PDA

Vizualizar Versão Completa : Estados patrimoniais

piassa
Mon, 05/02/07, 09:36 PM
Em relação ao patrimônio de uma entidade, é certo afirmar:

O passivo exigível pode ser maior do que o somatório do Ativo e Situação líquida.

Isso pode acontecer???Pensei que a soma do passivo com o PL "sempre" tivesse que ser igual ao ativo.

agtbh
Tue, 06/02/07, 06:44 AM
piassa,

Acho que a afirmação é verdadeira. Essa situação é possível teoricamente, embora na prática, as empresas dificilmente chegarão a esse ponto.

Imagine em uma situação hipotética em que a empresa tenha tantas obrigações com terceiros (Passivo exigível) que, mesmo vendendo todos os seus bens e direitos (Ativo), ela ainda ficaria devendo. Diz-se que seu PL é negativo, ou seja, a riqueza dos sócios é negativa.

Essa situação é definida como PASSIVO A DESCOBERTO. Veja o texto da Resolução CFC nº 686/90 alterada pela Resolução CFC nº 847/99:

"o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto."

Mesmo assim, a igualdade A = P + PL seria mantida. Imagine que a empresa tem 100 de Ativo e 150 de Passivo Exigível. Nesse caso ela teria um PL de -50, ou seja, PL negativo. A igualdade seria mantida. 100=150+(-50)
E, mesmo que situação da empresa fosse só piorando e o Passivo Exigível fosse aumentando cada vez mais, o PL simultaneamente ia se tornando cada vez mais negativo, ou seja, a igualdade A=P+PL seria preservada.
Então, se somarmos o valor do Ativo (100) com o PL (-50), teríamos 50 como resultado[100+(-50)=50]. Dessa forma, o Passivo Exigível (150) seria maior que a soma do Ativo com a Situação Líquida.

Gostaria de saber a opinião de outros colegas. Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me.

um abraço a todos.
Alexandre

Ricardo Chalhoub
Tue, 06/02/07, 02:24 PM
É isso mesmo, o Passivo a Descoberto ou Situação Liquida Deficitaria ocorre quando o Passivo Exigivel é maior do que o Ativo, sendo a Situação Líquida menor do que zero.

A única situação patrimonial inconcebível é aquela em que a Situação Líquida é maior do que o Ativo.

piassa
Tue, 06/02/07, 03:39 PM
Entendi perfeitamente, pessoal!

Muito obrigado.