PDA

Vizualizar Versão Completa : Futuros ATA`s

elenaft
Mon, 14/11/11, 07:59 AM
Olá Pessoal que está se preparando para o concurso de Assistente-Técnico Administrativo do MF.
Vamos aproveitar esta sala pra trocarmos informações, experiências, dúvidas, etc ...
:smt031

elenaft
Mon, 14/11/11, 09:44 AM
Espero que não, estou estudando conforme o edital de 2009.

Kazama
Tue, 29/11/11, 08:31 AM
É um concurso "modesto", não precisa vir com matérias novas.

Eu arriscaria dizer, que no máximo venha AFO a mais.

pdaibes
Tue, 29/11/11, 12:51 PM
Qual a jornada de trabalho de um ATA? 6h ou 8h por dia?

-c-r-i-s-
Thu, 01/12/11, 04:54 PM
Será que haverá alguma mudança nas materias??

A maior parte dos ATAs foram para a RFB e o mesmo deve acontecer com o próximo concurso. Se tiver alguma matéria nova ou vai ser por necessidade do trabalho na RFB ou relacionada à administração (adm. materiais, gestão de pessoas), nesse caso mais pra prova (eliminar candidatos) do q pro trabalho msm. Essa parte tá na moda agora e qq concurso de nível médio tá cobrando esses conhecimentos.

Qual a jornada de trabalho de um ATA? 6h ou 8h por dia?

A jornada é de 8h. É possível pedir redução de jornada para 6h ou 4h, logicamente com redução proporcional do salário.

-c-r-i-s-
Thu, 01/12/11, 05:04 PM
É um concurso "modesto", não precisa vir com matérias novas.

Eu arriscaria dizer, que no máximo venha AFO a mais.

Acho mais provavel entrar adm. materiais e gestão de pessoas do q AFO. Na verdade, a necessidade de conhecimento pro trabalho do ATA muda mto. Uns dão a sorte (ou o azar) de cair num lugar interessante, ser valorizado e ter mtas oportunidades (de conhecimento e de crescimento profissional); outros dão o azar (ou a sorte) de cair num lugar em q o trabalho é completamente rotineiro, q não exige nada do servidor, e sem reconhecimento.

O q é azar ou sorte depende do q cada um espera do cargo... Uma dica: não esperem mto!!! Esperem simplesmente uma obrigação a cumprir tds os dias para ter o salário no final do mês (no começo do mês seguinte, na verdade)

Na verdade, não vejo necessidade de acrescentar nenhuma matéria no edital. E, como disse no outro post, qq matéria nova vai ser mto mais por ser moda ou pra eliminar candidatos no concurso. Pro trabalho, a necessidade muda mto e num dá pra prever no edital. A realidade é q qto mais conhecimento exigirem dos candidatos, mais servidores desmotivados eles vão ter pq o serviço não corresponde à essas exigências.

lilian.ph
Thu, 08/12/11, 11:47 AM
Oi Cris!
Fiquei feliz em saber que podemos pedir redução de carga horária (claro que o $ irá diminuir tb), mas para mim foi ótimo saber disso!
É fácil conseguir esta solicitação, para 6h por exemplo?
Se quiser, me mande uma MP

Bjs
Li

A maior parte dos ATAs foram para a RFB e o mesmo deve acontecer com o próximo concurso. Se tiver alguma matéria nova ou vai ser por necessidade do trabalho na RFB ou relacionada à administração (adm. materiais, gestão de pessoas), nesse caso mais pra prova (eliminar candidatos) do q pro trabalho msm. Essa parte tá na moda agora e qq concurso de nível médio tá cobrando esses conhecimentos.

A jornada é de 8h. É possível pedir redução de jornada para 6h ou 4h, logicamente com redução proporcional do salário.

pdaibes
Fri, 09/12/11, 08:09 AM

obrigada pela resposta :) sabe me dizer quanto fica o salário mais ou menos para quem trabalha só 6h?

edi-cm
Fri, 09/12/11, 02:13 PM
Alguem arriscaria dizer qdo esse bendito edital sai??:confused:

Com certeza depois do carnaval, provavelmente em março.

Bons Estudos a Todos!

Kazama
Thu, 15/12/11, 07:09 AM
Ventura e Lilian.hp,

Acredito que deve ser similar ao que ocorre no INSS.

Salvo engano, a redução no salário lá chega a 1mil ou quase isso para 6h.

gramore
Thu, 15/12/11, 07:58 PM
Ventura e Lilian.hp,

Acredito que deve ser similar ao que ocorre no INSS.

Salvo engano, a redução no salário lá chega a 1mil ou quase isso para 6h.

E ainda tem Delegacias que se você for para o atendimento ao público (CAC) o trabalho é de 6 horas por dia, sem redução de salário.

Kazama
Fri, 16/12/11, 05:51 PM
E ainda tem Delegacias que se você for para o atendimento ao público (CAC) o trabalho é de 6 horas por dia, sem redução de salário.

Isso procede. Às vezes querem te passar pra trás, mas uma vez dentro tem como conseguir informações sobre isso. Jà vi gente no INSS sendo passada pra trás e atendendo por 8h.

anapph
Sat, 17/12/11, 12:24 PM
Olá
Meu chute ... edital depois do Carnaval !!!!
Até lá vou enfiar a cara nos livros pois existem editais fresquinhos na praça !
Abraços e bons estudos a todos

-c-r-i-s-
Wed, 21/12/11, 12:43 PM
Oi Cris!
Fiquei feliz em saber que podemos pedir redução de carga horária (claro que o $ irá diminuir tb), mas para mim foi ótimo saber disso!
É fácil conseguir esta solicitação, para 6h por exemplo?
Se quiser, me mande uma MP

Bjs
Li

Desculpe a demora... Passei um tempo longe do forum...

Essa questão de ser fácil ou não depende de onde vc está trabalhando. Pra mim não foi nada fácil conseguir não. Tive q ouvir bronca de chefe tentando justificar a não-concessão do beneficio por eu não trabalhar direito (q fique claro que foi só desculpa da chefe pq eu sempre fiz o meu trabalho com agilidade e corretamente). Não foram pcas as perseguições e chantagens q eu fiquei sabendo a respeito disso não. Infelizmente são ocorrências orais, difíceis de provar (até pq ninguém é louco de deixar provas 'eu estou te prejudicando pq num vou com a sua cara') e eu não ando sempre com gravador ligado, então num dá nem pra denunciar. Mas acho q é uma coisa pontual, do local onde eu estava msm.

Acompanhando o boletim de pessoal, dá pra ver q vários servidores conseguem o benefício. O tamanho da briga antes eu não conheço, mas que é possível conseguir é sim. Já vi mta redução dos ATAs da receita, parece ser mais fácil conseguir lá.

Eu odeio os ptos da lei q fala em "no interesse da Administração" pq isso é mto subjetivo. E com certeza qdo falam em interesse da administração é pq não têm outra desculpa pra justificar...

obrigada pela resposta :) sabe me dizer quanto fica o salário mais ou menos para quem trabalha só 6h?

A perda salarial é de menos de R$ 600,00. O salário normal (8h, 100 ptos de gratificação) tá R$ 2.6xx; com a redução vai pra R$ 2.1xx. Esse valor total pode ser menor por conta do auxílio-transporte.

Lembrando q desses 100 ptos de gratificação, 80pts são relativos ao ministério como um todo e 20 são do servidor msm. Por isso, qm entra ganha só 80pts.

Isso procede. Às vezes querem te passar pra trás, mas uma vez dentro tem como conseguir informações sobre isso. Jà vi gente no INSS sendo passada pra trás e atendendo por 8h.

Essa história de fazer 6h no CAC é verdade, mas conheço vários servidores que cumprem as 8h, parte no CAC parte no serviço interno. Não conheço a legalidade disso, mas na prática não contaria com essa mordomia não! Sempre vão achar uma falha na lei q permite as 2 interpretações. Aí vai da bondade do chefe ou da linha de pensamento q ele segue. Acho q existe a tendência de forçar as 8h...

O q eu sei é q num pode ser 8h de atendimento. Mas fazer o servidor terminar a jornada com serviço interno pode.

Agora qm trabalha em gabinete tem mesmo a mordomia de fazer 6h sem redução salarial.

SilCouto
Wed, 09/05/12, 10:53 PM
gente ... sorry pela pergunta besta mas.... como vamos saber se vou p esse tal de CAC ,ou Gabinete .... como funciona a distribuição ... agente que escolhe ??? após aprovação logico q. por ordem mas é nós que escolhemos esse tal de CAC, Gabinete ... to perdida ... vou me increver para vagas de SP .... onde posso saber os postos dos ATA ... para eu ver ... como é local ... essas coisas .... ATA ficam onde ? (servidores)

SilCouto
Wed, 09/05/12, 10:54 PM
Tipo: técnico do inss fica no (físico) predio da previdência e os ATAS ficam ondem ... em SP .... é só na capital ou cada cidade tem um ?

angelofarias
Wed, 09/05/12, 11:48 PM
Trabalhar no CAC deve ser bom, atender o público, ajudar pessoas não é?

steven wilson
Thu, 10/05/12, 11:28 AM
Trabalhar no CAC deve ser bom, atender o público, ajudar pessoas não é?
Tem o lado bom e o lado ruim. O bom é trabalhar 6 horas por dia, além de ser um trabalho mais dinâmico, interagir com pessoas, etc.

