PDA

Vizualizar Versão Completa : Técnico Legislativo - Processo Legislativo

bacharel
Mon, 05/12/11, 10:20 PM
Vamos trocar informações deste cargo..

Rumo ao Senado Federal....

;)

thiagozuk
Fri, 23/12/11, 03:19 PM
Pois é, saiu o Edital hoje. Para facilitar para a galera, segue abaixo:

ANEXO II - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e análise de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Variedades de texto e adequação de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Redação Oficial (Manual de Redação da Presidência da República e Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal).

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias); Microsoft Word 2000/XP em português; Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Excel 2000/XP em português: criação de pastas, planilhas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, configurar página, impressão, operações do menu Formatar, operações do menu Inserir, obtenção de dados externos, classificar; Microsoft Windows 2000/XP em português: criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso de menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas.

CONHECIMENTOS GERAIS

Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira. Cultura internacional. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. Noções de Direito Administrativo: conceitos, organização administrativa brasileira, poderes administrativos, administração pública, responsabilidade civil do Estado. Administração Pública direta e indireta: autarquias, fundações, entidades paraestatais. Constituição Federal: art. 1° ao 5°; 18 ao 24; 37 ao 41; 44 ao 75. Regime Jurídico: Lei 8112/90, legislação complementar e suas alterações, se houver. Lei 9784/99. Lei 8.666/93, legislação complementar e suas alterações. Regimento Interno do Senado Federal e Regimento Comum.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ÁREA: APOIO TÉCNICO AO PROCESSO LEGISLATIVO

ESPECIALIDADE: PROCESSO LEGISLATIVO

Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I. Regimento Interno do Senado Federal e Resoluções que o alteram até a data da publicação do Edital. Regimento Comum e Resoluções que o alteram até a data de publicação do Edital. Regime Jurídico: Lei 8.112/90 e suas alterações. Lei Complementar 95/98. Resoluções do Senado Federal 17/93, 20/93 (com as alterações introduzidas pelas Resoluções 42/2006, 1/2008 e 25/2008) e 40/95. Resoluções do Congresso Nacional 3/90 e 1/2002. Princípios de Direito Administrativo. Conceitos, Organização Administrativa Brasileira, Poderes administrativos, Administração pública. Órgãos públicos. Agente administrativo. Ato administrativo - modalidades. Contratos administrativos - modalidades. Noções de Processo Legislativo: Definição; Natureza Jurídica; Princípios Gerais do Processo Legislativo; Noções Básicas: anteprojeto, autógrafos, bicameralismo, blocos parlamentares, comissões, correção de erro, deliberação, destaque, emendas, iniciativa, legislatura, líderes, lideranças, maioria e minoria, pareceres, prejudicialidade, proposições, proposições de legislaturas anteriores; promulgação, publicação, questão de ordem, quorum, recursos, redação final, redação do vencido, relator, relator do vencido, relatório, requerimentos, sanção, sessões legislativas, turnos, urgência, veto, votação, voto vencido em separado; O Processo Legislativo na Constituição Federal de 1988; Tramitação de Proposições. Ética profissional.

.

JeanMarcell
Fri, 23/12/11, 04:31 PM
só toma cuidado com a resolução 20-93 pois está uma colcha de retalhos. Acabei de compilar ela toda

Bru_Concurseira
Fri, 23/12/11, 05:41 PM
Por onde vocês vão estudar Ética ?

ViniciusPassos
Fri, 23/12/11, 06:04 PM
Por onde vocês vão estudar Ética ?

DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm)

Será que é o decreto? Acho que não pode ser outra coisa, depois vou vasculhar o site do senado e ver se tem algum código próprio. Mas, de modo geral, acho que a partir dele e da Lei 8112 dá para ter uma "ideia" abrangente sobre o tema.

cesarrodri
Fri, 23/12/11, 06:21 PM
só toma cuidado com a resolução 20-93 pois está uma colcha de retalhos. Acabei de compilar ela toda

Está corretíssimo Jean ,

Eu havia encontrado no site do Senado a Res. 20-93 e está uma bagunça inclusive com alguns artigos duplicados e 1 Resolução com 8 páginas e outra com 16. Na dúvida peguei a maior onde tem os artigos de n# 17a até M.

