PDA

Vizualizar Versão Completa : Contas Analíticas e Contas Sintéticas?

danip
Mon, 18/06/07, 01:37 AM
Alguém poderia me explicar o significado destes termos:
Contas Analíticas e Contas Sintéticas.
Sempre que leio não consigo entender direito...

Spider
Mon, 18/06/07, 01:34 PM
Segundo o Deusvaldo:

Um plano de contas contém contas analíticas e sintéticas. As contas analíticas são as contas reais, que recebem lançamentos. As contas sintéticas são simplesmente a soma de um conjunto de contas anlíticas. Os valores sintéticos são úteis para análise gerencial dos relatórios contábeis.

Exemplo: 'INVESTIMENTOS" seria uma conta sintética.

Seus desdobramentos:
PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA;
PARTICIPAÇÃO EM FUNDOS;
OUTROS INVESTIMENTOS

Seriam contas analíticas

ZéduCa
Mon, 18/06/07, 05:24 PM
Segundo prof.Gilberto.

As contas escrituradas (que admitem registro) se subdividem em sintéticas e analíticas.
sintéticas não exigem detalhamento específico denominado conta corrente;
analíticas exigem conta corrente.

danip
Wed, 20/06/07, 01:08 AM
Muito Obrigada, Spider e ZéduCa!

kronus
Wed, 20/06/07, 09:42 AM
Há alguma conta sintética que receba lançamento? (fazendo uma combinação entre os dois conceitos apresentados, isso seria possível)

Até o ISC!

Tony SJR
Wed, 20/06/07, 10:36 AM
kronus,

Creio que as contas sintéticas não recebam lançamentos. Mas não sei se não conheço alguma exceção.

kronus
Wed, 20/06/07, 10:41 AM
Caro Tonysjr

falo isso porque, smj, as contas de despesas (3) e as de resultados (5 e 6)não são escrituradas a nível de CC (e, portanto, seriam sintéticas) e recebem lançamentos

alguém pode nos ajudar? (sem ser o chapolim colorado!)

Tony SJR
Wed, 20/06/07, 10:54 AM
Faz sentido sua pergunta... mas ao mesmo tempo elas são contas transitórias.

Dei uma pesquisada no meu material e nenhum deles é conclusivo a esse respeito. No que se refere à Contabilidade Geral, deduzo (mas não estou 100% certo) que todas as contas que recebam lançamentos sejam analíticas, mesmo as de resultado, visto que é necessário uma especificação a nível de conta corrente. Não se usa simplesmente "Despesa", e sim "Despesas com frete", "Despesa de linha telefônica X" etc.

Acho que o mesmo ocorre na Contabilidade Pública. No balanço visualizamos as contas sintéticas, mas no SIAFI elas devem ser desdobradas em contas analíticas.

Alguém tem uma posição conclusiva?

ZéduCa
Wed, 20/06/07, 04:27 PM
As contas escrituradas podem receber registros em qualquer dos seus níveis(à exceção dos dois primeiros níveis) e subdividem em sintéticas e analíticas.
sintéticas não exigem detalhamento específico denominado conta corrente;
analíticas exigem conta corrente.

Eu entendi da seguinte forma:
quando você consulta a execução de restos a pagar você tem a conta 1.9.5.0.0.00.00 esta seria sintética, ira mostrar todo o valor do órgão.
mas se você quiser o que esta inscrito a no RAP tem que colocar 1.9.5.1.0.00.00=inscrição de restos a pagar e exige c/c que será a nota de empenho.

mais ou menos isso...
se possível olhem o plano de contas, acho que dá pra melhorar.

kronus
Wed, 20/06/07, 04:36 PM
Esse entendimento mata a dúvida

'AS CONTAS ESCRITURADAS podem receber registros em qualquer dos seus níveis(à exceção dos dois primeiros níveis) e SUBDIVIDEM EM SINTÉTICAS E ANÁLITICAS. sintéticas não exigem detalhamento específico denominado conta corrente; analíticas exigem conta corrente.'

Vlw!

jonnybravo
Wed, 20/06/07, 05:25 PM
acho q as analíticas não estão obrigadas a receber o detalhamento estecífico(CC), apenas podem receber e es sintéticas não pdem
eu entendi assim

abs,
jonny

Tony SJR
Wed, 20/06/07, 05:42 PM
Amigos, permitam-me continuar discordando disso... para mim só as contas analíticas recebem lançamentos.

Achei na internet dois documentos que dizem que contas sintéticas não podem receber lançamentos:

1) Ofício do TCE/RS:
No exame em tela, foram constatadas algumas inconformidades, tais como:
-lançamentos (empenhos) em contas sintéticas;
-contas sem o desdobramento necessário (não abriram as analíticas) (...)

Fonte: http://www.tce.rs.gov.br/circulares_com ... /index.htm (http://www.tce.rs.gov.br/circulares_comunicados/circ_pres/circ_11_2002/index.htm)

2) Aula de um professor de faculdade, disponibilizada na internet, sobre a Teoria das Contas, que diz:
OBS.-Somente as contas analíticas recebem lançamentos contábeis, sendo seus valores transferidos para as contas de grau imediatamente superior.

Fonte: http://ni.faj.br/nourau/document/get.ph ... emento.doc (http://ni.faj.br/nourau/document/get.php/2590/Teoria%20e%20Pr%E1tica%20das%20Contas-Complemento.doc)

Tony

jonnybravo
Wed, 20/06/07, 08:13 PM
Tony,
estou dizendo exatamente isso: as sintéticas não podem receber nançamentos e as analíticas podem.
A dúvida é: se as analíticas podem ou devem recebê-los
pelo que entendi dolivro do Glauber elas "podem"

ZéduCa
Wed, 20/06/07, 08:14 PM
quanto a informação do TCE/RS:
é lógico que uma nota de empenho não pode ser efetuada com uma conta sintética. somente analítica, pois a nota de empenho exige desdobramento, CPF, CGC...

Mas a conta sintética recebe lançamento sim, por exemplo em uma Nota de Dotação, ND.

:!: