PDA

Vizualizar Versão Completa : Conectivos

Christine Dayé
Wed, 19/05/10, 10:39 PM
Tem algum macete para reconhecer aqueles conectivos que sempre são perguntados em prova, tipo se na oração há uma relação de causa, consequencia, finalidade?....Na hora da prova, eu sempre fico na dúvida....
Obrigada!
Segue um exemplo de questão que estou falando:

Em “Perguntas a que também quero responder, afinal, sou humano e cometo
todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...” , o elemento destacado é um operador argumentativo de
(A) condição.
(B) consequência.
(C) conclusão.
(D) conformidade.
(E) concessão.

Gabarito C

gonzalo perez
Thu, 20/05/10, 07:59 AM
Em “Em “Perguntas a que também quero responder, afinal, sou humano e cometo
todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...” , o elemento destacado é um operador argumentativo de
(A) condição.
(B) consequência.
(C) conclusão.
(D) conformidade.
(E) concessão.
uma é decorar os conectivos de cada; outra, semánticamente interpretar a frase e ver as opções, também saber se é oração coordenada ou subordinativa.
oração coordenada = orações independentes
oração subordinada= orações dependentes
"Perguntas a que também quero responder, afinal, sou humano e cometo
todos os erros inerentes a minha condição"
esta frase é uma oração coordenada.
perguntas a que também quero responder= primeira oração
sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição= segunda oração
afinal = conectiva.
pergunta em tua cabeça= é independente ou depentente= é independente = conclusiva.
outro exemplo: o Senhor é meu pastor, afinal nada me faltará= se te unes a Deus, terás tudo com ele(conclusão)
as outras A, B, D e E= Orações subordinadas.
sucesso nos estudos.
seja feliz.

Christine Dayé
Thu, 20/05/10, 12:14 PM
Muito obrigada!

Lanlan Marsula
Fri, 21/05/10, 11:57 AM
Tem algum macete para reconhecer aqueles conectivos que sempre são perguntados em prova, tipo se na oração há uma relação de causa, consequencia, finalidade?....Na hora da prova, eu sempre fico na dúvida....
Obrigada!
Segue um exemplo de questão que estou falando:

Em “Perguntas /a que também quero responder, afinal, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...” , o elemento destacado é um operador argumentativo de
(A) condição.
(B) consequência.
(C) conclusão.
(D) conformidade.
(E) concessão.

Gabarito C

Primeira coisa: decidir se a os orações são coordenadas ou se existe alguma subordinada. Isso é fácil. Cada oração deve ter um verbo, ok?

Se todas tiverem seus verbos e complementos elas serão coordenadas.

Se uma completar ou interferir na outra, mas à vezes nem sempre, vui (fala baixo isso aqui hein rsrs) elas serão subordinadas.

O texto apresentado tem uma subordinação e uma coordenação.

veja que a partir de "sou humano" tem tudo lá - SO (suj oculto) verbo e complemento - assim ela é coordenada da anterior.

Como a conjunção está antes dela, é ela que vamos analisar. e é dela que a questão está falando.

Sinceramente, não aconselho decorar conjunção, afinal, sempre tem uma que não conhecemos e aí "a vaca vai pro brejo".

Mas é importante conhecer pelo menos uma de cada grupo, assim na hora da prova vc na cara de pau substitui, se der certo , é ela.

Assim, pelo menos faço isso.

Uma condicional que dá na cara? SE ou CASO -

Lá na alternativa a) tem um condicional , então vá lá e coloque o "se" ou "caso" no lugar do afinal...

“Perguntas /a que também quero responder, caso, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

Não deu né? isso mesmo, passa para a próxima

b) consequência - vamos dar uma de marinheiras de primeira viagem, ok? vamos fazer de conta que não sabemos q estamos verificando uma coordenação e que também não sabemos que coordenação restringe se a aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva e explicativa, ok?

o meu coringa de consequência é "tanto que"

“Perguntas /a que também quero responder, tanto que, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

Viu? não deu certo novamente. Parece jogador de futebol dando entrevista, sem pé nem cabeça huhahuahhau kkk desculpe...

d) conformativa - nosso coringa - "Conforme"

“Perguntas /a que também quero responder, conforme, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

No coments - essa nem depois da balada pelamordeDeus!

e) concessão - mais uma vez vamos esquecer q ela seja subordinação ....

meu coringa é "embora" ou "ainda que"

“Perguntas /a que também quero responder, embora, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

não deu né?