Abraços

ViniciusPassos
Fri, 23/12/11, 06:25 PM
Está corretíssimo Jean ,

Eu havia encontrado no site do Senado a Res. 20-93 e está uma bagunça inclusive com alguns artigos duplicados e 1 Resolução com 8 páginas e outra com 16. Na dúvida peguei a maior onde tem os artigos de n# 17a até M.

Abraços

http://www.senado.gov.br/legislacao/regsf/RegInternoSF_Vol2.pdf

Pág. 268-287, ao meu ver está tudo ok, sem nenhum problema...

thiagozuk
Sat, 24/12/11, 06:50 AM
Administração Pública????

Um livro de Dir. Administrativo cobre isso aí, se vc não tiver ainda compre um, pq de Adm. não precisa, perigoso não precisar nem para a Lei 8112. A não ser que eu esteja vacilando não cai Adm. Pública nesse concurso não.

No site do Senado tem os regimentos, tanto em pdf quanto para comprar, estou sem impressora, vou comprar o deles, o comum e o interno (2 volumes) fica por 30 reais (tudo), e já vem com as resoluções necessárias.

Pois é, esqueci-me de colocar o Manual de Direito Adm, do Knoplock. É que tá difícil de encontra-lo, mas você acha que ele já é necessário e não precisa do de Adm pública?

http://www.senado.gov.br/legislacao/regsf/RegInternoSF_Vol2.pdf

Pág. 268-287, ao meu ver está tudo ok, sem nenhum problema...

Pois é, depois que postei aqui, entrei no site do Senado e vi as resoluções. Achei bem organizado até, já corrigido com as resoluções posteriores.

ViniciusPassos
Sat, 24/12/11, 08:22 AM
Pois é, esqueci-me de colocar o Manual de Direito Adm, do Knoplock. É que tá difícil de encontra-lo, mas você acha que ele já é necessário e não precisa do de Adm pública?

O Knoplock (e qualquer outro de administrativo) é suficiente.

Essas matérias que caem são de Direito Administrativo também, num livro de Adm. Pública serão 1 ou 2 capítulos. O que cai é a organização da Administração Pública, embora também exista essa matéria num livro de Adm. não vale o gasto, o foco mesmo desses livros é outro, é explicar a gestão em si, coisas como liderança, qualidade e o que aproxima a Adm. Pública da privada, e coisas do tipo.

herbert
Sat, 24/12/11, 08:46 AM
Falae moçada.

Acho que vou me juntar a voces, enquanto a RF continua indefinida. Mesmo porque o salario até que não é tão ruim nenao :D. Vamo pra cima da GV.

abs.

Vai prestar somente para técnico?

herbert
Sat, 24/12/11, 08:51 AM
Isso mesmo.

abs.

Seja bem vindo nessa caminhada então :)
Ia fazer para técnico e analista, mas resolvi visar somente para técnico. Duas provas no mesmo dia vai ser muita pedreira.

No encontramos no CF :)

0zero0
Sat, 24/12/11, 10:41 AM
e aew galera!!

qual material vcs irão usar para informática?!

abração

Paulo_CE
Sat, 24/12/11, 11:52 AM
Fale 0zero0.

Por enquanto, eu vou de Patricia Quintao do ".", visto que o material dela pro ICMS RJ [FGV] ta bem maneiro.

abs.

Planador, MP pra vc!

Dinessa
Sun, 25/12/11, 07:25 PM
Uma grande dúvida. Vocês já estavam estudando para esta prova/outra, ou ainda vão passar a estudar agora que saiu o edital?

pauloxx
Sun, 25/12/11, 10:14 PM
e aew galera!!

qual material vcs irão usar para informática?!

abração

Achei estranho esta versão do edital:
Word 2000xp / Excel 2000xp / Windows 2000 xp.
Mas já que é assim!

O material da professora Patrícia Quintão é muito bom.

Abs

thiagozuk
Sun, 25/12/11, 11:19 PM
Olá, gostaria de saber um bom material para estudar a 8666 ou se dos materiais que apresentei para estudo são suficientes.

bacharel
Mon, 26/12/11, 02:56 PM
boa tarde pessoal!

enfim chegou a hora da Guerra:D

poderiamos montar um grupo de estudos pra este cargo!!!

alguem se habilita?

nao sei como fz, apenas dei a ideia...:D, ja particpei de grupos e acho uma boa iniciativa!!

abs a todos e aos estudos!!:cool:

herbert
Mon, 26/12/11, 03:09 PM
Achei estranho esta versão do edital:
Word 2000xp / Excel 2000xp / Windows 2000 xp.
Mas já que é assim!

