PDA

Vizualizar Versão Completa : Pis/Pasep?

EPPC1985
Tue, 06/07/10, 12:23 PM
Eu nunca trabalhei antes, nem na iniciativa privada, nem como servidor. Então não tenho Pis nem Pasep... Será que devo providenciar um cadastramento no Pasep e apresentar apenas o nº ou não apresentar nada?

mariaftbh
Tue, 06/07/10, 12:26 PM
acho que você tem que fazer um cadastramento. dá uma olhada no site da esaf, na parte do concurso da Receita. Tem um formulario proprio para inscrição no Pasep. E pergunta também pra sônia quando for ligar pra SRTE.

Lurilu
Tue, 06/07/10, 01:05 PM
Eu acho que basta fazer a CTPS, que já vêm os números do PIS e do PASEP.

leoivan
Tue, 06/07/10, 01:16 PM
Eu nunca trabalhei antes, nem na iniciativa privada, nem como servidor. Então não tenho Pis nem Pasep... Será que devo providenciar um cadastramento no Pasep e apresentar apenas o nº ou não apresentar nada?

Rpz, vai lá na Caixa Econômica e diz: "quero tirar o PIS/PASEP". Diz ainda q é pq tu passou num concurso e precisa com urgência!

É só isso, lá eles providenciam e tu recebe no dia seguinte! Há 5 anos atrás foi assim comigo!

Abraço!

Palas Atena
Tue, 06/07/10, 01:28 PM
Pessoal,

eu falei com o Paulo, do RH do MTE em BSB e ele me informou que quem não tem não precisa tirar, pois, no ato da posse, eles nos darão a papelada para tirar o nosso.
Só fiquei em dúvida se isso pode atrasar nossa posse, de alguma forma, pois não sei se esse é um requisito essencial. Quem tem experiência sabe disso?

[]s

EPPC1985
Tue, 06/07/10, 03:15 PM
Engraçado... fui na CEF hj e me disseram que não posso tirar Pis/Pasep sem estar empregado. Alguém sabe exatamente como isso funciona?

Não acho que tenha que apresentar o Pis/Pasep quem não tenha, mas já queria ir adiantando isso...

Ibirapuera
Tue, 06/07/10, 04:07 PM
Colegas,
Sempre fui servidor público, não tenho PIS, mas tenho Pasep.
Fui a uma agência do Banco do Brasil (que é quem cuida do PASEP, o PIS é da CEF) e lá tirei um extrati do PASEP que, autenticado pelo BB vale como certificado de inclusão no programa. Vou apresentar esse papel (extrato).
Fica a dica aí pra quem, assim como eu, nunca tirou CTPS e nunca fez entrevista de emprego.rs

Thiago Reis
Tue, 06/07/10, 04:10 PM
Quem nunca trabalhou, o RH do órgão irá gerar um número de PIS/PASEP através de um programa do Atendimento Setor Público do Banco do Brasil S/A. A própria pessoa não pode gerar o número de PIS/PASEP, pois ele é gerado por esse programa que citei pelo próprio RH do órgão/entidade. Fique tranquilo.

EPPC1985
Tue, 06/07/10, 04:13 PM
Ah, vlw Thiago Reis.

maringapr
Tue, 06/07/10, 09:27 PM
Para quem não quiser aguardar até lá, é só tirar a CTPS em que o Estado possui o modelo novo (informatizado), que ao tirar a CTPS gera o número de PIS, não precisar ter trabalhado ou ir na CEF...

Fredxyz
Tue, 06/07/10, 09:35 PM
Quem nunca trabalhou, o RH do órgão irá gerar um número de PIS/PASEP através de um programa do Atendimento Setor Público do Banco do Brasil S/A. A própria pessoa não pode gerar o número de PIS/PASEP, pois ele é gerado por esse programa que citei pelo próprio RH do órgão/entidade. Fique tranquilo.

qual órgao? nao entendi o que deve fazer quem nunca trabalhou.

vamfmachado
Tue, 06/07/10, 10:03 PM
qual órgao? nao entendi o que deve fazer quem nunca trabalhou.

Veja só o que tem sobre PASEP no site do Banco do Brasil:

"Como se cadastrar:

Para solicitar sua vinculação ao Pasep, a entidade deve dirigir-se por escrito a uma agência do Banco do Brasil e informar os seguintes dados:

razão social;
número da inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda);
endereço completo (com CEP e telefone);
data de início das atividades.

A solicitação deverá ser apresentada com cópia dos atos constitutivos da entidade (lei, decreto, estatuto, ata etc). Para o caso de prefeituras, com a lei de criação do município.

Como cadastrar seus servidores:

Cada trabalhador deverá ser inscrito somente uma vez no PIS ou no Pasep e seu cadastramento é obrigatório no ato de sua primeira admissão.

Para evitar a duplicidade, o contratador deverá verificar na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), mediante o Comprovante de Inscrição ou o Extrato do Participante (em poder do servidor) se o servidor já é inscrito no PIS-Pasep. Caso ele já o seja, não há necessidade de cadastramento, mas sim de anotação nos registros do número de inscrição para a prestação de informações sociais.

Os formulários de inscrição dos novos servidores deverão ser entregues no Banco do Brasil até o dia 20 de janeiro do ano subseqüente para que não haja retardamento na contagem de tempo de cadastramento do servidor nem prejuízo do abono anual.

O cadastramento dos servidores no Pasep é processado pelo Banco do Brasil de acordo com o número de participantes das entidades:

até 20 participantes - com base nos formulários de inscrição preenchidos pelo empregador e entregues nas agências do Banco;

mais de 20 participantes: pela entrega ou tele-transmissão de arquivo magnético em layout definido pelo Banco."

Ou seja, se o novo servidor não for cadastrado no PASEP, cabe ao órgão público onde o servidor toma posse providenciar o seu cadastramento.

hilanacp
Tue, 06/07/10, 11:04 PM
sou servidora pública municipal com cargo em comissão...
no meu contracheque já tem o nº do pis/pasep, será que posso entregar uma cópia dele p comprovar?

natipapaleo
Wed, 07/07/10, 09:39 AM
E quem já tem o pis/pasep na carteira de trabalho é só tirar uma cópia da carteira de trabalho? é isso?

bruninhacq
Wed, 07/07/10, 10:12 AM
Um jeito simples de conseguir é acessando o site da previdência social e preencher todos os campos do formulário, como se fosse emitir um novo número de NIT. Se já tiver um número ele dirá qual é seu PIS/PASEP/NIT.

Não é necessário preencher todos os campos.

Descubra seu número do Pis, Pasep, Nit acessando: http://www1.dataprev.gov.br/cadint/sp2cgi.exe?sp2application=cadint

Descobri a dica num site, após sofrer para preencher a GEFIP!

Boa sorte, pessoal!

EPPC1985
Wed, 07/07/10, 10:51 AM
Apareceu um nº de NIT pra mim, neste site. Este será meu PASEP? A pergunta pode ser idiota, mas nao entendo nada disso... hehe...

bruninhacq
Wed, 07/07/10, 11:18 AM
Apareceu um nº de NIT pra mim, neste site. Este será meu PASEP? A pergunta pode ser idiota, mas nao entendo nada disso... hehe...

Este é o teu número de identificação social (NIS). O NIS é um gênero, digamos assim, de que são espécies PIS, PASEP e NIT. Em uma porca síntese: o PIS é para assalariado da iniciativa privada; o PASEP, do servidor público; e o NIT é do autônomo.

Então, se tu conseguiu obter este número, mete ficha e preenche ele quando te pedirem NIS/PIS/PASEP/NIT.

Abraço,

EPPC1985
Wed, 07/07/10, 11:21 AM
Ahm, obrigado! Mas de qq forma, então, eu não terei que apresentar nenhum documento relacionado a isso para tomar posse, ne?