PDA

Vizualizar Versão Completa : Previsão para TJ/SP 2012

Páginas : 1 [2] 3

AUDITORSEREI
Wed, 15/08/12, 05:45 PM
Pior que é verdade frederiico, já foram tantas informações diferentes sobre esse edital que eu já tinha decidido não dar importância pra nenhuma até que ele saísse realmente, mas cada vez que vejo uma notícia nova já palpita o coração rsrs

São muitas emoções essa vida de concurseiro.

É verdade sim... podem aquecer as turbinas...

Hoje foram nomeados quase cem novos escreventes... só tem mais cem na lista de excedentes...

Concurseiro ABC
Wed, 15/08/12, 07:22 PM
É verdade sim... podem aquecer as turbinas...

Hoje foram nomeados quase cem novos escreventes... só tem mais cem na lista de excedentes...

Como é basicamente o trabalho do escrevente técnico judiciário dentro do fórum?

ana-caroli
Wed, 15/08/12, 09:20 PM
Entendii... muito bom... Vc está gostando.. de aulas on-line???

estou estudando sozinho mesmo...

Só estou sentindo dificuldade em Direito Processual Civil. :S

Aulas online tem seu lado bom - interpretação dos artigos, entendimento de matérias nunca dante entendidas (proc civil deveria estar no livro do Apocalipse!) e o material de apoio é bom - e seu lado ruim - existem matérias que eu tenho mais conhecimento e nestas acabo perdendo tempo assistindo os vídeos, existem momentos de enrolação por parte dos professores etc. - mas, no geral as aulas estão me acrescentando mais do que atrapalhando.

A princípio eu ía estudar em casa, sozinha, mas, resolvi fazer o curso online pois fiquei um pouco insegura com proc. civil e proc penal. Como não sou formada em direito, tenho bastante dificuldade para entender algumas coisas.

Qdo cheguei em recursos tanto de proc civil qto de penal..... tive que comprar o curso.
Na realidade, estou louca para ter em mãos muitos exercícios de todas as matérias, mas, nas aulas que comprei quase não tem.... vamos ver até o final do curso se serão disponibilizados.

Por enqto assisto as aulas, leio a lei seca (quero lê-las pelo menos umas 6x) e oro bastante para Deus me ajudar a encontrar muitos exercícios.

E vc, está conseguindo memorizar e entender as matérias exceto proc civil?

ana-caroli
Wed, 15/08/12, 09:35 PM
Pessoal

Alguém está fazendo curso presencial ou online?

O que vcs estão achando caso tenha alguém?

Aprender a matéria de forma direcionada como ensinam nos cursos é muito bom pois fixo mais rápido o conteúdo, porém, estou sentindo que perco muito tempo assistindo as aulas como disse ao frederiiico há pouco, e, estava analisando, esse tempo daria para eu ler muitas páginas de um livro ou de um material obtendo um volume de informações muito maior que os dados nas vídeo-aulas.

frodriguesmende
Thu, 16/08/12, 09:48 AM
Pessoal

Alguém está fazendo curso presencial ou online?

O que vcs estão achando caso tenha alguém?

Aprender a matéria de forma direcionada como ensinam nos cursos é muito bom pois fixo mais rápido o conteúdo, porém, estou sentindo que perco muito tempo assistindo as aulas como disse ao frederiiico há pouco, e, estava analisando, esse tempo daria para eu ler muitas páginas de um livro ou de um material obtendo um volume de informações muito maior que os dados nas vídeo-aulas.

Bom, eu estou fazendo no NEAF também...
Estou gostando bastante, porém em algumas matérias fiquei com a mesma sensação que você ficou. Porém, como já vi praticamente todos os vídeos...estou conseguindo ver tudo sozinho agora e com as explicações que tivemos nas aulas está bem mais fácil. Só estou aguardando mais simulados do curso referente às matérias de proc civil e proc penal. E é claro as poucas aulas que faltam. Mas, no geral o curso é nota 10.

frederiiico
Thu, 16/08/12, 11:37 AM
Aulas online tem seu lado bom - interpretação dos artigos, entendimento de matérias nunca dante entendidas (proc civil deveria estar no livro do Apocalipse!) e o material de apoio é bom - e seu lado ruim - existem matérias que eu tenho mais conhecimento e nestas acabo perdendo tempo assistindo os vídeos, existem momentos de enrolação por parte dos professores etc. - mas, no geral as aulas estão me acrescentando mais do que atrapalhando.

A princípio eu ía estudar em casa, sozinha, mas, resolvi fazer o curso online pois fiquei um pouco insegura com proc. civil e proc penal. Como não sou formada em direito, tenho bastante dificuldade para entender algumas coisas.

Qdo cheguei em recursos tanto de proc civil qto de penal..... tive que comprar o curso.
Na realidade, estou louca para ter em mãos muitos exercícios de todas as matérias, mas, nas aulas que comprei quase não tem.... vamos ver até o final do curso se serão disponibilizados.

Por enqto assisto as aulas, leio a lei seca (quero lê-las pelo menos umas 6x) e oro bastante para Deus me ajudar a encontrar muitos exercícios.

E vc, está conseguindo memorizar e entender as matérias exceto proc civil?

AS outras matérias estão tranquilas... sim... portuga... matemática... venho estudando a anos... contitucional.....penal e adm são mais tranquilos... normas decoreba mesmo... Processo penal da pra entender melhor...agora processo civil muito chato e dificil entendimento....:confused:
Mas vamos continuar estudando...

_Bono_
Fri, 17/08/12, 11:39 AM
Se realmente proceder: boa noticia!!! Dará tempo de fazer toda a revisão de direito... e continuar estudando as matérias básicas... muuiiito bom...

cb gonçalves
Fri, 17/08/12, 02:42 PM
Pelo que parece procede sim.
É bom que sobra tempo pra revermos toda a matéria.
Quanto aos cursos presenciais, ou não, só vale a pena para as matérias que não tem noção nenhuma, ou que se tem pouca intimidade.
Lembrando que direito é extenso, porém o grau de dificuldade não é alto. O vice presidente do tribunal já adiantou que a tendência é que o grau de dificuldade seja o mesmo.

cb gonçalves
Fri, 17/08/12, 02:43 PM
mesmo do último concurso

_Bono_
Mon, 20/08/12, 05:17 PM
Alguém sabe, depois de qto tempo do resultado da prova objetiva... é aplicada a prova prática de digitação...

juliana br
Mon, 20/08/12, 07:13 PM
Olá!

Gostaria de saber se, em Direito Proc.Civil ref. ao artigo 475,temos que estudá-lo inteiro, ou seja, 475-A, 475-B, ...475-R?
Estou em dúvida porque comprei uma apostila (já me arrenpedí) e nela só é abordado até o § 3º.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 07:32 PM
Pelo que já me disseram entre um mês a um mês e meio
Como a previsão é que a prova seja em dezembro, provavelmente na segunda quinzena de janeiro.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 07:35 PM
Olá!

Gostaria de saber se, em Direito Proc.Civil ref. ao artigo 475,temos que estudá-lo inteiro, ou seja, 475-A, 475-B, ...475-R?
Estou em dúvida porque comprei uma apostila (já me arrenpedí) e nela só é abordado até o § 3º.

Só tem que estudar isso mesmo, neste caso a apostila está certa.

_Bono_
Mon, 20/08/12, 07:49 PM
Só tem que estudar isso mesmo, neste caso a apostila está certa.

Então tem apostila q está até o art. 475-R

Certeza que será somente o art. 475

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 07:51 PM
Então tem apostila q está até o art. 475-R

Certeza que será somente o art. 475

Tenho sim.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 07:54 PM
Pra quem quiser estudar o artigo todo, tudo bem. Mas pelas provas anteriores e até pela pertinência temática do que vem sendo cobrado, e pelo fato de que, 475 e 475 A serem pro direito coisas completamente diferentes, eu num estudarei.
PRa quem não faz direito pode parecer estranho, mas uma letra depois do artigo faz com que aquele artigo seja completamente diferente.
O que acontece é que o legislador quer fazer modificações na lei, porém para tornar o estudo e até a pesquisa pelos aplicadores mais fáceis ele coloca perto do restante do tema.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 08:18 PM
E mais uma coisa o tema é diverso o 475 A em diante trata da liquidação e do cumprimento da sentença.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 08:28 PM
A liquidação e cumprimento de sentenças são temas mais voltados para juízes do que para escreventes.
Se caísse seria um tema ótimo pra ser cobrado. Porque é um artigo muito extenso, e de um entendimento não tão simples.
Mas vai por mim, num cai não.
Se quiser estudar, mesmo assim, deixa pra ver mais perto da prova.

_Bono_
Mon, 20/08/12, 08:32 PM
As letras 475-A....até 475R foram artigos acrescentados no CPC na sequência do art.475.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 09:04 PM
Sim, foram acrescentados na sequência.
Porém apesar dos artigos se parecerem, eles não são o mesmo artigo.
É outra coisa. Se for cobrado na prova pode inclusive anular a questão.
Vai por mim sou formado em direito, 475 e 475 A são artigos completamente diferentes. Quando estes artigos caem tem de estar expresso ou pela numeração ou pelos temas, ou seja, liquidação e cumprimento de sentença.
Mas como disse anteriormente, se quiser estudar, eu aconselho deixar pra mais próximo da prova. Não se ocupar tanto nestes artigos agora.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 09:17 PM
Art. 475. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença: (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

I - proferida contra a União, o Estado, o Distrito Federal, o Município, e as respectivas autarquias e fundações de direito público; (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

II - que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução de dívida ativa da Fazenda Pública (art. 585, VI). (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

§ 1o Nos casos previstos neste artigo, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, haja ou não apelação; não o fazendo, deverá o presidente do tribunal avocá-los. (Incluído pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

§ 2o Não se aplica o disposto neste artigo sempre que a condenação, ou o direito controvertido, for de valor certo não excedente a 60 (sessenta) salários mínimos, bem como no caso de procedência dos embargos do devedor na execução de dívida ativa do mesmo valor. (Incluído pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

§ 3o Também não se aplica o disposto neste artigo quando a sentença estiver fundada em jurisprudência do plenário do Supremo Tribunal Federal ou em súmula deste Tribunal ou do tribunal superior competente. (Incluído pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

CAPÍTULO IX
DA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
(Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

Art. 475-A. Quando a sentença não determinar o valor devido, procede-se à sua liquidação. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

§ 1o Do requerimento de liquidação de sentença será a parte intimada, na pessoa de seu advogado. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

§ 2o A liquidação poderá ser requerida na pendência de recurso, processando-se em autos apartados, no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

§ 3o Nos processos sob procedimento comum sumário, referidos no art. 275, inciso II, alíneas ‘d’ e ‘e’ desta Lei, é defesa a sentença ilíquida, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critério, o valor devido. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

Observem que o capítulo é diverso, a liquidação de sentença(475 A a 475 H) e o cumprimento de sentença (art. 475 I a 475 R) estão nos capítulo IX e X, respectivamente, enquanto o art.475 está no capítulo VIII, seção II.

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 09:22 PM
Para quem quiser tirar a prova, verifique as informações :

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869.htm

_Bono_
Mon, 20/08/12, 09:51 PM
Art. 475. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença: (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

I - proferida contra a União, o Estado, o Distrito Federal, o Município, e as respectivas autarquias e fundações de direito público; (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

II - que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução de dívida ativa da Fazenda Pública (art. 585, VI). (Redação dada pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

§ 1o Nos casos previstos neste artigo, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, haja ou não apelação; não o fazendo, deverá o presidente do tribunal avocá-los. (Incluído pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

§ 2o Não se aplica o disposto neste artigo sempre que a condenação, ou o direito controvertido, for de valor certo não excedente a 60 (sessenta) salários mínimos, bem como no caso de procedência dos embargos do devedor na execução de dívida ativa do mesmo valor. (Incluído pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

§ 3o Também não se aplica o disposto neste artigo quando a sentença estiver fundada em jurisprudência do plenário do Supremo Tribunal Federal ou em súmula deste Tribunal ou do tribunal superior competente. (Incluído pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

CAPÍTULO IX
DA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
(Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

Art. 475-A. Quando a sentença não determinar o valor devido, procede-se à sua liquidação. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

§ 1o Do requerimento de liquidação de sentença será a parte intimada, na pessoa de seu advogado. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

§ 2o A liquidação poderá ser requerida na pendência de recurso, processando-se em autos apartados, no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

§ 3o Nos processos sob procedimento comum sumário, referidos no art. 275, inciso II, alíneas ‘d’ e ‘e’ desta Lei, é defesa a sentença ilíquida, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critério, o valor devido. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)

Observem que o capítulo é diverso, a liquidação de sentença(475 A a 475 H) e o cumprimento de sentença (art. 475 I a 475 R) estão nos capítulo IX e X, respectivamente, enquanto o art.475 está no capítulo VIII, seção II.

Ok, correto...
Obrigado!!!

cb gonçalves
Mon, 20/08/12, 09:55 PM
Tranquilo, estamos aqui para um ajudar ao outro.

ana-caroli
Tue, 21/08/12, 04:27 PM
gente
li, reli, chorei, sorri e li novamente todo o art. 475-A, ..., 475-R "da liquidação de sentença e do cumprimento da sentença".
Graças a Deus que essa alma bendita postou a dúvida se iria ou não cair e as outras, também benditas, que sanaram a dúvida.
Menos informação para guardar...... só fico aborrecida de pensar no tempo que gastei estudando essa parte da matéria.
Muito obrigada por me situarem

juliana br
Tue, 21/08/12, 04:52 PM
cb gonçalves, vc foi muito claro e objetivo nas informações, eu já tinha tentado esclarecer essa dúvida por muitos outros meios e não consegui;

Fiquei muito aliviada em saber que não é necessário estudar os artigos 475-A em diante pois é um conteúdo bem extenso e posso aproveitar esse tempo para estudar o que realmente cai na prova.

Muito obrigada

cb gonçalves
Tue, 21/08/12, 06:46 PM
Gente precisa agradecer não, tranquilo mesmo.

Fico feliz em de alguma forma ajudar.

Bons estudos galera.

cb gonçalves
Wed, 22/08/12, 06:01 PM
O forum tá meio parado, rs.

Pessoal vão fazer para que região administrativa?

Eu vou para a de São José dos Campos.

lex luthor
Wed, 22/08/12, 06:39 PM
galera mais um aki começando estudar pra esse concurso.

me tirem uma duvida penal e civil tem varias coisas em comum e tal mas eles sao diferentes em varios pontos né?

digo isso pois nao fiz direito e to só lendo lei seca e tem varias coisas de um mesmo tema que sao diferentes pra cada um e acaba embaralhando minha cabeça toda e me ocnfundindo.

e outra pergunta ceis acham que a concorrencia vai ser maior que a de 2010 ou na mesma?

Li Concurseira
Wed, 22/08/12, 07:49 PM
O forum tá meio parado, rs.

Pessoal vão fazer para que região administrativa?

Eu vou para a de São José dos Campos.

Concordo!!!rs
Deve ser pq as notícias esfriaram... o presidente do TJ afirmou que seria publicado na primeira quinzena de agosto e até agora nada.
E depois saiu que a prova será em 02 de dezembro, ou seja, este negócio de que só dá para contratar 300 ainda este ano é para inglês ver ne? Pq a segunda fase provavelmente será ano que vem ne?!
Eu farei para SP!

cb gonçalves
Wed, 22/08/12, 07:56 PM
galera mais um aki começando estudar pra esse concurso.

me tirem uma duvida penal e civil tem varias coisas em comum e tal mas eles sao diferentes em varios pontos né?

digo isso pois nao fiz direito e to só lendo lei seca e tem varias coisas de um mesmo tema que sao diferentes pra cada um e acaba embaralhando minha cabeça toda e me ocnfundindo.

e outra pergunta ceis acham que a concorrencia vai ser maior que a de 2010 ou na mesma?

Bem, eles são bem diferentes sim. Alguns institutos parecem iguais, mas as regras são diferentes. Exemplificando, citação, intimação, recursos, existem em ambos, mas os prazos, as formas, e os requisitos são diferentes.

Eu aconselho quando for estudar assuntos que se pareçam nas duas matérias estudar junto. É fácil confundir sim, e por isso eles adoram fazer questões neste sentido.

A concorrência não vai ser muito maior que a de 2010, apesar de haver um número muito maior de inscritos com toda a certeza. Digo isto porque agora o concurso vai ser dividido em regiões administrativas, que são no total 10. Isso faz com que os candidatos de uma região não concorram com a de outra.

Outra coisa importante é te dizer o seguinte, não se preocupe com números, mais de dez por cento não vão fazer a prova, mais de 20 nem olham o material. Seu único concorrente é você mesmo. Se tiverem 3 candidatos(e você for um deles) para duas vagas e você não for bem, os outros dois assumiram e você não, entende?

Meu caro, ainda há tempo, foque na preparação!

cb gonçalves
Wed, 22/08/12, 08:00 PM
Concordo!!!rs
Deve ser pq as notícias esfriaram... o presidente do TJ afirmou que seria publicado na primeira quinzena de agosto e até agora nada.
E depois saiu que a prova será em 02 de dezembro, ou seja, este negócio de que só dá para contratar 300 ainda este ano é para inglês ver ne? Pq a segunda fase provavelmente será ano que vem ne?!
Eu farei para SP!

As notícias esfriaram, porém me deixaram ainda mais entusiasmado. De fato mais tempo é sempre bom.

Acredito que muita gente desanimou de estudar neste meio tempo enquanto o edital não sai, e isso vai ser bem ruim, quem espera ser aprovado tem que manter o ritmo.

Esse ano não vai dar mais tempo.

Mas as promoções dos mais de dois mil escreventes só estarão completas a partir do ano que vem, eles optaram primeiro promover os escreventes de comarcas maiores para depois o de comarcas menores.

Se quiserem abrir espaços pra discutir questões ou qualquer outro assunto eu estarei por aqui.

Bom estudos minha querida.

cb gonçalves
Wed, 22/08/12, 08:03 PM
só explicando...
não vai dar mais tempo de nomear, até porque a segunda fase será invariavelmente em 2013.

