PDA

Vizualizar Versão Completa : Redação Oficial FCC

Cristina Alves
Mon, 29/01/07, 03:07 PM
Olá Professor,

Tenho uma dúvida bem básica quanto ao que pode ser cobrado em Redação Oficial, mas especificamente no Concurso da FCC para Câmara dos Deputados (Técnico legislativo).
Quando se trata de redação penso logo na discursiva que é cobrada nos vestibulares mas sendo redação oficial, só pode ser cobrado comunicação oficial (aviso, ofício, memorando..) correto?

Obrigada pela atenção

AlexandreVenseslau
Mon, 29/01/07, 09:48 PM
Não se preocupe, pois o que a FCC chama de "redação oficial" nada mais é do que questões com enunciados do tipo: "Assinale a alternativa em que uma das formas de redação transgride a norma culta", ou seja, para que você encontre erros de gramática.

Nome feio para questão simples.

Té mais

SeLK
Wed, 31/01/07, 11:58 AM
Um momento professor, tb tenho a mesma dúvida da colega... mas pelo que li no edital, (ou será que foi o que eu "quis entender") é que realmente teremos que mandar ver na prova e redigir algo... não é isso não? Certeza que não teremos uma prova discursiva nessa prova???
(se for isso mesmo, vou festejar! Um trabalho 'a menos', e outro a mais, q é estudar melhor a questão teórica, sem preocupação com a prática!)

Obrigada.

Cristina Alves
Wed, 31/01/07, 05:36 PM
Também continuo em dúvida.

Eis o que consta no edital:

"5. Para o cargo de Técnico Legislativo – Atribuição Assistente Administrativo, a Prova 2 – Discursiva será aplicada para todos os candidatos, juntamente com a Prova 1 – Objetiva
(...)
5.3 A Prova 2 – Discursiva consistirá em elaboração de redação oficial e destinar-se-á a avaliar: Estrutura e conteúdo (pertinência ao tema, respeito à modalidade de texto proposta, clareza e lógica na exposição das idéias) e Expressão (domínio correto da norma culta da Língua Portuguesa e das estruturas da língua – adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação)."

Mas isso abrange só correspondências oficiais né?

Obrigada

AlexandreVenseslau
Wed, 31/01/07, 08:43 PM
Desculpem-me, eu errei, será feita uma redação mesmo.

SeLK
Thu, 01/02/07, 07:45 AM
Ok então...infelizmente era o que "não" esperávamos, rs.

Dicas, orientações? Comentários sobre como a FCC cobra o assunto?

Obrigada!

athlon
Thu, 01/03/07, 07:28 PM
Professor, ajude-nos por favor.

Marcelo
Fri, 02/03/07, 09:04 AM
Uma questão que sempre tive dúvida: nestas redações, precisa ou não colocar um título?

AlexandreVenseslau
Fri, 02/03/07, 09:24 PM
Um livro bem apropriado para o momento é o PARA ENTENDER O TEXTO, do Platão e do Fiorin - dêem ao menos uma folheada nele em alguma livraria.

O título é altamente recomendável, mas não obrigatório a menos que exigido na hora da prova.

Letra da forma também é o menos indicado, mas é melhor escrever com letra de forma que com um garrancho ilegível.

Esqueçam teoria, redação se aprende fazendo e sendo orientado por alguém que possa corrigi-la com propriedade - sugiro procurarem cursinhos pré vestibulares, todos têm os chamados "laboratórios de redação" - muito úteis nessa hora.

Outra sugestão é o site http://www.fuvest.br - em que, na parte de provas anteriores, pode-se visualizar as melhores redações do vestibular, analise-as e aproveitem o máximo delas. Tudo o que vocês obtiverem de informação para o vestibular valerá para concurso também.

Té mais.

taticasdf
Sun, 27/05/07, 04:11 PM
Prof. ainda paira a dúvida: a prova discursiva é ou não é de um documento oficial???

Deen
Tue, 05/06/07, 01:37 PM
Olá professor....
Tenho uma dúvida com relação à solicitação do examinador sobre dissertação.
Foi na prova para Analista Administrativo do TRF 1a região:

REDAÇÃO
Atenção: A redação sobre a proposta apresentada deverá ter a extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas.
Estamos numa época em que o culto às “celebridades” parece ter tornado vergonhoso ser uma pessoa “comum”. O que não
parece ocorrer a ninguém é que, fora o foco da mídia, toda celebridade é uma pessoa comum, e não há pessoa comum que não seja
importante. A questão é reconhecermos, dentro de nós, a medida de nossa real importância. Ser realmente importante é ter
importância para alguém, sobretudo para si mesmo.
Escreva uma dissertação sobre o tema apresentado nesse texto, na qual você argumentará para expor seu ponto de vista.

É solicitado ao candidato redigir uma dissertação argumentativa ou expositiva ?