O material da professora Patrícia Quintão é muito bom.

Abs

Acho que é copiar + colar edital anterior :P

Santtos
Thu, 29/12/11, 12:21 PM
Olá, pessoal, tdbem?
Em relação ao dir. constitucional, o que vcs vão estudar?
O edital diz: "Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I." ou seja, é toda a constituição federal? Inclusive inconstitucionalidade de leis?
Olho todos os dias os sites do ponto e do estratégia concursos, mas nada deles postarem cursos de dir. constitucional, será q eles estão com medo de se ariscar?

cesarrodri
Thu, 29/12/11, 02:18 PM
Olá, pessoal, tdbem?
Em relação ao dir. constitucional, o que vcs vão estudar?
O edital diz: "Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I." ou seja, é toda a constituição federal? Inclusive inconstitucionalidade de leis?
Olho todos os dias os sites do ponto e do estratégia concursos, mas nada deles postarem cursos de dir. constitucional, será q eles estão com medo de se ariscar?

A parte "Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I." vai do Art. 44 até o 75.
Então do Art. 1 até o 44 vc tem de estudar tb pois eles estão sintetizados na parte de Conhecimentos Gerais. O título IV é ênfase para o Processo Legislativo e não se esqueça das Jurisprudências tb pois o "Noções da FGV significa TUDÃO dentro delas"

Então pra conhecimentos Gerais :

Constituição Federal: art. 1º ao 5º; 18 ao 24; 37 ao 41;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conhecimentos espefíficos :

Título IV, Capítulo I. ----> 44 ao 75 conforme eu havia mencionado

marinho43
Thu, 29/12/11, 04:18 PM
galera .. será q há muita # entre o trab dos tec enm relação aos analistas.. pergunto pq no Judiciário muitas vezes a # é só no contra-cheque...

Santtos
Fri, 30/12/11, 10:58 PM
A parte "Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I." vai do Art. 44 até o 75.
Então do Art. 1 até o 44 vc tem de estudar tb pois eles estão sintetizados na parte de Conhecimentos Gerais. O título IV é ênfase para o Processo Legislativo e não se esqueça das Jurisprudências tb pois o "Noções da FGV significa TUDÃO dentro delas"

Então pra conhecimentos Gerais :

Constituição Federal: art. 1º ao 5º; 18 ao 24; 37 ao 41;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conhecimentos espefíficos :

Título IV, Capítulo I. ----> 44 ao 75 conforme eu havia mencionado

Amigo, Muiiito Obrigado mesmo!

Katibone
Tue, 03/01/12, 04:29 PM
Vcs acham que ao cobrar toda a constituição, a FGV deixa implícito a cobrança do controle de constitucionalidade?

Inclusive vim uma questão na prova passada sobre o tema sem conter o conteúdo explicitamente no edital?

O que acham?

Nóbrega
Tue, 03/01/12, 05:32 PM
galera .. será q há muita # entre o trab dos tec enm relação aos analistas.. pergunto pq no Judiciário muitas vezes a # é só no contra-cheque...

Olha, pelo salário de técnico, vou até limpar banheiro, rsrsrsrs.

Acho que no Senado a coisa é mais organizada que o judiciário. Ocorre que, no judiciário, os técnicos se capacitaram e passaram a fazer muitos serviços que seriam atribuição de analistas.

Um técnico do Senado ganha mais que auditor da Receita. Eita Brasil véi.:doubt::doubt::doubt:

cesarrodri
Tue, 03/01/12, 06:21 PM
Vcs acham que ao cobrar toda a constituição, a FGV deixa implícito a cobrança do controle de constitucionalidade?

Inclusive vim uma questão na prova passada sobre o tema sem conter o conteúdo explicitamente no edital?

O que acham?

Tudo bem Katibone ?

Olha, Controle de Constitucionalidade é a matéria mais recorrente nos certames de alto nível , então , se você ja domina boa parte de constitucional, seria custo benefício. Contudo se você esta engatinhando ainda, dai é rezar e procurar malhar no que está explícito no edial pois Controle ao menos na biblia que eu tenho do Pedro Lenza, são nada mais nada menos que 200 e tantas páginas.

Espero que tenha ajudado !

bacharel
Tue, 03/01/12, 09:27 PM
Tudo bem Katibone ?

Olha, Controle de Constitucionalidade é a matéria mais recorrente nos certames de alto nível , então , se você ja domina boa parte de constitucional, seria custo benefício. Contudo se você esta engatinhando ainda, dai é rezar e procurar malhar no que está explícito no edial pois Controle ao menos na biblia que eu tenho do Pedro Lenza, são nada mais nada menos que 200 e tantas páginas.

Espero que tenha ajudado !

Boa noite!!

Controle de Constitucionalidade? pra Técnico?

Será que eu passei batido:eek:

Segundo o edital.....conhec..básicos

9. Constituição Federal: art. 1º ao 5º; 18 ao 24; 37 ao 41*; 44 ao 75.

(...)

conhec.especificos

1. Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I.

fiquei confuso! quem puder dar uma luz agradeço:)

Vasoline
Wed, 04/01/12, 07:01 AM
Boa noite!!

Controle de Constitucionalidade? pra Técnico?

Será que eu passei batido:eek:

Segundo o edital.....conhec..básicos

9. Constituição Federal: art. 1º ao 5º; 18 ao 24; 37 ao 41*; 44 ao 75.

(...)

conhec.especificos

1. Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I.

fiquei confuso! quem puder dar uma luz agradeço:)

Pois é, só se estamos muito enganados..pelo que eu li no edital, NÃO CAI controle de constitucionalidade..é um tema mais doutrinário, que não tem a ver com o edital para Técnico - no meu entendimento, pelo menos.

ViniciusPassos
Wed, 04/01/12, 07:22 AM
Pois é, só se estamos muito enganados..pelo que eu li no edital, NÃO CAI controle de constitucionalidade..é um tema mais doutrinário, que não tem a ver com o edital para Técnico - no meu entendimento, pelo menos.

É porque no edital (nos conhecimentos específicos) colocaram noções de toda a constituição, aí o povo está com medo de tópicos desse naipe aí.

Não vou nem me preocupar estudando isso, pois se formos pensar, podem colocar lá também Poder Constituinte, Ordem Social, Orçamento, Tributos e coisa do tipo. É muito tempo perdido querer estudar tudo isso. Acho que para as discursivas não deve cair coisa do tipo, e na objetiva se cair é uma ou duas questões, aí é só dar aquele chute, quem não conhece os temas...

Vasoline
Wed, 04/01/12, 10:02 AM
É porque no edital (nos conhecimentos específicos) colocaram noções de toda a constituição, aí o povo está com medo de tópicos desse naipe aí.

Não vou nem me preocupar estudando isso, pois se formos pensar, podem colocar lá também Poder Constituinte, Ordem Social, Orçamento, Tributos e coisa do tipo. É muito tempo perdido querer estudar tudo isso. Acho que para as discursivas não deve cair coisa do tipo, e na objetiva se cair é uma ou duas questões, aí é só dar aquele chute, quem não conhece os temas...

"Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I."

A banca deu a dica ("ênfase"). Perder tempo lendo doutrina sobre uma tema quase que incerto, pode ser um tiro no pé.

bacharel
Wed, 04/01/12, 11:12 AM
:smt110
"Noções da Constituição Federal, com ênfase no Título IV, Capítulo I."

A banca deu a dica ("ênfase"). Perder tempo lendo doutrina sobre uma tema quase que incerto, pode ser um tiro no pé.

Este edital ta mt louco, com varios tópicos repetidos em Conh Bas e Especifs:eek:

:smt011

Em "noções" eles podem cobrar qq coisa:doubt:

Eu só dei enfase ao Título IV, Capítulo I.":smt110
:D
Aos estudos!

Abs..