Li Concurseira
Wed, 22/08/12, 08:12 PM
Isto é, além de que saíram diversos concursos.
Eu mesma fiquei pensativa em prestar ATA, mas tem mtas matérias diferentes...
O importante é passar!!! Só de ver o nome no D.O. já vai dar uma tranquilidade imensa.

cb gonçalves
Wed, 22/08/12, 08:17 PM
Isto é, além de que saíram diversos concursos.
Eu mesma fiquei pensativa em prestar ATA, mas tem mtas matérias diferentes...
O importante é passar!!! Só de ver o nome no D.O. já vai dar uma tranquilidade imensa.

Eu particularmente acho bem perigoso prestar vários concursos se as matérias não são correlatas.
É um risco muito grande que os concurseiros(eu mesmo já fiz isso) correm. Enquanto não abre o edital vão estudando também para outros concursos.
Eu aconselho focar em um só, e ir com tudo.
Esse do Tj SP é um concurso em que a matéria não é muito extensa, então dá pra estudar bem.

juliana br
Wed, 22/08/12, 08:54 PM
Estou estudando com afinco para esse concurso.

Optei em focar nas matérias de Direito e Português por enquanto, seguindo o conselho de um colega aqui do fórum, e realmente achei que meu rendimento aumentou muito depois que deixei matemática e informática de lado (por enquanto).

Vocês acham isso arriscado?
Será que se eu deixar para estudar informática e matemática mais pro final vou me arrepender?
E atualidades então!!!Não sobra tempo para eu me inteirar dos acontecimentos atuais.

Será que estou no caminho certo??

cb gonçalves
Wed, 22/08/12, 09:41 PM
Estou estudando com afinco para esse concurso.

Optei em focar nas matérias de Direito e Português por enquanto, seguindo o conselho de um colega aqui do fórum, e realmente achei que meu rendimento aumentou muito depois que deixei matemática e informática de lado (por enquanto).

Vocês acham isso arriscado?
Será que se eu deixar para estudar informática e matemática mais pro final vou me arrepender?
E atualidades então!!!Não sobra tempo para eu me inteirar dos acontecimentos atuais.

Será que estou no caminho certo??

Minha querida, vou te contar minha experiência pessoal.
E depois digo o que acho.
Em 2011 resolvi prestar a prova de escrevente para região de campinas. Na época estavam abertos pra campinas e guarulhos.
Como sou formado em direito foquei em direito e português. Nunca tive muito afinidade com matemática, apesar de ser uma matéria que acho interessante. e informática nunca soube nada teoricamente, tudo que sei aprendi mexendo mesmo.
Eu estudava em média 6 horas por dia durante 2 meses e meio. Sendo que dessas sempre duas eram de português.
Moral da história, acertei 27 questões das 30 de português, e 34 das 38 de direito e .....não passei
Pois errei uma de atualidades, duas de informática e duas de matemática, totalizando 7 das 12 possíveis.
Então baseado neste pequeno relato eu te digo, isto que você está fazendo pode ser aparentemente bom, mas de fato pode virar uma armadilha pra você mesma.
Não quero dizer que vai acontecer com você o mesmo, mas há essa possibilidade.
Recomendo que você comece a ver sobre as notícias, porque é um conteúdo muito extenso e que geralmente eles cobram um período de um ano.
Informática e matemática são imprescindíveis, quanto mais você adiar pior.
Essa é minha opinião e meu conselho. Não existem fórmulas, só num quero que você caia no erro que eu cometi.

juliana br
Thu, 23/08/12, 08:43 AM
Esse é o meu primeiro concurso e baseado em muitos relatos, até de primeiros colocados em concursos top, já observei que no começo por inexperiência e erros na programação dos estudos eles não passaram em vários concursos;
Só depois de algumas tentativas é que começaram a melhorar o desempenho.

No caso desse concurso (Escrevente),pelo que andei pesquisando e, na minha total inexperiência, achei que seria suficiente apenas estudar uns seis meses que conseguiria passar, mas já percebi que não é bem assim.

Tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar!

Quanto tenho que acertar da prova para passar?
As matérias de caráter eliminatório têm peso maior? Posso errar alguma?
E as de caráter classificatório?Quantas tenho que acertar?

juliana br
Thu, 23/08/12, 08:53 AM
Minha querida, vou te contar minha experiência pessoal.
E depois digo o que acho.
Em 2011 resolvi prestar a prova de escrevente para região de campinas. Na época estavam abertos pra campinas e guarulhos.
Como sou formado em direito foquei em direito e português. Nunca tive muito afinidade com matemática, apesar de ser uma matéria que acho interessante. e informática nunca soube nada teoricamente, tudo que sei aprendi mexendo mesmo.
Eu estudava em média 6 horas por dia durante 2 meses e meio. Sendo que dessas sempre duas eram de português.
Moral da história, acertei 27 questões das 30 de português, e 34 das 38 de direito e .....não passei
Pois errei uma de atualidades, duas de informática e duas de matemática, totalizando 7 das 12 possíveis.
Então baseado neste pequeno relato eu te digo, isto que você está fazendo pode ser aparentemente bom, mas de fato pode virar uma armadilha pra você mesma.
Não quero dizer que vai acontecer com você o mesmo, mas há essa possibilidade.
Recomendo que você comece a ver sobre as notícias, porque é um conteúdo muito extenso e que geralmente eles cobram um período de um ano.
Informática e matemática são imprescindíveis, quanto mais você adiar pior.
Essa é minha opinião e meu conselho. Não existem fórmulas, só num quero que você caia no erro que eu cometi.

Caro cb gonçalves
Não entendi o que você quis dizer com: totalizando 7 das 12 possíveis?

Aproveitando a oportunidade te pergunto: O que você acha desses cursos intensivos que são abertos depois da publicação do edital?

Motivo da pergunta:
Eu pensei em estudar toda a matéria pedida no edital o máximo que eu conseguir sozinha antes de sair o edital, e depois fazer um curso intensivo para reforçar o que aprendi e até esclarecer os pontos que não entendi.
Penso em fazer na LFG.

lex luthor
Thu, 23/08/12, 09:36 AM
Bem, eles são bem diferentes sim. Alguns institutos parecem iguais, mas as regras são diferentes. Exemplificando, citação, intimação, recursos, existem em ambos, mas os prazos, as formas, e os requisitos são diferentes.

Eu aconselho quando for estudar assuntos que se pareçam nas duas matérias estudar junto. É fácil confundir sim, e por isso eles adoram fazer questões neste sentido.

A concorrência não vai ser muito maior que a de 2010, apesar de haver um número muito maior de inscritos com toda a certeza. Digo isto porque agora o concurso vai ser dividido em regiões administrativas, que são no total 10. Isso faz com que os candidatos de uma região não concorram com a de outra.

Outra coisa importante é te dizer o seguinte, não se preocupe com números, mais de dez por cento não vão fazer a prova, mais de 20 nem olham o material. Seu único concorrente é você mesmo. Se tiverem 3 candidatos(e você for um deles) para duas vagas e você não for bem, os outros dois assumiram e você não, entende?

Meu caro, ainda há tempo, foque na preparação!

blz amigo ajudou muito. agora é estudar para dirimir essas pegadinhas.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 09:52 AM
Caro cb gonçalves
Não entendi o que você quis dizer com: totalizando 7 das 12 possíveis?

Aproveitando a oportunidade te pergunto: O que você acha desses cursos intensivos que são abertos depois da publicação do edital?

Motivo da pergunta:
Eu pensei em estudar toda a matéria pedida no edital o máximo que eu conseguir sozinha antes de sair o edital, e depois fazer um curso intensivo para reforçar o que aprendi e até esclarecer os pontos que não entendi.
Penso em fazer na LFG.

Então, explico melhor. Haviam 30 questões de português, 38 de direito e 12 de conhecimentos gerais. Acertei 27 de Português, 34 de direito e 7 de conhecimentos gerais.

Apesar de médias altas em português e direito, a nota de conhecimentos gerais puxou pra baixo minha nota. Isso acontece porque eles consideram as matérias divididas por blocos e cada bloco vale de zero a dez. Ou seja, português vale de zero a dez, direito vale de zero a dez, e conhecimentos gerais vale de zero a dez. O que quer dizer que cada questão de direito vale 0,26, cada questão de português vale 0,33, e cada questão de conhecimentos gerais vale 0,83. O que quer dizer que se você erra uma questão de conhecimentos gerais sua nota neste bloco vai de 10 pra 9,17. Duas questões erradas sua nota já vai pra 8,34.

A nota final é a média aritmética das três partes.

Sobre os cursos, eu acho que se você tiver tempo pra fazer o curso e estudar bem em casa, pelo menos umas 3 a 4 horas tudo bem. Porém, se o concurso for te "roubar" mais tempo que isso eu não recomendo.

Quanto ao tempo eu garanto, se você focar nos estudos ainda dá tempo de passar neste concurso. Siga as dicas do fórum, não cai nos erros que eu cai. O bom é isso, poder ver no que os outros erraram e não cometer os mesmos erros.

Uma dica que no meu ponto de vista é determinante pra aprovação deste concurso, vá o melhor possível no bloco conhecimentos gerais(matemática, atualidades e informática). Eu vi pessoas ótimas serem reprovadas neste concurso por causa destas matérias. Eu mesmo obtive boas notas em português e direito mas não fui aprovado porque errei demais nesta parte.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 09:54 AM
Os erros aceitáveis nestas matérias é no máximo 2.

Quanto a média é meio difícil afirmar porque a quantidade de inscritos vai ser diferente. E o número de chamados vai ser alta. Mas eu posso garantir que pra ir pra segunda fase pelo menos uma média 9. No concurso de campinas os 160 primeiros ficaram com média acima de 8,6.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 09:55 AM
Eu aposto que os primeiros vão ter uma média entre 9,4 e 10 pelo que tenho visto nos concursos anteriores.

Mas como eu disse estas são apenas especulações baseadas nas últimas provas.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 10:03 AM
Vale lembrar que este concurso é gabaritável, ou seja, é provável que alguns gabaritem a prova.

Eu acho que o nível num é muito forte.

Façam bastantes exercícios. Não há segredo.

Só se evita pegadinhas caindo nelas, ou no mínimo conhecendo-as.

Bem é isso galera, mais tarde eu volto aqui.

Lembrem-se 3 meses é um tempo ótimo pra se preparar neste concurso. Se dedique, vale a pena. Estude com foco. Não esqueça os conhecimentos gerais. Assistam jornais(pelo menos um por dia). Vejam sites de atualidades.

Pra quem gosta da veja( num quero entrar nos méritos de se é ou não uma boa revista, sei que há muitas discussões acerca do tema, mas sinceramente só estou colocando pra quem quiser consultar) tem este site:

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Eles disponibilizam a revista inteira, se não me engano com uma semana de atraso.

Enfim, é isso. Bons estudos hoje a todos. Vou indo por enquanto que o dia é de informática e matemática. Abraço a todos.

MASÃOCARLOS
Thu, 23/08/12, 10:56 AM
Olá pessoal! Sou de São Carlos e vou prestar o próximo concurso para escrevente. Alguém aqui comprou aulas/cursos on line e podem me indicar. Por enquanto estou estudando sozinha, mas tenho pouco material. Obrigada, ótimos estudos e que Deus ilumine a todos.
Abraços, Má

MASÃOCARLOS
Thu, 23/08/12, 11:07 AM
Gente estou pegando as provas anteriores e tentando resolver. Tenho dificuldades em matemática e não estou conseguindo, nem com reza brava, resolver a questão abaixo. Ajudem-me, por favor!
Do valor total recebido por um trabalho executado, Pedro ficou com 2/5 e João ficou com o restante. Da parte que lhe coube, João emprestou R$800,00 a Pedro e, assim Pedro ficou com o quádruplo da quantia que restou a João. Após o empréstimo , Pedro ficou com?
Obrigada gente,

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 11:19 AM
Gente estou pegando as provas anteriores e tentando resolver. Tenho dificuldades em matemática e não estou conseguindo, nem com reza brava, resolver a questão abaixo. Ajudem-me, por favor!
Do valor total recebido por um trabalho executado, Pedro ficou com 2/5 e João ficou com o restante. Da parte que lhe coube, João emprestou R$800,00 a Pedro e, assim Pedro ficou com o quádruplo da quantia que restou a João. Após o empréstimo , Pedro ficou com?
Obrigada gente,

O valor total do trabalho executado é T.
Então, Pedro ficou inicialmente com 2T/5 e João com 3T/5.
Após o empréstimo, Pedro ficou com: 2T/5 + 800
e João ficou com 3T/5 - 800
Mas o enunciado diz que Pedro ficou com o quádruplo da quantia que restou a João, ou seja:

2T/5 + 800 = 4(3T/5 - 800)
2T/5 + 800 = 12T/5 - 3200
12T/5 - 2T/5 = 800 + 3200
10T/5 = 4000
2T = 4000
T = 2000

Pede-se a quantia com que Pedro ficou após o empréstimo, ou seja, 2T/5 + 800

2T/5 + 800 = 2(2000)/5 + 800 = 4000/5 + 800 = 800 + 800 = 1600

Pedro ficou com R$1600,00 após o empréstimo

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 11:25 AM
Má quanto aos cursos online eu não posso ajudar. O material de português do eu vou passar é muito bom, mas para direito eu particularmente não gosto muito.

Acredito que outros colegas possam ajudar mais neste aspecto.

Agora direito costuma cair a lei seca, ou seja, só o que está escrito, eles não costumam cobrar o entendimento ou a interpretação. Se tiver alguma dúvida de direito pode postar que eu na medida do possível( na medida dos meus conhecimentos, sou advogado) tento te ajudar.

Português uma boa apostila e uma gramática acredito que resolvam.

Atualidades procurando sites e jornais.

Matemática livros e questões na internet.

Só aconselho as aulas se você tiver muito tempo ou se num tiver tempo e a matéria estiver sendo de difícil entendimento para você.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 11:36 AM
Só a título de curiosidade as 10 regiões administrativas são:

Grande São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos e Sorocaba.

MASÃOCARLOS
Thu, 23/08/12, 11:59 AM
Má quanto aos cursos online eu não posso ajudar. O material de português do eu vou passar é muito bom, mas para direito eu particularmente não gosto muito.

Acredito que outros colegas possam ajudar mais neste aspecto.

Agora direito costuma cair a lei seca, ou seja, só o que está escrito, eles não costumam cobrar o entendimento ou a interpretação. Se tiver alguma dúvida de direito pode postar que eu na medida do possível( na medida dos meus conhecimentos, sou advogado) tento te ajudar.

Português uma boa apostila e uma gramática acredito que resolvam.

Atualidades procurando sites e jornais.

Matemática livros e questões na internet.

Só aconselho as aulas se você tiver muito tempo ou se num tiver tempo e a matéria estiver sendo de difícil entendimento para você.
Muito obrigada! Tinha quebrado a cabeça com a questão de matemática que postei. Tenho que resolver mais algumas milhares para treinar...
Tenho lido a lei seca e assistido a videos do youtube e agora estou pegando todas as provas anteriores e resolvendo.

re1979
Thu, 23/08/12, 12:14 PM
oi pessoal, e ai algum tem mais noticias de qdo sai a prova? hj me enviaram uma msg q tinha saido, quase congelei, mas era mas tecnico em informatica!!

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 12:20 PM
oi pessoal, e ai algum tem mais noticias de qdo sai a prova? hj me enviaram uma msg q tinha saido, quase congelei, mas era mas tecnico em informatica!!

Mais notícias não.

A previsão por enquanto é que a prova seja dia 02 de dezembro.

Eu acho bem provável pois a de técnico em informática cujo edital já foi lançado já a alguns dias será em novembro.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 12:27 PM
Este edital para técnico em informática foi publicado dia 07 de agosto. E a prova será dia 11 de novembro.

A prova para escrevente sem nenhuma dúvida será depois de novembro.

Aposto estarem certas as especulações quanto ao dia 02, conforme dito na mensagem acima.

ana-caroli
Thu, 23/08/12, 12:31 PM
Olá pessoal! Sou de São Carlos e vou prestar o próximo concurso para escrevente. Alguém aqui comprou aulas/cursos on line e podem me indicar. Por enquanto estou estudando sozinha, mas tenho pouco material. Obrigada, ótimos estudos e que Deus ilumine a todos.
Abraços, Má

Má, eu estou fazendo o curso online do NEAF, para escrevente e estou gostando muito; estou conseguindo sanar muitas dúvidas

cucafresca
Thu, 23/08/12, 12:33 PM
mais um na corrida, vamo q vamo

ana-caroli
Thu, 23/08/12, 12:37 PM
pessoal, de acordo com o peso de cada matéria postado pelo cb gonçalves (port = .33; conh.gerais = .83 e direito = .26), montei uma tabela de possibilidade de erros para conseguir uma nota mínima em torno de 8,6.
Me corrijam caso tenha errado alguma coisa.

POSSIBILIDADES DE ERRO P/ MÉDIA MÍN. EM TORNO DE 8.6
ERROS PERMITIDOS POR MATÉRIA
PORT. DIREITO CONH.GERAIS NOTA
4 0 0 8,68
2 3 0 8,56
1 4 0 8,63
1 1 1 8,58
0 5 0 8,7
0 2 1 8,65
0 1 1 8,91
0 0 2 8,34
0 0 0 10

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 12:50 PM
pessoal, de acordo com o peso de cada matéria postado pelo cb gonçalves (port = .33; conh.gerais = .83 e direito = .26), montei uma tabela de possibilidade de erros para conseguir uma nota mínima em torno de 8,6.
Me corrijam caso tenha errado alguma coisa.

POSSIBILIDADES DE ERRO P/ MÉDIA MÍN. EM TORNO DE 8.6
ERROS PERMITIDOS POR MATÉRIA
PORT. DIREITO CONH.GERAIS NOTA
4 0 0 8,68
2 3 0 8,56
1 4 0 8,63
1 1 1 8,58
0 5 0 8,7
0 2 1 8,65
0 1 1 8,91
0 0 2 8,34
0 0 0 10

Sim, está errado, pelo seguinte.NO caso você tem que pegar as matérias por grupo somar e dividir por três. No primeiro exemplo 4 erros de português, e nenhum erro em outras matérias ficaria assim: nota 10 em direito + nota 10 em conhecimentos gerais + nota 8,68 em português ( valendo cada questão 0,33 multiplicado por 4 =1.32) somar todas as notas e depois dividi-las por 3 que seria igual a uma média 9,56.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 12:54 PM
Só esclarecendo como cheguei nos números de que valem cada questão.

Cada prova vale de zero a dez. Logo calculando, se 30 vale 10, 1 questão vale 0,33. (regra de 3 simples). E fazendo assim com todas as outras matérias com o respectivo número de questões.

Porém o cálculo da questão deve ser feito dentro do grupo. Então um erro em português seria computado só em português. Explicando, com um erro teríamos 10 - 0,33 = 9, 67.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 12:56 PM
Não sei se ficou muito claro. Se ficou confuso eu tento explicar melhor sem problemas.

ana-caroli
Thu, 23/08/12, 01:01 PM
Só esclarecendo como cheguei nos números de que valem cada questão.

Cada prova vale de zero a dez. Logo calculando, se 30 vale 10, 1 questão vale 0,33. (regra de 3 simples). E fazendo assim com todas as outras matérias com o respectivo número de questões.

Porém o cálculo da questão deve ser feito dentro do grupo. Então um erro em português seria computado só em português. Explicando, com um erro teríamos 10 - 0,33 = 9, 67.

É verdade.... muito obrigada cb gonçalves.
Esqueci de realizar a média envolvendo os três grupos.
Muito obrigada mesmo.... pelo menos as notas aumentam calculadas da forma correta!
Pessoal peço então que não considerem os valores que coloquei na tabela senão todo mundo vai se iludir.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 01:07 PM
É verdade.... muito obrigada cb gonçalves.
Esqueci de realizar a média envolvendo os três grupos.
Muito obrigada mesmo.... pelo menos as notas aumentam calculadas da forma correta!
Pessoal peço então que não considerem os valores que coloquei na tabela senão todo mundo vai se iludir.

É pelo sistemas de médias que conhecimentos gerias são tão importantes nesta prova.
Vejam bem considerando somente esse grupo e lembrando que esta média será somada as demais:

1 erro 9,178
2 erros 8,34
3 erros 7,51
4 erros 6,68

Agora se você gabaritar direito e português mas errar 4 em conhecimentos gerais sua média será igual a 8,89.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 01:11 PM
Agora se gabaritar português e conhecimentos gerias e errar 4 em direito, a média vai para 9,65.

Percebem como é mais importante a parte de conhecimentos gerais?

ana-caroli
Thu, 23/08/12, 01:23 PM
Sim, cada questão de conhecimentos gerais que se erra acaba valendo 3 questões de direito e 2,5 de português.
É melhor darmos muito mais ênfase em conh. gerais do que em direito. A tendência é o contrário.... quase todo mundo deixa um pouco de lado matemática, informática, atualidades e até mesmo português e estuda mais direito, mas, pensa comigo, as vezes tomamos muito tempo para entender e estudar todo o conteúdo de proc civil que acho complicado e de deixamos o tempo que resta ou por último conh. gerais que é bem mais simples de estudar e aprender.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 01:26 PM
Sim, cada questão de conhecimentos gerais que se erra acaba valendo 3 questões de direito e 2,5 de português.
É melhor darmos muito mais ênfase em conh. gerais do que em direito. A tendência é o contrário.... quase todo mundo deixa um pouco de lado matemática, informática, atualidades e até mesmo português e estuda mais direito, mas, pensa comigo, as vezes tomamos muito tempo para entender e estudar todo o conteúdo de proc civil que acho complicado e de deixamos o tempo que resta ou por último conh. gerais que é bem mais simples de estudar e aprender.

Concordo. Eu já cometi esse erro antes. Mas agora aprendi.
Fico feliz em compartilhar este conhecimento com vocês.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 01:27 PM
Acredito que a grande maioria vai focar errado!

ana-caroli
Thu, 23/08/12, 01:32 PM
Estratégia de estudo é primordial.... já coloca vários à frente de muitos de estudam bastante e com responsabilidade.
Não basta se matar de estudar.... temos que saber estudar e o que estudar mais.
Sempre me matei de estudar, porém, não obtinha bons resultados em provas por conta deste detalhe tb.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 01:39 PM
Concordo plenamente.

ana-caroli
Thu, 23/08/12, 01:43 PM
É muito importante tb acreditar e ter fé que irá conseguir, e, peço licença aos colegas que não acreditam ou não praticam para compartilhar com os outros colegas que tem o costume de ler a bíblia.
Os dois salmos 23 e 113 que leio todos os dias; são respectivamente os salmos do estudante e daqueles que prestam provas difíceis como as de concurso.
Acho válido para os que tem o hábito de ler, mas, lembrando que o que mais vale é a vontade que temos no coração de conquistar algo.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 02:13 PM
Sim, confiança e fé são essenciais.

Vejo que muitas pessoas têm dificuldades com motivação, e isso decorre da falta de confiança. Quando você começa a entender que cada minuto de estudo é um minuto mais próximo da sua meta ai sim você vai estudar com mais ânimo, com mais vontade.

Enquanto você não tiver confiança as horas de estudo serão "horas perdidas"(apesar de filosoficamente nós nem perdermos nem ganharmos tempo).

Acredite que você pode. Estude mais.

Uma frase que mudou minha vida positivamente quando vi é de Albert Einstein que diz: "Insanidade: fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes".

Você é insano ou está fazendo diferente?

Desculpe meus amigos pelo texto, mas é que motivação é sempre importante.

Quanto aos textos bíblicos os conheço e depois que você postou ana-caroli eu os reli, pois tenho o hábito de ler a bíblia. Obrigado pela contribuição.

cucafresca
Thu, 23/08/12, 04:11 PM
oi pessoal sou de MG e a coisa anda meio feia por aqui. Então resolvi abrir meu leque de opções e vou tentar o TJ SP pra assistente social, que deve sair a qualquer momento. Estou procurando edital do concurso passado para comparar com o de outros tribunais mas não estou achando. Alguém sabe pelo menos em qual ano foi a última seleção pro cargo analista judiciário especialidade serviço social???? desde já agradeço aos q puderem me responder

sergioae
Thu, 23/08/12, 05:01 PM
Dados do TJ/SP 2010 (300 Vagas)

Nota de Corte do TJ/SP: 8,011
Nota do nº 1: 9,801
Nota do nº 300: 8,783.
Ultimo da Lista: 1.476 º.

Inscritos na Gde SP: 100.000.

Bom Pessoal quem quiser brincar com os números.

http://www.vunesp.com.br/tjsp1003/

Bons Estudos!

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 05:03 PM
oi pessoal sou de MG e a coisa anda meio feia por aqui. Então resolvi abrir meu leque de opções e vou tentar o TJ SP pra assistente social, que deve sair a qualquer momento. Estou procurando edital do concurso passado para comparar com o de outros tribunais mas não estou achando. Alguém sabe pelo menos em qual ano foi a última seleção pro cargo analista judiciário especialidade serviço social???? desde já agradeço aos q puderem me responder

Foi em 2005.

Segue o link do edital.

http://www.vunesp.com.br/tjsp0501/

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 05:06 PM
Dados do TJ/SP 2010 (300 Vagas)

Nota de Corte do TJ/SP: 8,011
Nota do nº 1: 9,081
Nota do nº 300: 8,783.
Ultimo da Lista: 1.476 º.

Inscritos na Gde SP: 100.000.

Bom Pessoal quem quiser brincar com os números.

Bons Estudos!

Não é 9.081 e sim 9,801.

sergioae
Thu, 23/08/12, 05:58 PM
Corrigido.

EdsonLima
Thu, 23/08/12, 06:25 PM
1) Analista de Sistemas Judiciário - R$ 4.503,80 + auxílios
2) Analista em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário - R$ 4.503,80 + auxílios
3) Técnico em Comunicação e Processamento de Dados Judiciário - R$ 3.994,72 + auxílios
4) Técnico em Informática Judiciário - R$ 3.994,72 + auxílios

As provas objetivas estão previstas para 11 de novembro de 2012

* auxílio-alimentação = R$ 29 por dia trabalhado, o que dá R$ 609,00 (21 dias úteis)
* auxílio-transporte = R$ 6 por dia trabalhado, o que dá R$ 126,00 (21 dias úteis)
* auxílio-saúde = R$ 66,00

http://www.dje.tjsp.jus.br/cdje/cons...nuSeqpagina=51

Boa tarde Pessoal pretendo prestar este concurso pois sou da área de TI. porém gostaria de uma indicação de algum livro de Português e como eu posso me organizar para estudar, como são as provas da vunesp etc.etc.etc.

Muito obrigado

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 07:20 PM
Boa tarde Pessoal pretendo prestar este concurso pois sou da área de TI. porém gostaria de uma indicação de algum livro de Português e como eu posso me organizar para estudar, como são as provas da vunesp etc.etc.etc.

Muito obrigado

Bem como vou fazer a prova de escrevente eu posso te falar um pouco sobre a prova de português. Num sei se cai algo de direito pra você.

Quanto a português eu indico a gramática do Celso Cunha. As pessoas gostam muito do Bechara, porém o Celso Cunha é mais didático.
Outra boa gramática é a do Pasquale Cipro Neto, tem também a do Domingos Paschoal Cegalla. Enfim, todos eles são gramáticos renomados.

A prova de português costuma ser de nível intermediário.

Eu acredito que minha contribuição dada a diferença das provas só possa ser esta.

cb gonçalves
Thu, 23/08/12, 07:33 PM
Edson Lima se cair algo de direito me diz que eu falo um pouco sobre prova.

sergioae
Fri, 24/08/12, 09:19 AM
Pessoal que já se sentir confortável com relação aos estudos comecem a exercitar bastante pra fazer uma avaliação de desempenho. Verifiquem se suas notas estão próximas (ou acima) da última nota de corte. Nada de ficar abaixo de 80% isso provavelmente te reprovará ou jogará para o final da Lista de Convocados.

cucafresca
Fri, 24/08/12, 10:39 AM
cb gonçalves

valeu pelo edital. Bons estudos.

cb gonçalves
Fri, 24/08/12, 01:54 PM
Pessoal que já se sentir confortável com relação aos estudos comecem a exercitar bastante pra fazer uma avaliação de desempenho. Verifiquem se suas notas estão próximas (ou acima) da última nota de corte. Nada de ficar abaixo de 80% isso provavelmente te reprovará ou jogará para o final da Lista de Convocados.

Eu acredito que, com exceção da capital, 80% fatalmente signifique reprovação.

Pelas últimas provas eu estou bem acima da nota de corte. Estou com média acima de 9 (um pouco acima).

Mas tenho muito que estudar ainda. Não estou satisfeito.

Como diz um ditado (do qual não me lembro a fonte): "o suor do treinamento evita o sangue da batalha"

cb gonçalves
Fri, 24/08/12, 02:33 PM
cb gonçalves

valeu pelo edital. Bons estudos.

Tranquilo.

Obrigado, bons estudos para você também.

MASÃOCARLOS
Fri, 24/08/12, 03:26 PM
Boa tarde! cb gonçalves quantas horas por dia você estuda? Trabalho das 7 às 17. Chego em casa às 18 e fico cansada, mas estou me esforçando em pelo menos uma ou duas horas por dias...

cb gonçalves
Fri, 24/08/12, 03:42 PM
Boa tarde! cb gonçalves quantas horas por dia você estuda? Trabalho das 7 às 17. Chego em casa às 18 e fico cansada, mas estou me esforçando em pelo menos uma ou duas horas por dias...

Eu estudo entre 4 a 6 horas por dia, depende muito das atividades do dia. Porém, tento manter a regularidade, que acho que é o mais difícil. Já cheguei a estudar pra outro concurso 10 horas por dia, mas durou só uma semana, rs. Não adianta exagerar, tem que estudar da maneira correta.

Eu gostaria muito de chegar a oito horas diárias, mais que isso pra minha realidade seria ilusão.

Meus horários são bem flexíveis como já deve ter sido notado por todos, já que estou sempre por aqui.

Se você se organizar e estudar estas duas horas pode conseguir bons resultados. Tente aumentar pra 3 horas, acho que seria bom pelo tempo que você tem(se puder), mas não aumente de uma vez, vá aos poucos pra que isso não te leve ao cansaço excessivo.

Eu sugiro que estude em lugares diferentes, pesquisas mostram que estudar em lugares diferentes contribuem para a concentração. Então, tente estudar uma semana em casa, outra em uma biblioteca.

E se possível faça intervalos a cada hora, ou hora e meia.

cb gonçalves
Fri, 24/08/12, 03:58 PM
Cumpre ressaltar que provavelmente a prova seja daqui a uns 3 meses. É um tempo bom de estudo.

Eu tenho muitos problemas com informática por isso to me dedicando bastante.

cb gonçalves
Fri, 24/08/12, 04:07 PM
Má, você já estudou para outros concursos?

Quais conhecimentos você tem das matérias que caem no concurso?

Qualquer coisa manda mensagem particular que no que eu puder eu te ajudo.

Lahnsy
Fri, 24/08/12, 10:08 PM
Olá pessoal,

Não sei nem por onde começar a estudar Informática...
Alguém diposto a compartilhar teria apostila ou arquivos em pdf, doc ?

Grata. :)

Hellen
(lahnsy@hotmail.com)

ana-caroli
Sat, 25/08/12, 10:17 AM
Olá pessoal,

Não sei nem por onde começar a estudar Informática...
Alguém diposto a compartilhar teria apostila ou arquivos em pdf, doc ?

Grata. :)

Hellen
(lahnsy@hotmail.com)

Tenho um material sim.
Te envio por partes ok!
Bons estudos....

MASÃOCARLOS
Mon, 27/08/12, 09:38 AM
Má, você já estudou para outros concursos?

Quais conhecimentos você tem das matérias que caem no concurso?

Qualquer coisa manda mensagem particular que no que eu puder eu te ajudo.

Bom dia! Já prestei alguns concursos para auxiliar administrativo da USP, da Prefeitura e uma vez para escrevente técnico do judiciário. Estudei por uma apostila que comprei, mas sinto que não é muito boa. Agora, tenho focado mais na resolução das provas que pego no site do PCI.
Uma linda semana!

MASÃOCARLOS
Mon, 27/08/12, 01:03 PM
Tenho um material sim.
Te envio por partes ok!
Bons estudos....

ana-caroli ficaria muito agradecida se você puder me enviar material de informática. Muito obrigada. Má

sanca1945@hotmail.com

Paulo_Vitor
Mon, 27/08/12, 01:20 PM
Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum e novo em concursos hehehe......

Eai, como estão ?!

Bom, vou começar essa semana a estudar para o tj-sp, vou prestar para o cargo de escrevente......Eu estudo no senac de manha, e de noite faço faculdade ( nada relacionado a area juridica )

Ja fiz minhas contas e vão me sobrar +/- 3 horas por dia para estudar , de sabado pretendo estudar umas 5 horas e no domingo vou tirar o dia todo para descansar.

Sera que até dia 2 de dezembro tem como eu aprender o suficiente para conseguir passar em uma das vagas ?
Preciso muito passar neste concurso.

Esse tempo de estudo que vou fazer é muito baixo ? seria impossivel passar ?

Me ajudem rsrsrs

Obrigado e bom estudos a todos!!
;):D:)\\:D/\\:D/

cb gonçalves
Mon, 27/08/12, 03:31 PM
Bom dia! Já prestei alguns concursos para auxiliar administrativo da USP, da Prefeitura e uma vez para escrevente técnico do judiciário. Estudei por uma apostila que comprei, mas sinto que não é muito boa. Agora, tenho focado mais na resolução das provas que pego no site do PCI.
Uma linda semana!

Bem, já que você tem uma experiência anterior com concursos, estudando de forma direcionada mesmo não tendo muito tempo, acredito que você tenha boas chances sim. Procure fazer bastante exercício mesmo, é bem importante.

Qualquer coisa só mandar msg.

HyperClayton
Mon, 27/08/12, 03:34 PM
Olá, pessoal!

Mais um aqui iniciando a vida de concurseiro. Pretendo prestar para escrevente do TJ. Gostaria de saber se alguém tem alguma apostila ou qualquer material de estudo que sejam indicados para este caso e onde comprá-los. Será que 6h diárias é um bom tempo de estudo para este concurso?

Valeu!

cb gonçalves
Mon, 27/08/12, 03:38 PM
Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum e novo em concursos hehehe......

Eai, como estão ?!

Bom, vou começar essa semana a estudar para o tj-sp, vou prestar para o cargo de escrevente......Eu estudo no senac de manha, e de noite faço faculdade ( nada relacionado a area juridica )

Ja fiz minhas contas e vão me sobrar +/- 3 horas por dia para estudar , de sabado pretendo estudar umas 5 horas e no domingo vou tirar o dia todo para descansar.

Sera que até dia 2 de dezembro tem como eu aprender o suficiente para conseguir passar em uma das vagas ?
Preciso muito passar neste concurso.

Esse tempo de estudo que vou fazer é muito baixo ? seria impossivel passar ?

Me ajudem rsrsrs

Obrigado e bom estudos a todos!!
;):D:)\\:D/\\:D/

Aqui tudo certo e contigo tudo certo?

Meu caro, é bem difícil responder isto desta forma.

Depende de uma série de variáveis, o que posso dizer é que você deve arriscar sim e acreditar, você não perderá nada só ganhará conhecimento.

Depende muito da sua motivação e da qualidade dessas horas de estudo.

Se é possível, é sim, mas não é fácil, vc terá que se dedicar bastante.

Mas mete o pé. Faça o concurso, e estude bem estas 3 horas.

Mantenha o ritmo.

Acredite em si mesmo.

Vi uma frase que gostaria de compartilhar com você e todos os outros

" A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de passar"
(desculpem-me mas não lembro a fonte)

cb gonçalves
Mon, 27/08/12, 03:45 PM
Olá, pessoal!

Mais um aqui iniciando a vida de concurseiro. Pretendo prestar para escrevente do TJ. Gostaria de saber se alguém tem alguma apostila ou qualquer material de estudo que sejam indicados para este caso e onde comprá-los. Será que 6h diárias é um bom tempo de estudo para este concurso?

Valeu!

Sim, é um tempo muito bom.

Não acredite quando disserem que estudam doze horas, isto é mentira.

Você pode se dedicar durante as 12 horas mas estudar mesmo ninguém faz. Tempo "líquido de estudo" num chega a 12 horas de ninguém.

Digo isto, porque muita gente na internet fica falando isso, mas vai por mim, nem renderia muito fazer isso.

Agora, 6 horas é tempo líquido que eu gasto em média, pretendo aumentar pra 7 a 8 horas. Esse para mim é o ideal, dentro dos meus planos(deixar bem claro isso)

Se você mantiver 6 horas durante estes 3 meses, tirando somente um dia de folga, provavelmente logo você estará nos comunicando aqui que você foi aprovado neste concurso.

HyperClayton
Mon, 27/08/12, 03:48 PM
Sim, é um tempo muito bom.

Não acredite quando disserem que estudam doze horas, isto é mentira.

Você pode se dedicar durante as 12 horas mas estudar mesmo ninguém faz. Tempo "líquido de estudo" num chega a 12 horas de ninguém.

Digo isto, porque muita gente na internet fica falando isso, mas vai por mim, nem renderia muito fazer isso.

Agora, 6 horas é tempo líquido que eu gasto em média, pretendo aumentar pra 7 a 8 horas. Esse para mim é o ideal, dentro dos meus planos(deixar bem claro isso)

Se você mantiver 6 horas durante estes 3 meses, tirando somente um dia de folga, provavelmente logo você estará nos comunicando aqui que você foi aprovado neste concurso.

Opa, obrigado pela resposta!

Saberia dizer se há apostilas especializadas para esse concurso à venda em livrarias?

cb gonçalves
Mon, 27/08/12, 03:50 PM
Eu vou só explicar uma coisa.

Muitas pessoas devem achar loucura eu ficar dando dica ou ajudando a todos na medida das minhas possibilidades.

Mas eu digo que ninguém aqui é adversário.

Ninguém aqui vai tirar a vaga de ninguém.

Nosso maior inimigo somo nós mesmo, e se alguém não passar, a culpa é só sua.

Eu vou procurar sempre ajudar a todos aqui, mesmo alguns pensando que eu estou "entregando o ouro" para os adversários.

E ficarei muito feliz se passar. Mas se não passar ficarei muito feliz em poder ter ajudado alguém a passar.

Quem pensa que ajudar os outros é ruim, tem um pensamento mesquinho.

Estamos aqui para ajudar e sermos ajudados.

Grande abraço galera, ótimos estudos, até mais tarde!!!

cb gonçalves
Mon, 27/08/12, 03:52 PM

Saberia dizer se há apostilas especializadas para esse concurso à venda em livrarias?

Tem em banca de jornais e em sites.

Tenta resolver o máximo de questões possíveis, vai ser determinante para a aprovação.

As apostilas no geral não tem muitos exercícios.

sergioae
Mon, 27/08/12, 04:54 PM

Têm bons livros mas não sei se há necessidade de comprar todo o conteúdo. Estou usando basicamente material da internet, com exceção de Português.

Material.
Português: Gramática Aplicada para Concursos, do Décio Sena, Ed. Impetus.

Direito: Como para escrevente é sempre "Lei Seca" (Questões vêm conforme está escrito nos códigos) baixei do Planalto e da ALESP só o necessário.
Planalto -> http://www2.planalto.gov.br/presidencia/legislacao
ALESP -> http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/

Matemática: Como minha base do ensino médio foi bem forte (também sou formado em exatas) não comprei livro nem peguei matéria. Mas é bem tranquilo bastante arroz-com-feijão.

Informática: peguei aqui no fórum o material do Wagner Bugs.
http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=321434

Se achar necessário os cursos online do Ponto dos Concursos, da Patrícia Quintão, são bastante recomendados no fórum.

Atualidades: A recomendação é ler/assistir pelo menos 1 Jornal que cubra diariamente aspectos políticos, econômicos e sociais. Na veja é interessante eles disponibilizam a revista com uma semana de atraso.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/

Segue link da VUNESP com os números do último concurso.

Não esqueça de ler o edital (dê preferência imprima)

Boa Sorte.

Paulo_Vitor
Mon, 27/08/12, 05:28 PM
cg golçalves, obrigado pela resposta!!

Vou me dedicar nessas 3 horas de estudo sim, farei bom proveito delas rsrs....

As vezes apareçe gente falando que estuda 8, 10, 12 horas por dia e nao conseguem passar, ai me dava sensação de que se eu estudar só 3 horas seria impossivel de passar.

Mas é isso, boa sorte pra todos nós!!

Nos vemos la dentro do TJ \\:D/

HyperClayton
Mon, 27/08/12, 09:58 PM
cb gonçalves e sergioae, muito obrigado!!!

MASÃOCARLOS
Tue, 28/08/12, 09:48 AM
Bom dia meus amigos! Acordei na matemática. Tenho bastante dificuldade nesta matéria. Vou começar um curso. Estava tentando fazer a questão abaixo e não consegui. Podem me ajudar? Uma linda terça-feira para todos!
Em um gráfico de setores (ou gráfico de “pizza”) que
mostra o resultado de uma pesquisa, um setor que represente
30% do total de indivíduos pesquisados deve ser
construído com ângulo central de medida igual a
(A) 54°.
(B) 108°.
(C) 126°.
(D) 150°.
(E) 252°.

cb gonçalves
Tue, 28/08/12, 10:59 AM
Bom dia meus amigos! Acordei na matemática. Tenho bastante dificuldade nesta matéria. Vou começar um curso. Estava tentando fazer a questão abaixo e não consegui. Podem me ajudar? Uma linda terça-feira para todos!
Em um gráfico de setores (ou gráfico de “pizza”) que
mostra o resultado de uma pesquisa, um setor que represente
30% do total de indivíduos pesquisados deve ser
construído com ângulo central de medida igual a
(A) 54°.
(B) 108°.
(C) 126°.
(D) 150°.
(E) 252°.

Bom dia Má. Continue perseverante nas suas dificuldades. Vamos a questão. Parece difícil a primeira vista mas é bem simples.

100% está para 360 graus, assim como
30 % está para x graus. - como a porcentagem diminuiu, o grau também vai diminuir. então, multiplique cruzado

100x = 360 . 30
100 x = 10.800
x = 10.800 dividido por 100
x = 108. letra B

O problema que você tem com matemática eu tenho com informática, rs.

ana-caroli
Tue, 28/08/12, 12:18 PM
ana-caroli ficaria muito agradecida se você puder me enviar material de informática. Muito obrigada. Má

sanca1945@hotmail.com

Mando sim.
Aguarde até o meio da semana pois estou um pouquinho atarefada, mas, pode ficar tranquila que mando o material!
Bons estudos.....

cucafresca
Tue, 28/08/12, 02:26 PM
Eu vou só explicar uma coisa.

Muitas pessoas devem achar loucura eu ficar dando dica ou ajudando a todos na medida das minhas possibilidades.

Mas eu digo que ninguém aqui é adversário.

Ninguém aqui vai tirar a vaga de ninguém.

Nosso maior inimigo somo nós mesmo, e se alguém não passar, a culpa é só sua.

Eu vou procurar sempre ajudar a todos aqui, mesmo alguns pensando que eu estou "entregando o ouro" para os adversários.

E ficarei muito feliz se passar. Mas se não passar ficarei muito feliz em poder ter ajudado alguém a passar.

Quem pensa que ajudar os outros é ruim, tem um pensamento mesquinho.

Estamos aqui para ajudar e sermos ajudados.

Grande abraço galera, ótimos estudos, até mais tarde!!!

olha nem te conheço mas te admiro, pq penso igual a vc, fiz o concurso do inss e sempre ajudava as pessoas q pediam, não passei dentro das vagas mas também não me arrenpendi pq sei q as besteiras q fiz foram totalmente minha culpa. um grande abço e firmeza nos estudos !!!

cb gonçalves
Tue, 28/08/12, 02:41 PM
olha nem te conheço mas te admiro, pq penso igual a vc, fiz o concurso do inss e sempre ajudava as pessoas q pediam, não passei dentro das vagas mas também não me arrenpendi pq sei q as besteiras q fiz foram totalmente minha culpa. um grande abço e firmeza nos estudos !!!

Muito obrigado.

Ajudar os outros é sempre motivo de grande satisfação.

Acredito que quem ajuda nunca se arrepende.

Fico feliz em pensarmos de maneira semelhante, porém triste em ver que isso é exceção.

MASÃOCARLOS
Tue, 28/08/12, 02:47 PM
[QUOTE=cb gonçalves;1593056]Bom dia Má. Continue perseverante nas suas dificuldades. Vamos a questão. Parece difícil a primeira vista mas é bem simples.

30 % está para x graus. - como a porcentagem diminuiu, o grau também vai diminuir. então, multiplique cruzado

100x = 360 . 30
100 x = 10.800
x = 108. letra B

O problema que você tem com matemática eu tenho com informática, rs.[/QUOTE
Nossa meu Deus agora vejo que era fácil...só depois que você resolveu..kkkk Preciso melhorar...
Obrigada!

cb gonçalves
Tue, 28/08/12, 02:52 PM
[QUOTE=cb gonçalves;1593056]Bom dia Má. Continue perseverante nas suas dificuldades. Vamos a questão. Parece difícil a primeira vista mas é bem simples.

100x = 360 . 30
100 x = 10.800
x = 108. letra B

O problema que você tem com matemática eu tenho com informática, rs.[/QUOTE
Nossa meu Deus agora vejo que era fácil...só depois que você resolveu..kkkk Preciso melhorar...
Obrigada!

Tranquilo. Sempre que precisar é só falar.

Bons estudos.

juliana br
Tue, 28/08/12, 07:54 PM
Olá, pessoal!

Gostaria de saber se alguém conhece ou já fez algum curso e o que achou do site Eu vou passar (EVP), pois estou pensando em fazer os cursos de Português e Direito Processual Civil.

ana-caroli
Tue, 28/08/12, 08:18 PM
Olá, pessoal!

Gostaria de saber se alguém conhece ou já fez algum curso e o que achou do site Eu vou passar (EVP), pois estou pensando em fazer os cursos de Português e Direito Processual Civil.

Olá Juliana
eu já assinei o EVP e gostei muito, porém, assisti a apenas algumas matérias: português - prof. Marcelo, racioc. lógico - prof. PH, adm, const., e outros, mas as disciplinas de direito é bom p/ quem ainda não tem base nenhuma pois pode acontecer de vc já ter visto a matéria e sentir que está perdendo muito tempo assistindo às aulas (isso não quer dizer q as aulas são pobres, muito pelo contrário, são excelentes, mas, qdo vc já sabe o conteúdo e quer se aprofundar vc pode sentir q está "perdendo tempo").
Tem professores que são mais prolixos, outros mais diretos nos estudos.... aí vai de como vc está na matéria, mas, no geral eu gostei do EVP e sempre estou fazendo os cursos cujas disciplinas cairão nos concursos que irei prestar.
Ah, o q é muito bom é o banco de exercícios q algumas disciplinas tem: é riquíssimo (port., racioc. lógico, adm. etc.). Tem disciplinas q não tem muitos ou quase nada de exercícios dependendo da época em q está fazendo os cursos.
Tem profs muito conhecidos q tem livros excelentes no mercado, enfim, p/ mim valeu e está valendo a pena.
Abraço

MASÃOCARLOS
Tue, 28/08/12, 10:09 PM
Boa noite pessoal! Ajudem-me resolver a questão abaixo? Estou apanhando na matemática.
Os originais de um livro têm 288 páginas com 25 linhas cada página e após impresso resultou um volume de 252 com 30 linhas cada. Quantas páginas do livro do mesmo formato serão obtidas com 192 página de um original que tem 30 linhas de cada página?
Obrigada!

juliana br
Tue, 28/08/12, 10:40 PM
Olá Juliana
eu já assinei o EVP e gostei muito, porém, assisti a apenas algumas matérias: português - prof. Marcelo, racioc. lógico - prof. PH, adm, const., e outros, mas as disciplinas de direito é bom p/ quem ainda não tem base nenhuma pois pode acontecer de vc já ter visto a matéria e sentir que está perdendo muito tempo assistindo às aulas (isso não quer dizer q as aulas são pobres, muito pelo contrário, são excelentes, mas, qdo vc já sabe o conteúdo e quer se aprofundar vc pode sentir q está "perdendo tempo").
Tem professores que são mais prolixos, outros mais diretos nos estudos.... aí vai de como vc está na matéria, mas, no geral eu gostei do EVP e sempre estou fazendo os cursos cujas disciplinas cairão nos concursos que irei prestar.
Ah, o q é muito bom é o banco de exercícios q algumas disciplinas tem: é riquíssimo (port., racioc. lógico, adm. etc.). Tem disciplinas q não tem muitos ou quase nada de exercícios dependendo da época em q está fazendo os cursos.
Tem profs muito conhecidos q tem livros excelentes no mercado, enfim, p/ mim valeu e está valendo a pena.
Abraço

Na verdade, eu assisti a uma aula demonstrativa de Direito Processual Civil e gostei muito, principalmente porque eu nunca tive contato com nenhuma matéria relacionada a Direito (estou estudando diretamente pelos Códigos - Lei seca) e DPC é exatamente a matéria que eu não estou conseguindo assimilar nada de nada, então acredito que assistindo as aulas me abra as "portas do entendimento".
Postei a dúvida para ter certeza de estar fazendo uma boa escolha.
Sua resposta me ajudou muito.
Vou tentar por um mês e se não gostar eu paro.

Obrigada

piassa
Wed, 29/08/12, 12:05 AM
Boa noite pessoal! Ajudem-me resolver a questão abaixo? Estou apanhando na matemática.
Os originais de um livro têm 288 páginas com 25 linhas cada página e após impresso resultou um volume de 252 com 30 linhas cada. Quantas páginas do livro do mesmo formato serão obtidas com 192 página de um original que tem 30 linhas de cada página?
Obrigada!

288----25----252---30
192----30----x-----30

288/192 x 25/30 ----252/x
x= 201,6 ou 202 páginas

abreu_21
Wed, 29/08/12, 02:58 AM
o edital saiu:

http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2F2012%2Fdje% 2520-%2520caderno%25201%2520-%2520administrativo%2Fagosto%2F02%2Fpag_0013.pdf&pagina=01&data=29%2F08%2F2012&caderno=DJE+-+Caderno+1+-+Administrativo

pg 66

SilCouto
Wed, 29/08/12, 05:14 AM
ahhh nao achoooooo edital saiu:

http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2F2012%2Fdje% 2520-%2520caderno%25201%2520-%2520administrativo%2Fagosto%2F02%2Fpag_0013.pdf&pagina=01&data=29%2F08%2F2012&caderno=DJE+-+Caderno+1+-+Administrativo

pg 66

SilCouto
Wed, 29/08/12, 05:19 AM
Acheiiiiiiiiii ahhh nao achooooo

livia_87
Wed, 29/08/12, 09:13 AM
o edital saiu:

pg 66

Tem algum outro link para acessar??? Esse n está abrindo ;(

maotimao
Wed, 29/08/12, 09:26 AM
Galera, saiu mesmo.

PESSOALLLLLLLLLLLLLLLLL.

Quando der erro, prestem atenção. Tem uma barra na parte de baixo da tela que mostra "Pag. 1 a 77", do lado dela tem uma que você insere o número da página que você quer.

O edital vai da página 46 a 66.

-----------------------------------------

VAMOS QUE VAMOS RUMO A APROVAÇÃO.

gfalkembach
Wed, 29/08/12, 09:41 AM
http://sejaconvocado.blogspot.com.br/2012/08/publicado-o-edital-do-concurso-de.html#more Clique em mais informações que aparece o edital.

maotimao
Wed, 29/08/12, 10:00 AM
http://sejaconvocado.blogspot.com.br/2012/08/publicado-o-edital-do-concurso-de.html#more Clique em mais informações que aparece o edital.

O site tá funfando no Internet Explorer.

No Chrome tá dando erro.

Muito Obrigado gfalkembach

maotimao
Wed, 29/08/12, 10:12 AM
Galera, coloquei o edital no Word e fiz upload no 4shared.

Para baixar, basta fazer o login e ser feliz.

http://www.4shared.com/file/JPVaylLB/Edital_TJ_2012.html?

----------------------------------------------------------

VAMOS QUE VAMOS RUMO A APROVAÇÃO

sergioae
Wed, 29/08/12, 10:48 AM
Pessoal, não esqueçam de ler o Edital, teve alterações em Português, CP, CPP, CPC e Normas da Corregedoria.

ana-caroli
Wed, 29/08/12, 10:55 AM
No PCI tem o edital tb...

cucafresca
Wed, 29/08/12, 11:10 AM
Olá Juliana
Abraço

Eu tb sou assinante do EVP, e amo quando tenho dúvidas mando para os professores que respondem a cada uma delas explicando ponto por ponto. Espero q te ajude assim como tem me ajudado.
abço

aluno auditor
Wed, 29/08/12, 11:19 AM
Olá pessoal, tenho visto a dificuldade que muitos relatam em determidas matérias como matemática, informática... Vamos prestar atenção, pois Direito terá 38 questões, português 30, esse é o forte do concurso, em direito baixe dos sites oficiais; Planalto e Ass. Legislativa, imprima, leia e releia tudo, fazendo mapas, resumos e formas minemônicas para gravar, cai só a lei seca, nunca forma de interpretação, como se fôssemos para concorrer para Juízes ou algo parecido, não precisamos entender, apenas gravar, isso mesmo DECORAR, lembr-se nas questões mudarão palavras p ver se decoramos a lei como está escrito, pense assim, nesta matéria cairá +- 6 questões, o que é importante nessa lei? Pense que fosse vc. quem fizesse as questões, com essa técnica pode ter certeza, saberá qual a direção que cairá as questões; em Português, temos q saber mesmo, cai tudo, desde fonema, até análise sintática das frases, e com peso grande na prova, desculpe se fui duro nas palavras, espero q possamos nos ver nos corredores....

juliana br
Wed, 29/08/12, 11:29 AM
Pessoal, não esqueçam de ler o Edital, teve alterações em Português, CP, CPP, CPC e Normas da Corregedoria.

Olá Sergio!

Não consegui achar as alterações em Português em relação ao último edital, já nas matérias de Direito eu vi que aumentaram alguns artigos.

sergioae
Wed, 29/08/12, 11:57 AM
Olá Sergio!

Não consegui achar as alterações em Português em relação ao último edital, já nas matérias de Direito eu vi que aumentaram alguns artigos.

Na verdade o adicional sempre teve mais ficava oculto. Interpretação de texto.

Olá pessoal, tenho visto a dificuldade que muitos relatam em determidas matérias como matemática, informática... Vamos prestar atenção, pois Direito terá 38 questões, português 30, esse é o forte do concurso, .

Com relação as matérias todas são importantes, veja nosso colega gonçalves, na época ele tinha grande base em Português e direito mas escorregou em conhecimentos gerais no último concurso.

Recomendo a todos ler os relatos das páginas 20-21 neste tópico.

ana-caroli
Wed, 29/08/12, 11:59 AM
Houve mudanças em penal, proc. penal, proc. civil e normas internas de acordo com o último edital (2010):
PENAL - acrescentou arts 307, 308, 311-A e 328 ao 332 e 350.
PROCESSO PENAL - acrescentou arts 261 ao 266, 541 ao 548 e na lei 9099/95 arts 69 ao 75.
PROCESSO CIVIL - acrescentou arts 200, 202 ao 212, 270 ao 274 e na lei 9099/95 arts 3o ao 7o.
NORMAS DA CORREGEDORIA - acrescentou Seção I e da Seção III os itens 102 ao 105 e 109 ao 114.
CONST. e ADM. permaneceram inalterados.

Em Português não aplicarão a nova ortografia.

MASÃOCARLOS
Wed, 29/08/12, 12:35 PM
Olá pessoal! Viram que em informática será cobrado o Windows XP. Jurava que era o Windows Seven, mas não é. Meu Deus! Fiquei com as pernas bambas de ver o edital. Vocês notaram que a forma de calcular a nota mudou? O peso de conhecimentos gerais não é mais superior às demais matérias, não é mesmo?
Uma linda quarta para todos.

MASÃOCARLOS
Wed, 29/08/12, 12:43 PM
Retira o que eu disse em cima...o critério de avaliação continua sim o mesmo....

2. As provas objetivas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo língua portuguesa e conhecimentos em direito de caráter eliminatório e conhecimentos gerais (atualidades, matemática e informática) de caráter classificatório.
3. A nota do candidato será igual à média aritmética simples das notas das 03 (três) provas objetivas, calculando-se da seguinte forma...
Preciso ficar calma...estou meio eufórica genteeeeeeeeeeeeee

re1979
Wed, 29/08/12, 12:53 PM
nossa que frio na barriga q deu qdo eu vi o edital!!! vamos nessa...estudar ate passar!!

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 12:54 PM
Bom dia pessoal.

Mudanças pontuais. ME surpreende o uso do Xp ainda e de não colocarem o novo acordo, porque até então era o anunciado.

Direito não acarretou grande acréscimo no conteúdo.

Agora é hora de forçar mais os estudos, pq muita gente tava esperando o edital para começar a estudar. Eu acredito que nós que começamos antes temos uma certa vantagem, mas que só continuamos a garantir se fizermos um bom planejamento de estudos.

sergioae
Wed, 29/08/12, 01:03 PM
Bom pessoal, de 29/08 a 02/12 são 95 dias corridos.

Quem quiser arredondar pra 90 dias ficará mais fácil para contornar possíveis imprevistos. Eu, particularmente, estudo 4 horas por dia, terei +360 horas para finalizar os estudos.

@Gonçalves

Também fiquei surpreso da VUNESP ainda usar a Plataforma de 2001 ao invés da versão Seven de 2009 e Office de 2010.

MASÃOCARLOS
Wed, 29/08/12, 01:49 PM
Estou fazendo o curso windows seven, mas vai cair o xp. Quando o edital fala em Microsoft Word XP (quer dizer do aplicativo MS Office 2007? 2003?)

MASÃOCARLOS
Wed, 29/08/12, 02:11 PM
Na parte de Processo Civil foi acrescentada a Lei 12.153 de 22.12.2009 que dispõe sobre o Juizado Especial da Fazenda Pública....

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 02:19 PM
Pra quem não conhece direito esta lei complica um pouco.

luzamp
Wed, 29/08/12, 02:46 PM
DÚVIDA QTO À CLASSIFICAÇÃO POR "RA" E POR "CJ".
:confused:

alguém poderia me explicar?
eu vou prestar para a RA de Campinas, CJ Jundiaí.
como será feita esta classificação?
não consegui entender...

vlw
Lu

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 03:03 PM
Sobre aquela discussão sobre o 475 do código de processo civil, vejam que o código penal trouxe o 311 A e não o 311, ou seja, quando tem alguma das letras geralmente vem expresso. Há claro uma excessão. Se o edital dissesse por exemplo do artigo 275 a 476, ai sim incluiria os 475 de A até R. Mas como não é o caso, e não está expresso, é só o artigo 475 mesmo, com seus parágrafos.

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 03:19 PM
DÚVIDA QTO À CLASSIFICAÇÃO POR "RA" E POR "CJ".
:confused:

alguém poderia me explicar?
eu vou prestar para a RA de Campinas, CJ Jundiaí.
como será feita esta classificação?
não consegui entender...

vlw
Lu

Pelo que parece deveremos escolher a região e a Cj.

O que é muito bom porque irá fazer com que a concorrência seja ainda menor, na minha área administrativa tem 3 CJ's.

Vai ser uma concorrência mais direcionada. E você tem uma idéia(me acostumar novamente com a regra antiga, rs) melhor de para onde vai.

fernanda.mazei
Wed, 29/08/12, 03:20 PM
Pessoal, vocês vão fazer curso preparatório?

Eu me matriculei ontem num cursinho e acho que vai valer a pena. Fica a dica: http://www.finalidadeconcursos.com.br/escrevente-tecnico-judicial-tribunal-de-justica-de-s-o-paulo.html

O que achei muito atrativo foi o fato de existirem tutores disponíveis durante o período do curso.

Agora vou me matar com essas aulas e com a legislação!:smt021

Boa sorte para todos...

daniel israel
Wed, 29/08/12, 05:06 PM
Fala, pessoal.

Eu editei as NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA, tiranda a parte de que não "interessa" e deixando só a parte que esta no edital

Quem quiser baixar é só clicar no link a baixo, se alguém quiser/puder verificar se esta certo, eu agradeço.

http://www.4shared.com/office/Fj_pS-Mq/NORMAS_DA_CORREGEDORIA_GERAL_D.html

sergioae
Wed, 29/08/12, 05:56 PM
Não se esqueçam que nada superam os HBC.

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 06:48 PM
Não se esqueçam que nada superam os HBC.

Horas- bunda - cadeira, rs

Pois é, eu costumo dizer que esses cursos só compensam se você consegue estudar depois umas 4 horas no dia. Do contrário é desperdício. A não ser a médio e longo prazo, que num é mais nosso caso.

Sergio vai pra qual região administrativa?

lex luthor
Wed, 29/08/12, 07:12 PM
cb gonçalves se vai tentar pra campinas ou algum outra?

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 07:17 PM
cb gonçalves se vai tentar pra campinas ou algum outra?

Não meu amigo, sou da região administrativa de são josé dos campos.
vc vai em qual?

nathgirl
Wed, 29/08/12, 07:18 PM
Olá, boa tarde,

Pessoal alguém sabe depois de quanto tempo abre a remoção para os novos? Pq n abriu o concurso para a região que eu gostaria de prestar.

Desde já agradeço

sergioae
Wed, 29/08/12, 07:31 PM
Horas- bunda - cadeira, rs

Pois é, eu costumo dizer que esses cursos só compensam se você consegue estudar depois umas 4 horas no dia. Do contrário é desperdício. A não ser a médio e longo prazo, que num é mais nosso caso.

Sergio vai pra qual região administrativa?

Capital, apesar da CJ de Itapecerica estar a 10 minutos de casa.

Não é por R.A. né?

E vc?

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 07:35 PM
Capital, apesar da CJ de Itapecerica estar a 10 minutos de casa.

Não é por R.A. né?

E vc?

Não é por CJ mesmo, pelo que parece.

Eu vou pra CJ de Taubaté. Na região de São José dos Campos.

sergioae
Wed, 29/08/12, 10:05 PM

Peguei lá confirma depois.

II - Das Inscrições.
4. Item., página 16 do Edital.

Pelo que entendi você deve escolher não só a C.J. como a Comarca e/ou Foro Distrital, ou seja, os melhores colocado em cada C. J. escolherão inclusive onde querem trabalhar (Caso a Comarca ou Foro Distrital precise de funcionários). Os demais fica na lista da C.J.

Em cada C.J. terá uma Lista com os 200 melhores classificados. E cada R. A. terá uma Lista Geral com todas as C.J. Se uma Lista de alguma C.J. esgotar e precisar de mais funcionários começa a chamar da Lista da R.A.

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 11:07 PM
Peguei lá confirma depois.

II - Das Inscrições.
4. Item., página 16 do Edital.

Pelo que entendi você deve escolher não só a C.J. como a Comarca e/ou Foro Distrital, ou seja, os melhores colocado em cada C. J. escolherão inclusive onde querem trabalhar (Caso a Comarca ou Foro Distrital precise de funcionários). Os demais fica na lista da C.J.

Em cada C.J. terá uma Lista com os 200 melhores classificados. E cada R. A. terá uma Lista Geral com todas as C.J. Se uma Lista de alguma C.J. esgotar e precisar de mais funcionários começa a chamar da Lista da R.A.

Agora eu li, rs.

Então como no concurso anterior no ato da inscrição você vai escolher o R.A.
Ao fazer a opção aparecerão todas as cidades possíveis para você fazer uma ordem de escolha.

Exemplo 17º CJ(votuporanga, nhandeara, cardoso) da 8º região.
Ao escolher 8º região, e 17º CJ, aparecerá várias possibilidades. Você poderá colocar: 1º opção nhandeará, 2º cardoso, 3º votuporanga.

Porém isso só quer dizer que se você tiver uma boa colocação e houver vagas você vai para onde escolheu.

cb gonçalves
Wed, 29/08/12, 11:09 PM
Lembrando que a segunda fase é puramente elilminatória, não classificatória, ou seja, não entra no cálculo final da nota. Você tirando a nota mínima permitida ou máxima dá no mesmo.

MASÃOCARLOS
Thu, 30/08/12, 12:11 AM
Para fechar a noite aí vai uma notícia para atualidades:

Três russas da banda punk Pussy Riot foram condenadas a dois anos de prisão por crimes de vandalismo e ódio religioso. O julgamento gerou manifestações no mundo contra o autoritarismo do presidente Vladimir Putin, acusado de perseguir opositores políticos.

Em 21 de fevereiro, a banda fez uma performance na Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, em protesto contra o apoio da Igreja Ortodoxa ao governo. Após o vídeo ser divulgado no YouTube, no dia 3 de março, três integrantes do grupo foram presas: Maria Alyokhina, 24 anos, Nadezhda Tolokonnikova, 22 anos e Yekaterina Samutsevitch, 30 anos.

ONGs de direitos humanos como a Anistia Internacional consideraram as garotas como presas políticas. O caso abalou também a credibilidade da Justiça na Rússia.
Boa noite! Vou dormir que amanhã às 5 estarei de pé.

gleite2506
Thu, 30/08/12, 09:40 AM
Olá a todos! Gostaria de uma informação de vocês:

Estou lendo as leis, e me deparo com algumas linhas tachadas (riscadas). Posso ignorá-las porque não serão cobradas certo?

Valeu!

sumaia
Thu, 30/08/12, 10:06 AM
Olá a todos! Gostaria de uma informação de vocês:

Estou lendo as leis, e me deparo com algumas linhas tachadas (riscadas). Posso ignorá-las porque não serão cobradas certo?

Valeu!

SIM..exatamente..

Marcos BB
Thu, 30/08/12, 10:13 AM
Bom dia, alguém poderia me sugerir um livro de Matemática para alguém que não sabe nada, nada mesmo. Última vez que estudei essa matéria foi ainda no colegial. Agradeço desde já.

sumaia
Thu, 30/08/12, 10:25 AM
Bom dia, alguém poderia me sugerir um livro de Matemática para alguém que não sabe nada, nada mesmo. Última vez que estudei essa matéria foi ainda no colegial. Agradeço desde já.

Marcos, se tiver biblioteca na sua cidade, vá lá e peça livros emprestados de 5ª a 8ª séries...e vá renovando os empréstimos até acabar de estudar... Agora, se vc quer comprar, no site da Editora Abril tem opções.

MASÃOCARLOS
Thu, 30/08/12, 10:25 AM
Bom dia!
Gente estava estudando a diferença entre suspensão e interrupção. Então li que na suspensão o prazo deixa de fluir por determinado tempo, voltando a partir do momento em que parou, contando o prazo já decorrido. Já na interrupção o tempo decorrido não é computado. É como se nunca tivesse fluido. Li também que em PROCESSO CIVIL não existe a interrupção. É isso mesmo?
Uma linda quinta-feira!

sumaia
Thu, 30/08/12, 10:26 AM

Olha aqui uma opção:

http://www.relativa.com.br/defaultlivros.asp?Ordenado=MaisVendido&Origem=Pesquisa&PalavraChave=livros+matematica+para+concursos&TipoPesquisa=Titulo&codigoafiliado=3804&gclid=CLDR37Wsj7ICFQSxnQodWxsAOg

aluno auditor
Thu, 30/08/12, 10:48 AM
Na verdade o adicional sempre teve mais ficava oculto. Interpretação de texto.

Com relação as matérias todas são importantes, veja nosso colega gonçalves, na época ele tinha grande base em Português e direito mas escorregou em conhecimentos gerais no último concurso.

Recomendo a todos ler os relatos das páginas 20-21 neste tópico.

Caros candidatos, tentarei explicar o q disse, vi alguns se martirizando q não conseguem aprender determidada matéria, no atual concurso, as matérias Mat. inf e atualidades, não são eliminatórias, apenas classificatórias, ou seja, mesmo q aconteça de nas 12 questões for mal, este candidato não estará eliminado, diferente da cand q havia acertado 90% do restante e não entrou. Claro q se a nota for média simples e se tiver 12 questões, cada questão terá peso assim: 12 para 30, e 12 para 38, só fazer as contas, cada 1 questão acertado em matemática por exemplo, tem o mesmo peso de 2,5 questões de Port.(descontado o fato q port é eliminatõrio), ou cada 1 de matem. pouco mais de 3 em direito. Não quis dizer p não estudar matemática, apenas não se torturar...

aluno auditor
Thu, 30/08/12, 10:50 AM
Olha aqui uma opção:

http://www.relativa.com.br/defaultlivros.asp?Ordenado=MaisVendido&Origem=Pesquisa&PalavraChave=livros+matematica+para+concursos&TipoPesquisa=Titulo&codigoafiliado=3804&gclid=CLDR37Wsj7ICFQSxnQodWxsAOg
assine o EUVOUPASSAR, lá aprenderá.

cb gonçalves
Thu, 30/08/12, 12:35 PM
Bom dia!
Gente estava estudando a diferença entre suspensão e interrupção. Então li que na suspensão o prazo deixa de fluir por determinado tempo, voltando a partir do momento em que parou, contando o prazo já decorrido. Já na interrupção o tempo decorrido não é computado. É como se nunca tivesse fluido. Li também que em PROCESSO CIVIL não existe a interrupção. É isso mesmo?
Uma linda quinta-feira!

Minha querida, vou tentar te explicar de maneira simples.

Imagine que o prazo para prática do ato seja de cinco dias, conforme artigo 185 do CPC.

Vamos analisar a seguinte hipótese: Depois de dois dias há:

Interrupção do prazo, neste caso o prazo é zerado, ou seja, quando cessar a causa de interrupção o prazo volta a correr, tendo a pessoa cinco dias, "como se nunca houvesse tido o prazo"

Agora na suspensão, quando cessar a causa da suspensão o prazo voltaria a correr normalmente, a partir dos dois dias, ou seja a pessoa teria mais 3 dias para prática do ato.

Sobre não haver interrupção no processo civil é um absurdo gigantesco.

São exemplos de interrupção o requerimento da parte para desmembramento do processo em razão de litisconsorte (art.46, parágrafo único); quando qualquer das partes opõem embargos de declaração (art.538). a Oposição de embargos de declaração por qualquer das partes interrompe o prazo recursal tanto para as partes, como para eventuais terceiros, pois, com o julgamentos dos embargos, a decisão anterior pode ser alterada e, com isso,poderá surgir interesse recursal diverso daquele que existia com a decisão anterior, na hipótese da decisão dos embargos vir a prejudicar terceiros. Recurso Especial conhecido em parte e provido.

Cuidado com esses artigos na internet sobre direito, eles costumam trazer algumas informações irreais.

E para o concurso lembrar também da interrupção da prescrição do artigo 219.

Eu até ia mandar email pro cara que escreveu isso, mas ia ter que me cadastrar só para fazer isso, ai ia ser trabalho demais,rsrsrsrs, um outro rapaz já o corrigiu, colocando o exemplo de embargos. Lembrando que prescrição é prazo também, prazo prescricional.

cb gonçalves
Thu, 30/08/12, 12:44 PM
Caros candidatos, tentarei explicar o q disse, vi alguns se martirizando q não conseguem aprender determidada matéria, no atual concurso, as matérias Mat. inf e atualidades, não são eliminatórias, apenas classificatórias, ou seja, mesmo q aconteça de nas 12 questões for mal, este candidato não estará eliminado, diferente da cand q havia acertado 90% do restante e não entrou. Claro q se a nota for média simples e se tiver 12 questões, cada questão terá peso assim: 12 para 30, e 12 para 38, só fazer as contas, cada 1 questão acertado em matemática por exemplo, tem o mesmo peso de 2,5 questões de Port.(descontado o fato q port é eliminatõrio), ou cada 1 de matem. pouco mais de 3 em direito. Não quis dizer p não estudar matemática, apenas não se torturar...

De fato, porém eu afirmo sem a menor dúvida que se você errar mais de cinco questões nestas matérias pode se considerar fora de qualquer chance de estar entre os classificados, principalmente nas cidades do interior, lembrando o último concurso de são paulo, se você tirasse 10 em direito e 10 em português e errase essas cinco questões sua classificação seria 456º. Se errase 6, ou seja, acertasse metade, iria para 822º.Frisando que isso gabaritando o resto.

Então cuidado com suas afirmações meu amigo, que podem levar outros a erro.

MASÃOCARLOS
Thu, 30/08/12, 01:46 PM
[QUOTE=cb gonçalves;1596254]Minha querida, vou tentar te explicar de maneira simples.

Imagine que o prazo para prática do ato seja de cinco dias, conforme artigo 185 do CPC.

Vamos analisar a seguinte hipótese: Depois de dois dias há:

Interrupção do prazo, neste caso o prazo é zerado, ou seja, quando cessar a causa de interrupção o prazo volta a correr, tendo a pessoa cinco dias, "como se nunca houvesse tido o prazo"

Agora na suspensão, quando cessar a causa da suspensão o prazo voltaria a correr normalmente, a partir dos dois dias, ou seja a pessoa teria mais 3 dias para prática do ato.

Sobre não haver interrupção no processo civil é um absurdo gigantesco.

São exemplos de interrupção o requerimento da parte para desmembramento do processo em razão de litisconsorte (art.46, parágrafo único); quando qualquer das partes opõem embargos de declaração (art.538). a Oposição de embargos de declaração por qualquer das partes interrompe o prazo recursal tanto para as partes, como para eventuais terceiros, pois, com o julgamentos dos embargos, a decisão anterior pode ser alterada e, com isso,poderá surgir interesse recursal diverso daquele que existia com a decisão anterior, na hipótese da decisão dos embargos vir a prejudicar terceiros. Recurso Especial conhecido em parte e provido.

Cuidado com esses artigos na internet sobre direito, eles costumam trazer algumas informações irreais.

E para o concurso lembrar também da interrupção da prescrição do artigo 219.

Eu até ia mandar email pro cara que escreveu isso, mas ia ter que me cadastrar só para fazer isso, ai ia ser trabalho demais,rsrsrsrs, um outro rapaz já o corrigiu, colocando o exemplo de embargos. Lembrando que prescrição é prazo também, prazo prescricional.[/QUOTE
Muito obrigada meu querido! Explicações de grande valia! Essas informações tirei sim da internet. Preciso tomar cuidado.

ncastro
Thu, 30/08/12, 03:26 PM

cb gonçaleves, também estou pensando em fazer para sua região, pois moro em Resende -RJ que fica próximo a Taubaté...mas será que se formos bem colocados corremos o risco de não sermos chamados? Como é essa região/CJ, é considerada grande? Pergunto porque tenho observado comentários em outros fóruns de muita gente dando dicas de que é melhor concorrer para as regiões maiores, por chamarem mais rápido, é isso mesmo? Abraços !

Marcos BB
Thu, 30/08/12, 04:36 PM
Pessoal, vocês repararam que na matéria Língua Portuguesa, tópico Ortografia diz: "sistema oficial (anterior ao Decreto Federal 6583), o que isso quer dizer? As regras da Reforma Ortográfica não vão estar valendo?????

cb gonçalves
Thu, 30/08/12, 05:25 PM
Pessoal, vocês repararam que na matéria Língua Portuguesa, tópico Ortografia diz: "sistema oficial (anterior ao Decreto Federal 6583), o que isso quer dizer? As regras da Reforma Ortográfica não vão estar valendo?????

Exatamente, não estarão valendo para a prova.

cb gonçalves
Thu, 30/08/12, 05:30 PM
cb gonçaleves, também estou pensando em fazer para sua região, pois moro em Resende -RJ que fica próximo a Taubaté...mas será que se formos bem colocados corremos o risco de não sermos chamados? Como é essa região/CJ, é considerada grande? Pergunto porque tenho observado comentários em outros fóruns de muita gente dando dicas de que é melhor concorrer para as regiões maiores, por chamarem mais rápido, é isso mesmo? Abraços !

Correr o risco de não ser chamado não. Porém o que eu posso te dizer que com certeza comarcas menores chamarão menos pessoas. Acredito que chamarão o dobro do descrito no edital não muito mais que isso.

O porte da Cj é médio, sendo a de São José do Campos a maior da região administrativa.

Sim, quanto chamar mais rápido também é verdade.

Mas o que posso te dizer é que mesmo assim eu vou prestar esta CJ.

Vale a pena pesar bem os prós e contras pra vc. Infelizmente a questão de chamar mais e mais rápido é verdade. É so pensar no número de foruns, e nº de varas que tem cada região.

Se for fazer pra uma maior eu aconselho a CJ de São José dos Campos, que ainda é perto da sua casa e também por ser próximo a capital e a capital ter muito mais vagas muita gente vai acabar fazendo pra lá.

Ou seja, bem colocado em comarcas com até 10 vagas, é até a vigésima posição.

ncastro
Thu, 30/08/12, 08:05 PM
Correr o risco de não ser chamado não. Porém o que eu posso te dizer que com certeza comarcas menores chamarão menos pessoas. Acredito que chamarão o dobro do descrito no edital não muito mais que isso.

O porte da Cj é médio, sendo a de São José do Campos a maior da região administrativa.

Sim, quanto chamar mais rápido também é verdade.

Mas o que posso te dizer é que mesmo assim eu vou prestar esta CJ.

Vale a pena pesar bem os prós e contras pra vc. Infelizmente a questão de chamar mais e mais rápido é verdade. É so pensar no número de foruns, e nº de varas que tem cada região.

Se for fazer pra uma maior eu aconselho a CJ de São José dos Campos, que ainda é perto da sua casa e também por ser próximo a capital e a capital ter muito mais vagas muita gente vai acabar fazendo pra lá.

Ou seja, bem colocado em comarcas com até 10 vagas, é até a vigésima posição.

cb gonçalves, muito obrigado pelas explicações, vou pensar pra qual das duas CJs farei. Valeu!

SilCouto
Fri, 31/08/12, 05:07 AM
Concerteza !!!!!!!! não se esqueçam que nada superam os hbc.

SilCouto
Fri, 31/08/12, 05:22 AM
Aêê ajudando "os manos" valew Olá pessoal, o site www.plazi.com.br possui programas simuladores de provas de digitação para treinar para a prova prática de digitação TJ-SP, vale apena conferir.

SilCouto
Fri, 31/08/12, 05:43 AM
manda pra mim também .. por favor

silvanacouto_@hotmail.com beijussssMando sim.
Aguarde até o meio da semana pois estou um pouquinho atarefada, mas, pode ficar tranquila que mando o material!
Bons estudos.....

sergioae
Fri, 31/08/12, 09:20 AM

Isso ae é uma ilusão total NCastro. Se você estiver bem preparado concerteza senta na janelinha. Um exemplo ilusório é na Capital no TJ-SP 2010. Tinha 100k de inscritos para 300 vagas. Parece inicialmente um absurdo 333p/ vaga (em Vestibular os mais concorridos são, em média 45/vaga) mas isso não tem relação nenhuma se você estiver preparado.

Só para resumir no último concurso a nota de corte foi 8,0. Na capital teve uma lista que não chegou aos 1800 por que APENAS 1476 ficaram dentro da nota de corte, ou seja, 1,5% estavam preparados para entrar na lista, os outros 98.500 só estavam lá para fazer número. É como Alex Meirelles cita em seu livro "pode dar a mesma prova em grego que a nota dessa turma será a mesma".

Se você não estiver preparado não passa em nenhuma R.A. pode ter certeza.

lex luthor
Fri, 31/08/12, 09:49 AM
Isso ae é uma ilusão total NCastro. Se você estiver bem preparado concerteza senta na janelinha. Um exemplo ilusório é na Capital no TJ-SP 2010. Tinha 100k de inscritos para 300 vagas. Parece inicialmente um absurdo 333p/ vaga (em Vestibular os mais concorridos são, em média 45/vaga) mas isso não tem relação nenhuma se você estiver preparado.

Só para resumir no último concurso a nota de corte foi 8,0. Na capital teve uma lista que não chegou aos 1800 por que APENAS 1476 ficaram dentro da nota de corte, ou seja, 1,5% estavam preparados para entrar na lista, os outros 98.500 só estavam lá para fazer número. É como Alex Meirelles cita em seu livro "pode dar a mesma prova em grego que a nota dessa turma será a mesma".

Se você não estiver preparado não passa em nenhuma R.A. pode ter certeza.

concordo plenamente. por isso acho besteira esse negocio de ficar escolhendo lugar porque acha que vai ser mais facil ou dificil. Quem tá preparado vai passar onde for, pq no final da na mesma pq onde tem mais vagas é mais ocncorrido e onde tem menos tem bem menos gente.
eu vo pro interior mesmo perto de casa pro sobrar mais grana pra outras coisas e das 40 vagas uma é minha hehehhee

livia_87
Fri, 31/08/12, 10:10 AM
Alguém tem noticias do Edital de Psicologo - TJ?
Eu pensei q fosse sair junto com o de Escrevente... =(

ana-caroli
Fri, 31/08/12, 10:19 AM
manda pra mim também .. por favor

silvanacouto_@hotmail.com beijussss

Mando,
vou reservar um tempo p ver se consigo enviá-lo até domingo ok!

Hirata
Fri, 31/08/12, 01:00 PM
Estou estudando para este concurso pela lei seca e respondendo a provas anteriores.
Daí me deparei com está questão abaixo que não dá para responder só com a lei seca.
Será que alguém mais entendido no assunto poderia me orientar com a indicação de um material sumplementar do qual eu possa tirar estas informações??

Salvo a hipótese de má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandará processá-lo de acordo com o rito do recurso cabível.
As duas afirmações que se fizeram são regras oriundas do princípio processual
(A) da fungibilidade.
(B) do contraditório.
(C) do estado de inocência.
(D) da publicidade.
(E) da indisponibilidade.
Gabarito A.

Agradeço muito a quem puder ajudar.

cb gonçalves
Fri, 31/08/12, 01:36 PM
Estou estudando para este concurso pela lei seca e respondendo a provas anteriores.
Daí me deparei com está questão abaixo que não dá para responder só com a lei seca.
Será que alguém mais entendido no assunto poderia me orientar com a indicação de um material sumplementar do qual eu possa tirar estas informações??

Salvo a hipótese de má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandará processá-lo de acordo com o rito do recurso cabível.
As duas afirmações que se fizeram são regras oriundas do princípio processual
(A) da fungibilidade.
(B) do contraditório.
(C) do estado de inocência.
(D) da publicidade.
(E) da indisponibilidade.
Gabarito A.

Agradeço muito a quem puder ajudar.

O princípio é de fato o da fungibilidade, ou seja, um recurso pode ser recebido mesmo que seja o inadequado, desde que a parte não tenha feito isso de má-fé. Isso decorre da instrumentalidade do processo. HOje em dia há uma busca pela interpretação de que os atos só devem ser anulados se acarretarem prejuízos.

cb gonçalves
Fri, 31/08/12, 01:39 PM
Geralmente na realidade o que se vê muito é a má-fé, pois advogados utilizam desse princípio para interpor um recurso, fora do prazo, ou seja, ele tem 5 dias para recorrer mas perde o prazo, entao interpõe o recurso com nome de outro que tem prazo de 15 dias. Isso claramente seria um caso de má-fé segundo o caso descreve. Agora se ele simplesmente errou o nome do recurso, mas fez isso de boa fé, e não para ganhar prazo, não admitir o recurso seria um desfavor para as partes e até mesmo para a justiça Agora se o advogado interpôs errado mas o juiz aceita como o recurso certo não faria o menor sentido utilizar as "regras" do recurso errado. Ou seja, se o recurso 1 é o certo e o advogado interpõe o recurso 2, utlizará a regra do recurso 1, que é o certo, isso claro se não ficar demonstrada a má-fé.

MASÃOCARLOS
Fri, 31/08/12, 02:33 PM
Olá! Tudo bem pessoal?! Preciso me acalmar. Estou ansiosa com o concurso. Tenho estudado, mas sinto-me nervosa. É assim mesmo?
Estou com uma dúvida. Estabelece o Art. 282. A petição inicial indicará: II - os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; Ao mesmo tempo diz o Art. 231. Far-se-á a citação por edital: I - quando desconhecido ou incerto o réu. Como pode estabelecer como requisito o nome, prenome, estado civil, profissão, domicilio e residência do réu e ao mesmo tempo determinar a citação por edital quando desconhecido e incerto o réu? Gente estou pirando com esse CPC.
Uma linda sexta gente!

cb gonçalves
Fri, 31/08/12, 02:38 PM
Olá! Tudo bem pessoal?! Preciso me acalmar. Estou ansiosa com o concurso. Tenho estudado, mas sinto-me nervosa. É assim mesmo?
Estou com uma dúvida. Estabelece o Art. 282. A petição inicial indicará: II - os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; Ao mesmo tempo diz o Art. 231. Far-se-á a citação por edital: I - quando desconhecido ou incerto o réu. Como pode estabelecer como requisito o nome, prenome, estado civil, profissão, domicilio e residência do réu e ao mesmo tempo determinar a citação por edital quando desconhecido e incerto o réu? Gente estou pirando com esse CPC.
Uma linda sexta gente!

Má, dá uma olhada que eu respondi pra vc por msg particular...

Hirata
Fri, 31/08/12, 02:42 PM
Geralmente na realidade o que se vê muito é a má-fé, pois advogados utilizam desse princípio para interpor um recurso, fora do prazo, ou seja, ele tem 5 dias para recorrer mas perde o prazo, entao interpõe o recurso com nome de outro que tem prazo de 15 dias. Isso claramente seria um caso de má-fé segundo o caso descreve. Agora se ele simplesmente errou o nome do recurso, mas fez isso de boa fé, e não para ganhar prazo, não admitir o recurso seria um desfavor para as partes e até mesmo para a justiça Agora se o advogado interpôs errado mas o juiz aceita como o recurso certo não faria o menor sentido utilizar as "regras" do recurso errado. Ou seja, se o recurso 1 é o certo e o advogado interpõe o recurso 2, utlizará a regra do recurso 1, que é o certo, isso claro se não ficar demonstrada a má-fé.

Obrigada pela explicação. Esses termos jurídicos pra quem não é da área confunde muito.

cb gonçalves
Fri, 31/08/12, 02:43 PM
Obrigada pela explicação. Esses termos jurídicos pra quem não é da área confunde muito.

É eu entendo. Qualquer coisa que precisar é só falar.

cb gonçalves
Fri, 31/08/12, 02:46 PM
Uma linda sexta gente!

Má se quiser pode compartilhar minha resposta com o pessoal aqui, eu num tenho mais ela, qq coisa você copia e cola por favor.

Hirata
Fri, 31/08/12, 03:08 PM
Agora eu li, rs.

Então como no concurso anterior no ato da inscrição você vai escolher o R.A.
Ao fazer a opção aparecerão todas as cidades possíveis para você fazer uma ordem de escolha.

Exemplo 17º CJ(votuporanga, nhandeara, cardoso) da 8º região.
Ao escolher 8º região, e 17º CJ, aparecerá várias possibilidades. Você poderá colocar: 1º opção nhandeará, 2º cardoso, 3º votuporanga.

Porém isso só quer dizer que se você tiver uma boa colocação e houver vagas você vai para onde escolheu.

Uma dúvida, se você se classificar dentro do número de vagas da CJ tem a nomeação garantida nesta mesma CJ??

Tô penguntando, porque prestei o último do TRE-SP - TJAA, que diziam que a maioria das vagas seria na capital. Passei em 28 e fui lotada na cidade de Auriflama distante 600 km da capital, distância totalmente incompatível com minha vida particular. Totalmente frustante.
Então eu não quero passar por isso novamente, quero ter certeza dos possíveis locais de lotação.

Grata

MASÃOCARLOS
Fri, 31/08/12, 04:07 PM
Hoje estou estudando Processo Civil. Lendo a lei seca e fazendo algumas anotações. Aí me veio uma dúvida ao ler o artigo 231 e o artigo 282. O primeiro diz que “Far-se-á a citação por edital: I - quando desconhecido ou incerto o réu”. Já o segundo elenca que a petição inicial indicará “os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu”. Não é uma contradição? Como pode se exigir nome, prenome, estado civil etc do réu e ao mesmo tempo permitir a citação por edital de réu desconhecido ou incerto? Obrigada viu por me ajudar.;)
Não, não há contradição. Quando o réu for certo se exige o nome, prenome e a profissão, etc. Agora nem sempre o réu será conhecido, a doutrina traz alguns exeplos: Na ação demarcatória por exemplo quando se quer saber a delimitação da propriedade, na ação de inventário, nem sempre todos os herdeiros são conhecidos, acontecem muitas surpresas, rs, entre outros casos. Você não poderia fazer com que constasse o nome de todos sob pena de nulidade. Vamos imaginar um pai que faleceu, e ao se fazer o inventário coloca todos os irmãos que até então pensavam que eram só eles, ai aparece um outro herdeiro que num foi citado, o processo seria nulo. Agora fazendo a citação por edital isso não acontece, cita-se para que caso haja um herdeiro este tome conhecimento e venha ao processo integrar um dos pólos da ação. Neste caso e em outros, inadmitir a ação por não conhecer o nome de todos os réus seria fazer que o acesso a justiça fosse negado, e o artigo 5º da constituição federal garante o acesso ao judiciário por lesão ou ameaça de lesão a direito. Em síntese, se conhecendo o réu, tem que constar tudo que está no artigo 282, não sendo isso possível cita-se po edital. No processo penal isso é ainda mais claro, porque imaginem que você chega na sua casa e vê que a furtaram, que estão faltando um computador, imagine se você tivesse que colocar o nome do sujeito seria impossível propor a ação penal. Um exemplo mais simples é a ação de usucapião, a pessoa começa a morar num lugar que ela num sabe quem é o dono, depois de um certo tempo ela pede o direito de ser possuidor daquele imóvel, porque reside a mais de 15 anos no imóvel, sem que ninguém tenha pertubado sua posse. Imagine se ela tivesse que procurar quem é o dono. As vezes por contratos de gaveta, aquele que consta na escritura num é o dono. Outro exemplo é quando você tem um crédito contra "joão" este vem a falecer, deixando herdeiros, mas a citação tem que ser feita por edital, porque você não sabe quantos são os herdeiros, nem se os que são conhecidos por todos são os únicos. Então há muitos casos práticos em que é possível que não se saiba quem é o réu. Ficou claro? qualquer coisa se precisar eu explico mais. Bons estudos Má, to aqui para ajudar, se precisar só falar.