Você deve perceber se o sentido continua o mesmo, ok? Ás vezes pode parecer que encaixa, mas se o sentido não é o mesmo, descarte.

c) conclusiva - meu coringa é "por isso"

“Perguntas /a que também quero responder, por isso, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

hummm percebeu aqui parece que deu certo né?

No caso das subordinadas, sempre a oração que será analisada é a que leva a conjunção, não esqueça disso.

Às vezes ela aparece invertiva, no início da frase.

Tente adotar pelo menos uma conjunção para vc e vá brincando da forma que fiz aqui em cima com você . Em breve você estará craque.

bons estudos,

lanlan:)

gonzalo perez
Mon, 24/05/10, 01:04 PM
Primeira coisa: decidir se a os orações são coordenadas ou se existe alguma subordinada. Isso é fácil. Cada oração deve ter um verbo, ok?

Se todas tiverem seus verbos e complementos elas serão coordenadas.

Se uma completar ou interferir na outra, mas à vezes nem sempre, vui (fala baixo isso aqui hein rsrs) elas serão subordinadas.

O texto apresentado tem uma subordinação e uma coordenação.

veja que a partir de "sou humano" tem tudo lá - SO (suj oculto) verbo e complemento - assim ela é coordenada da anterior.

Como a conjunção está antes dela, é ela que vamos analisar. e é dela que a questão está falando.

Sinceramente, não aconselho decorar conjunção, afinal, sempre tem uma que não conhecemos e aí "a vaca vai pro brejo".

Mas é importante conhecer pelo menos uma de cada grupo, assim na hora da prova vc na cara de pau substitui, se der certo , é ela.

Assim, pelo menos faço isso.

Uma condicional que dá na cara? SE ou CASO -

Lá na alternativa a) tem um condicional , então vá lá e coloque o "se" ou "caso" no lugar do afinal...

“Perguntas /a que também quero responder, caso, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

Não deu né? isso mesmo, passa para a próxima

b) consequência - vamos dar uma de marinheiras de primeira viagem, ok? vamos fazer de conta que não sabemos q estamos verificando uma coordenação e que também não sabemos que coordenação restringe se a aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva e explicativa, ok?

o meu coringa de consequência é "tanto que"

“Perguntas /a que também quero responder, tanto que, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

Viu? não deu certo novamente. Parece jogador de futebol dando entrevista, sem pé nem cabeça huhahuahhau kkk desculpe...

d) conformativa - nosso coringa - "Conforme"

“Perguntas /a que também quero responder, conforme, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

No coments - essa nem depois da balada pelamordeDeus!

e) concessão - mais uma vez vamos esquecer q ela seja subordinação ....

meu coringa é "embora" ou "ainda que"

“Perguntas /a que também quero responder, embora, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

não deu né?

Você deve perceber se o sentido continua o mesmo, ok? Ás vezes pode parecer que encaixa, mas se o sentido não é o mesmo, descarte.

c) conclusiva - meu coringa é "por isso"

“Perguntas /a que também quero responder, por isso, /sou humano e cometo todos os erros inerentes a minha condição" em "afinal, sou humano...”

hummm percebeu aqui parece que deu certo né?

No caso das subordinadas, sempre a oração que será analisada é a que leva a conjunção, não esqueça disso.

Às vezes ela aparece invertiva, no início da frase.

Tente adotar pelo menos uma conjunção para vc e vá brincando da forma que fiz aqui em cima com você . Em breve você estará craque.

bons estudos,

lanlan:)

boa, por essa dica.
MARAVILHOSA ESSA DICA.
GOSTEI

Christine Dayé
Tue, 25/05/10, 04:34 PM
Valeu lanlan!
Eu ainda fiquei na dúvida em como identificar se é subordinada ou coordenada...
Ex:Amadeu não saiu porque estava frio.
porque estava frio é subordinada...Mas pq se é uma oração sem sujeito? As orações não podem ser escritas separadas caracterizando a coordenadação? Amadeu não saiu. Estava frio.
Obrigada!