamentos ocorrerão quando os serviços forem prestados, ocorrer a conferência de que isso ocorreu (através dos documentos) e houver o pagamento? Quando ocorrerá a diminuição da situação líquida? Essa conta retificadora não terá mais razão de ser quando ocorrer o pagamento, porisso nesse momento ou antes deverá ser dada a baixa, e nesse momento ocorrerá a variação passiva que impactará a situação líquida. mas se a variação passiva (pela baixa da retificadora) ocorrer no momento do pagamento estaríamos adotando o regime de caixa para as despesas.

Alguém saberia dizer quais são os eventos em que isso ocorre na tabela de eventos.

A despesa pela metodologia antiga (lei 4.320) ocorreria no momento do empenho, mas aqui uso a palavra no sentido patrimonial de diminuição do patrimônio líquido.