MASÃOCARLOS
Fri, 31/08/12, 04:10 PM
No processo penal também fiquei com a mesma dúvida com relação ao Art. 352. O mandado de citação indicará: (...)III - o nome do réu, ou, se for desconhecido, os seus sinais característicos; Como pode o réu (ser desconhecido) e ser processado?

cb gonçalves
Fri, 31/08/12, 04:12 PM
No processo penal também fiquei com a mesma dúvida com relação ao Art. 352. O mandado de citação indicará: (...)III - o nome do réu, ou, se for desconhecido, os seus sinais característicos; Como pode o réu (ser desconhecido) e ser processado?

Pela explicação vc conseguiu entender? Eu falo um pouco do processo penal na resposta também...

Imagine que a vítima só viu que o assaltante tinha um metro e oitenta, e um tatuagem no pescoço, imagine ter que cobrar que a vítima soubesse o sobrenome da pessoa que assaltou a casa, onde ela mora, etc....

pers1stente
Fri, 31/08/12, 04:21 PM
tive uma duvida...qual é o Microsoft Word XP e o excel xp?
alguem ajude-me!!!

MASÃOCARLOS
Mon, 03/09/12, 09:57 AM
Bom dia Guerreiros! cb gonçalves o artigo abaixo trata de interrupção ou suspensão? Estou na dúvida. Estou pensando ser de interrupção. Estou certa? Pensei por causa da expressão "contra quem começará correr novamente...".Art. 507. Se, durante o prazo para a interposição do recurso, sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado, ou ocorrer motivo de força maior, que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação.

cb gonçalves
Mon, 03/09/12, 12:12 PM
Bom dia Guerreiros! cb gonçalves o artigo abaixo trata de interrupção ou suspensão? Estou na dúvida. Estou pensando ser de interrupção. Estou certa? Pensei por causa da expressão "contra quem começará correr novamente...".Art. 507. Se, durante o prazo para a interposição do recurso, sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado, ou ocorrer motivo de força maior, que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação.

Bom dia
É isso mesmo você está correta, é interrupção
Bons estudos, e boa semana a todos

sergioae
Mon, 03/09/12, 01:02 PM
Atenção as apostilas que andam rodando por ae. Não conheço nada de direito e algumas questões acabaram confundindo minha cabeça, depois percebi que as questões eram muito antigas. Veja alguns exemplos.:

Atenção a questões (se forem datadas) anteriores a:

CPC.: Lei 11.419 e 11.280 de 2006.

CPP.: Lei 11.719 e 11.689 de 2008.

CP.: Capítulo V foi incluído pela Lei 12.550 de 2011.

Não lembro se teve outras alterações mas peguei questões de concursos anteriores com as respostas erradas por causa da mudança na legislação.

A dica é sempre conferir a resposta errada e o porquê do erro.

Abraços.

Paulo_Vitor
Mon, 03/09/12, 01:44 PM
Pessoal, a parte de portugues vai cair a nova ortografia ? me falaram que iria cair, mas no edital nao li a respeito.....

Obrigado :D

cb gonçalves
Mon, 03/09/12, 02:00 PM
Pessoal, a parte de portugues vai cair a nova ortografia ? me falaram que iria cair, mas no edital nao li a respeito.....

Obrigado :D

Não vai cair. No edital fala no começo antes do acordo de 2008.

MASÃOCARLOS
Mon, 03/09/12, 05:56 PM
Pessoal, na parte de português o edital fala que serão cobrados os Processos de coordenação e subordinação. Estão inclusas neste tópico todos os tipos de orações coordenadas e subordinadas?
Um abraço

cb gonçalves
Mon, 03/09/12, 06:09 PM
Pessoal, na parte de português o edital fala que serão cobrados os Processos de coordenação e subordinação. Estão inclusas neste tópico todos os tipos de orações coordenadas e subordinadas?
Um abraço

Infelizmente sim, rs.

ana-caroli
Mon, 03/09/12, 06:10 PM
Olá pessoal
Alguém poderia me ajudar nas principais diferenças entre os crimes de Tráfico de Influência (art. 332 CP) e Exploração de prestígio (art. 357 CP)?
Um prof. de um cursinho disse que um ou outro cairá na prova.
Abraço

cb gonçalves
Mon, 03/09/12, 06:25 PM
Me valerei da resposta do Julio Marqueti em outro forum para tentar elucidar sua dúvida.

Tráfico de influência
Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Exploração de prestígio.Art. 357 - Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.
Parágrafo único - As penas aumentam-se de um terço, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade também se destina a qualquer das pessoas referidas neste artigo.

Devemos notar que a primeira distinção está nos verbos. Observe que no tráfico de influência não há o verbo receber. No entanto, há o verbo obter que podemos considerar como expressão sinônima. A outra distinção está nos sujeitos utilizados pelo agente como pretexto para o receber a vantagem. No caso do tráfico de influência agente se vale do pretexto de influir em ato de F.P. já na exploração de prestígio age a pretexto de influir juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha. Ademais, o crime de exploração de prestígio é praticado contra a administração da Justiça, o que não indica que se exige a relação com a atividade jurisdicional. Basta que guarde relação com processo judicial ou administrativo que dependa de um julgamento. Este, note, não necessita advir de uma atividade jurisdicional. Observe o crime de falso testemunho (artigo 342) que, apesar de ser um crime contra a administração da justiça, poderá ocorrer em processo administrativo onde deverá haver uma decisão (julgamento). Portanto, o gabarito acredito não merecer qualquer reparo, pois o verbo (receber), a qualidade do sujeito (desembargador=juiz) e atividade de julgamento de processo administrativo (concurso público).
É isso aí.

Lembrem-se que o tráfico de influência é contra a administração em geral, e a exploração de prestígio é contra a administração da justiça. Isso vai ser essencial para tipificar um ou outro. Se não for relativo ao processo(perícia, tradução, etc) com certeza tráfico de influência.

ana-caroli
Mon, 03/09/12, 08:11 PM
Me valerei da resposta do Julio Marqueti em outro forum para tentar elucidar sua dúvida.

Tráfico de influência
Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Exploração de prestígio.Art. 357 - Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.
Parágrafo único - As penas aumentam-se de um terço, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade também se destina a qualquer das pessoas referidas neste artigo.

Devemos notar que a primeira distinção está nos verbos. Observe que no tráfico de influência não há o verbo receber. No entanto, há o verbo obter que podemos considerar como expressão sinônima. A outra distinção está nos sujeitos utilizados pelo agente como pretexto para o receber a vantagem. No caso do tráfico de influência agente se vale do pretexto de influir em ato de F.P. já na exploração de prestígio age a pretexto de influir juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha. Ademais, o crime de exploração de prestígio é praticado contra a administração da Justiça, o que não indica que se exige a relação com a atividade jurisdicional. Basta que guarde relação com processo judicial ou administrativo que dependa de um julgamento. Este, note, não necessita advir de uma atividade jurisdicional. Observe o crime de falso testemunho (artigo 342) que, apesar de ser um crime contra a administração da justiça, poderá ocorrer em processo administrativo onde deverá haver uma decisão (julgamento). Portanto, o gabarito acredito não merecer qualquer reparo, pois o verbo (receber), a qualidade do sujeito (desembargador=juiz) e atividade de julgamento de processo administrativo (concurso público).
É isso aí.

Lembrem-se que o tráfico de influência é contra a administração em geral, e a exploração de prestígio é contra a administração da justiça. Isso vai ser essencial para tipificar um ou outro. Se não for relativo ao processo(perícia, tradução, etc) com certeza tráfico de influência.

Entendi, agora ficou mais claro. Muito obrigada.
Mas, ainda paira uma dúvida sobre esses arts. Ambos são praticados por particular?
Até mais...

cb gonçalves
Mon, 03/09/12, 09:54 PM
Entendi, agora ficou mais claro. Muito obrigada.
Mas, ainda paira uma dúvida sobre esses arts. Ambos são praticados por particular?
Até mais...

Na verdade o primeiro(art.332) é cometido necessariamente por particular, enquanto o segundo pode ser praticado por qualquer pessoa( particular ou funcionário público).

Marcos BB
Tue, 04/09/12, 12:45 AM
Amigos, alguém com mais experiência no mundo dos concursos, poderia me esclarecer uma dúvida:

Seria preciso decorar, ao menos, saber bem o intervalo de pena previstos nos tipos penais previstos no edital?

Desde já agradeço a atenção.

sergioae
Tue, 04/09/12, 09:20 AM
Amigos, alguém com mais experiência no mundo dos concursos, poderia me esclarecer uma dúvida:

Seria preciso decorar, ao menos, saber bem o intervalo de pena previstos nos tipos penais previstos no edital?

Ainda não vi testes de ensino médio perguntando o tempo de pena para os crimes/contravenções que estamos estudando. Até porque alguns têm agravantes e/ou atenuantes e, como as questões são apenas da "Lei Seca" (sem precisar a interpretação) acredito que não caia, até porque a idéia é que o futuro Escrevente conheça quais são as regras de trabalho dentro do Tribunal.

O que posso sugerir é você estudar o princípio de cada código normalmente e depois fazer mapas e esquemas das penas, separar em grupos, ficaram mais fácil estudar.

ana-caroli
Tue, 04/09/12, 10:09 AM
Olá pessoal
Para os mais sábios, tenho uma preocupação que não sei se deveria ter, mas, enfim, .... será que a nota de corte dos candidatos da capital é maior com relação aos candidatos que prestarão para o interior ou é muito relativo para esta prova do TJ/SP.
Pergunto pois estou na dúvida se presto para a minha região (Ribeirão Preto) ou para a capital.
Tenho receio de errar mais uma vez, pois, fiquei com essa mesma dúvida no concurso do INSS e acabei prestando para Barueri e fiquei em 19o lugar sendo que com a mesma pontuação teria ficado em 1o em uma cidadezinha na região onde moro e em 4o lugar na minha cidade.

ana-caroli
Tue, 04/09/12, 10:17 AM
Quem precisar de exercícios de constitucional, no blog do prof. Douglas Oliveira tem apostila a preços consideravelmente justos.

http://www.professordouglas.com/

sergioae
Tue, 04/09/12, 10:55 AM
Olá pessoal
4o lugar na minha cidade.

Como já disse anteriormente, se você está preparada para o concurso, concerteza passará onde prestar. Nesse caso que citou acabou não passando porque não estava segura.

Se estivesse segura teria tentado na sua cidade que reside.

a.coimbra
Tue, 04/09/12, 11:56 AM
Olá a todos! Sou nova aqui no fórum mas venho me dedicando p.este concurso desde julho +/-..com ritmos de estudos que oscilam..Aí gostaris de saber como está o ritmo de estudos de vocês..cm fzr para estudar mais de 4 horas..se é o suficiente..he E como estudar principalmente a parte de direito..falta eu acabar Const.e Normas mas irei rever tds novamente..Ah ressaltando que estudo uma matéria por dia..e no caso dos cód.de direito..até finalizar. Agradeço desde já a atenção e bom estudo para todos!

sergioae
Tue, 04/09/12, 12:32 PM
Olá a todos! Sou nova aqui no fórum mas venho me dedicando p.este concurso desde julho +/-..com ritmos de estudos que oscilam..Aí gostaris de saber como está o ritmo de estudos de vocês..cm fzr para estudar mais de 4 horas..se é o suficiente..he E como estudar principalmente a parte de direito..falta eu acabar Const.e Normas mas irei rever tds novamente..Ah ressaltando que estudo uma matéria por dia..e no caso dos cód.de direito..até finalizar. Agradeço desde já a atenção e bom estudo para todos!

Média minha era de 4 horas também mas agora estão em seis horas, mesclando entre matéria nova, revisões e exercícios.

@Gonçalves ou quem puder responder
Me tira uma dúvida. Supondo que um réu é acusado de algum crime contra meio-ambiente. No meio do processo descobre que o Juiz é membro participante de uma ONG (GreenPeace, ex.). Pode se considerar Exceção?

Abraços.

cb gonçalves
Tue, 04/09/12, 12:41 PM
Média minha era de 4 horas também mas agora estão em seis horas, mesclando entre matéria nova, revisões e exercícios.

@Gonçalves ou quem puder responder
Me tira uma dúvida. Supondo que um réu é acusado de algum crime contra meio-ambiente. No meio do processo descobre que o Juiz é membro participante de uma ONG (GreenPeace, ex.). Pode se considerar Exceção?

Abraços.

De forma alguma. Pois o que a lei quer combater é a parcialidade do Juiz, porém, os casos se restrigem aos descritos no código de processo penal. A filiação a entidades ou ongs por si só não acarretam a suspeição ou impedimento. Exemplo uma ong contra a violência. Imagine que um Juiz se filie a ela, um juiz criminal. Se ele tivesse que se afastar de todos os casos que envolvam violência ficaria quase que impossível ele exercer a função. O que se afasta nos artigos que tratam do assunto é de uma parcialidade em decorrência de um fato pessoal direto, como o envolvimento de parentes em casos semelhantes, ele ter funcionado como juiz em outra instância. Isso é bem claro porque independente de ser filiado ou não a ong, ele poderia ter uma forte ideologia pró-ambientalista.
O que tem de ser visto é se o juiz julgou conforme as provas.
A parte se por ventura for prejudicada, deve recorrer.
Agora se colocarmos óbices ao juiz se filiar a uma ong, além de atravancar o judiciário, se faria uma grande prestação negativa a sociedade.

cb gonçalves
Tue, 04/09/12, 12:46 PM
O juiz não pode julgar contrário as provas ou a lei.
As legislações de direito do consumidor ou ambiental já são "parciais". Porque por motivos óbvios elas defendem o meio ambiente e o consumidor.
A repressão por atos cotra a lei(arbitrários) do juiz existem.
Mas são diversos das exceções.

cb gonçalves
Tue, 04/09/12, 12:53 PM
Um abraço meu amigo.

E respondendo também quanto as horas de estudo, estou em seis horas também em média (hoje já foram duas).

Bons estudos a todos.

cb gonçalves
Tue, 04/09/12, 12:56 PM

Posso te dizer o seguinte, não costuma ser cobrado.

O que se cobra e isso vc tem que saber é quando a aumento ou diminuição de pena. Ex: se o crime é praticado por funcionário público a pena aumenta-se da metade. Você num tem que saber quanto é isso, mas tem que saber que aumenta. Nunca vi nesses concursos questões penas.

cb gonçalves
Tue, 04/09/12, 01:00 PM
Olá pessoal
Para os mais sábios, tenho uma preocupação que não sei se deveria ter, mas, enfim, .... será que a nota de corte dos candidatos da capital é maior com relação aos candidatos que prestarão para o interior ou é muito relativo para esta prova do TJ/SP.
Pergunto pois estou na dúvida se presto para a minha região (Ribeirão Preto) ou para a capital.
Tenho receio de errar mais uma vez, pois, fiquei com essa mesma dúvida no concurso do INSS e acabei prestando para Barueri e fiquei em 19o lugar sendo que com a mesma pontuação teria ficado em 1o em uma cidadezinha na região onde moro e em 4o lugar na minha cidade.

Olha o que o Sergio falou é verdade, se você tiver preparada num importa onde fazer.
Porém peço licença ao meu colega pra fazer um adendo.
O que acontece é uma questão de lógica, porém não uma questão absoluta. Pensa comigo. Se tiverem 3 mil inscritos em uma Cj e 30 mil na Capital, a chance de haver notas maiores na capital é grande, mas é mais pelo número de inscritos.
Porém, avaliando números das provas passadas, vi que num há grande diferença não, algo em torno de 0,1, ou 0,2 no máximo.
Eu aconselho você fazer onde você achar que você vai viver melhor, onde você realmente quer. Porque esse concurso com o porte que ele está tendo dificilmente você conseguirá se transferir tão cedo(se conseguir).

cb gonçalves
Tue, 04/09/12, 01:02 PM
bem é isso, mais a tarde eu to de volta.

A tarde vou de matemática.

Abraço a todos, e ótimos estudos.

Renatodeo
Tue, 04/09/12, 01:15 PM
Olá pessoal

cb gonçalves tem toda razão.
ana-caroli , aconteceu a mesma coisa no concurso do INSS.
Agora vou prestar para região que eu definitivamente quero morar.
R.A Presidente Prudente. CJ Marília

MASÃOCARLOS
Tue, 04/09/12, 08:13 PM
Boa noite Guerreiros!
Estava lendo sobre economia verde. Não obtive uma definição de fácil entendimento. Alguém sabe?
Obrigada,

MASÃOCARLOS
Tue, 04/09/12, 08:19 PM
Boa noite Guerreiros!
Estava lendo sobre economia verde. Não obtive uma definição de fácil entendimento. Alguém sabe?
Obrigada,

Acabei de ler o texto abaixo que elucidou o tema

Definição

Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

Objetivo

O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.

Importância e benefícios

De acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas.

Principais características da Economia Verde:

- Pouco uso de combustíveis fósseis (gasolina, carvão, diesel, etc.) e aumento do uso de fontes limpas e renováveis de energia;

- Eficiência na utilização de recursos naturais;

- Práticas e processos que visam à inclusão social e erradicação da pobreza;

- Investimento e valorização da agricultura verde;

- Tratamento adequado do lixo com sistemas eficientes de reciclagem;

- Qualidade e eficiência nos sistemas de mobilidade urbana.

Você sabia?

- A Economia Verde foi um dos principais temas da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.

ana-caroli
Wed, 05/09/12, 10:29 AM
Acabei de ler o texto abaixo que elucidou o tema

Definição

Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

Objetivo

O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.

Importância e benefícios

De acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas.