Agora o ruim... primeiro, ninguém vai pra Receita Federal feliz da vida. Sempre é pra resolver algum problema, e muitos vezes a pessoa já chega lá irritada, nervosa. Além disso, em alguns lugares chegam analfabetos, daí tem que ter toda paciência e calma do mundo pra explicar as coisas. Outra coisa chata também é que o servidor tem metas de horário de atendimento pra cumprir. Não pode ficar lá 1h atendendo uma pessoa só. Uma questão importante também é que o servidor fica responsável quando dá a certidão negativa pro contribuinte. Se der merda lá na frente porque o servidor deu a certidão negativa erroneamente, e o cara estava com débitos na receita/previdência, vai pegar é pro servidor.

Deu pra perceber que eu não gostaria de trabalhar no CAC né rs estou dizendo isso porque o que mais chama atenção no CAC é o lance de trabalhar 6 horas por dia, mas tem que conhecer o outro lado da moeda também.

steven wilson
Thu, 10/05/12, 11:39 AM
gente ... sorry pela pergunta besta mas.... como vamos saber se vou p esse tal de CAC ,ou Gabinete .... como funciona a distribuição ... agente que escolhe ??? após aprovação logico q. por ordem mas é nós que escolhemos esse tal de CAC, Gabinete ... to perdida ... vou me increver para vagas de SP .... onde posso saber os postos dos ATA ... para eu ver ... como é local ... essas coisas .... ATA ficam onde ? (servidores)
Não sei dizer como funciona em São Paulo, mas aqui onde eu trabalho (Manaus) é assim: você é aprovado no concurso, daí quando for tomar posse vai conversar com o Inspetor/Delegado/Superintendente e ele vai te lotar no lugar que ele quiser. Se ele for gente boa, ele pode até te perguntar onde você prefere trabalhar, dentro das possíveis vagas. Não sou ATA mas trabalho na Receita, e foi exatamente assim que aconteceu comigo e com os ATAs que eu conheço.

A diferença do concurso de ATA para o concurso dos outros cargos (ATRFB e AFRFB) é que no caso do ATA ele já faz o concurso para o Estado que ele quiser. Daí passando no concurso, durante o curso de formação o futuro ATA escolhe as prioridades das cidades que ele prefere trabalhar. Depois eles pegam todos os formulários que o pessoal preencheu e rodam no sistema de acordo com a classificação no concurso (por exemplo, 1º candidato quer ir pra Guarulhos e o 2º também, mas só tem uma vaga, daí o 1º vai e eles passam pra segunda escolha que o 2º colocado fez, e por aí vai).

Bom, eu acabei falando no sentido inverso, mas o lance é: 1º você escolhe a cidade que quer ir (durante o curso de formação), dentro do Estado para o qual você presta o concurso, e depois o responsável te manda pra unidade que ele quiser (ou que ele deixar você escolhe) depois que você já estiver naquele município, quando for tomar posse.

MIGUELA
Thu, 10/05/12, 12:24 PM
steven wilson
.
.
Vc sabe como funciona a escolha da cidade de lotação para os PNE's do ATA?
Me diseram q os PNE's escolhem a cidade antes dos classificados na ampla concorrência, vc sabe algo sobre isso?
Obrigada

steven wilson
Thu, 10/05/12, 01:54 PM
steven wilson
.
.
Vc sabe como funciona a escolha da cidade de lotação para os PNE's do ATA?
Me diseram q os PNE's escolhem a cidade antes dos classificados na ampla concorrência, vc sabe algo sobre isso?
Obrigada
Eu acho que os PNEs funcionam da seguinte maneira. Digamos que sejam 100 vagas e 5 PNEs, então eles vão colocar esses 5 dentre os 100, proporcionalmente. Tipo assim, 20 candidatos, o 21º será o 1º PNE, depois mais 20 candidatos, aí o 2º PNE, assim por diante. Foi assim que rolou no meu concurso, se não estou enganado. Escolher antes de todo mundo seria vantagens até demais contra a concorrência geral.

MIGUELA
Thu, 10/05/12, 05:11 PM
steven wilson
.
.
Obrigada, achei q seria dessa forma, mas um ATA disse em outro forum q os PNE's escolhem antes e queria tirar a dúvida

SilCouto
Thu, 10/05/12, 09:07 PM
Obrigada ... nossa esse pvo da receita sabe mesmo das coisas heimm !!!

rafaelrpa2000
Sat, 12/05/12, 09:33 AM
Bom dia !

Pessoal temos um grupo no MSN coletivo, já faz um mês, contamos com cerca de 8 pessoas estamos interagindo com materiais e realizando simulados semanalmente além de contar com um servidor do grupo com muitos materiais, ainda temos vagas para a entrada de mais pessoas quem tiver interesse adicione o endereço abaixo ou envie um e-mail solicitando a entrada.

E-mail do grupo: Concurseirosadorpassagei@groups.live.com
Email dos administradores
rafaelrpa2000@hotmail.com
giovanispencer@yahoo.com.br
krlos_ddias@hotmail.com