RomerSP
Wed, 04/01/12, 03:49 PM
http://www.senado.gov.br/atividade/conselho/atribuicoes.asp?s=CEDP

Resolução 20/93 Atualizada pra qm precisar

Vasoline
Thu, 05/01/12, 06:56 AM
http://www.senado.gov.br/atividade/conselho/atribuicoes.asp?s=CEDP

Resolução 20/93 Atualizada pra qm precisar

Valeu!!

vinnie1098
Sat, 14/01/12, 03:57 PM
Pessoal acho que devemos nos ater ao que está no edital de forma literal!!!
Noções de Direito Constitucional é noção até mesmo que se pegarem as provas da banca vão ver que pra nível médio não é muito aprofundado e sim mais literalidade mesmo

wwwdeley
Wed, 18/01/12, 05:53 AM
boa tarde pessoal!

enfim chegou a hora da Guerra:D

poderiamos montar um grupo de estudos pra este cargo!!!

alguem se habilita?

nao sei como fz, apenas dei a ideia...:D, ja particpei de grupos e acho uma boa iniciativa!!

abs a todos e aos estudos!!:cool:

Acho uma boa sugestão.Não temos tempo para ficar trocando figurinhas,sem produtividade, precisamos é de estudar pra valer ,trocar materiais úteis que o tempo é o nosso maior inimigo,conte comigo, já somos dois alguém mais se interessa?

Edson Santos
Mon, 23/01/12, 11:41 AM

O que acham?

Creio que esteja falando desta aqui:

63
Consoante a jurisprudência assente no Supremo Tribunal Federal, em tema de controle da constitucionalidade, é possível estabelecer o controle direto de:
(A) lei complementar e regulamento.
(B) lei delegada e lei municipal.
(C) emenda constitucional e lei estadual.
(D) lei ordinária e lei municipal.
(E) Regulamento e de emenda constitucional.

Pelo que consta, a questão não foi anulada... Como não fiz a prova de 2008, não sei se fora objeto ou não de recursos, mas é um detalhe que pode fazer diferença na prova.

vinnie1098
Mon, 13/02/12, 07:23 PM
pessoal tenho feito alguns simulados, porém para a área de analista processo!!!!
tenho visto que as provas de nível superior da FGV são muuuuito diferente das de nivel médio!!! nas de nível médio cobram muita literalidade ctrl c e ctrl v mesmo!!!
vcs tem algumas questões ou simulados de técnico para postarem?

Richardmas
Tue, 14/02/12, 11:12 PM
Dá uma olhada no site www.questõesdeconcursos.com.br (http://www.questõesdeconcursos.comhttp://www.questoesdeconcurso.com.br.br)

SirFox
Wed, 15/02/12, 02:29 PM
Creio que esteja falando desta aqui:

63
Consoante a jurisprudência assente no Supremo Tribunal Federal, em tema de controle da constitucionalidade, é possível estabelecer o controle direto de:
(A) lei complementar e regulamento.
(B) lei delegada e lei municipal.
(C) emenda constitucional e lei estadual.
(D) lei ordinária e lei municipal.
(E) Regulamento e de emenda constitucional.

Pelo que consta, a questão não foi anulada... Como não fiz a prova de 2008, não sei se fora objeto ou não de recursos, mas é um detalhe que pode fazer diferença na prova.

Não foi anulada. O edital infelizmente deu brexa para se abordar uma coisa dessas.

lisbeth
Mon, 05/03/12, 11:59 AM
alguém percebe o erro?
b) Caso não sejam eleitos o Presidente e o Vice-Presidente de comissão no prazo regimental, ficarão investidos nos cargos os dois titulares mais idosos, até que se realize a eleição.

Vasoline
Mon, 05/03/12, 01:55 PM
alguém percebe o erro?
b) Caso não sejam eleitos o Presidente e o Vice-Presidente de comissão no prazo regimental, ficarão investidos nos cargos os dois titulares mais idosos, até que se realize a eleição.

Tá difícil encontrar erro...

Art. 88. No início da legislatura, nos cinco dias úteis que se seguirem à
designação de seus membros, e na terceira sessão legislativa, nos cinco dias
úteis que se seguirem à indicação dos líderes, cada comissão reunir-se-á para
instalar seus trabalhos e eleger, em escrutínio secreto, o seu Presidente e o
Vice-Presidente.

§ 1o Em caso do não cumprimento do disposto neste artigo, ficarão
investidos nos cargos os dois titulares mais idosos, até que se realize a eleição.