Principais características da Economia Verde:

- Pouco uso de combustíveis fósseis (gasolina, carvão, diesel, etc.) e aumento do uso de fontes limpas e renováveis de energia;

- Eficiência na utilização de recursos naturais;

- Práticas e processos que visam à inclusão social e erradicação da pobreza;

- Investimento e valorização da agricultura verde;

- Tratamento adequado do lixo com sistemas eficientes de reciclagem;

- Qualidade e eficiência nos sistemas de mobilidade urbana.

Você sabia?

- A Economia Verde foi um dos principais temas da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.

Legal Má,
esses comentários e informações que vc posta. Acho importante pois a gente reforça o q já leu e estudou ou fica informado de temas e tópicos de matérias que tem grandes chances de cair na prova.

raphaelribe
Wed, 05/09/12, 10:37 AM
Estudar atualidades por onde?

Aqueles Guias do estudante, atualidades, valem a pena?

Samantha P
Wed, 05/09/12, 11:30 AM
Estudar atualidades por onde?

Aqueles Guias do estudante, atualidades, valem a pena?

Raphael
No site da UOL em vestibular tem uma área só de atualidades com resumos das principais notícias, essa é uma opção gratuita.

Eu assinei o site do Almanaque abril e não gostei muito, a forma que eles apresentam a notícia com um resumo no final é interessante, porém demora muito pra atualizarem as notícias do site.:(

Samantha P
Wed, 05/09/12, 11:33 AM
Esqueci de mandar o site :D

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/

Hirata
Wed, 05/09/12, 12:56 PM
Olá,
Alguém poderia me explicar qual a diferença entre o Art. 397 e o Art. 415 do CPP ?
Para mim eles estão falando a mesma coisa...

Art. 397. Após o cumprimento do disposto no art. 396-A, e parágrafos, deste Código, o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar:
I - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato;
II - a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade;
III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime; ou
IV - extinta a punibilidade do agente.

Art. 415. O juiz, fundamentadamente, absolverá desde logo o acusado, quando:
I – provada a inexistência do fato;
II – provado não ser ele autor ou partícipe do fato;
III – o fato não constituir infração penal;
IV – demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Grata e bons estudos a todos

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 01:03 PM
Olá,
Alguém poderia me explicar qual a diferença entre o Art. 397 e o Art. 415 do CPP ?
Para mim eles estão falando a mesma coisa...

Art. 397. Após o cumprimento do disposto no art. 396-A, e parágrafos, deste Código, o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar:
I - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato;
II - a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade;
III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime; ou
IV - extinta a punibilidade do agente.

Art. 415. O juiz, fundamentadamente, absolverá desde logo o acusado, quando:
I – provada a inexistência do fato;
II – provado não ser ele autor ou partícipe do fato;
III – o fato não constituir infração penal;
IV – demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Grata e bons estudos a todos

De fato estão falando coisas bem semelhantes, porém um se trata do procedimento comum e outro do procedimento especial do tribunal do Júri. Ou seja, um é utilizado quando forem crimes doloso contra vida, outro em procedimentos comuns(não dolosos contra a vida).
Até existem outras diferenças, mas para o concurso é o suficiente saber disso. E esta distinção acho que já elucida a sua dúvida.

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 01:07 PM
Hirata isso te ajudou?
Qualquer coisa eu falo um pouco mais do assunto, mas acredito que para a prova num seja realmente necessário.

raphaelribe
Wed, 05/09/12, 02:40 PM
Raphael
No site da UOL em vestibular tem uma área só de atualidades com resumos das principais notícias, essa é uma opção gratuita.

Eu assinei o site do Almanaque abril e não gostei muito, a forma que eles apresentam a notícia com um resumo no final é interessante, porém demora muito pra atualizarem as notícias do site.:(

Estou vendo aqui o site, bastante coisa!

Valeu!

Hirata
Wed, 05/09/12, 02:46 PM
Hirata isso te ajudou?
Qualquer coisa eu falo um pouco mais do assunto, mas acredito que para a prova num seja realmente necessário.

Ajudou muito. Ficou claro quando é o caso de um ou do outro.

Grata pelo seu tempo e atenção.

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 03:11 PM
Ajudou muito. Ficou claro quando é o caso de um ou do outro.

Grata pelo seu tempo e atenção.

Imagina :)
Estou ás ordens.

fairbanks
Wed, 05/09/12, 03:43 PM
to estudando pro concurso, fazendo provas anteriores e to me animando bastante.
Peguei pra ler as leis e desesperei, é muita coisa, prazos, nomes e tal. Mas li elas em voz alta e criei uns MP3 pra ouvir no ônibus na ida e volta pro trabalho. Fiz isso com penal, administrativo e constitucional calhou de eu estar lendo um livro a respeito agora, então estava com um conhecimento melhor nessa área.
Peguei a prova de 2011 pra tentar fazer as questões e ver o tamanho do problema, e pra minha surpresa, das 20 questões que compõe administrativo, penal e constitucional na prova do ano passado, acertei 16.
Parece que está surtindo efeito, por isso vou continuar com a técnica de ouvir as leis no caminho pra casa =P

fica a dica pra galera ai.

Quanto a atualidades, fica complicado estudar com questões anteriores pq as atualidades antigas não são mais atualidades hahaha, mas msm assim já deu pra ver que vou me sair bem, pois geralmente pegam noticias muito bem divulgadas que saem na folha, estadão e tal. e eu estou sempre lendo essas coisas.

raphaelribe
Wed, 05/09/12, 05:16 PM
Qual foi a nota de corte e a nota do primeiro colocado no ultimo concurso? Alguém sabe?

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 05:25 PM
Qual foi a nota de corte e a nota do primeiro colocado no ultimo concurso? Alguém sabe?

Meu amigo poucas páginas atrás o pessoal divulgou isso, eu inclusive comentei.
Volte umas 4 ou 5 páginas que tem as notas do último concurso para são paulo.
Tem um link.

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 05:27 PM

Tá ai...

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 05:27 PM
veja em lista de classificação final....

MASÃOCARLOS
Wed, 05/09/12, 09:04 PM
Pessoal não estou conseguindo fazer essa questão. Estou tentando fazer assim: Se 40% foram eliminados em português, 60% passaram. De 60% que passaram em português, 24 candidatos foram reprovados em Direito... não consigo raciocinar ...
Em um concurso para escrevente, 40% dos candidatos
inscritos foram eliminados na prova de Língua Portuguesa,
e a prova de Conhecimentos em Direito eliminou 40% dos
candidatos restantes. Essas duas provas eliminaram, do total
de candidatos inscritos,
(A) 84%.
(B) 80%.
(C) 64%.
(D) 46%.
(E) 36%.

michaelpe
Wed, 05/09/12, 09:09 PM
Pessoal não estou conseguindo fazer essa questão. Estou tentando fazer assim: Se 40% foram eliminados em português, 60% passaram. De 60% que passaram em português, 24 candidatos foram reprovados em Direito... não consigo raciocinar ...
Em um concurso para escrevente, 40% dos candidatos
inscritos foram eliminados na prova de Língua Portuguesa,
e a prova de Conhecimentos em Direito eliminou 40% dos
candidatos restantes. Essas duas provas eliminaram, do total
de candidatos inscritos,
(A) 84%.
(B) 80%.
(C) 64%.
(D) 46%.
(E) 36%.

Imagine que são 100 candidatos no total.
40 foram eliminados em LP
60 aprovados em LP
40% de 60 = 24 foram eliminados em direito
total de eliminados 40 em LP + 24 em direito, total 64 (c)

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 09:27 PM
Imagine que são 100 candidatos no total.
40 foram eliminados em LP
60 aprovados em LP
40% de 60 = 24 foram eliminados em direito
total de eliminados 40 em LP + 24 em direito, total 64 (c)

Isso ae! rs

MASÃOCARLOS
Wed, 05/09/12, 10:10 PM
Isso ae! rs

Puxa vida! Essa matemática me arrepia. Obrigada gente.

MASÃOCARLOS
Wed, 05/09/12, 10:11 PM
cb gonçalves acabei de compra o cursinho. Agora estou esperando a liberação para devorar. Assisti algumas demonstrações de aulas do professor Alessandro e gostei. Acredito que irá me ajudar.

cb gonçalves
Wed, 05/09/12, 10:44 PM
cb gonçalves acabei de compra o cursinho. Agora estou esperando a liberação para devorar. Assisti algumas demonstrações de aulas do professor Alessandro e gostei. Acredito que irá me ajudar.

Isso ae, aproveita bem.
E como estão os estudos?

MASÃOCARLOS
Wed, 05/09/12, 11:36 PM
Isso ae, aproveita bem.
E como estão os estudos?

Estou me esforçando para estudar. Trabalho das 8 às 17 horas. Mas tenho que sair de casa às 7 horas e chego às 18. Tento estudar pelo menos duas horas por dia. Estava analisando o concurso anterior. A note de corte foi 8,01. Isso significa que para ter alguma chances é necessário acertar mais de 80% da prova?

cb gonçalves
Thu, 06/09/12, 12:00 AM
Estou me esforçando para estudar. Trabalho das 8 às 17 horas. Mas tenho que sair de casa às 7 horas e chego às 18. Tento estudar pelo menos duas horas por dia. Estava analisando o concurso anterior. A note de corte foi 8,01. Isso significa que para ter alguma chances é necessário acertar mais de 80% da prova?

Bem, eu acho o seguinte, é muito comum a nós concurseiros ficar fazendo médias, de quanto temos que acertar ou não. Eu faço isso também. Mas eu posso te dizer o seguinte, não fique se apegando aos números. faça o seu melhor e depois da prova nós vemos os números.
Eu acho que esse concurso terá muitas vagas, logo muitas chances.
O bernardinho costuma dizer: " a vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer". Se prepare para "acertar tudo".
Ai depois com as médias em mãos, e com o nível da prova nós todos juntos analisamos nossas chances e vemos as novas médias.
Acho que analisar por provas anteriores é bem perigoso, e pode ser maior ou menor a nota de corte.
Portanto, meu conselho é estude, se prepare. Acredite em você mesma, e vamos rumo a aprovação.

MASÃOCARLOS
Thu, 06/09/12, 12:18 AM
E essa aqui como resolve? Tirei o mdc e encontrei como resposta a (E) mas está errado.
Uma barra de madeira maciça, com a forma de um paralelepípedo reto retângulo, tem as seguintes dimensões: 48 cm,
18 cm e 12 cm. Para produzir calços para uma estrutura,
essa barra deve ser cortada pelo carpinteiro em cubos idênticos, na menor quantidade possível, sem que reste qualquer
pedaço da barra. Desse modo, o número de cubos cortados
será igual a
(A) 54.
(B) 52.
(C) 50.
(D) 48.
(E) 46.

cb gonçalves
Thu, 06/09/12, 12:47 AM
E essa aqui como resolve? Tirei o mdc e encontrei como resposta a (E) mas está errado.
Uma barra de madeira maciça, com a forma de um paralelepípedo reto retângulo, tem as seguintes dimensões: 48 cm,
essa barra deve ser cortada pelo carpinteiro em cubos idênticos, na menor quantidade possível, sem que reste qualquer
será igual a
(A) 54.
(B) 52.
(C) 50.
(D) 48.
(E) 46.

o volume do paralelepípedo é:

V(barra de madeira) = 48 cm . 18 cm . 12 cm = 10368 cm³
vamos calcular a quantidade de cubos cortados.
a largura da barra de madeira é 18 cm e a altura é 12 cm,
18 cm .12 cm = 216 cm², os cubos cabem num retângulo de 216 cm²
logo 10368 cm³ : 216 cm² = 48 cubos

resposta: 48 cubos.

cb gonçalves
Thu, 06/09/12, 12:51 AM
ou

Um problema de mdc: precisamos encontrar o máximo divisor comum entre os três núemros dados:

48 = 2⁴.3
18 = 2.3²
12 = 2².3

O mdc de dois ou mais números é igual ao produto de seus fatores primos comuns, tomados com seus menores expoentes.

mdc(48,18,12) = 2.3 = 6
48/6 = 8
18/6 = 3
12/6 = 2

8.3.2 = 48 cubos

Marcos BB
Thu, 06/09/12, 09:17 AM
Pessoal quanto às figuras, quais devo insistir? Aquelas figuras irregulares podem cair também? Desculpe a pergunta, mas sou muito fraco nessa matéria.

MASÃOCARLOS
Thu, 06/09/12, 09:35 AM
ou

Um problema de mdc: precisamos encontrar o máximo divisor comum entre os três núemros dados:

48 = 2⁴.3
18 = 2.3²
12 = 2².3

O mdc de dois ou mais números é igual ao produto de seus fatores primos comuns, tomados com seus menores expoentes.

mdc(48,18,12) = 2.3 = 6
48/6 = 8
18/6 = 3
12/6 = 2

8.3.2 = 48 cubos

Bom dia! Muito obrigada por me ajudar! Encontrou o mdc e multiplicou. Por que multiplica ao invés de somar?
Uma linda quinta-feira!

MASÃOCARLOS
Thu, 06/09/12, 09:42 AM
Achei legal a forma de memorização do artigo abaixo e compartilho.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010).

Assis Mora Ali. (assistência aos desamparados, moradia e alimentação)
Saú Trabalha Lá. (Saúde, trabalho e lazer)
Edu ProSeg PreSo. (Educação, Proteção a maternidade e a infância e segurança)

sergioae
Thu, 06/09/12, 10:22 AM
Bom dia! Muito obrigada por me ajudar! Encontrou o mdc e multiplicou. Por que multiplica ao invés de somar?
Uma linda quinta-feira!

O enunciado pediu cubos idênticos, logo, pede MDC. Achamos o Valor 6.

Inicialmente temos 48x18x12.
Pegamos o lado de 48 e cortamos 6cm conseguindo no máximo 8 partes.

Teremos então 8 partes 6x18x12. Pegamos cada uma das 8 partes e fatiamos em 6 o lado 18. Conseguiremos 3 pedaços de cada parte.

Ficará 24 pedaços 6x6x12. Repete o processo para achar o valor do lado com 12.....

Entendeu?

------------------------------------------

Em CPC apesar não estar no edital reparei que em alguns artigos eles são citados constantemente: Art. 267 e 269. Há a necessidade de estudá-los?

cb gonçalves
Thu, 06/09/12, 11:51 AM
O enunciado pediu cubos idênticos, logo, pede MDC. Achamos o Valor 6.

Inicialmente temos 48x18x12.
Pegamos o lado de 48 e cortamos 6cm conseguindo no máximo 8 partes.

Teremos então 8 partes 6x18x12. Pegamos cada uma das 8 partes e fatiamos em 6 o lado 18. Conseguiremos 3 pedaços de cada parte.

Ficará 24 pedaços 6x6x12. Repete o processo para achar o valor do lado com 12.....

Entendeu?

------------------------------------------

Em CPC apesar não estar no edital reparei que em alguns artigos eles são citados constantemente: Art. 267 e 269. Há a necessidade de estudá-los?

Meu caro, eu acredito que não.
Nunca vi questões versando sobre artigos fora do edital, mesmo que estes sejam citados por outros artigo.
Para efeito de estudo e de entendimento talvez seja bom você dar uma olhada. Ai uma sugestão, neste artigo que cita o artigo 267 vc marca em resumo o que ele diz.
Isso só para te ajudar e para vc num ter que ficar vendo o 267 e o 269 e outros artigos.
Resuma com suas palavras mesmo. Mas um conselho meu, num fique tentando decorar não. Acho que seria uma grande perda de tempo.

cb gonçalves
Thu, 06/09/12, 11:59 AM
Uma coisa que já caiu na prova é o artigo 362 do CPP, ele caiu na literalidade.

Art. 362. Verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil. (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

É claro que estes artigos do processo civil são conhecidos, e inclusive caem na prova, mas vamos supor que não fossem, mesmo assim o artigo poderia ser cobrado.
O que acontece é que mesmo que você não lembre o que diz o artigo ou que você não tenha lido você conseguiria fazer a questão.
Eles podem cobrar no máximo o que está no artigo, no caso do exemplo, art. 362 CPP.

sergioae
Thu, 06/09/12, 01:31 PM
Aproveitando, por que, apesar do réu confessar espontaneamento um crime, alguns casos, o serviço público continua a levantar provas e dados para o convencimento do Juiz? A própria confissão já não seria uma prova suficiente para a sentença?

cb gonçalves
Thu, 06/09/12, 01:37 PM
Aproveitando, por que, apesar do réu confessar espontaneamento um crime, alguns casos, o serviço público continua a levantar provas e dados para o convencimento do Juiz? A própria confissão já não seria uma prova suficiente para a sentença?

Antigamente a confissão era a rainha das provas, considerada a prova mais importante. Hoje em dia é considerada a prostituta das provas.
Penso no caso de um traficante "poderoso", líder do tráfico. Se a confissão fosse a única prova ou a mais importante ele nunca seria preso, pois sempre arrumaria alguém para confessar falsamente os seus crimes.
A confissão só pode ser usada na sentença se estiver com um conjunto probatório de acordo. Ela por si só não pode basear a sentença. E se a confissão disser uma coisa, e as demais provas do processo disserem coisas contrárias então deve-se seguir as demais provas.

Hirata
Thu, 06/09/12, 04:43 PM
Boa tarde,
Alguém sabe indicar algum material de estudo para a parte de informática ?
As versões do Word e Excel são tão antigas que dificulta encontar material para estudo, ainda mais que a Vunesp adora cobrar menus.

Grata

ana-caroli
Thu, 06/09/12, 05:57 PM
[QUOTE=MASÃOCARLOS;1605508]E essa aqui como resolve?
será igual a: .....

Vc pode tb fazer da seguinte forma:

1) Calcular o volume total do cubo 48x18x12 = 10368cm3

2) Se o enunciado quer o menor número possível de cubinhos sem que reste nada da barra, então vc vai de alternativa a alternativa, começando, é claro, pela q tem menor valor e divide o volume total pelo valor da alternativa. Dentre as q tiver divisão exata, escolha a que deu como resultado o maior volume nos cubinhos pois isso indica q tem menor número deles.

Portanto: 10368/48 = 216cm3 cd cubinho. Rsp = 48 cubos.